Objetivos (5 - 7 minutos)
-
Apresentar aos alunos a definição e uso de conectores na língua inglesa.
- Esclarecer o que são conectores, como são usados e por que são importantes para a fluência e compreensão de textos em inglês.
- Introduzir diferentes tipos de conectores (por exemplo, adição, contraste, causa e efeito, etc.) e dar exemplos de cada um.
-
Desenvolver habilidades de identificação de conectores em textos.
- Fornecer aos alunos textos variados (por exemplo, artigos de notícias, trechos de livros, diálogos) e orientá-los a identificar os conectores usados.
- Discutir com os alunos como a identificação de conectores pode ajudar a entender a estrutura e o fluxo de um texto.
-
Praticar o uso de conectores em situações de escrita e fala.
- Encorajar os alunos a usar conectores em suas próprias sentenças e parágrafos, tanto na escrita quanto na fala.
- Propor atividades onde os alunos possam utilizar os conectores de maneira prática e contextualizada, reforçando a aplicação dos conceitos aprendidos.
Introdução (10 - 12 minutos)
-
Revisão de Conteúdos Prévios:
- O professor deve começar a aula relembrando brevemente aos alunos sobre a importância de compreender a estrutura das frases na língua inglesa, já que os conectores são elementos que ajudam a estabelecer relações entre partes de uma frase ou entre frases.
-
Apresentação das Situações-Problema:
- O professor pode propor aos alunos duas situações onde o uso adequado de conectores é crucial:
- A primeira situação pode ser a de um aluno escrevendo um ensaio para um exame de proficiência em inglês, onde a clareza e a fluência do texto são fundamentais.
- A segunda situação pode ser a de um turista em um país de língua inglesa tentando se comunicar com os habitantes locais, onde a fluência no discurso pode facilitar a comunicação.
- O professor pode propor aos alunos duas situações onde o uso adequado de conectores é crucial:
-
Contextualização da Importância do Assunto:
- O professor pode enfatizar que o uso adequado de conectores não é apenas importante para a escrita acadêmica, mas também para a comunicação do dia a dia. Além disso, pode mencionar que a capacidade de identificar e usar conectores corretamente pode melhorar a compreensão de textos, a fluência na fala e a clareza na escrita.
-
Introdução do Tópico de Forma Atrativa:
- O professor pode compartilhar duas curiosidades sobre os conectores:
- Primeira curiosidade: Apesar de pequenas, as palavras conectivas têm um grande impacto na significação do texto. Por exemplo, a diferença entre usar "but" (mas) e "and" (e) numa frase pode alterar completamente o sentido da mesma.
- Segunda curiosidade: Alguns conectores são mais formais e outros mais informais, e a escolha do conector pode influenciar na formalidade do texto. Por exemplo, "however" é mais formal que "but", embora ambos indiquem contraste.
- Para ganhar a atenção dos alunos, o professor pode apresentar um pequeno quiz ou jogo envolvendo a identificação e uso de conectores.
- O professor pode compartilhar duas curiosidades sobre os conectores:
Desenvolvimento (20 - 25 minutos)
-
Atividade de Debate: "A Batalha dos Conectores" (10 - 12 minutos)
- Nessa atividade, os alunos serão divididos em grupos. Cada grupo receberá uma lista de conectores (por exemplo, "and", "but", "however", "therefore", etc.).
- O professor apresentará uma série de sentenças sem conectores e os grupos terão que discutir e decidir qual conector da lista deles melhor se encaixa na sentença.
- Para tornar a atividade lúdica, cada acerto pode valer pontos e o grupo com maior pontuação ao final da atividade será o vencedor da "Batalha dos Conectores".
- Esta atividade permitirá que os alunos pratiquem a identificação e o uso de conectores em um contexto lúdico e colaborativo, motivando a participação e o engajamento de todos.
-
Atividade de Escrita: "Conectando Histórias" (10 - 12 minutos)
- Nesta atividade, os alunos continuarão trabalhando em grupos. Cada grupo receberá um conjunto de cartões com palavras e frases em inglês. Entre esses cartões, alguns serão conectores.
- O desafio será criar uma história curta, usando todas as palavras e frases dos cartões, e garantindo que os conectores sejam usados corretamente para ligar as ideias.
- Esta atividade permitirá que os alunos pratiquem o uso de conectores em um contexto de escrita, incentivando a criatividade e o pensamento crítico.
- Ao final da atividade, cada grupo apresentará a sua história para a turma. O professor e os outros grupos podem fazer perguntas e comentários, promovendo uma discussão sobre o uso dos conectores nas histórias.
-
Atividade de Fala: "O Conector Misterioso" (5 - 8 minutos)
- Nesta atividade, um aluno será escolhido para sair da sala por um momento. Enquanto ele estiver fora, o restante da turma escolherá um conector.
- Quando o aluno retornar à sala, ele terá que fazer perguntas para a turma, tentando adivinhar qual é o conector misterioso. As respostas das perguntas devem ser dadas usando o conector escolhido.
- Esta atividade permitirá que os alunos pratiquem o uso de conectores em um contexto de fala, além de desenvolver habilidades de escuta e questionamento. Além disso, a natureza lúdica da atividade tornará a prática mais envolvente e divertida.
Retorno (8 - 10 minutos)
-
Discussão em Grupo (3 - 4 minutos)
- O professor deve promover uma discussão em grupo com todos os alunos sobre as soluções ou conclusões encontradas por cada grupo durante as atividades.
- Os alunos serão incentivados a compartilhar suas experiências, dificuldades e sucessos na utilização dos conectores.
- A intenção desta discussão é permitir que os alunos aprendam uns com os outros e que sejam capazes de observar como diferentes grupos podem ter abordagens e interpretações diversas para as mesmas tarefas.
-
Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos)
- O professor deve então fazer a conexão das atividades realizadas com a teoria apresentada no início da aula.
- Aqui, o professor pode retomar a definição e os exemplos de conectores apresentados e explicar como eles foram aplicados nas atividades de escrita e fala.
- Neste momento, o professor também pode esclarecer quaisquer dúvidas remanescentes sobre o uso de conectores na língua inglesa.
-
Reflexão Individual (2 - 3 minutos)
- Para concluir a aula, o professor deve propor que os alunos reflitam por um minuto sobre respostas para perguntas como:
- Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?
- Quais questões ainda não foram respondidas?
- Esta reflexão tem como objetivo permitir que os alunos revisem e consolidem o que aprenderam durante a aula, além de identificar quaisquer lacunas em seu entendimento que possam ser abordadas em aulas futuras.
- Para concluir a aula, o professor deve propor que os alunos reflitam por um minuto sobre respostas para perguntas como:
-
Feedback e Encerramento (1 minuto)
- O professor pode encerrar a aula solicitando aos alunos que compartilhem brevemente suas reflexões.
- Além disso, o professor deve reforçar a importância dos conectores na língua inglesa e encorajar os alunos a continuarem praticando seu uso fora da sala de aula.
- Por fim, o professor deve estar aberto a receber feedback dos alunos sobre a aula e as atividades propostas, para que possa fazer ajustes e melhorias em planos de aula futuros.
Conclusão (5 - 7 minutos)
-
Recapitulação do Conteúdo (2 - 3 minutos)
- O professor deve revisar os principais pontos abordados na aula, como a definição de conectores, os tipos diferentes de conectores e suas funções na língua inglesa.
- Deve ser enfatizado que os conectores são usados para ligar ideias e frases, dando fluência e clareza ao discurso ou texto.
- O professor pode fazer um breve resumo das atividades de "A Batalha dos Conectores", "Conectando Histórias" e "O Conector Misterioso", relembrando como elas ajudaram os alunos a aplicar o uso de conectores de forma prática.
-
Conexão da Teoria com a Prática (1 minuto)
- Neste momento, o professor deve reforçar que a aula não ensinou apenas sobre a teoria dos conectores, mas também proporcionou a oportunidade de praticar a aplicação desse conhecimento por meio de exercícios de escrita e fala.
- O professor pode destacar que a combinando a teoria, a prática e a aplicação, os alunos puderam compreender melhor o uso dos conectores e como eles são essenciais para a fluência e a compreensão da língua inglesa.
-
Sugestões de Materiais Extras (1 - 2 minutos)
- Para complementar o que foi ensinado na aula, o professor pode sugerir alguns materiais extras para estudo, como sites de aprendizado de idiomas, livros didáticos, vídeos educativos e podcasts sobre a língua inglesa.
- O professor pode fornecer uma lista de conectores junto com exemplos de seu uso em diferentes contextos, para que os alunos possam revisar e praticar em casa.
- Além disso, pode ser interessante indicar exercícios online de múltipla escolha ou preenchimento de lacunas, para que os alunos possam praticar a identificação e o uso de conectores de forma autônoma.
-
Importância do Assunto para o Dia a Dia (1 minuto)
- Por fim, o professor deve ressaltar a relevância dos conectores para a vida cotidiana dos alunos, não apenas no contexto acadêmico, mas também em situações do dia a dia, como em conversas, leitura de textos ou redação de e-mails.
- O professor pode reforçar que o domínio dos conectores pode melhorar a fluência dos alunos na língua inglesa, facilitar a comunicação em situações diversas e aumentar a compreensão e a interpretação de textos em inglês.
- A aula deve ser encerrada incentivando os alunos a observarem o uso de conectores em suas leituras e a aplicarem o que aprenderam em suas práticas de escrita e fala, tornando o aprendizado do inglês mais eficiente e significativo.