Entrar

Plano de aula de Vocabulário: Alimentação: Comida e bebida

Inglês

Original Teachy

Vocabulário: Alimentação: Comida e bebida

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Vocabulário: Alimentação: Comida e bebida

Palavras ChaveVocabulário, Alimentos, Bebidas, Inglês, 9º ano, Metodologia Digital, Interatividade, Redes Sociais, Menu Virtual, Receitas, Mídia Social, Trivia, Colaboração, Feedback, Gamificação
Materiais NecessáriosComputadores ou tablets, Acesso à internet, Celulares, Aplicativos de design (Canva, Google Slides), Aplicativos de edição de vídeo e imagem (InShot, iMovie), Plataforma de mídia social simulada (Google Classroom, blog de turma), Plataforma de jogos de trivia online (Kahoot!, Quizlet Live), Material de escrita (cadernos, canetas)
Códigos BNCC-
Ano Escolar9º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaInglês
Unidade TemáticaInterpretação de Texto

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é estabelecer uma compreensão clara e precisa dos objetivos a serem alcançados durante a aula. Isso proporcionará aos alunos uma visão estruturada do que será abordado e permitirá que direcionem seus esforços para aperfeiçoar o vocabulário específico sobre comida e bebida, bem como seu uso adequado em inglês.

Objetivos principais:

1. Aperfeiçoar o vocabulário dos alunos sobre alimentos e bebidas em inglês.

2. Reconhecer e utilizar corretamente o nome dos alimentos e bebidas em inglês em contextos diversos.

3. Compreender os significados associados aos diferentes alimentos e bebidas, conectando-os ao seu uso no cotidiano.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a habilidade de comunicação em inglês através do uso de vocabulário específico.
  2. Promover a interação entre os alunos através de atividades colaborativas.
  3. Estimular o interesse pelo aprendizado de línguas estrangeiras através de temas relevantes e atuais.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é engajar os alunos desde o início, aquecendo-os para o tema da aula. Ao buscar um fato interessante sobre comida ou bebida, eles começarão a se envolver ativamente com o conteúdo. As perguntas chave ajudam a dirigir o foco para o vocabulário específico e a importância prática do tema, preparando-os para as atividades mais aprofundadas que virão a seguir.

Aquecendo

Para iniciar a aula, introduza o tema 'Vocabulário: Alimentação: Comida e Bebida' de forma envolvente. Explique brevemente a importância de conhecer o vocabulário relacionado a alimentos e bebidas em inglês, destacando como esse conhecimento pode ser útil em diferentes contextos, como viagens, leitura de menus, entre outros. Em seguida, peça aos alunos que usem seus celulares para buscar um fato interessante sobre comida ou bebida no mundo anglófono e compartilhem com a classe. Isso os ajudará a se conectarem com o tema de uma maneira prática e contextualizada.

Reflexões Iniciais

1. Quais são alguns dos alimentos mais populares nos países de língua inglesa?

2. Você consegue nomear três bebidas comuns nos Estados Unidos ou na Inglaterra?

3. Por que é importante conhecer o vocabulário de alimentos e bebidas em inglês?

4. Alguém descobriu um fato interessante sobre alimentos ou bebidas que gostaria de compartilhar?

5. Como você acha que o conhecimento deste vocabulário pode ser útil no seu dia a dia?

Desenvolvimento

Duração: 70 - 80 minutos

A finalidade desta etapa é proporcionar uma experiência de aprendizado ativa e divertida, onde os alunos aplicam seus conhecimentos prévios sobre o vocabulário de alimentos e bebidas em inglês em contextos digitais reais. Participando de atividades colaborativas e criativas, os alunos não apenas reforçam seu vocabulário, mas também desenvolvem habilidades importantes de comunicação, colaboração e uso de tecnologias modernas.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Chef Digital: Criando um Menu Virtual

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Aperfeiçoar o vocabulário relacionado a alimentos e bebidas em inglês, promovendo a criatividade e o uso prático da linguagem em um contexto digital e colaborativo.

- Descrição: Os alunos devem criar um menu virtual de um restaurante fictício, utilizando aplicativos de design ou storytelling como Canva ou Google Slides. Eles devem incluir imagens, descrições em inglês dos pratos e bebidas, e os preços. O menu deve ser compartilhado em uma plataforma de redes sociais simulada, onde outros grupos poderão 'visitar' o restaurante e deixar críticas e avaliações.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo deve escolher um tema para o seu restaurante (por exemplo, italiano, japonês, saudável, etc.).

  • Usando aplicativos como Canva ou Google Slides, os grupos devem criar um menu visualmente atraente. O menu deve incluir pelo menos 5 pratos e 5 bebidas, com descrições detalhadas em inglês e imagens para ilustrar.

  • Os grupos devem compartilhar o menu finalizado em uma plataforma de redes sociais simulada (por exemplo, um grupo no Google Classroom ou um fórum de discussão).

  • Cada grupo deve 'visitar' pelo menos dois restaurantes de outros grupos, lendo os menus e deixando comentários e avaliações detalhadas, também em inglês.

  • Após a atividade, cada grupo deverá apresentar seu menu e discutir as críticas recebidas, refletindo sobre o uso do vocabulário e as sugestões dos colegas.

Atividade 2 - Influenciadores Digitais: Receitas no Instagram

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver habilidades de comunicação e vocabulário em inglês, utilizando os recursos digitais e a criatividade para criar conteúdo significativo e envolvente.

- Descrição: Os alunos se tornam influenciadores digitais e devem criar uma postagem no estilo 'Instagram Story' para ensinar uma receita de comida ou bebida em inglês. Eles devem usar aplicativos de edição de vídeo e imagem para criar um passo a passo visual e explicativo da receita escolhida, incluindo vocabulário relevante.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo deve escolher uma receita simples de um prato ou bebida que gostariam de ensinar.

  • Usando aplicativos de edição de vídeo e imagem (como InShot, iMovie, ou Canva), os grupos devem criar um conjunto de stories no formato do Instagram, explicando cada passo da receita em inglês.

  • As stories devem incluir: lista de ingredientes, utensílios necessários, e um vídeo curto ou sequência de imagens mostrando cada passo do preparo, com legendas em inglês.

  • Os grupos devem publicar suas stories em uma plataforma de mídia social simulada (por exemplo, Google Classroom ou um blog de turma).

  • Cada grupo deve 'seguir' pelo menos dois outros grupos e deixar comentários e feedbacks sobre as postagens, também em inglês.

  • No final, cada grupo deve apresentar sua postagem e comentar sobre os feedbacks recebidos.

Atividade 3 - Desafio do Jogo de Trivia: Alimentos e Bebidas

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Fortalecer o conhecimento do vocabulário de alimentos e bebidas em inglês através de uma atividade gamificada, promovendo a interação e o aprendizado colaborativo.

- Descrição: Os alunos participarão de um jogo de trivia online, como Kahoot! ou Quizlet Live, focado em vocabulário de alimentos e bebidas. Cada grupo deve criar um conjunto de perguntas para o jogo, abrangendo desde vocabulário básico até curiosidades culturais sobre alimentos e bebidas em países de língua inglesa.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo deve pesquisar e criar um conjunto de 10 perguntas de trivia relacionadas a alimentos e bebidas em inglês, incluindo opções de resposta.

  • As perguntas devem abranger uma variedade de tópicos, como vocabulário básico, pronomes, curiosidades culturais e fatos históricos sobre alimentos e bebidas.

  • Use uma plataforma de jogos de trivia online, como Kahoot! ou Quizlet Live, para compilar todas as perguntas criadas pelos grupos em um único jogo.

  • Realize o jogo em sala de aula, com cada grupo participando e respondendo às perguntas em tempo real.

  • Após o jogo, discuta as perguntas e respostas com a turma, destacando o vocabulário e as curiosidades mais interessantes.

Retorno

Duração: 20 - 25 minutos

A finalidade desta etapa é permitir que os alunos reflitam sobre suas experiências e aprendizados durante a aula, consolidando o conhecimento adquirido e desenvolvendo habilidades de comunicação e crítica construtiva. A discussão em grupo e o feedback 360° promovem um ambiente colaborativo, onde os alunos aprendem uns com os outros e aprimoram suas capacidades interpessoais.

Discussão em Grupo

Discussão em Grupo: Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, onde os grupos compartilham o que aprenderam ao realizar as atividades e suas conclusões. Use o seguinte roteiro para introduzir a discussão:

"Vamos compartilhar o que aprendemos durante a criação dos menus virtuais, stories de receitas e jogos de trivia. Cada grupo terá 5 minutos para apresentar suas experiências e reflexões sobre o uso do vocabulário de alimentos e bebidas em inglês. Depois de cada apresentação, faremos perguntas e discutiremos as dificuldades enfrentadas e as soluções encontradas."

Reflexões

1. Quais foram os principais desafios ao criar os menus virtuais e stories de receitas? 2. Como vocês se sentiram ao receber feedback dos colegas? Esse feedback foi útil? 3. Qual foi a parte mais divertida ou interessante da atividade e por quê?

Feedback 360°

Feedback 360°: Realize uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno deve receber feedback dos outros alunos do grupo em que trabalhou. Oriente a turma para que o feedback seja construtivo e respeitoso. Utilize as seguintes orientações para guiar os alunos:

  • Foque nos aspectos positivos primeiro, destacando o que foi bem feito.
  • Ofereça sugestões específicas de como melhorar, ao invés de críticas vagas.
  • Seja respeitoso e evite comentários pessoais. Concentre-se no trabalho realizado.

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

 FINALIDADE DA CONCLUSÃO 

Esta etapa visa consolidar o aprendizado de maneira reflexiva e engajante. Ao resumir os principais pontos, conectar o conteúdo com o mundo atual e destacar as aplicações práticas, garantimos que os alunos saiam da aula com uma compreensão clara e significativa do tema abordado. Além disso, essa conclusão divertida e dinâmica reforça o interesse contínuo pelo aprendizado do inglês de uma forma prática e moderna. 

Resumo

 THE FOOD FINALE: RESUMÃO DIVERTIDO! 

Hoje foi uma verdadeira maratona gastronômica, onde exploramos o incrível vocabulário de alimentos e bebidas em inglês. Criamos menus de restaurantes virtuais, nos transformamos em influenciadores digitais de receitas no Instagram e até participamos de um jogo de trivia com perguntas curiosas sobre comida e bebida. Cada atividade ajudou a reforçar as palavras e expressões que agora fazem parte do nosso repertório culinário em inglês! 

No Mundo

 COMO ISSO SE CONECTA COM O MUNDO? 

Vivemos em uma era onde a globalização e a digitalização dominam. Alimentos e bebidas são temas universais que transcendem culturas e idiomas, e o inglês é uma língua franca nesse cenário. Saber falar sobre comida em inglês pode abrir portas em viagens, intercâmbios culturais e até em oportunidades de trabalho. Além disso, as redes sociais estão repletas de conteúdo gastronômico, e saber navegar por esse universo é essencial para se manter atualizado e conectado com o mundo moderno. 

Na Prática

 APLICABILIDADE NO DIA A DIA 

Dominar o vocabulário de alimentos e bebidas em inglês é extremamente útil não apenas para viagens, mas também para consumir e criar conteúdo online, entender receitas estrangeiras, participar de discussões culturais e até mesmo fazer compras em lojas internacionais. É uma habilidade prática que enriquece a comunicação e amplia as possibilidades de interação no mundo globalizado. ✈️️

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies