Entrar

Plano de aula de Polissemia e Estrangeirismo

Português

Original Teachy

'EF09LP12'

Polissemia e Estrangeirismo

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender o conceito de polissemia: Os alunos devem entender o que é polissemia na língua portuguesa, ou seja, a existência de múltiplos significados para uma mesma palavra ou expressão. Além disso, devem ser capazes de identificar exemplos de palavras polissêmicas em diferentes contextos.

  2. Identificar o uso de estrangeirismos: Os alunos devem aprender a identificar o uso de estrangeirismos na língua portuguesa, compreendendo o que são e porque são utilizados. Eles devem ser capazes de citar exemplos de estrangeirismos comuns e entender o seu significado.

  3. Diferenciar o uso correto de palavras polissêmicas e estrangeirismos: Os alunos devem ser capazes de distinguir quando uma palavra é usada de forma polissêmica e quando é um estrangeirismo. Isso envolve a compreensão do contexto de uso e da intenção do autor.

    Objetivos secundários:

    • Fomentar a curiosidade e a pesquisa: Durante o processo de aprendizado, os alunos devem ser incentivados a buscar mais exemplos de palavras polissêmicas e estrangeirismos, tanto em textos quanto em situações cotidianas.

    • Estimular a prática de leitura e escrita: Ao aprender sobre a polissemia e os estrangeirismos, os alunos devem ser incentivados a observar e analisar o uso desses recursos em diferentes tipos de textos. Além disso, eles devem ser encorajados a utilizar esses recursos de forma consciente em suas próprias produções textuais.

Introdução (10 - 12 minutos)

  1. Revisão de conteúdos anteriores: O professor deve iniciar a aula fazendo uma breve revisão dos conceitos de homonímia e paronímia, que foram abordados em aulas anteriores. Isso é importante para que os alunos possam compreender melhor a diferença entre esses conceitos e o de polissemia, que será o foco principal da aula.

  2. Situações-problema: O professor deve apresentar duas situações-problema que envolvem o uso de palavras polissêmicas e estrangeirismos:

    • Situação-problema 1: "Em um texto, o autor utiliza a palavra 'banco'. No contexto, essa palavra se refere a um móvel para sentar ou a uma instituição financeira?"

    • Situação-problema 2: "Em uma conversa, um amigo diz 'que show!'. O que ele quis dizer com isso? A palavra 'show' é um estrangeirismo ou uma palavra polissêmica?

  3. Contextualização: O professor deve explicar aos alunos que a capacidade de entender e utilizar palavras polissêmicas e estrangeirismos de forma correta é fundamental para a compreensão e a produção de textos, tanto na vida escolar quanto na vida profissional. Além disso, deve ressaltar que o estudo desses conceitos pode ser interessante e divertido, pois permite descobrir a riqueza e a complexidade da língua portuguesa.

  4. Ganhar a atenção dos alunos: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre palavras polissêmicas e estrangeirismos:

    • Curiosidade 1: "Sabiam que a palavra 'ponto' pode ter mais de 30 significados diferentes na língua portuguesa, dependendo do contexto em que é usada?"

    • Curiosidade 2: "Vocês já pararam para pensar em quantas palavras de origem estrangeira usamos no nosso dia a dia? Algumas delas, como 'shopping', 'hamburger' e 'internet', se tornaram tão comuns que nem nos damos conta de que não são palavras do português!"

Ao final da Introdução, os alunos devem estar motivados a aprender mais sobre polissemia e estrangeirismos e a participar ativamente das atividades propostas.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Apresentação da Teoria (10 - 12 minutos)

    • O professor deve iniciar a explicação da teoria apresentando o conceito de polissemia, destacando que é a capacidade que algumas palavras têm de possuir múltiplos significados, que podem variar de acordo com o contexto em que são utilizadas.
    • Deve-se ressaltar que a polissemia é uma característica natural das línguas e que a interpretação correta do significado de uma palavra polissêmica depende do contexto em que ela é usada.
    • Para facilitar a compreensão, o professor deve apresentar diversos exemplos de palavras polissêmicas e explicar cada um dos seus significados, ressaltando os diferentes contextos em que podem ser utilizadas.
    • Em seguida, o professor deve apresentar o conceito de estrangeirismo, explicando que são palavras ou expressões de origem estrangeira que foram incorporadas à língua portuguesa.
    • Deve-se ressaltar que o uso de estrangeirismos é comum em muitos contextos, especialmente na área da tecnologia e da cultura pop, mas que é importante utilizá-los de forma consciente e adequada.
    • O professor deve apresentar diversos exemplos de estrangeirismos, explicando a origem de cada um deles e o seu significado em português.
    • Por fim, o professor deve explicar a diferença entre palavras polissêmicas e estrangeirismos, destacando que, enquanto as palavras polissêmicas possuem múltiplos significados dentro da mesma língua, os estrangeirismos são palavras ou expressões de uma língua estrangeira que foram incorporadas à língua portuguesa.
  2. Atividade de Análise de Texto (10 - 12 minutos)

    • O professor deve dividir os alunos em grupos e entregar a cada grupo um texto curto, que contenha exemplos de palavras polissêmicas e estrangeirismos.
    • Os alunos devem ler o texto e identificar todas as palavras que considerarem polissêmicas ou estrangeirismos, anotando-as em uma folha de papel.
    • Em seguida, os grupos devem discutir as palavras identificadas, justificando por que consideram que elas são polissêmicas ou estrangeirismos.
    • Após a discussão, cada grupo deve apresentar as suas conclusões para a classe, explicando os critérios que utilizaram para classificar as palavras e o porquê de suas escolhas.
    • O professor deve corrigir as possíveis falhas de entendimento e reforçar os conceitos de polissemia e estrangeirismo, utilizando exemplos adicionais, se necessário.
  3. Atividade de Criação de Frases (5 - 6 minutos)

    • O professor deve propor a cada grupo que crie pelo menos duas frases, uma utilizando uma palavra polissêmica e outra utilizando um estrangeirismo.
    • Os alunos devem escrever as frases e, em seguida, compartilhá-las com a classe, explicando o contexto em que a palavra foi utilizada e o porquê de sua escolha.
    • O professor deve corrigir as possíveis falhas de entendimento e orientar os alunos sobre o uso adequado de palavras polissêmicas e estrangeirismos.

Ao final do Desenvolvimento, os alunos devem ter compreendido os conceitos de polissemia e estrangeirismo, ser capazes de identificar esses recursos em textos e de utilizá-los de forma correta e consciente em suas produções textuais.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 5 minutos)

    • O professor deve reunir todos os alunos e promover uma discussão em grupo sobre as soluções ou conclusões encontradas por cada equipe durante as atividades.
    • Cada grupo deve ter a oportunidade de compartilhar suas descobertas, desafios e aprendizados, tornando-se uma troca de experiências.
    • O professor deve incentivar os alunos a fazer perguntas, expressar suas opiniões e comentar sobre as descobertas dos colegas.
    • É importante que o professor faça as conexões necessárias entre as discussões em grupo e a teoria apresentada no início da aula, reforçando os conceitos de polissemia e estrangeirismo.
  2. Verificação de Aprendizado (2 - 3 minutos)

    • O professor deve propor um momento de reflexão individual, onde cada aluno deve pensar sobre o que aprendeu durante a aula.
    • O professor pode fazer perguntas como: "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?", "Quais questões ainda não foram respondidas?" e "Como você pode aplicar o que aprendeu na sua vida diária ou nos estudos?".
    • Os alunos devem ter a oportunidade de compartilhar suas respostas com a classe, o que pode ajudar a identificar possíveis lacunas no entendimento do conteúdo e orientar futuras aulas ou revisões.
  3. Reflexão Final (2 - 3 minutos)

    • Para encerrar a aula, o professor deve propor um momento de reflexão final, onde os alunos devem pensar sobre o que aprenderam e quais são as possíveis aplicações práticas do conhecimento adquirido.
    • O professor pode fazer perguntas como: "Qual foi o conceito mais interessante que você aprendeu hoje?", "Como você pode aplicar o que aprendeu na sua vida diária ou nos estudos?", "Quais questões ainda não foram respondidas?" e "O que você gostaria de aprender mais sobre esse assunto?".
    • Os alunos devem ter a oportunidade de compartilhar suas respostas com a classe, o que pode ajudar a consolidar o aprendizado e a identificar possíveis pontos de melhoria para futuras aulas.

Ao final do Retorno, os alunos devem ter refletido sobre o que aprenderam, identificado possíveis dúvidas e lacunas no entendimento do conteúdo, e se sentido motivados para continuar aprendendo sobre polissemia e estrangeirismos.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos (2 - 3 minutos)

    • O professor deve fazer um resumo dos principais pontos abordados durante a aula, reforçando os conceitos de polissemia e estrangeirismo.
    • Deve-se recordar aos alunos que a polissemia refere-se à existência de múltiplos significados para uma mesma palavra ou expressão, enquanto o estrangeirismo é a incorporação de palavras ou expressões de origem estrangeira à língua portuguesa.
    • É importante relembrar os exemplos apresentados e a diferença entre estes dois conceitos, para garantir que os alunos compreenderam os tópicos da aula.
  2. Conexão entre Teoria e Prática (1 - 2 minutos)

    • O professor deve explicar como as atividades práticas realizadas durante a aula ajudaram a consolidar o entendimento da teoria.
    • Deve-se destacar que a análise de textos e a criação de frases permitiram aos alunos ver na prática a aplicação dos conceitos de polissemia e estrangeirismo, e a importância de entender e usar corretamente esses recursos na leitura e escrita de textos.
  3. Materiais Complementares (1 - 2 minutos)

    • O professor deve sugerir materiais de estudo adicionais para os alunos que desejam aprofundar o conhecimento sobre polissemia e estrangeirismo.
    • Esses materiais podem incluir livros didáticos, sites de referência, vídeos educativos e exercícios online.
    • Deve-se encorajar os alunos a explorarem esses recursos, de forma autônoma, para complementar o aprendizado obtido em sala de aula.
  4. Importância do Assunto (1 minuto)

    • Por fim, o professor deve ressaltar a importância do estudo de palavras polissêmicas e estrangeirismos para a vida cotidiana e acadêmica dos alunos.
    • Deve-se explicar que a habilidade de identificar e utilizar corretamente esses recursos é fundamental para a compreensão e produção de textos, tanto na escola quanto em outras esferas da vida.
    • Além disso, o professor deve enfatizar que o estudo desses conceitos pode ser interessante e divertido, pois permite descobrir a riqueza e a complexidade da língua portuguesa.

Ao final da Conclusão, os alunos devem ter consolidado o conhecimento adquirido durante a aula, compreendido a importância dos conceitos de polissemia e estrangeirismo, e se sentido motivados para continuar aprendendo sobre o assunto.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies