Entrar

Plano de aula de Arte: Introdução

Artes

Original Teachy

Arte: Introdução

Objetivos (5 - 10 minutos)

  1. Compreensão do conceito de Arte:

    • Identificar a arte como uma forma de expressão humana que reflete o tempo, a cultura e os sentimentos do artista.
    • Diferenciar arte de outros tipos de expressão, como artesanato e design.
  2. Introdução aos diferentes tipos de Arte:

    • Examinar as principais formas de arte, incluindo pintura, escultura, música, dança, teatro e literatura.
    • Entender que cada tipo de arte tem suas próprias características e técnicas únicas.
  3. Reconhecimento de artistas e suas obras:

    • Identificar alguns dos artistas mais famosos e suas obras representativas em diferentes formas de arte.
    • Desenvolver a capacidade de apreciar e avaliar obras de arte.

Objetivos secundários:

  • Estimular a criatividade e a expressão artística:

    • Incentivar os alunos a explorarem diferentes formas de expressão artística, seja por meio de desenhos, pinturas, poemas, músicas, etc.
  • Promover a discussão e a reflexão sobre a arte:

    • Fomentar o diálogo entre os alunos sobre suas percepções e interpretações sobre as obras de arte estudadas.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e apresentação:

    • Orientar os alunos a pesquisarem sobre os artistas e suas obras, e posteriormente, a apresentarem suas descobertas para a turma.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Relembrando conteúdos anteriores:

    • O professor iniciará a aula relembrando os conceitos básicos de arte que foram abordados em aulas anteriores. Será mencionado como a arte é uma forma de expressão humana que pode ser encontrada em todas as culturas e em todas as épocas. Além disso, a arte como um meio de comunicação e reflexão será destacada.
  2. Situações problemas:

    • O professor apresentará duas situações problema para instigar o pensamento crítico dos alunos:
      • "Se um objeto é considerado arte por uma pessoa e não por outra, ele ainda é arte?"
      • "Como a arte pode ser usada para expressar emoções ou transmitir uma mensagem?"
  3. Contextualização:

    • O professor explicará que a arte está presente em diversos aspectos do cotidiano, desde as pinturas nas paredes das cavernas dos povos primitivos até as esculturas e murais urbanos modernos. Além disso, a arte é uma indústria significativa, com museus, galerias e festivais de arte em todo o mundo.
  4. Ganhar a atenção dos alunos:

    • Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre a arte, como a história por trás de uma famosa pintura ou escultura, ou como a arte pode ser usada como uma forma de protesto político. Além disso, o professor pode mostrar algumas imagens de arte e pedir aos alunos que tentem adivinhar o que elas representam.
    • Outra estratégia para ganhar a atenção dos alunos é mostrar como a arte pode ser usada de maneiras inovadoras e tecnológicas, como a arte digital, a arte de rua interativa e a arte 3D.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade 1 - "Arte no meu mundo": (10 - 15 minutos)

    • Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de até 5 membros. Cada grupo receberá uma folha grande de papel e um conjunto de lápis de cor e canetas.
    • O objetivo é que os alunos criem uma obra de arte coletiva que represente a diversidade de formas de arte existentes. Eles podem usar qualquer técnica de arte que desejarem (desenho, pintura, colagem, etc.) e devem incluir elementos que representem diferentes formas de arte (por exemplo, notas musicais para a música, pincéis e paletas para a pintura, etc.).
    • Enquanto os alunos estiverem trabalhando, o professor deve circular pela sala, oferecendo sugestões e esclarecendo dúvidas. Além disso, o professor deve incentivar a discussão entre os membros do grupo, promovendo a colaboração e a troca de ideias.
    • No final da atividade, cada grupo deverá apresentar sua obra de arte para a turma, explicando os elementos que escolheram e como eles representam as diferentes formas de arte.
  2. Atividade 2 - "Mestres da Arte": (10 - 15 minutos)

    • Nesta atividade, os alunos continuarão em seus grupos. Cada grupo receberá um cartão com o nome de um artista famoso e uma breve descrição de suas principais obras.
    • O objetivo desta atividade é que os alunos pesquisem mais sobre o artista e suas obras utilizando tablets, smartphones ou computadores. Eles devem encontrar imagens de algumas das obras do artista e uma breve biografia.
    • Após a pesquisa, cada grupo deve preparar uma breve apresentação sobre o artista, incluindo informações sobre sua vida, seu estilo artístico e suas principais contribuições para a arte. Eles também devem selecionar algumas obras do artista para mostrar à turma.
    • Cada grupo terá entre 5 e 7 minutos para apresentar. Durante as apresentações, o professor deve incentivar a participação de todos os alunos, fazendo perguntas e promovendo a discussão.
  3. Atividade 3 - "Críticos de Arte": (5 - 10 minutos)

    • Nesta atividade, os alunos serão incentivados a usar seu pensamento crítico e habilidades de análise. O professor apresentará algumas obras de arte (pode ser pinturas, esculturas, músicas, peças de teatro, etc.) e pedirá aos alunos para expressarem suas opiniões e interpretações.
    • Os alunos podem ser convidados a responder a perguntas como: "O que essa obra de arte representa para você?" ou "Como você acha que o artista se sentiu ao criar essa obra?".
    • O professor deve enfatizar que não há respostas certas ou erradas, e que a arte é subjetiva. O objetivo desta atividade é incentivar os alunos a expressarem suas opiniões de maneira respeitosa e a desenvolverem sua capacidade de apreciar e avaliar a arte.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em grupo:

    • O professor deve reunir todos os alunos e promover uma discussão em grupo sobre as soluções ou conclusões encontradas por cada grupo durante as atividades. Cada grupo terá um tempo máximo de 3 minutos para compartilhar suas ideias.
    • Durante a discussão, o professor deve incentivar os alunos a fazerem perguntas uns aos outros e a expressarem suas opiniões. O objetivo é promover um diálogo significativo e construtivo entre os alunos, onde eles possam aprender uns com os outros.
    • O professor deve também intervir, se necessário, para esclarecer conceitos, corrigir mal-entendidos ou complementar as ideias dos alunos.
  2. Conexão com a teoria:

    • Após a discussão, o professor deve fazer a conexão entre as atividades práticas e a teoria. Isso pode ser feito através de perguntas orientadoras, como:
      1. "Como as obras de arte que vocês pesquisaram se relacionam com o conceito de arte que discutimos no início da aula?"
      2. "Como as diferentes formas de arte que vocês representaram em suas obras coletivas se relacionam com as características e técnicas únicas de cada tipo de arte que estudamos?"
  3. Reflexão individual:

    • Para finalizar a aula, o professor deve propor um momento de reflexão individual. Os alunos serão convidados a pensar sobre o que aprenderam na aula e a responder a algumas perguntas, por exemplo:
      1. "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?"
      2. "Quais questões ainda não foram respondidas?"
      3. "Como você pode aplicar o que aprendeu hoje em sua vida diária ou em outras disciplinas?"
  4. Feedback do professor:

    • O professor deve coletar as respostas dos alunos e utilizar esse feedback para planejar as aulas futuras. Além disso, o professor deve fornecer um feedback geral para a turma, destacando os pontos fortes e as áreas que precisam ser melhoradas.
    • O professor também deve aproveitar esta oportunidade para elogiar o esforço e a participação dos alunos, reforçando a importância do trabalho em equipe, da criatividade e da expressão individual.
  5. Encerramento da aula:

    • Para encerrar a aula, o professor deve lembrar aos alunos sobre os conceitos-chave discutidos e as atividades realizadas. Ele deve também informar sobre o conteúdo da próxima aula e quaisquer tarefas ou leituras que os alunos devem completar antes da próxima aula.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Resumo:

    • O professor deve começar a Conclusão recapitulando os principais pontos abordados durante a aula. Ele pode retomar a definição de arte, a discussão sobre as diferentes formas de arte e a importância de apreciar e avaliar obras de arte.
  2. Conexão da teoria à prática:

    • Em seguida, o professor deve destacar como a aula conectou a teoria à prática. Ele pode relembrar as atividades realizadas, como a criação da obra de arte coletiva e a pesquisa sobre os artistas, e explicar como essas atividades permitiram aos alunos aplicar os conceitos teóricos de arte de uma maneira prática e significativa.
  3. Materiais extras:

    • O professor deve sugerir materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o tema. Isso pode incluir livros de arte, documentários, sites de museus virtuais, entre outros. O professor pode, por exemplo, recomendar que os alunos explorem o site do Museu de Arte Moderna (MoMA), que oferece uma vasta coleção de obras de arte online.
  4. Relevância do assunto:

    • Por fim, o professor deve enfatizar a importância do estudo da arte. Ele pode explicar como a arte não apenas enriquece nossas vidas, mas também é uma ferramenta poderosa para expressar ideias, questionar a realidade, promover a empatia e a compreensão, e resistir à injustiça. O professor pode citar exemplos de artistas que usaram sua arte para influenciar a sociedade, como Picasso, Frida Kahlo e Banksy. Além disso, o professor deve ressaltar que a apreciação e a compreensão da arte é uma habilidade valiosa que pode ser aplicada em várias áreas da vida, desde a análise de um anúncio publicitário até a avaliação de um projeto de design.
  5. Encerramento:

    • Para encerrar a aula, o professor deve agradecer aos alunos pela participação e esforço, reforçando a importância do assunto e a continuidade do aprendizado. Ele deve lembrar os alunos dos horários das próximas aulas e quaisquer tarefas ou leituras que devem ser concluídas antes das próximas aulas.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies