Entrar

Plano de aula de Números em Espanhol

Espanhol

Original Teachy

'EM13LGG103'

Números em Espanhol

Plano de Aula | Metodologia Socioemocional | Números em Espanhol

Palavras ChaveNúmeros em Espanhol, Autoconhecimento, Autocontrole, Tomada de Decisão Responsável, Habilidades Sociais, Consciência Social, Metodologia Socioemocional, Meditação Guiada, RULER, Emoções, Números Cardinais, Números Ordinais, Números Decimais, Prática de Contagem, Expressão Emocional, Regulação Emocional
Materiais NecessáriosCartões com números em espanhol (ordinais, cardinais e decimais), Cadernos, Canetas ou lápis, Quadro branco, Marcadores, Fichas de meditação guiada (opcional), Relógio ou cronômetro (para meditação e atividades grupais)
Códigos BNCCEM13LGG103: Analisar o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais).
Ano Escolar1º ano do Ensino Médio
DisciplinaEspanhol
Unidade Temática**Gramática **

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é introduzir os alunos ao tópico de números em espanhol, contextualizando a importância de aprender a contar números ordinais, cardinais e decimais. Além disso, busca-se integrar o desenvolvimento socioemocional, incentivando os alunos a reconhecerem e expressarem suas emoções de maneira apropriada durante o aprendizado. Isso não só facilita a compreensão do conteúdo, mas também promove um ambiente de sala de aula mais acolhedor e empático.

Objetivos Principais

1. Desenvolver a habilidade de contar números ordinais e cardinais em espanhol, incluindo números decimais.

2. Promover o reconhecimento e a nomeação correta das emoções durante o processo de aprendizado dos números em espanhol.

Introdução

Duração: 15 - 20 minutos

Atividade de Aquecimento Emocional

Meditação Guiada: Encontrando o Foco

A atividade de aquecimento emocional escolhida é a Meditação Guiada. A Meditação Guiada é uma prática que envolve a orientação dos alunos através de uma série de instruções verbais, que os ajudam a focar, relaxar e se concentrar. Essa atividade é eficaz para promover a presença e a concentração, preparando os alunos emocionalmente para a aula.

1. Peça aos alunos que se sentem confortavelmente em suas cadeiras, com as costas retas e os pés apoiados no chão.

2. Solicite que fechem os olhos e coloquem as mãos suavemente sobre os joelhos ou no colo.

3. Instrua-os a prestarem atenção à respiração, observando o ar entrando e saindo pelo nariz.

4. Comece a guiá-los através de uma série de respirações profundas: inspire contando até quatro, segure o ar contando até quatro e expire contando até quatro.

5. Após algumas respirações profundas, peça que imaginem um lugar calmo e relaxante, como uma praia tranquila ou um campo florido.

6. Oriente os alunos a visualizarem os detalhes desse lugar, usando todos os sentidos: o som das ondas ou do vento, o cheiro da brisa, a sensação de calor do sol na pele.

7. Permaneça nessa visualização por alguns minutos, incentivando os alunos a se conectarem com as sensações de tranquilidade e paz.

8. Gradualmente, peça que comecem a trazer a atenção de volta para a sala de aula, movendo lentamente os dedos das mãos e dos pés.

9. Por fim, peça que abram os olhos devagar, mantendo a sensação de calma e foco trazida pela meditação.

Contextualização do Conteúdo

Os números são uma parte fundamental de nosso dia a dia. Desde contar quantas horas dormimos até calcular o troco no supermercado, a habilidade de lidar com números é essencial. No entanto, aprender números em um novo idioma, como o espanhol, pode ser um desafio. É aqui que entra a importância do nosso trabalho socioemocional. Ao entender e gerenciar nossas emoções, podemos enfrentar esse desafio com mais confiança e menos ansiedade. Por exemplo, reconhecer quando estamos frustrados durante a aprendizagem e saber como lidar com isso pode transformar uma experiência estressante em uma oportunidade de crescimento.

Desenvolvimento

Duração: 60 - 75 minutos

Roteiro Teórico

Duração: 20 - 25 minutos

1. Números Cardinais em Espanhol:

2. Os números cardinais são usados para contar objetos. Em espanhol, eles são:

3. uno

4. dos

5. tres

6. cuatro

7. cinco

8. seis

9. siete

10. ocho

11. nueve

12. diez

13. Para números maiores, combine as unidades com dezenas:

14. once

15. doce

16. trece

17. catorce

18. quince

19. dieciséis

20. diecisiete

21. dieciocho

22. diecinueve

23. veinte

24. veintiuno

25. Para números acima de vinte, combine as dezenas com as unidades:

26. treinta

27. cuarenta

28. cincuenta

29. sesenta

30. setenta

31. ochenta

32. noventa

33. cien (ciento para números acima de 100)

34. ciento uno

35. doscientos

36. trescientos

37. mil

38. Números Ordinais em Espanhol:

39. Os números ordinais indicam a posição ou ordem de algo em uma sequência. Em espanhol, eles são:

40. primer (primeiro)

41. segundo

42. tercero (terceiro)

43. cuarto

44. quinto

45. sexto

46. séptimo (sétimo)

47. octavo (oitavo)

48. noveno (nono)

49. décimo

50. Números Decimais em Espanhol:

51. Os números decimais são usados para representar partes de um inteiro. Em espanhol, a vírgula é usada em vez do ponto:

52. 0,1 - cero coma uno

53. 0,5 - cero coma cinco

54. 1,25 - uno coma veinticinco

55. Exemplos e Analogias:

56. Use exemplos do cotidiano para contextualizar os números. Por exemplo, 'Hay tres manzanas en la mesa' (Há três maçãs na mesa) ou 'Él es el segundo en la fila' (Ele é o segundo na fila).

57. Explique que, assim como no português, os números podem ser combinados para formar outros maiores, e que a lógica é similar, facilitando a compreensão.

Atividade com Feedback Socioemocional

Duração: 10 - 15 minutos

Contando e Compartilhando Emoções

Nesta atividade, os alunos irão praticar contar números em espanhol e, ao mesmo tempo, compartilhar como se sentem durante o processo de aprendizagem. A atividade promove o desenvolvimento das habilidades de contagem e a capacidade de reconhecer e expressar emoções.

1. Divida a turma em grupos de quatro ou cinco alunos.

2. Cada grupo receberá um conjunto de cartões com números em espanhol (ordinais, cardinais e decimais).

3. Peça aos alunos que, em turnos, peguem um cartão e leiam o número em voz alta para o grupo.

4. Após ler o número, o aluno deve compartilhar como se sente em relação ao aprendizado dos números em espanhol. Pode ser algo como 'Me siento nervioso quando não sé el número' ou 'Estoy feliz porque entiendo bien este número'.

5. Os outros membros do grupo devem escutar atentamente e, se possível, oferecer palavras de apoio ou compartilhar estratégias que os têm ajudado.

6. Continue até que todos os membros do grupo tenham tido a oportunidade de ler e compartilhar suas emoções.

Discussão e Feedback em Grupo

Após a atividade, reúna todos os alunos para uma discussão em grupo. Use o método RULER para guiar a discussão:

Reconhecer (Recognize): Peça aos alunos que compartilhem as emoções que reconheceram em si mesmos e nos colegas durante a atividade. Incentive-os a identificar momentos específicos em que perceberam essas emoções.

Compreender (Understand): Ajude os alunos a discutirem as causas e consequências dessas emoções. Pergunte, por exemplo, por que eles acham que se sentiram nervosos ou felizes ao aprender os números em espanhol e como essas emoções afetaram sua participação na atividade.

Nomear (Label): Incentive os alunos a nomearem as emoções que experimentaram com precisão. Pode ser útil listar algumas emoções comuns no quadro, como alegria, frustração, ansiedade, etc.

Expressar (Express): Discuta maneiras apropriadas de expressar essas emoções durante o aprendizado. Por exemplo, falar sobre suas emoções com colegas ou professores.

Regular (Regulate): Facilite uma conversa sobre estratégias para regular as emoções durante o aprendizado, como técnicas de respiração, pedir ajuda ou fazer pausas quando necessário.

Essa discussão não só reforça o conteúdo aprendido, mas também promove um ambiente de sala de aula mais empático e colaborativo.

Conclusão

Duração: 15 - 20 minutos

Reflexão e Regulação das Emoções

Após a atividade de contagem e compartilhamento de emoções, peça aos alunos que reflitam sobre os desafios que enfrentaram durante a aula e como geriram suas emoções. Esta reflexão pode ser feita de duas maneiras: a) Escrita: Solicite que os alunos escrevam um breve parágrafo em seus cadernos sobre uma dificuldade específica que encontraram e como se sentiram. Em seguida, peça que descrevam como lidaram com essa emoção e o que poderiam fazer de diferente no futuro. b) Discussão em Grupo: Organize uma roda de conversa onde cada aluno compartilhe um desafio que enfrentou e como geriu suas emoções. Incentive os colegas a oferecerem sugestões e estratégias que podem ajudar em situações futuras.

Objetivo: O objetivo desta subseção é encorajar a autoavaliação e a regulação emocional, ajudando os alunos a identificar estratégias eficazes para lidar com situações desafiadoras. Ao refletirem sobre suas experiências e compartilharem com os colegas, os alunos podem desenvolver uma compreensão mais profunda de suas emoções e aprender maneiras mais eficazes de gerenciá-las.

Encerramento e Olhar para o Futuro

Para encerrar a aula, incentive os alunos a definirem metas pessoais e acadêmicas relacionadas ao conteúdo aprendido. Explique que metas claras podem ajudar a manter o foco e a motivação. Peça que cada aluno escreva uma meta específica para continuar praticando os números em espanhol e uma meta pessoal relacionada à gestão de suas emoções durante o aprendizado. Por exemplo, um aluno pode definir a meta de contar até 100 em espanhol sem ajuda e também a meta de usar técnicas de respiração quando se sentir frustrado.

Possíveis Ideias de Metas:

1. Praticar contar até 100 em espanhol diariamente.

2. Aprender e usar técnicas de respiração para lidar com a frustração.

3. Participar de grupos de estudo para praticar números em espanhol com colegas.

4. Manter um diário das emoções relacionadas ao aprendizado de espanhol.

5. Revisar os números ordinais e cardinais uma vez por semana. Objetivo: O objetivo desta subseção é fortalecer a autonomia dos alunos e a aplicação prática do aprendizado, visando uma continuidade no desenvolvimento acadêmico e pessoal. Ao definir metas claras, os alunos podem monitorar seu progresso e permanecer motivados, além de aplicar estratégias de regulação emocional em situações futuras.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies