Entrar

Plano de aula de Tratamento Formal e Informal

Espanhol

Original Teachy

'EM13LGG201'

Tratamento Formal e Informal

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Tratamento Formal e Informal

Palavras ChaveTratamento Formal e Informal, Espanhol, Ensino Médio, Pronomes de Tratamento, Verbos, Redes Sociais, Atividades Práticas, Campanha de Mídia Social, Escape Room Digital, Teatro Virtual, Linguagem Formal, Linguagem Informal, Habilidades Culturais, Autonomia no Aprendizado
Materiais NecessáriosCelulares, Computadores, Acesso à Internet, Aplicativos de Design Gráfico (e.g., Canva), Google Forms, Plataformas de Escape Room Online, Google Docs, Zoom ou Google Meet, Ferramentas de Edição de Vídeo (e.g., iMovie, Adobe Spark)
Códigos BNCCEM13LGG201: Utilizar as diversas linguagens (artísticas, corporais e verbais) em diferentes contextos, valorizando-as como fenômeno social, cultural, histórico, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso.
Ano Escolar1º ano do Ensino Médio
DisciplinaEspanhol
Unidade Temática**Gramática **

Objetivos

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa é preparar o terreno para os alunos entenderem a importância prática e cultural da distinção entre formalidade e informalidade na língua espanhola. A partir disso, será possível construir um aprendizado significativo e conectado à realidade digital e moderna dos alunos.

Objetivos principais:

1. Reconhecer e diferenciar contextos de formalidade e informalidade na língua espanhola.

2. Utilizar corretamente os verbos e pronomes de tratamento adequados a cada situação.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver a habilidade de identificação de nuances culturais associadas a diferentes níveis de formalidade.
  2. Promover a autonomia no aprendizado através da contextualização digital e prática cotidiana.

Introdução

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa é preparar o terreno para os alunos entenderem a importância prática e cultural da distinção entre formalidade e informalidade na língua espanhola. A partir disso, será possível construir um aprendizado significativo e conectado à realidade digital e moderna dos alunos.

Aquecendo

Inicie a aula introduzindo o tema 'Tratamento Formal e Informal' na língua espanhola. Explique brevemente a importância de entender quando e como usar verbos e pronomes de tratamento de forma formal ou informal, destacando como isso pode variar dependendo do contexto social e cultural. Peça aos alunos que utilizem seus celulares para buscar e compartilhar um fato interessante sobre o uso formal e informal na língua espanhola. Isso pode incluir exemplos de frases, costumes específicos em diferentes países hispanofalantes ou qualquer outra curiosidade relevante.

Reflexões Iniciais

1. Quais são algumas diferenças principais entre o tratamento formal e informal em espanhol?

2. Em que situações você acha que seria mais apropriado usar a forma formal ao invés da informal?

3. Vocês encontraram algum fato interessante sobre como diferentes países hispanofalantes lidam com formalidade e informalidade? Compartilhem.

4. Como esses conceitos se comparam com a maneira que usamos formas de tratamento em português?

Desenvolvimento

Duração: 70 a 80 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é proporcionar aos alunos uma experiência prática e contextualizada no uso de linguagem formal e informal em espanhol. Através de atividades criativas e digitais, os alunos poderão reforçar e aplicar seus conhecimentos de maneira significativa e envolvente, explorando diferentes dinâmicas e cenários modernos.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 -  Influenciador Digital por um Dia 

> Duração: 60 a 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver a habilidade de diferenciar e aplicar linguagem formal e informal em contextos digitais, promovendo a criatividade e o trabalho em equipe.

- Descrição: Os alunos criarão uma campanha de mídia social fictícia, abordando um produto ou evento. Eles devem usar linguagem formal e informal de maneira consciente para se dirigir a diferentes públicos. A atividade envolve a criação de postagens para redes sociais, incluindo texto, imagens e/ou vídeos usando ferramentas disponíveis em seus celulares e computadores.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo escolhe um produto ou evento para promover.

  • Os grupos devem criar duas postagens para redes sociais: uma usando linguagem formal e outra utilizando linguagem informal.

  • Incentive os alunos a usarem aplicativos de design gráfico, como Canva, para criar suas postagens.

  • Cada grupo deverá apresentar suas postagens justificando a escolha da linguagem para cada público-alvo.

  • Os outros grupos podem fazer perguntas ou comentar sobre as apresentações.

Atividade 2 -  Gamificação: Escape Room Digital 

> Duração: 60 a 70 minutos

- Objetivo: Promover o raciocínio lógico e a aplicação prática do conhecimento de formalidade e informalidade em espanhol através de uma atividade gamificada e lúdica.

- Descrição: Os alunos participarão de um jogo de escape room digital, onde precisarão resolver enigmas e desafios usando a linguagem formal e informal em espanhol. Os enigmas serão baseados em situações do cotidiano, onde a escolha correta do tratamento é crucial.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Apresente o cenário do escape room, onde os alunos estão em uma festa virtual e precisam encontrar pistas espalhadas pelos perfis sociais dos convidados para 'escapar'.

  • Cada pista estará relacionada ao uso correto de verbos e pronomes de tratamento em diferentes contextos.

  • Utilize ferramentas como Google Forms ou plataformas de escape room online para criar e gerenciar as pistas e desafios.

  • Os alunos devem registrar suas respostas e soluções, que serão verificadas pelo professor.

  • O grupo que resolver todos os enigmas no menor tempo será o vencedor.

Atividade 3 -  Teatro Virtual: Diálogos Formais e Informais 

> Duração: 60 a 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver habilidades de comunicação oral e escrita, além de promover a criatividade e a compreensão das nuances culturais do uso de linguagem formal e informal em espanhol.

- Descrição: Os alunos criarão diálogos simulando uma série de situações onde a formalidade e informalidade devem ser aplicadas corretamente. Esses diálogos serão encenados e gravados em vídeo para serem apresentados à turma.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve criar um roteiro de diálogos envolvendo pelo menos três situações, variando entre formal e informal.

  • Os alunos podem usar ferramentas como Google Docs para colaborar na escrita do roteiro.

  • Utilize aplicativos como Zoom ou Google Meet para ensaiar e gravar as cenas.

  • Os vídeos gravados devem ser editados usando ferramentas como iMovie ou Adobe Spark.

  • Cada grupo apresentará seu vídeo, explicando as escolhas de tratamento formal e informal em cada situação.

Retorno

Duração: 15 a 20 minutos

Finalidade: Essa etapa do plano de aula tem como objetivo consolidar o aprendizado dos alunos através da reflexão e do compartilhamento de experiências. A discussão em grupo permite que os alunos revejam e internalizem os conceitos trabalhados, enquanto o feedback 360° promove o desenvolvimento de habilidades sociais e capacidade de autoavaliação, essenciais para o crescimento pessoal e acadêmico.

Discussão em Grupo

Discussão em Grupo: Inicie a discussão pedindo que cada grupo compartilhe suas experiências e aprendizados durante as atividades. Use um roteiro como ponto de partida:

"Agora que completamos nossas atividades, gostaria que cada grupo compartilhasse o que aprenderam sobre o uso de linguagem formal e informal em espanhol. Quais foram os desafios que encontraram? Como decidiram qual linguagem usar em cada situação? Alguém gostaria de começar?"

À medida que cada grupo compartilha, incentive outros alunos a fazer perguntas e comentários, promovendo um ambiente aberto e colaborativo de discussão.

Reflexões

1. Quais foram as principais dificuldades ao tentar diferenciar e aplicar a linguagem formal e informal? 2. Como vocês acham que o uso da linguagem formal e informal pode impactar a interpretação da mensagem pelo leitor ou interlocutor? 3. Existem semelhanças ou diferenças significativas entre a forma como usamos formalidade e informalidade em espanhol e português? Podem dar exemplos?

Feedback 360°

Feedback 360°: Oriente os alunos a darem e receberem feedback de forma construtiva e respeitosa. Sugira que eles se concentrem nos seguintes pontos:

  • O que cada integrante fez bem durante a atividade?
  • Existe algo que poderia ser melhorado para uma próxima vez?
  • Como cada integrante contribuiu para o trabalho em equipe?

Peça para que cada aluno faça uma breve reflexão antes de falar, para garantir feedbacks mais ponderados e úteis.

Conclusão

Duração: 10 a 15 minutos

Finalidade: Esta etapa tem como objetivo consolidar os conteúdos aprendidos, conectando-os à realidade dos alunos e destacando sua relevância prática. A conclusão oferece uma oportunidade para rever os aspectos principais da aula de maneira envolvente e divertida, garantindo que os alunos internalizem e compreendam a importância do que foi aprendido.

Resumo

Resumo Divertido: Imagine que a formalidade é um terno elegante e a informalidade é aquele moletom confortável. Durante a aula, os alunos aprenderam a quando usar cada um deles na língua espanhola!  Eles exploraram os diferentes pronomes e verbos de tratamento, criando campanhas de mídia social, participando de um escape room digital e atuando em diálogos teatrais. O resultado foi uma imersão completa em situações cotidianas, onde a escolha entre formalidade e informalidade faz toda a diferença! 

No Mundo

Conexão com o Mundo Atual: No contexto digital de hoje, a distinção entre formalidade e informalidade é mais relevante do que nunca. Redes sociais, e-mails e até mensagens instantâneas exigem uma compreensão clara de como se comunicar de maneira apropriada com diferentes públicos. A aula conectou os alunos com essas realidades modernas, mostrando a importância de adaptar a linguagem ao contexto, seja em um tweet informal ou em um e-mail profissional. 

Na Prática

Aplicações no Dia a Dia: Saber quando usar uma linguagem formal ou informal é crucial para evitar mal-entendidos e garantir uma comunicação eficaz. No dia a dia, os alunos poderão aplicar esses conhecimentos ao interagir com colegas, professores, empregadores e até mesmo em suas futuras carreiras profissionais. A habilidade de navegar entre formalidade e informalidade é uma competência essencial para o sucesso pessoal e profissional. 

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies