Objetivos (5 - 7 minutos)
- Compreender a importância das saudações e apresentações na cultura hispânica, reconhecendo as diferenças e semelhanças com a cultura nativa.
- Aplicar corretamente as saudações e apresentações em situações cotidianas, desenvolvendo habilidades práticas e comunicativas em espanhol.
- Aumentar o vocabulário em espanhol, aprendendo novas palavras e expressões relacionadas a saudações e apresentações.
Objetivos secundários:
- Desenvolver a capacidade de escuta atenta e compreensão oral em espanhol.
- Estimular a participação ativa e a prática oral dos alunos durante o Desenvolvimento das atividades propostas.
- Incentivar a pesquisa e o estudo autônomo, utilizando recursos digitais e literatura específica para aprimorar o aprendizado.
Introdução (10 - 15 minutos)
-
Revisão de conteúdos anteriores: O professor inicia a aula relembrando as estruturas gramaticais básicas da língua espanhola e o vocabulário já aprendido, com foco em palavras e expressões que podem ser utilizadas em saudações e apresentações. (3 - 5 minutos)
-
Situações-problema:
- O professor propõe uma situação em que os alunos são turistas em um país de língua espanhola e precisam interagir com os habitantes locais. Eles são desafiados a pensar em como se apresentariam e como cumprimentariam as pessoas em diferentes contextos, como em um restaurante, em uma loja, ou ao conhecer alguém na rua. (3 - 5 minutos)
- Em seguida, o professor apresenta uma situação em que os alunos estão em uma conferência internacional e precisam se apresentar em um painel de discussão. Eles devem pensar em como se apresentariam e como cumprimentariam os outros participantes, levando em consideração a formalidade do contexto. (3 - 5 minutos)
-
Contextualização: O professor explica a importância de saber se apresentar e cumprimentar as pessoas de maneira adequada em diferentes situações, tanto na vida cotidiana quanto em contextos mais formais, como no mundo dos negócios ou em eventos internacionais. Ele destaca como isso pode ajudar os alunos a se sentirem mais confiantes e confortáveis em interações sociais e profissionais. Além disso, o professor ressalta a importância de conhecer e respeitar as diferentes culturas e tradições, o que inclui as formas de saudação e apresentação. (3 - 5 minutos)
-
Ganho de atenção: Para despertar o interesse dos alunos, o professor compartilha curiosidades sobre as saudações e apresentações em diferentes países de língua espanhola. Por exemplo, na Espanha, é comum cumprimentar com um beijo no rosto, enquanto em muitos países da América Latina, é mais comum dar um aperto de mão. O professor também pode compartilhar curiosidades sobre a importância do nome na cultura hispânica e como ele pode revelar a origem e a história de uma pessoa. (1 - 2 minutos)
Desenvolvimento (20 - 25 minutos)
-
Atividade "O Jogo das Saudações" (10 - 12 minutos)
- O professor divide a turma em grupos de 4 a 5 alunos e distribui para cada grupo um conjunto de cartas. Cada carta tem uma saudação ou apresentação em espanhol, acompanhada de uma breve descrição do contexto em que essa saudação ou apresentação é usada. As cartas também podem incluir expressões idiomáticas ou gírias comuns em diferentes países de língua espanhola.
- O objetivo do jogo é que cada grupo combine a saudação ou apresentação com o contexto correto. Para isso, os alunos devem discutir em espanhol e chegar a um consenso. O primeiro grupo a combinar corretamente todas as cartas é o vencedor.
- Durante o jogo, o professor circula pela sala, ouvindo as discussões dos grupos e fornecendo orientação e feedback conforme necessário. Esta atividade tem como objetivo fortalecer a compreensão dos alunos sobre o uso apropriado das saudações e apresentações em diferentes contextos.
- Ao final do jogo, o professor realiza uma breve discussão em grupo para reforçar os conceitos aprendidos e esclarecer quaisquer dúvidas que possam surgir.
-
Atividade "Crie o seu Personagem" (10 - 12 minutos)
- Ainda em grupos, os alunos são desafiados a criar um personagem fictício, que pode ser um turista, um estudante internacional ou um profissional em um contexto de negócios. Eles devem dar um nome ao personagem e descrever sua aparência, personalidade, origem e a situação em que ele se encontra (por exemplo, ele está em um restaurante, em uma loja, em uma conferência).
- O próximo passo é que cada grupo crie um diálogo em espanhol entre o personagem que criaram e um interlocutor nativo, em que eles se apresentam e trocam saudações de acordo com o contexto. Os diálogos devem ser escritos em cartolinas ou papéis grandes, para que possam ser compartilhados e lidos por todos.
- Após a criação dos diálogos, cada grupo apresenta o seu personagem e o diálogo correspondente para a turma. Durante as apresentações, os outros alunos devem prestar atenção e tentar identificar e explicar as saudações e apresentações usadas, bem como as expressões idiomáticas ou gírias.
- Esta atividade tem como objetivo aplicar o vocabulário aprendido de maneira criativa e contextualizada, além de desenvolver a habilidade de escrita e a capacidade de expressão oral em espanhol.
-
Atividade "Saudações ao Redor do Mundo" (5 - 7 minutos)
- Ainda em grupos, os alunos recebem uma lista de países e devem pesquisar e descobrir como as pessoas se cumprimentam nesses países. Eles devem prestar atenção nas diferenças e semelhanças entre as saudações em espanhol e nas saudações nos outros países.
- Após a pesquisa, cada grupo compartilha com a turma as saudações que descobriu. Durante as apresentações, o professor pode fornecer informações adicionais sobre as saudações e as culturas dos países mencionados.
- Esta atividade tem como objetivo ampliar a compreensão dos alunos sobre as diferenças culturais e a importância de adaptar o comportamento e as saudações de acordo com o contexto e o país em que estão.
Retorno (10 - 12 minutos)
-
Discussão em grupo (3 - 5 minutos)
- O professor deve reunir todos os grupos e promover uma discussão geral sobre as soluções e conclusões alcançadas por cada grupo durante as atividades. Isso permitirá que os alunos compartilhem suas ideias e estratégias, além de aprenderem uns com os outros.
- Durante a discussão, o professor deve fazer perguntas abertas para estimular o pensamento crítico e a reflexão dos alunos. Por exemplo, "Por que vocês escolheram essa saudação para esse contexto específico?" ou "Como vocês adaptaram a saudação de acordo com a personalidade do personagem que criaram?".
- O professor também deve aproveitar a oportunidade para esclarecer quaisquer mal-entendidos ou erros comuns que possam ter surgido durante as atividades.
-
Conexão com a teoria (2 - 3 minutos)
- O professor deve retomar os conceitos teóricos apresentados no início da aula e explicar como eles foram aplicados durante as atividades. Isso ajudará os alunos a entenderem a relevância da teoria para a prática e a importância de dominar as saudações e apresentações em espanhol.
- O professor pode, por exemplo, destacar como os diferentes contextos apresentados nas atividades refletem situações reais em que os alunos podem precisar usar o vocabulário aprendido, e como a compreensão desses contextos pode influenciar a escolha das saudações e apresentações.
-
Reflexão individual (3 - 4 minutos)
- Para encerrar a aula, o professor deve propor que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam. O professor pode fazer perguntas como:
- "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?"
- "Quais questões ainda não foram respondidas?"
- "Como você pode aplicar o que aprendeu hoje em situações reais?"
- Os alunos devem anotar suas respostas em um caderno ou folha de papel. Eles também podem ser encorajados a compartilhar suas reflexões com a turma, se desejarem.
- Esta atividade de reflexão permitirá que os alunos consolidem seu aprendizado e identifiquem quaisquer lacunas em seu conhecimento, que podem ser exploradas em aulas futuras.
- Para encerrar a aula, o professor deve propor que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam. O professor pode fazer perguntas como:
-
Feedback e preparação para a próxima aula (1 minuto)
- O professor deve agradecer aos alunos pela participação e pelo esforço durante a aula. Ele também deve aproveitar a oportunidade para fornecer feedback geral sobre o desempenho da turma e para expressar expectativas para a próxima aula.
- O professor pode, por exemplo, informar que a próxima aula se concentrará em expressões idiomáticas e gírias em espanhol, e encorajar os alunos a começarem a pesquisar e a se familiarizarem com algumas delas.
Conclusão (5 - 7 minutos)
-
Resumo e Recapitulação (2 - 3 minutos)
- O professor deve iniciar a Conclusão da aula fazendo um resumo dos principais pontos abordados. Isso inclui a importância das saudações e apresentações em espanhol, a necessidade de adaptar o comportamento de acordo com o contexto e a cultura, e a prática das saudações e apresentações em diferentes situações.
- Em seguida, o professor deve recapitular as atividades realizadas, destacando o que foi aprendido com cada uma delas. Isso serve para reforçar o conhecimento adquirido e para lembrar aos alunos dos conceitos mais importantes.
-
Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos)
- O professor deve explicar como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações. Ele deve ressaltar como os conceitos teóricos foram aplicados durante as atividades práticas, e como essas atividades refletiram situações reais em que os alunos podem precisar usar o vocabulário aprendido.
- Além disso, o professor deve reforçar a importância de aplicar o que foi aprendido em situações reais, e como isso pode ajudar os alunos a se sentirem mais confiantes e confortáveis em interações sociais e profissionais.
-
Materiais Complementares (1 - 2 minutos)
- O professor deve sugerir materiais de estudo adicionais para os alunos que desejam aprofundar o conhecimento sobre o tema. Isso pode incluir livros de gramática, dicionários de expressões idiomáticas e gírias, sites de aprendizado de idiomas, vídeos e podcasts em espanhol, entre outros.
- O professor também pode indicar exercícios online ou offline para os alunos praticarem em casa, como por exemplo, escrever um diálogo em espanhol sobre uma situação de apresentação em um contexto específico (por exemplo, na universidade, em uma viagem, em um evento de negócios), levando em consideração a formalidade do contexto e a personalidade dos personagens.
-
Importância do Assunto no Dia a Dia (1 minuto)
- Por fim, o professor deve reforçar a relevância do assunto para o dia a dia dos alunos, explicando como o conhecimento adquirido pode ser aplicado em diversas situações, tanto pessoais quanto profissionais. Por exemplo, saber cumprimentar e se apresentar corretamente em espanhol pode ser útil em viagens, ao conhecer novas pessoas, em entrevistas de emprego, em reuniões de trabalho, e assim por diante.
- O professor pode também encorajar os alunos a observarem e praticarem as saudações e apresentações em espanhol em situações reais, como ao assistir a filmes ou séries, ao ouvir músicas, ao ler livros ou notícias, e ao conversar com falantes nativos de espanhol.