🇧🇷
Entrar

Plano de aula de Pronomes Possessivos e Demonstrativos

Espanhol

Original Teachy

'EM13LGG103'

Pronomes Possessivos e Demonstrativos

Plano de Aula | Metodologia Socioemocional | Pronomes Possessivos e Demonstrativos

Palavras ChavePronomes Possessivos, Pronomes Demonstrativos, Espanhol, 1º Ano do Ensino Médio, Autoconhecimento, Autocontrole, Tomada de Decisão Responsável, Habilidades Sociais, Consciência Social, RULER, Meditação Guiada, Criação de Frases, Identificação de Pronomes, Reflexão Emocional, Metas Pessoais, Autoavaliação, Regulação Emocional
Materiais NecessáriosTextos curtos em espanhol, Cadernos, Canetas ou lápis, Quadro branco e marcadores, Cópias impressas de exercícios, Computador e projetor (opcional), Áudio para meditação guiada (opcional)
Códigos BNCCEM13LGG103: Analisar o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais).
Ano Escolar1º ano do Ensino Médio
DisciplinaEspanhol
Unidade Temática**Gramática **

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é apresentar claramente os objetivos da aula, garantindo que os alunos compreendam as metas de aprendizagem e se sintam preparados para focar nas competências específicas a serem desenvolvidas durante a aula. Isso cria um contexto claro e direcionado, essencial para a assimilação dos conteúdos e o desenvolvimento das habilidades socioemocionais associadas ao tema.

Objetivos Principais

1. Desenvolver a habilidade de utilizar e aplicar pronomes demonstrativos e possessivos em frases e textos em espanhol.

2. Identificar e reconhecer pronomes demonstrativos e possessivos em diferentes tipos de textos.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

Atividade de Aquecimento Emocional

Meditação Guiada: Foco e Concentração

A atividade de aquecimento emocional selecionada é a Meditação Guiada. A Meditação Guiada é uma prática que ajuda a promover o foco, a presença e a concentração dos alunos através da orientação de um facilitador que os conduz por um processo de relaxamento e visualização. É uma técnica eficaz para reduzir o estresse, melhorar a atenção e preparar a mente para o aprendizado.

1. 1. Preparação do Ambiente: Peça aos alunos que se sentem de forma confortável em suas cadeiras, com as costas eretas e os pés apoiados no chão. Certifique-se de que todos estejam em um ambiente tranquilo e silencioso.

2. 2. Respiração Inicial: Instrua os alunos a fecharem os olhos e começarem a respirar profundamente, inspirando pelo nariz e expirando pela boca. Peça que repitam esse ciclo de respiração por algumas vezes, focando apenas no ato de respirar.

3. 3. Orientação Verbal: Comece a guiar a meditação com uma voz calma e suave. Diga aos alunos para imaginarem um lugar tranquilo e seguro, como uma praia ou um campo florido. Descreva esse lugar em detalhes, incentivando-os a visualizarem cada elemento.

4. 4. Foco no Corpo: Peça aos alunos que direcionem sua atenção para diferentes partes do corpo, começando pelos pés e subindo até a cabeça. Instrua-os a relaxar cada parte do corpo à medida que a atenção é direcionada.

5. 5. Visualização Positiva: Oriente os alunos a visualizarem uma luz brilhante e quente que os envolve, trazendo uma sensação de paz e tranquilidade. Explique que essa luz ajuda a dissipar qualquer tensão ou preocupação.

6. 6. Retorno Gradual: Lentamente, peça aos alunos para começarem a trazer sua atenção de volta para o ambiente ao seu redor. Instrua-os a moverem os dedos das mãos e dos pés, e, gradualmente, abrirem os olhos quando se sentirem prontos.

7. 7. Compartilhamento: Após a meditação, incentive os alunos a compartilharem como se sentiram durante a prática e se notaram alguma mudança em seu estado emocional ou nível de concentração.

Contextualização do Conteúdo

Os pronomes demonstrativos e possessivos são fundamentais para a comunicação eficaz em espanhol, pois ajudam a identificar e especificar objetos e relações de posse. Imaginem estarem em uma viagem em um país de língua espanhola e precisarem expressar de quem é cada item ou apontar para objetos específicos. O uso correto desses pronomes facilita a clareza e a precisão da comunicação, evitando mal-entendidos e promovendo interações mais harmoniosas.

Além disso, compreender e utilizar esses pronomes corretamente também fortalece nossas habilidades socioemocionais. Saber identificar e nomear os sentimentos e as propriedades das coisas ao nosso redor pode nos ajudar a expressar emoções de forma mais clara e adequada, contribuindo para um ambiente de sala de aula mais empático e colaborativo.

Desenvolvimento

Duração: (60 - 75 minutos)

Roteiro Teórico

Duração: (20 - 25 minutos)

1. Pronomes Possessivos em Espanhol:

2. Os pronomes possessivos são usados para indicar posse ou propriedade. Eles variam conforme o gênero e o número daquilo que está sendo possuído. Em espanhol, os pronomes possessivos são divididos em formas átonas e tônicas.

3. Formas Átonas:

4. - Mi(s): meu(s), minha(s)

5. - Tu(s): teu(s), tua(s)

6. - Su(s): seu(s), sua(s)

7. - Nuestro/a(s): nosso(s), nossa(s)

8. - Vuestro/a(s): vosso(s), vossa(s)

9. Formas Tônicas:

10. - Mío/a(s): meu(s), minha(s)

11. - Tuyo/a(s): teu(s), tua(s)

12. - Suyo/a(s): seu(s), sua(s)

13. - Nuestro/a(s): nosso(s), nossa(s)

14. - Vuestro/a(s): vosso(s), vossa(s)

15. Exemplos de Uso:

16. - Mi libro está en la mesa. (Meu livro está na mesa.)

17. - Estas son nuestras casas. (Estas são nossas casas.)

18. - Este bolígrafo es mío. (Esta caneta é minha.)

19. Pronomes Demonstrativos em Espanhol:

20. Os pronomes demonstrativos são usados para indicar a localização de um objeto em relação ao falante e ao ouvinte. Eles também variam conforme o gênero e o número.

21. Pronomes Demonstrativos:

22. - Este/Esta/Estos/Estas: este/esta/estes/estas (perto do falante)

23. - Ese/Esa/Esos/Esas: esse/essa/esses/essas (perto do ouvinte)

24. - Aquel/Aquella/Aquellos/Aquellas: aquele/aquela/aqueles/aquelas (longe de ambos)

25. Exemplos de Uso:

26. - Este libro es interesante. (Este livro é interessante.)

27. - Ese coche es rápido. (Esse carro é rápido.)

28. - Aquella casa es grande. (Aquela casa é grande.)

29. Analogias para Facilitar a Compreensão:

30. Para ajudar os alunos a compreenderem melhor, utilize analogias simples:

31. - Imagine que você está em uma loja com um amigo. Se você apontar para um objeto perto de você, usará 'este'. Se o objeto estiver perto do seu amigo, usará 'ese'. Se o objeto estiver mais distante, usará 'aquel'.

32. - Para os pronomes possessivos, explique que são como etiquetas que colocamos nas coisas para mostrar que são nossas ou de alguém (como 'meu', 'seu', 'nosso').

Atividade com Feedback Socioemocional

Duração: (30 - 35 minutos)

Atividade de Reconhecimento e Aplicação de Pronomes

Nesta atividade, os alunos irão praticar o uso dos pronomes possessivos e demonstrativos através da criação de frases e identificação desses pronomes em um texto curto.

1. 1. Divisão em Grupos: Divida a turma em pequenos grupos de 3 a 4 alunos.

2. 2. Criação de Frases: Cada grupo deverá criar cinco frases utilizando pronomes possessivos e cinco frases utilizando pronomes demonstrativos.

3. 3. Identificação no Texto: Forneça a cada grupo um texto curto em espanhol. Os alunos devem identificar e sublinhar todos os pronomes possessivos e demonstrativos presentes no texto.

4. 4. Apresentação: Cada grupo irá apresentar suas frases e as identificações feitas no texto para o restante da turma.

5. 5. Discussão Geral: Promova uma discussão geral sobre como foi a experiência, o que aprenderam e como se sentiram durante a atividade.

Discussão e Feedback em Grupo

Para a discussão e feedback socioemocional, utilize o método RULER para guiar a conversa. Reconheça as emoções que os alunos expressaram durante a atividade pedindo que compartilhem como se sentiram ao trabalhar em grupo e ao apresentar suas frases. Compreenda as causas dessas emoções, perguntando o que os fez sentir mais confiantes ou mais desafiados durante a tarefa. Nomeie corretamente as emoções mencionadas, ajudando os alunos a identificar sentimentos como ansiedade, orgulho, frustração ou alegria.

Expresse as emoções de maneira apropriada, incentivando os alunos a usarem frases como 'Eu me senti... porque...' para articularem suas experiências. Finalmente, Regule as emoções discutindo estratégias para lidar com sentimentos negativos e reforçando atitudes positivas, como a colaboração e o apoio mútuo. Esse processo ajudará os alunos a desenvolverem uma maior consciência emocional e a melhorarem suas habilidades de comunicação e empatia.

Conclusão

Duração: (15 - 20 minutos)

Reflexão e Regulação das Emoções

Peça aos alunos que reflitam sobre os desafios enfrentados durante a aula. Eles podem fazer isso por escrito em seus cadernos ou em uma discussão em grupo. Pergunte quais emoções eles experimentaram ao aprender e aplicar os pronomes possessivos e demonstrativos, e como lidaram com essas emoções. Incentive-os a compartilhar estratégias que usaram para superar dificuldades e a identificar áreas onde podem melhorar no futuro.

Objetivo: O objetivo dessa subseção é encorajar a autoavaliação e a regulação emocional, ajudando os alunos a identificar estratégias eficazes para lidar com situações desafiadoras. Ao refletirem sobre suas emoções e ações, os alunos desenvolvem uma maior consciência emocional e aprendem a gerenciar melhor suas reações em contextos de aprendizado.

Encerramento e Olhar para o Futuro

Explique aos alunos a importância de definir metas pessoais e acadêmicas para continuar o desenvolvimento do aprendizado. Cada aluno deve escrever uma ou duas metas relacionadas ao uso e aplicação dos pronomes possessivos e demonstrativos. Essas metas podem incluir a prática diária de frases em espanhol, a leitura de textos em espanhol para identificar pronomes, ou a colaboração com colegas para melhorar a compreensão.

Possíveis Ideias de Metas:

1. Praticar diariamente a criação de frases utilizando pronomes possessivos e demonstrativos.

2. Ler textos em espanhol para identificar e sublinhar pronomes possessivos e demonstrativos.

3. Colaborar com colegas em atividades de estudo para melhorar a compreensão do uso dos pronomes.

4. Utilizar aplicativos ou ferramentas online para praticar e reforçar o aprendizado de pronomes possessivos e demonstrativos. Objetivo: O objetivo dessa subseção é fortalecer a autonomia dos alunos e a aplicação prática do aprendizado, visando uma continuidade no desenvolvimento acadêmico e pessoal. Definir metas claras e alcançáveis ajuda os alunos a manterem o foco e a motivação, permitindo um progresso contínuo tanto no domínio do conteúdo quanto no desenvolvimento das habilidades socioemocionais.

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies