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Plano de aula de Pensamento Científico X Senso Comum

Filosofia

Original Teachy

'EM13CHS105'

Pensamento Científico X Senso Comum

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Pensamento Científico X Senso Comum

Palavras ChavePensamento Científico, Senso Comum, Método Científico, Debate, Atividades em Grupo, Investigação, Mapa Mental, Cotidiano, Diferenciação, Aplicação Prática, Pensamento Crítico
Materiais NecessáriosCasos misteriosos impressos em envelopes, Instrumentos de medição, Folhas de papel ou quadro para mapas mentais, Marcadores coloridos, Cronômetro, Acesso à internet para pesquisas
Códigos BNCCEM13CHS105: Identificar, contextualizar e criticar tipologias evolutivas (populações nômades e sedentárias, entre outras) e oposições dicotômicas (cidade/campo, cultura/natureza, civilizados/bárbaros, razão/emoção, material/virtual etc.), explicitando suas ambiguidades.
Ano Escolar1º ano do Ensino Médio
DisciplinaFilosofia
Unidade TemáticaFilosofia

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é crucial para direcionar o foco dos alunos e do professor, estabelecendo claramente o que se espera alcançar ao final da aula. Ao definir objetivos claros e específicos, os alunos podem orientar melhor sua preparação prévia e participação em sala, enquanto o professor pode ajustar as atividades para garantir que todos os elementos essenciais sejam abordados. Esta seção serve como um mapa para o aprendizado, assegurando que tanto os alunos quanto o professor estejam alinhados em termos de metas e resultados esperados.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a analisar e diferenciar a estrutura e a fundamentação do pensamento científico em contraste com o senso comum.

2. Desenvolver a habilidade de aplicar conceitos de pensamento crítico para avaliar e discutir situações do cotidiano à luz do conhecimento científico e do senso comum.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a participação ativa dos alunos através de discussões em grupo para promover uma compreensão mais profunda do tema.
  2. Fomentar o interesse dos alunos por questões filosóficas que envolvem o cotidiano e a ciência.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A Introdução serve para engajar os alunos com o tema da aula, utilizando situações problema que estimulem a reflexão sobre a aplicabilidade do pensamento científico e do senso comum em contextos práticos. Além disso, ao contextualizar a importância do tema com exemplos do cotidiano e da história, os alunos podem ver a relevância do que aprenderam previamente e como isso se aplica em situações reais, aumentando assim a motivação e o interesse pelo estudo.

Situações Problema

1. Imagine que um grupo de amigos está discutindo se é seguro ou não usar um celular perto de uma bomba de gasolina. Alguns argumentam que o celular pode causar explosões devido às ondas eletromagnéticas, enquanto outros acreditam que isso é apenas um mito urbano. Como o pensamento científico e o senso comum podem ajudar a resolver essa dúvida?

2. Após uma forte tempestade, uma moradora de uma região rural afirma que a água da chuva que recolhe num reservatório é mais pura do que a água da torneira da cidade. Seu vizinho, um estudante de química, contesta essa afirmação com base em seus conhecimentos científicos. Como essas duas formas de conhecimento, científico e senso comum, podem esclarecer essa questão?

Contextualização

A habilidade de discernir entre pensamento científico e senso comum é crucial não apenas em debates acadêmicos, mas também em situações do cotidiano que envolvem decisões importantes. Curiosidades como a origem do mito do celular e a gasolina ou a história por trás das crenças sobre a água da chuva podem ser exploradas para ilustrar como o senso comum pode ser influenciado por informações imprecisas ou mal interpretadas. Esta seção não só prepara os alunos para a aplicação prática do pensamento científico, mas também desperta seu interesse através de exemplos reais e relevantes.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para que os alunos apliquem de forma prática e interativa os conceitos estudados sobre a diferença entre pensamento científico e senso comum. Através de atividades em grupo, eles terão a oportunidade de explorar cenários reais e fictícios, debater, investigar, e visualizar o conhecimento de maneira aprofundada e lúdica. Esta abordagem não só solidifica o aprendizado, mas também desenvolve habilidades de colaboração, comunicação e pensamento crítico.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Cientista ou Detetive?

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de pensamento crítico e aplicação do método científico para resolver problemas cotidianos.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas. Cada grupo receberá uma série de 'casos misteriosos' que envolvem situações do cotidiano onde o senso comum e o pensamento científico podem colidir. Os alunos deverão usar o método científico para investigar e resolver os casos, aplicando o conhecimento prévio sobre as diferenças entre pensamento científico e senso comum.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de no máximo 5 alunos.

  • Distribua um envelope contendo os 'casos misteriosos' para cada grupo.

  • Cada grupo deve analisar os casos, discutir possíveis explicações baseadas no senso comum e no pensamento científico.

  • Utilize instrumentos de medição disponíveis na sala para coletar dados quando necessário.

  • Cada grupo deverá preparar uma apresentação conclusiva para cada caso, explicando suas descobertas e o raciocínio científico aplicado.

  • Ao final, cada grupo apresentará suas conclusões para a classe.

Atividade 2 - O Grande Debate

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Fomentar a compreensão e a argumentação sobre a eficácia e aplicabilidade do pensamento científico e do senso comum em situações diversas.

- Descrição: Os alunos participarão de um debate estruturado onde defenderão o uso do pensamento científico ou do senso comum em determinadas situações. O tema central será 'Qual é mais confiável: o pensamento científico ou o senso comum?'

- Instruções:

  • Divida a classe em dois grandes grupos, um representando o pensamento científico e outro o senso comum.

  • Cada grupo terá 30 minutos para preparar seus argumentos baseados em exemplos reais e teóricos.

  • Realize o debate em duas rodadas, permitindo que cada lado apresente seus argumentos e responda às perguntas do outro grupo.

  • Use um cronômetro para garantir que cada parte tenha o mesmo tempo para falar.

  • Ao final, promova uma votação na classe para decidir qual lado foi mais convincente.

Atividade 3 - Mapa Mental do Conhecimento

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Visualizar e compreender a complexidade e a complementaridade entre o pensamento científico e o senso comum.

- Descrição: Os alunos criarão um mapa mental que ilustre a interconexão entre diferentes conceitos abordados na aula sobre pensamento científico e senso comum. O mapa ajudará a visualizar como esses modos de pensamento se aplicam em diversas situações.

- Instruções:

  • Instrua os alunos a desenharem um grande mapa mental em uma folha de papel ou no quadro, iniciando com a divisão central entre 'Pensamento Científico' e 'Senso Comum'.

  • Peça que identifiquem e conectem subcategorias e exemplos de cada tipo de pensamento, como mitos urbanos, teorias científicas e exemplos do cotidiano.

  • Os alunos devem usar diferentes cores e tipos de linhas para representar tipos de conexões (e.g., causalidade, influência mútua, contraste).

  • Incentive a discussão enquanto montam o mapa, para que possam justificar as conexões e aprendam uns com os outros.

  • Ao final, cada grupo apresentará seu mapa para a turma, explicando as escolhas de organização e as relações representadas.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado ao permitir que os alunos articulem o que aprenderam e como aplicaram o pensamento científico e o senso comum em diferentes contextos. A discussão em grupo ajuda a reforçar a compreensão dos conceitos, permite a troca de experiências e perspectivas entre os alunos e promove uma reflexão crítica sobre a importância de cada tipo de pensamento em situações práticas.

Discussão em Grupo

Para iniciar a discussão em grupo, o professor deve reunir todos os alunos e propor uma reflexão sobre as atividades realizadas. Cada grupo terá a oportunidade de compartilhar suas principais descobertas e desafios enfrentados durante as atividades. É importante que o professor estimule os alunos a discutirem como o pensamento científico e o senso comum podem ser aplicados em conjunto para uma melhor compreensão do mundo. Sugira que os alunos comparem as diferentes abordagens e como isso influenciou suas conclusões nos casos estudados.

Perguntas Chave

1. Quais foram os pontos mais interessantes que vocês descobriram ao analisar os 'casos misteriosos' com a lente do pensamento científico?

2. Como o uso do método científico alterou ou confirmou as suas visões baseadas no senso comum?

3. Houve alguma situação em que o senso comum e o pensamento científico chegaram a conclusões diferentes? Como vocês resolveram essa discrepância?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade da Conclusão é garantir que os alunos tenham uma compreensão clara e consolidada dos temas abordados na aula, além de entenderem como esses conceitos são aplicados em situações práticas. Esta etapa também serve para reforçar a relevância do pensamento filosófico na vida cotidiana, preparando os alunos para utilizar o conhecimento adquirido de maneira crítica e informada.

Resumo

Para encerrar, o professor deve resumir os principais pontos abordados na aula, relembrando as características distintas do pensamento científico e do senso comum, assim como as atividades práticas realizadas. É importante destacar como esses conceitos são aplicados em situações reais e como o método científico pode ajudar a resolver dúvidas cotidianas.

Conexão com a Teoria

O professor deve enfatizar como a aula conectou a teoria com a prática, mostrando a aplicabilidade dos conceitos de pensamento científico e senso comum em cenários variados. Pode-se discutir, por exemplo, como a análise de mitos urbanos como o do celular e a gasolina pode ser abordada tanto pelo senso comum quanto pelo pensamento científico, e como a ciência pode validar ou refutar essas crenças.

Fechamento

Por fim, o professor deve discutir a importância do pensamento crítico no dia a dia dos alunos, destacando como a habilidade de diferenciar entre o senso comum e o pensamento científico pode impactar suas decisões e visões de mundo. Esta discussão ajuda a reforçar a relevância do conteúdo filosófico no desenvolvimento de cidadãos mais conscientes e informados.

Iara Tip

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