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Plano de aula de Reflexão sobre Ética

Filosofia

Original Teachy

'EM13CHS106'

Reflexão sobre Ética

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Reflexão sobre Ética

Palavras ChaveÉtica, Pensamento crítico, Dilemas éticos, Atividades práticas, Valores, Teorias éticas, Debate, Decisões éticas, Aplicação do conhecimento, Formação cidadã
Materiais NecessáriosEnvelopes lacrados com dilemas éticos impressos, Casos escritos de dilemas éticos, Blocos representando diferentes valores éticos, Materiais para apresentações (computador, projetor), Espaço adequado para discussões em grupo, Quadro branco e marcadores
Códigos BNCCEM13CHS106: Utilizar as linguagens cartográfica, gráfica e iconográfica, diferentes gêneros textuais e tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais, incluindo as escolares, para se comunicar, acessar e difundir informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
Ano Escolar1º ano do Ensino Médio
DisciplinaFilosofia
Unidade TemáticaFilosofia

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de objetivos é crucial para direcionar o foco dos alunos e do professor. Ao estabelecer claramente o que se espera alcançar ao final da aula, os alunos podem preparar-se mentalmente para as atividades práticas e discussões em sala. Além disso, esta seção serve para alinhar as expectativas e garantir que todos os envolvidos tenham uma compreensão comum do que será abordado e dos resultados de aprendizagem esperados.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a identificar e analisar situações éticas em seu cotidiano e na sociedade, utilizando pensamento crítico.

2. Explorar os principais componentes da ética, como valores, deveres e virtudes, e como estes se aplicam em diferentes contextos.

3. Familiarizar os alunos com os pensadores clássicos e contemporâneos da ética, permitindo a compreensão de diferentes perspectivas sobre o tema.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A introdução serve para engajar os alunos e reavivar o conhecimento prévio sobre ética, usando situações problema que estimulam a reflexão. Além disso, a contextualização do tema com exemplos reais e históricos visa demonstrar a relevância da ética no mundo atual, preparando o terreno para uma discussão mais aprofundada e aplicada durante as atividades em sala.

Situações Problema

1. Imagine que um amigo próximo está prestes a trair a confiança de outra pessoa. Como você abordaria essa situação considerando seus próprios valores e o que a ética ensina?

2. Pense em um político que, apesar de trazer benefícios para a comunidade, é acusado de corrupção. Seria ético apoiar este político? Por quê?

Contextualização

A ética não é um conceito abstrato, mas algo que molda nossas ações diárias e influencia decisões em todos os níveis da sociedade. Por exemplo, desde a forma como tratamos nossos colegas até as grandes decisões tomadas por líderes mundiais, a ética está sempre em jogo. A ética tem sido um tema constante em todos os períodos da história, com filósofos de diferentes culturas propondo teorias para orientar o comportamento humano. Esta constante evolução e diversidade de pensamentos éticos ajudam a entender a complexidade e a importância do tema.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 75 minutos)

A etapa de desenvolvimento é projetada para colocar os alunos em situações práticas que exigem a aplicação do conhecimento ético adquirido. Através de atividades lúdicas e desafiadoras, os alunos são incentivados a pensar criticamente, debater em grupo e encontrar soluções para dilemas éticos complexos. Esta abordagem não só reforça o aprendizado teórico, mas também desenvolve habilidades de argumentação, colaboração e tomada de decisão, essenciais para a formação ética e cidadã dos estudantes.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - O Ético e o Ilegal: Uma Batalha de Valores

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de resolver dilemas éticos complexos, considerando diferentes perspectivas e valores.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas. Cada grupo receberá um dilema ético que envolve uma situação do cotidiano onde valores éticos entram em conflito com a lei ou com normas sociais. Por exemplo, um grupo pode receber o dilema de um pai que rouba comida para alimentar sua família. Os alunos deverão discutir o dilema, identificar quais valores éticos estão em jogo e propor soluções que equilibrem ética e legalidade.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua um envelope lacrado para cada grupo, contendo um dilema ético impresso.

  • Cada grupo terá 30 minutos para discutir o dilema, identificar os valores éticos envolvidos e propor soluções.

  • Após a discussão, cada grupo apresentará sua análise e solução para a classe.

  • Realize uma votação para decidir qual grupo apresentou a solução mais equilibrada entre ética e legalidade.

Atividade 2 - Julgamento Ético: O Caso do Desvio de Fundos

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aprimorar o entendimento sobre teorias éticas e aplicar esse conhecimento na análise de um caso prático, promovendo a argumentação e o debate crítico.

- Descrição: Os alunos, organizados em grupos, receberão o caso de um gestor que desvia fundos de uma organização de caridade para salvar sua empresa da falência. Eles terão que atuar como um comitê de ética para analisar o caso, julgar as ações do gestor e decidir quais seriam as consequências justas. Será uma simulação de julgamento, onde cada grupo terá que apresentar sua decisão e justificar com base em teorias éticas discutidas previamente.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Entregue a cada grupo o caso do gestor e suas ações.

  • Os grupos terão 40 minutos para analisar o caso e preparar sua defesa ou acusação.

  • Cada grupo apresentará sua decisão e argumentos para a classe.

  • Realize um debate entre os grupos para discutir as diferentes perspectivas e decisões.

Atividade 3 - Construtores de Pontes Morais

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos para encontrar soluções que integrem valores éticos aparentemente conflitantes.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos trabalharão em grupos para construir 'pontes morais' que conectem valores éticos aparentemente opostos. Por exemplo, eles podem tentar conectar o valor da solidariedade com o da justiça. Cada grupo receberá um conjunto de blocos que representam diferentes valores e deverão construir uma estrutura que demonstre como esses valores podem coexistir ou se complementar.

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Distribua um conjunto de blocos, cada um representando um valor ético diferente.

  • Os grupos terão 40 minutos para construir sua 'ponte moral' e preparar uma explicação sobre como os valores se conectam.

  • Cada grupo apresentará sua ponte e explicará a relação entre os valores escolhidos.

  • Realize uma discussão geral sobre as diferentes estruturas criadas e o significado das conexões entre os valores.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos articulem o conhecimento adquirido e as habilidades desenvolvidas durante as atividades práticas. Através da discussão em grupo, os alunos podem refletir coletivamente sobre as diferentes abordagens éticas e as complexidades dos dilemas propostos, fortalecendo tanto a compreensão do conteúdo como as habilidades de argumentação e pensamento crítico.

Discussão em Grupo

Inicie a discussão em grupo relembrando brevemente os dilemas éticos abordados e as atividades realizadas. Peça que cada grupo compartilhe as principais conclusões e soluções que encontraram, focando em como aplicaram os conceitos éticos para resolver os dilemas propostos. Encoraje os alunos a explicar o raciocínio por trás de suas escolhas e como consideraram diferentes perspectivas e teorias éticas. Utilize este momento para que os alunos possam ouvir e aprender uns com os outros, enriquecendo o debate com múltiplas visões.

Perguntas Chave

1. Quais foram os principais desafios ao tentar equilibrar ética e legalidade nos dilemas propostos?

2. Como as teorias éticas discutidas em sala ajudaram a guiar suas decisões durante as atividades?

3. Houve algum momento em que seu grupo teve que reconsiderar uma decisão ética inicial? Por quê?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de conclusão serve para consolidar o aprendizado, garantindo que os alunos tenham compreendido os conceitos-chave da aula e como eles se aplicam em contextos práticos. Além disso, destaca a importância do estudo da ética para a vida diária, reforçando a relevância do conteúdo aprendido e motivando os alunos a continuarem refletindo sobre suas próprias ações e decisões éticas.

Resumo

Na conclusão da aula, o professor deve resumir os principais pontos discutidos, como os componentes da ética (valores, deveres, virtudes) e os dilemas éticos abordados nas atividades práticas. É importante recapitular as teorias éticas discutidas e como elas foram aplicadas em situações reais e fictícias, reforçando a compreensão dos alunos.

Conexão com a Teoria

A aula de hoje foi essencial para conectar a teoria ética com a prática, através de exemplos e atividades que simulam dilemas reais. Os alunos puderam não só entender as teorias éticas, mas também aplicá-las em situações que exigem tomada de decisão, o que ajuda a solidificar o aprendizado e a mostrar a relevância da ética no cotidiano e na sociedade.

Fechamento

Finalmente, deve-se destacar a importância do estudo da ética para o desenvolvimento pessoal e para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis. Entender e aplicar princípios éticos ajuda na construção de relações mais saudáveis e justas, tanto no âmbito pessoal quanto profissional, e é uma ferramenta vital para enfrentar os desafios éticos do mundo contemporâneo.

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