Entrar

Plano de aula de Fatores Climáticos

Geografia

Original Teachy

'EM13CHS106'

Fatores Climáticos

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender a relação dos fatores climáticos com a formação do clima: O professor deve auxiliar os alunos a entenderem como os fatores climáticos, como latitude, altitude, maritimidade e continentalidade, vegetação e massas de ar, influenciam na formação do clima em determinada região.

  2. Identificar a influência dos fatores climáticos nos tipos de climas existentes: Os alunos devem ser capazes de reconhecer e explicar como cada um dos fatores climáticos contribui para a formação de diferentes tipos de clima ao redor do mundo.

  3. Aplicar o conhecimento adquirido para interpretar mapas climáticos: Os alunos devem ser capazes de utilizar o conhecimento adquirido sobre os fatores climáticos para interpretar mapas climáticos, identificando os diferentes tipos de clima presentes em diferentes regiões.

Objetivos secundários:

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e síntese de informações: Durante a preparação para a aula invertida, os alunos devem ser incentivados a pesquisar e sintetizar informações sobre os fatores climáticos e suas relações com a formação do clima.

  • Estimular o pensamento crítico: Ao analisar e interpretar mapas climáticos, os alunos devem ser incentivados a questionar e refletir sobre as razões e consequências da distribuição dos diferentes tipos de clima ao redor do mundo.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos prévios: O professor deve começar a aula relembrando os alunos sobre os conceitos básicos de clima e tempo, destacando a diferença entre eles. Além disso, é importante revisar brevemente o que são e como funcionam as massas de ar, que serão um dos fatores climáticos abordados nessa aula. (3 - 5 minutos)

  2. Situações-problema: O professor pode apresentar duas situações-problema para despertar o interesse dos alunos e contextualizar o tema da aula:

    • Primeira situação: "Por que o clima no interior de um continente é geralmente mais extremo do que na região costeira?".
    • Segunda situação: "Por que em alguns lugares próximos à linha do Equador faz muito calor o ano todo, enquanto em outros lugares que estão na mesma latitude faz muito frio?" (4 - 5 minutos)
  3. Contextualização: O professor deve explicar a importância do estudo dos fatores climáticos, mostrando como eles influenciam diretamente a vida na Terra. Pode-se citar, por exemplo, como o clima afeta a agricultura, a fauna e a flora, a distribuição da população, entre outros aspectos. Além disso, pode-se mencionar a importância dos mapas climáticos para a previsão do tempo e para o estudo das mudanças climáticas. (3 - 5 minutos)

  4. Introdução ao tópico: Para despertar a curiosidade dos alunos e introduzir o tópico de forma interessante, o professor pode compartilhar algumas curiosidades ou fatos relacionados aos fatores climáticos:

    • Curiosidade 1: "Você sabia que a cidade de São Paulo, que está a uma latitude relativamente baixa (entre 23° e 25° sul), tem um clima temperado, com invernos relativamente frios e verões não tão quentes, devido à sua alta altitude (cerca de 800 metros acima do nível do mar) e à influência de massas de ar frio do sul do continente?"
    • Curiosidade 2: "Você sabia que a Cordilheira dos Andes, que está a uma latitude baixa (entre 0° e 33° sul), apresenta clima de montanha, com temperaturas muito baixas e presença de neve, devido à sua grande altitude?" (3 - 5 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Jogo de Tabuleiro "Clima Mundo" (10 - 12 minutos):

    O professor deve dividir a turma em grupos de até 5 alunos. Cada grupo receberá um tabuleiro do jogo "Clima Mundo", que será previamente preparado pelo professor. O tabuleiro representará um mapa-múndi, com espaços para cada continente.

    • Materiais necessários: Tabuleiros do jogo "Clima Mundo" (preparados previamente pelo professor), cartas de fatores climáticos, cartas de tipos de clima, peões para cada grupo, dado.

    • Regras do jogo:

      1. Cada grupo começa o jogo em um continente de sua escolha.
      2. Na sua vez, o grupo deve lançar o dado e mover o seu peão pelo tabuleiro.
      3. Quando o peão parar em um espaço, o grupo deve pegar uma carta de fator climático e uma carta de tipo de clima.
      4. O grupo deve então discutir em conjunto como o fator climático da carta influencia no tipo de clima da região em que o peão parou.
      5. Se o grupo explicar corretamente a relação entre o fator climático e o tipo de clima, ele ganha pontos. Se não, não ganha pontos.
      6. O jogo continua até que todos os grupos tenham passado por todos os continentes do tabuleiro.
      7. O grupo com mais pontos no final do jogo é o vencedor.
    • Objetivo do jogo: O objetivo do jogo é que os alunos compreendam como os fatores climáticos influenciam nos tipos de clima ao redor do mundo, e que sejam capazes de aplicar esse conhecimento para interpretar mapas climáticos.

  2. Atividade de Pesquisa e Apresentação "Climas Extremos" (10 - 12 minutos):

    Após o jogo, o professor deve propor a atividade "Climas Extremos". Cada grupo de alunos deverá pesquisar sobre um local do mundo que apresente um tipo de clima considerado extremo (por exemplo, o deserto do Saara, que apresenta um clima árido, ou a Antártica, que apresenta um clima polar).

    • Materiais necessários: Acesso à internet, livros ou apostilas com informações sobre climas extremos.

    • Instruções da atividade:

      1. Cada grupo deve escolher um local do mundo que apresente um tipo de clima considerado extremo.
      2. O grupo deve pesquisar sobre as características desse clima, incluindo os fatores climáticos que contribuem para a sua formação.
      3. O grupo deve preparar uma apresentação curta (de no máximo 5 minutos) para compartilhar com a turma as informações que encontrou.
      4. Após todas as apresentações, o professor deve conduzir uma discussão em classe, relacionando as informações apresentadas pelos grupos com o conteúdo da aula.
    • Objetivo da atividade: O objetivo da atividade é que os alunos aprofundem o seu conhecimento sobre a influência dos fatores climáticos nos tipos de clima, e que desenvolvam a habilidade de pesquisa e síntese de informações.

  3. Debate "Mudanças Climáticas" (5 - 7 minutos):

    Para finalizar a etapa de Desenvolvimento, o professor pode propor um debate em classe sobre as mudanças climáticas. O professor deve dividir a turma em dois grupos: um grupo que defenderá a ideia de que as mudanças climáticas são causadas principalmente por fatores naturais, e outro grupo que defenderá a ideia de que as mudanças climáticas são causadas principalmente por ações humanas.

    • Materiais necessários: Nenhum.

    • Regras do debate:

      1. Cada grupo terá um tempo determinado para apresentar os seus argumentos (por exemplo, 3 minutos para cada grupo).
      2. Após as apresentações, cada grupo terá um tempo determinado para rebater os argumentos do outro grupo (por exemplo, 2 minutos para cada grupo).
      3. O professor deve atuar como moderador, garantindo que o debate seja realizado de forma respeitosa e organizada.
    • Objetivo do debate: O objetivo do debate é que os alunos apliquem o conhecimento adquirido sobre os fatores climáticos e os tipos de clima para entenderem melhor as mudanças climáticas, e que desenvolvam a habilidade de argumentação e de pensamento crítico.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo (5 - 7 minutos):

    O professor deve reunir todos os alunos e promover uma discussão em grupo. Cada grupo terá um tempo determinado (por exemplo, 3 minutos) para compartilhar com a turma as soluções ou conclusões que chegaram durante as atividades. O professor deve garantir que todos os grupos tenham a oportunidade de falar e esclarecer quaisquer dúvidas que possam surgir.

    • Materiais necessários: Nenhum.

    • Instruções da discussão:

      1. O professor deve pedir a cada grupo que compartilhe as principais conclusões que chegaram durante as atividades.
      2. Após cada grupo falar, os demais alunos devem ter a oportunidade de fazer perguntas ou comentários.
      3. O professor deve garantir que todos os grupos participem da discussão e que todas as dúvidas sejam esclarecidas.
    • Objetivo da discussão: O objetivo da discussão é que os alunos compartilhem o que aprenderam durante as atividades, que esclareçam dúvidas e que construam coletivamente o conhecimento sobre o tema da aula.

  2. Conexão com a Teoria (3 - 5 minutos):

    Após a discussão em grupo, o professor deve fazer a conexão entre as atividades práticas e a teoria. O professor deve explicar como as atividades realizadas ajudaram a ilustrar e a aplicar os conceitos teóricos discutidos durante a aula.

    • Materiais necessários: Nenhum.

    • Instruções para a conexão com a teoria:

      1. O professor deve ressaltar os principais pontos discutidos durante as atividades, explicando como eles se relacionam com os conceitos teóricos sobre fatores climáticos e tipos de clima.
      2. O professor deve enfatizar a importância de compreender esses conceitos para interpretar mapas climáticos e entender as mudanças climáticas.
    • Objetivo da conexão com a teoria: O objetivo da conexão com a teoria é que os alunos percebam a relevância e a aplicação prática do conhecimento teórico adquirido.

  3. Reflexão Final (2 - 3 minutos):

    Para finalizar a aula, o professor deve propor que os alunos reflitam por um minuto sobre as seguintes perguntas:

    1. Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?
    2. Quais questões ainda não foram respondidas?

    Após a reflexão, o professor pode pedir a alguns voluntários que compartilhem as suas respostas com a turma. O professor deve encorajar os alunos a expressarem as suas opiniões e a fazerem perguntas, garantindo um ambiente de aprendizado aberto e respeitoso.

    • Materiais necessários: Nenhum.

    • Instruções para a reflexão final:

      1. O professor deve pedir aos alunos que reflitam por um minuto sobre as perguntas propostas.
      2. Após a reflexão, o professor deve pedir a alguns voluntários que compartilhem as suas respostas com a turma.
      3. O professor deve encorajar os demais alunos a fazerem perguntas e a expressarem as suas opiniões.
    • Objetivo da reflexão final: O objetivo da reflexão final é que os alunos reconheçam o que aprenderam, que identifiquem possíveis lacunas no seu entendimento e que se sintam confortáveis para expressar as suas dúvidas e opiniões.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo do Conteúdo (2 - 3 minutos):

    O professor deve fazer um resumo dos principais pontos abordados durante a aula. Isso inclui recapitular os fatores climáticos (latitude, altitude, maritimidade e continentalidade, vegetação e massas de ar) e como eles influenciam na formação dos diferentes tipos de clima. O professor também deve relembrar as situações-problema e as atividades realizadas, destacando as principais conclusões dos alunos.

    • Materiais necessários: Nenhum.

    • Instruções para o resumo do conteúdo:

      1. O professor deve recapitular os fatores climáticos e como eles influenciam na formação dos diferentes tipos de clima.
      2. O professor deve relembrar as situações-problema e as atividades realizadas, destacando as principais conclusões dos alunos.
    • Objetivo do resumo do conteúdo: O objetivo do resumo do conteúdo é que os alunos fixem os principais conceitos e relações apresentadas durante a aula.

  2. Conexão da Teoria com a Prática (1 - 2 minutos):

    O professor deve explicar como a aula conectou a teoria sobre os fatores climáticos com as práticas do jogo de tabuleiro "Clima Mundo" e da atividade de pesquisa e apresentação "Climas Extremos". O professor deve destacar como essas atividades permitiram aos alunos compreenderem e aplicarem os conceitos teóricos.

    • Materiais necessários: Nenhum.

    • Instruções para a conexão da teoria com a prática:

      1. O professor deve explicar como as atividades práticas permitiram aos alunos compreenderem e aplicarem os conceitos teóricos.
      2. O professor deve ressaltar a importância de conectar a teoria com a prática para um melhor aprendizado.
    • Objetivo da conexão da teoria com a prática: O objetivo da conexão da teoria com a prática é que os alunos percebam a relevância e a aplicação prática do conhecimento teórico.

  3. Materiais Extras (1 - 2 minutos):

    O professor deve sugerir alguns materiais extras para os alunos que desejam aprofundar o seu conhecimento sobre os fatores climáticos e a formação do clima. Esses materiais podem incluir livros, documentários, sites e aplicativos de previsão do tempo.

    • Materiais necessários: Lista de materiais extras (preparada previamente pelo professor).

    • Instruções para a sugestão de materiais extras:

      1. O professor deve sugerir alguns materiais extras para os alunos que desejam aprofundar o seu conhecimento sobre o tema da aula.
      2. O professor deve explicar brevemente o conteúdo desses materiais e como eles podem ser úteis para os alunos.
    • Objetivo da sugestão de materiais extras: O objetivo da sugestão de materiais extras é que os alunos tenham a oportunidade de aprender mais sobre o tema da aula de forma autônoma.

  4. Aplicação no Dia a Dia (1 - 2 minutos):

    Por fim, o professor deve explicar como o conhecimento adquirido na aula pode ser aplicado no dia a dia dos alunos. Isso pode incluir a capacidade de interpretar mapas climáticos, entender as previsões do tempo, e compreender as mudanças climáticas e suas consequências.

    • Materiais necessários: Nenhum.

    • Instruções para a aplicação no dia a dia:

      1. O professor deve explicar brevemente como o conhecimento adquirido na aula pode ser aplicado no dia a dia dos alunos.
      2. O professor deve ressaltar a importância de compreender esses conceitos para entender melhor o mundo ao nosso redor e tomar decisões informadas.
    • Objetivo da aplicação no dia a dia: O objetivo da aplicação no dia a dia é que os alunos percebam a relevância e a utilidade do que aprenderam, e que se sintam motivados a aplicar o seu conhecimento no dia a dia.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies