Entrar

Plano de aula de Arte Moderna: Cubismo e Futurismo

História da Arte

Original Teachy

Arte Moderna: Cubismo e Futurismo

Objetivos

< (10 - 15 minutos) >

Objetivo Principal:

  • Desenvolver uma compreensão aprofundada do Cubismo e Futurismo, dois movimentos notáveis da Arte Moderna, através do estudo de sua história, características estilísticas, obras de arte notáveis, terminologia específica e impacto cultural e social.

Objetivos Secundários:

  • Facilitar o reconhecimento e a análise das características estilísticas únicas do Cubismo e Futurismo em obras de arte individuais.

  • Fomentar a habilidade de aplicar terminologia artística correta ao discutir estas formas de arte e suas características.

  • Desenvolver a capacidade de fazer conexões interdisciplinares e comparativas entre o Cubismo, Futurismo e outros movimentos artísticos.

  • Incentivar a compreensão do impacto cultural e social que o Cubismo e Futurismo tiveram no mundo da arte e na sociedade em geral.

  • Desenvolver habilidades de expressão oral e escrita para comunicar as ideias e interpretações adquiridas durante o estudo de Cubismo e Futurismo.

Introdução

< (15 - 20 minutos) >

Para começar a aula, é importante revisitar brevemente o conteúdo abordado na aula anterior sobre "Arte Moderna: Fauvismo e Expressionismo". Isso ajudará a situar os alunos dentro da continuidade da arte moderna e prepará-los para a nova discussão sobre o Cubismo e o Futurismo.

Para engajar os alunos e despertar seu interesse, o professor pode começar com algumas perguntas provocativas. Por exemplo, "Como você acha que a arte pode representar a aceleração da sociedade moderna e a ascensão da tecnologia?" ou "Como seria representar múltiplas perspectivas de um objeto em uma única pintura?".

Em seguida, o professor pode contextualizar a importância do Cubismo e do Futurismo. Pode-se mencionar como estes movimentos artísticos refletem as mudanças rápidas e radicais na sociedade e tecnologia no início do século XX, e como eles continuam a influenciar a arte e o design contemporâneos.

Para capturar ainda mais a atenção dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades ou fatos intrigantes sobre os movimentos e seus principais artistas. Por exemplo, pode-se mencionar que Pablo Picasso, um dos fundadores do Cubismo, era tão produtivo que criou cerca de 50.000 obras de arte em sua vida. Ou que Filippo Tommaso Marinetti, o fundador do Futurismo, era tão apaixonado por velocidade e tecnologia que uma vez disse: "Um carro de corrida é mais bonito que a Vitória de Samotrácia", referindo-se a uma famosa escultura grega antiga.

Através destas atividades iniciais, os alunos serão preparados e motivados para explorar mais profundamente o Cubismo e o Futurismo na aula que se segue.

Desenvolvimento

< (50 - 60 minutos) >

Revisão dos Conhecimentos Anteriores (10 - 15 minutos)

O professor deve começar revisando os conceitos básicos de arte moderna. Isso pode incluir a discussão de tópicos como a mudança de representação realista para abstrata, a influência da industrialização e da guerra na arte, e a ruptura com as tradições artísticas anteriores.

Apresentação da Teoria (15 - 20 minutos)

Em seguida, o professor deve apresentar a teoria do Cubismo e do Futurismo. Isso pode incluir a explanação sobre o contexto histórico do surgimento desses movimentos, a discussão das características estilísticas chave de cada um, a apresentação dos principais artistas e obras de cada movimento, e a explicação da terminologia específica relacionada ao Cubismo e ao Futurismo.

Atividades Práticas (20 - 25 minutos)

  1. Análise de Obras de Arte Cubistas e Futuristas

    Para esta atividade, os alunos precisarão de acesso a imagens de obras de arte cubistas e futuristas. Isso pode ser feito através de livros de arte, apresentações de slides ou sites de museus. O professor deve orientar os alunos a identificar as características estilísticas do Cubismo e do Futurismo nas obras de arte, e a aplicar a terminologia aprendida para descrever e analisar as obras.

  2. Criação de Obras de Arte Cubistas e Futuristas

    Para esta atividade, os alunos precisarão de materiais de arte como papel, lápis, marcadores, e tintas. O professor deve incentivar os alunos a criar suas próprias obras de arte inspiradas no Cubismo ou no Futurismo. Isso permitirá que os alunos apliquem de forma prática o que aprenderam sobre esses movimentos e desenvolvam um entendimento mais profundo de suas características estilísticas.

Discussão (10 - 15 minutos)

Para concluir a etapa de desenvolvimento, o professor deve facilitar uma discussão em sala de aula sobre o impacto cultural e social do Cubismo e do Futurismo. Os alunos devem ser incentivados a expressar e defender suas opiniões, e a fazer conexões entre os temas e conceitos discutidos e outros movimentos artísticos ou eventos históricos. Isso ajudará a desenvolver suas habilidades de pensamento crítico, expressão oral e escrita.

Retorno

< (15 - 20 minutos) >

Para avaliar o que foi aprendido, o professor deve propor exercícios ou atividades em grupo para que os alunos possam aplicar a teoria aprendida sobre Cubismo e Futurismo na prática. Isso pode incluir a análise de mais obras de arte ou a criação de mais obras de arte inspiradas nos movimentos.

Os alunos devem ser incentivados a compartilhar suas análises e criações com a classe e explicar como as características estilísticas do Cubismo e do Futurismo estão presentes em suas análises ou obras de arte. Isso permitirá que o professor avalie a compreensão dos alunos sobre a teoria apresentada e dê feedback imediato e útil.

Em seguida, o professor deve pedir aos alunos que escrevam em um papel, em um minuto, respostas para as seguintes perguntas:

  1. Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?
  2. Quais questões ainda não foram respondidas?

Essa atividade permitirá que o professor obtenha feedback dos alunos sobre a aula e identifique possíveis lacunas no aprendizado que podem ser abordadas em aulas futuras.

Por fim, o professor deve sugerir uma lista de exercícios sobre o tópico apresentado em sala de aula para que os alunos resolvam em casa. Esses exercícios podem incluir perguntas de múltipla escolha, perguntas de resposta curta e perguntas de ensaio sobre Cubismo e Futurismo. Isso permitirá que os alunos revisem e aprofundem o que aprenderam na aula.

Através destas atividades de retorno, o professor pode garantir que os alunos tenham uma compreensão sólida e completa de Cubismo e Futurismo, e estejam prontos para avançar para o próximo tópico na História da Arte.

Conclusão

< (10 - 15 minutos) >

Para concluir a aula, o professor deve resumir e recapitular os principais pontos que foram abordados. Isso inclui o contexto histórico e social do surgimento do Cubismo e do Futurismo, as características estilísticas únicas de cada movimento, os principais artistas e obras de cada movimento, a terminologia específica, a interpretação e análise de obras de arte cubistas e futuristas, e a influência que esses movimentos tiveram na arte e na sociedade contemporâneas.

Em seguida, o professor deve explicar como a teoria apresentada foi conectada à prática e às aplicações através das atividades práticas de análise e criação de obras de arte cubistas e futuristas. A interação entre teoria e prática é um elemento crucial para o entendimento dos alunos sobre a matéria.

Posteriormente, o professor deve sugerir materiais extras para estudo, tais como livros, artigos, documentários, exposições de arte, e websites confiáveis que tratem do Cubismo e do Futurismo. Isso irá permitir que os alunos aprofundem seu conhecimento e compreensão sobre esses movimentos artísticos.

Por último, é importante que o professor explique a relevância do Cubismo e do Futurismo para o dia a dia. Esses movimentos artísticos, embora tenham surgido há mais de um século, ainda têm um impacto significativo na arte, design, moda, e até mesmo na publicidade contemporâneos. Além disso, a habilidade de analisar e interpretar obras de arte, aplicar terminologia artística, e expressar ideias e interpretações de maneira clara e eficaz, são competências valiosas que podem ser aplicadas em muitas áreas da vida.

Portanto, através desta conclusão, o professor pode ajudar os alunos a consolidar o que aprenderam durante a aula, destacar a importância do estudo do Cubismo e do Futurismo, e incentivar a continuidade do aprendizado fora da sala de aula.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies