Entrar

Plano de aula de Carreiras em Arte

História da Arte

Original Teachy

Carreiras em Arte

Objetivos

< (10 - 15 minutos) >

  1. Compreender a natureza diversa e multifacetada das carreiras em arte, destacando o valor da arte como uma profissão viável e respeitada. Os alunos devem ser capazes de identificar e descrever várias carreiras em arte, suas funções e suas contribuições para a sociedade e a cultura.

  2. Identificar e discutir as habilidades necessárias para ter sucesso em uma carreira em arte. Isso inclui habilidades técnicas, criatividade, habilidades de observação, habilidades de comunicação, resiliência, autodisciplina, conhecimento da história da arte, habilidades de marketing, habilidades digitais, persistência e habilidades de networking.

  3. Estimular a reflexão e a autoavaliação sobre as habilidades pessoais dos alunos em relação às necessárias para uma carreira em arte. Isso inclui uma discussão sobre como essas habilidades podem ser desenvolvidas e aprimoradas.

Objetivos Secundários:

  1. Fomentar a apreciação pela arte e pelos artistas, destacando o papel crucial que desempenham na sociedade e cultura.

  2. Incentivar a exploração e a pesquisa individual sobre carreiras em arte que possam interessar aos alunos.

Introdução

< (15 - 20 minutos) >

Para começar a aula, o professor deve relembrar os alunos do conteúdo da aula anterior sobre "Museus e Galerias", destacando a importância desses espaços para a preservação, exposição e apreciação da arte. O professor pode introduzir a ideia de que, por trás de cada obra de arte em um museu ou galeria, há um artista ou um profissional da arte envolvido.

A seguir, o professor pode lançar duas situações-problema para instigar a curiosidade dos alunos: "Como você acha que um artista consegue viver de sua arte?" e "Quais habilidades você acha que são necessárias para ser um artista bem-sucedido?". Essas perguntas podem servir de ponto de partida para a discussão das carreiras em arte.

Em seguida, o professor deve contextualizar a importância do assunto, explicando que a arte não é apenas uma expressão de criatividade, mas também uma profissão que pode oferecer uma ampla gama de oportunidades de carreira. O professor pode realçar que, além do papel fundamental que a arte desempenha na sociedade e na cultura, ela também pode proporcionar uma carreira viável e respeitada.

Para introduzir o tópico e captar a atenção dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades ou histórias sobre carreiras em arte. Por exemplo, ele pode falar sobre artistas famosos que começaram suas carreiras de maneiras inusitadas, como Vincent Van Gogh, que só começou a pintar aos 27 anos, ou sobre carreiras modernas em arte, como a animação digital, que foram possíveis graças aos avanços tecnológicos. Além disso, pode mencionar exemplos de profissionais da arte que contribuíram significativamente para a sociedade e a cultura, como conservadores de arte que ajudaram a preservar obras importantes para as gerações futuras.

Desenvolvimento

< (55 - 60 minutos) >

Revisão dos conhecimentos anteriores < (10 - 15 minutos) >

O professor deve revisar os conceitos-chave da História da Arte, como diferentes estilos, períodos e movimentos artísticos. Além disso, deve-se revisitar o conceito de arte como uma forma de expressão e comunicação, bem como discutir o papel dos artistas na sociedade e na cultura.

Apresentação da teoria < (15 - 20 minutos) >

A seguir, o professor deve introduzir os alunos ao vasto universo das carreiras em arte. Deve-se começar pela definição de cada carreira, suas funções, os setores em que atuam e as possíveis trajetórias de carreira dentro de cada área. Essas carreiras podem incluir artistas visuais, designers gráficos, diretores de arte, conservadores de arte, ilustradores, fotógrafos de arte, animadores e professores de arte.

Depois, é importante discutir as habilidades necessárias para ter sucesso em cada uma dessas carreiras. O professor deve enfatizar que, além das habilidades técnicas específicas, existem habilidades transferíveis que são valiosas em todas as carreiras em arte, como a criatividade, habilidades de observação e de comunicação, resiliência, autodisciplina, conhecimento da história da arte, habilidades de marketing, habilidades digitais, persistência e habilidades de networking.

Atividades práticas < (30 - 35 minutos) >

Para colocar a teoria em prática, o professor pode propor as seguintes atividades:

  1. Pesquisa de Carreira em Arte

    Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo terá que pesquisar sobre uma das carreiras em arte discutidas na aula. Eles terão que investigar questões como: O que faz essa carreira? Quais são os requisitos de educação e habilidades? Quais são as oportunidades de emprego e o salário médio? Ao final, cada grupo deve fazer uma breve apresentação para a classe, compartilhando suas descobertas.

    Materiais Necessários: Computadores com acesso à internet, papel e canetas para anotações.

  2. Autoavaliação de Habilidades

    Nesta atividade, os alunos serão convidados a refletir sobre suas próprias habilidades e interesses. Eles terão que avaliar suas habilidades nas áreas discutidas na aula (criatividade, habilidades de observação, habilidades de comunicação, etc.) e pensar sobre quais carreiras em arte podem ser mais adequadas para eles com base nessas habilidades. Esta atividade pode ser feita individualmente ou em pequenos grupos, e os alunos podem compartilhar suas reflexões com a classe, se desejarem.

    Materiais Necessários: Papel e canetas.

Estas atividades não só ajudam a solidificar os conceitos discutidos, mas também incentivam a reflexão pessoal e o pensamento crítico sobre as carreiras em arte.

Retorno

< (20 - 25 minutos) >

Revisão da atividade prática < (10 - 15 minutos) >

Depois das atividades práticas, o professor deve revisar os pontos-chave e fazer a conexão com a teoria apresentada. Ele pode discutir as apresentações dos grupos sobre as carreiras em arte, destacando as habilidades necessárias e as possíveis trajetórias de carreira. Além disso, o professor pode comentar sobre as reflexões dos alunos na atividade de autoavaliação de habilidades, destacando a importância de conhecer as próprias habilidades e interesses ao escolher uma carreira.

Feedback dos alunos < (5 - 10 minutos) >

Para verificar o que foi aprendido, o professor pode pedir aos alunos que escrevam em um papel respostas para perguntas como: "Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?" e "Quais questões ainda não foram respondidas?". Isso permite ao professor ter uma visão do que foi bem assimilado pelos alunos e onde podem haver lacunas no entendimento que precisam ser abordadas em aulas futuras.

Exercícios para casa < (5 minutos) >

Finalmente, o professor pode propor uma lista de exercícios sobre o tópico apresentado em sala de aula para que os alunos resolvam em casa. Estes podem incluir pesquisas adicionais sobre carreiras em arte, entrevistas com profissionais da área ou projetos criativos que permitam aos alunos explorar suas habilidades artísticas. Isso ajuda a reforçar o aprendizado e a promover a conexão dos alunos com a matéria fora da sala de aula.

Conclusão

< (10 - 15 minutos) >

Para concluir a aula, o professor deve recapitular os principais pontos discutidos, ressaltando a diversidade de carreiras disponíveis na área de arte e as habilidades necessárias para cada uma delas. Uma visão geral das carreiras discutidas e uma revisão das habilidades necessárias pode ser útil para consolidar o conhecimento adquirido.

O professor deve, então, conectar a teoria apresentada com a prática realizada durante a aula. É importante reforçar como as atividades de pesquisa de carreira e autoavaliação de habilidades permitem aos alunos aplicar a teoria no contexto real, incentivando-os a refletir sobre suas próprias capacidades e interesses.

Em seguida, o professor pode sugerir materiais adicionais para os alunos que desejam aprofundar seu conhecimento sobre carreiras em arte. Isso pode incluir livros, documentários, entrevistas com profissionais da área, ou visitas a museus e galerias. Além disso, o professor pode sugerir recursos online, como blogs, podcasts, ou plataformas de aprendizado de arte.

Por fim, o professor deve destacar a importância do conhecimento adquirido para a vida diária dos alunos, explicando como a compreensão das carreiras em arte e das habilidades necessárias pode ser útil para aqueles que consideram seguir uma carreira artística. Além disso, mesmo para aqueles que não pretendem seguir carreiras em arte, o conhecimento sobre o campo pode ajudar a fomentar uma apreciação mais profunda pela arte e pelo trabalho dos artistas. Isso pode enriquecer a experiência dos alunos ao visitar museus e galerias, ao apreciar a arte em seu cotidiano, e ao valorizar o papel da arte em nossa sociedade e cultura.

Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies