Objetivos
Estimativa de tempo: <10 - 15 minutos>
Objetivo Principal 1: Introduzir o tópico da Arte Pós-Moderna e Contemporânea, explicando seu contexto histórico, suas características principais, e como ela se diferencia de outros períodos artísticos.
Objetivo Principal 2: Apresentar aos alunos os principais movimentos e artistas da arte pós-moderna e contemporânea, destacando suas contribuições para a evolução da arte.
Objetivo Principal 3: Estimular os alunos a desenvolverem habilidades de análise crítica e interpretação de obras de arte pós-moderna e contemporânea, levando em consideração tanto a forma quanto o conteúdo.
Objetivos Secundários:
- Incentivar os alunos a compreenderem o contexto político, social e cultural em que as obras de arte pós-modernas e contemporâneas foram criadas.
- Desenvolver a capacidade dos alunos de comunicar e argumentar de maneira clara e eficaz suas compreensões sobre as obras de arte.
- Estimular os alunos a fazerem conexões interdisciplinares entre a arte pós-moderna e contemporânea e outros campos do conhecimento.
- Incentivar os alunos a conduzirem pesquisas independentes para aprofundar seu conhecimento sobre artistas, movimentos, obras e temas específicos da arte pós-moderna e contemporânea.
Introdução
Estimativa de tempo: <15 - 20 minutos>
-
Relembrando Conteúdos: A aula começará com uma breve revisão do conteúdo da aula anterior, focando na Arte Moderna, Abstracionismo e Expressionismo Abstrato. Essa revisão ajudará a estabelecer a base para a compreensão dos alunos sobre como a Arte Pós-Moderna e Contemporânea se desviou e desafiou as convenções estabelecidas durante o período moderno.
-
Situações Problema: Em seguida, duas situações problema serão apresentadas para engajar os alunos e introduzir o tópico da aula. A primeira situação pode envolver uma discussão sobre a diferença entre arte e não-arte, um tema central na arte pós-moderna. A segunda situação pode envolver o papel da arte na sociedade contemporânea, questionando como a arte pode refletir e influenciar questões políticas, sociais e culturais.
-
Contextualização: A importância da arte pós-moderna e contemporânea será contextualizada discutindo como estes movimentos refletem não apenas mudanças estéticas, mas também mudanças mais amplas na sociedade, tecnologia e política. Exemplos de obras de arte que respondem a eventos históricos, questões sociais ou avanços tecnológicos serão usados para ilustrar essa conexão.
-
Ganhar a Atenção dos Alunos: Para introduzir o tópico de forma envolvente, duas curiosidades serão apresentadas. A primeira é a história de como o artista pós-moderno Marcel Duchamp desafiou a definição de arte ao apresentar um urinol como uma obra de arte em 1917, o que provocou um escândalo na época. A segunda curiosidade é a história de como a artista contemporânea Yayoi Kusama usou a arte para lidar com sua saúde mental, criando instalações imersivas que refletem suas experiências com alucinações.
Desenvolvimento
Estimativa de tempo: <40 - 50 minutos>
-
Revisão de Conhecimentos Anteriores: Iniciará a sessão de desenvolvimento relembrando os conceitos chave da arte moderna e como ela se contrapõe à arte pós-moderna e contemporânea. Este passo é crucial para alicerçar a compreensão dos alunos sobre a ruptura e a continuidade entre os períodos artísticos.
-
Apresentação da Teoria: Em seguida, a teoria necessária será apresentada, com foco nos principais movimentos da arte pós-moderna (como arte pop, minimalismo, arte conceitual) e da arte contemporânea (como arte performática, instalação, videoarte, arte digital). Será enfatizada a ideia de que a arte pós-moderna e contemporânea não se limita a um estilo ou meio, mas engloba uma variedade de práticas e abordagens. Serão apresentados exemplos de obras de arte para cada movimento e serão discutidos seus significados e contextos.
-
Atividade Prática 1 - Análise de Obras de Arte: Cada aluno receberá uma imagem de uma obra de arte pós-moderna ou contemporânea e será incentivado a analisar a obra, considerando suas características formais e conceituais, o contexto em que foi criada e as possíveis mensagens que o artista quis transmitir. Os alunos compartilharão suas análises com a classe e discutirão suas interpretações. Materiais necessários: imagens de obras de arte pós-modernas e contemporâneas, papel e canetas.
-
Atividade Prática 2 - Criação de Obras de Arte: Em grupos, os alunos serão desafiados a criar suas próprias obras de arte pós-modernas ou contemporâneas, utilizando os conceitos e técnicas discutidos na aula. Eles serão incentivados a experimentar diferentes meios (pintura, escultura, colagem, fotografia, videoarte) e a refletir sobre questões contemporâneas em suas obras. Materiais necessários: materiais de arte variados, câmeras ou smartphones para a criação de videoarte.
-
Atividade Prática 3 - Pesquisa e Apresentação: Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo será encarregado de pesquisar sobre um artista pós-moderno ou contemporâneo específico, preparar uma apresentação sobre o artista e suas principais obras, e apresentar para a classe na próxima aula. Materiais necessários: acesso à internet, computadores ou tablets, software de apresentação (como PowerPoint ou Prezi).
Este desenvolvimento da aula irá proporcionar aos alunos uma compreensão teórica e prática da arte pós-moderna e contemporânea, ao mesmo tempo em que desenvolve suas habilidades de análise, criação, pesquisa e apresentação.
Retorno
Estimativa de tempo: <15 - 20 minutos>
-
Revisão de Conceitos: Após as atividades práticas, propor um momento para que os alunos reflitam e compartilhem o que aprenderam. Esta parte é crucial para conectar as atividades realizadas com a teoria apresentada. Estimular os alunos a discutir como as obras de arte que analisaram e criaram se relacionam com os movimentos e conceitos da arte pós-moderna e contemporânea que foram discutidos.
-
Avaliação Rápida: Propor que os alunos escrevam em um papel, em um minuto, respostas para as perguntas: Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje? Quais questões ainda não foram respondidas? Esta atividade permitirá que o professor avalie rapidamente o que os alunos aprenderam e quais conceitos podem precisar de revisão ou esclarecimento adicional. Materiais necessários: papel e canetas.
-
Tarefa de Casa: Sugerir uma lista de exercícios sobre o tópico apresentado em sala de aula para que os alunos resolvam em casa. Esses exercícios podem incluir questões de múltipla escolha, perguntas abertas e atividades de correspondência para testar o conhecimento dos alunos sobre os principais movimentos e artistas da arte pós-moderna e contemporânea. Além disso, os alunos podem ser encorajados a visitar um museu ou uma galeria de arte (virtual ou físico) e escrever uma resenha crítica de uma obra de arte pós-moderna ou contemporânea que tenham visto.
Este retorno permitirá avaliar o que os alunos aprenderam na aula, identificar quaisquer dificuldades ou lacunas no conhecimento e reforçar o conteúdo da aula através de exercícios de casa.
Conclusão
Estimativa de tempo: <10 - 15 minutos>
-
Recapitulação: No final da aula, os principais pontos discutidos serão recapitulados. Isso incluirá uma revisão dos principais movimentos e artistas da arte pós-moderna e contemporânea, as características distintivas desta época e a importância do contexto no entendimento da arte.
-
Teoria e Prática: A conexão entre a parte teórica e prática da aula será destacada, reforçando a importância da análise crítica e da criação de arte para a compreensão dos conceitos discutidos. Os alunos serão relembrados de como as atividades práticas realizadas em sala de aula ajudaram a consolidar o conhecimento adquirido.
-
Materiais Extras: Para complementar o aprendizado, serão sugeridos materiais de estudo adicionais, como leituras de textos sobre arte pós-moderna e contemporânea, vídeos de entrevistas com artistas e visitas virtuais a museus e galerias de arte. Esses materiais ajudarão os alunos a aprofundar seus conhecimentos e a preparar-se para a apresentação da próxima aula.
-
Importância da Arte Pós-Moderna e Contemporânea: Por fim, será enfatizada a relevância da arte pós-moderna e contemporânea para a sociedade atual. Será explicado como a arte reflete e questiona as mudanças sociais, políticas e tecnológicas, e como ela pode ampliar nossa compreensão do mundo e estimular o pensamento crítico.
Esta conclusão permitirá consolidar o que foi aprendido na aula, conectar a teoria e a prática, e preparar os alunos para estudos futuros sobre o tema.