Entrar

Plano de aula de Arte Pós-Moderna e Contemporânea

História da Arte

Original Teachy

Arte Pós-Moderna e Contemporânea

Objetivos

Estimativa de tempo: <10 - 15 minutos>

Objetivo Principal 1: Introduzir o tópico da Arte Pós-Moderna e Contemporânea, explicando seu contexto histórico, suas características principais, e como ela se diferencia de outros períodos artísticos.

Objetivo Principal 2: Apresentar aos alunos os principais movimentos e artistas da arte pós-moderna e contemporânea, destacando suas contribuições para a evolução da arte.

Objetivo Principal 3: Estimular os alunos a desenvolverem habilidades de análise crítica e interpretação de obras de arte pós-moderna e contemporânea, levando em consideração tanto a forma quanto o conteúdo.

Objetivos Secundários:

  • Incentivar os alunos a compreenderem o contexto político, social e cultural em que as obras de arte pós-modernas e contemporâneas foram criadas.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de comunicar e argumentar de maneira clara e eficaz suas compreensões sobre as obras de arte.
  • Estimular os alunos a fazerem conexões interdisciplinares entre a arte pós-moderna e contemporânea e outros campos do conhecimento.
  • Incentivar os alunos a conduzirem pesquisas independentes para aprofundar seu conhecimento sobre artistas, movimentos, obras e temas específicos da arte pós-moderna e contemporânea.

Introdução

Estimativa de tempo: <15 - 20 minutos>

  • Relembrando Conteúdos: A aula começará com uma breve revisão do conteúdo da aula anterior, focando na Arte Moderna, Abstracionismo e Expressionismo Abstrato. Essa revisão ajudará a estabelecer a base para a compreensão dos alunos sobre como a Arte Pós-Moderna e Contemporânea se desviou e desafiou as convenções estabelecidas durante o período moderno.

  • Situações Problema: Em seguida, duas situações problema serão apresentadas para engajar os alunos e introduzir o tópico da aula. A primeira situação pode envolver uma discussão sobre a diferença entre arte e não-arte, um tema central na arte pós-moderna. A segunda situação pode envolver o papel da arte na sociedade contemporânea, questionando como a arte pode refletir e influenciar questões políticas, sociais e culturais.

  • Contextualização: A importância da arte pós-moderna e contemporânea será contextualizada discutindo como estes movimentos refletem não apenas mudanças estéticas, mas também mudanças mais amplas na sociedade, tecnologia e política. Exemplos de obras de arte que respondem a eventos históricos, questões sociais ou avanços tecnológicos serão usados para ilustrar essa conexão.

  • Ganhar a Atenção dos Alunos: Para introduzir o tópico de forma envolvente, duas curiosidades serão apresentadas. A primeira é a história de como o artista pós-moderno Marcel Duchamp desafiou a definição de arte ao apresentar um urinol como uma obra de arte em 1917, o que provocou um escândalo na época. A segunda curiosidade é a história de como a artista contemporânea Yayoi Kusama usou a arte para lidar com sua saúde mental, criando instalações imersivas que refletem suas experiências com alucinações.

Desenvolvimento

Estimativa de tempo: <40 - 50 minutos>

  • Revisão de Conhecimentos Anteriores: Iniciará a sessão de desenvolvimento relembrando os conceitos chave da arte moderna e como ela se contrapõe à arte pós-moderna e contemporânea. Este passo é crucial para alicerçar a compreensão dos alunos sobre a ruptura e a continuidade entre os períodos artísticos.

  • Apresentação da Teoria: Em seguida, a teoria necessária será apresentada, com foco nos principais movimentos da arte pós-moderna (como arte pop, minimalismo, arte conceitual) e da arte contemporânea (como arte performática, instalação, videoarte, arte digital). Será enfatizada a ideia de que a arte pós-moderna e contemporânea não se limita a um estilo ou meio, mas engloba uma variedade de práticas e abordagens. Serão apresentados exemplos de obras de arte para cada movimento e serão discutidos seus significados e contextos.

  • Atividade Prática 1 - Análise de Obras de Arte: Cada aluno receberá uma imagem de uma obra de arte pós-moderna ou contemporânea e será incentivado a analisar a obra, considerando suas características formais e conceituais, o contexto em que foi criada e as possíveis mensagens que o artista quis transmitir. Os alunos compartilharão suas análises com a classe e discutirão suas interpretações. Materiais necessários: imagens de obras de arte pós-modernas e contemporâneas, papel e canetas.

  • Atividade Prática 2 - Criação de Obras de Arte: Em grupos, os alunos serão desafiados a criar suas próprias obras de arte pós-modernas ou contemporâneas, utilizando os conceitos e técnicas discutidos na aula. Eles serão incentivados a experimentar diferentes meios (pintura, escultura, colagem, fotografia, videoarte) e a refletir sobre questões contemporâneas em suas obras. Materiais necessários: materiais de arte variados, câmeras ou smartphones para a criação de videoarte.

  • Atividade Prática 3 - Pesquisa e Apresentação: Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo será encarregado de pesquisar sobre um artista pós-moderno ou contemporâneo específico, preparar uma apresentação sobre o artista e suas principais obras, e apresentar para a classe na próxima aula. Materiais necessários: acesso à internet, computadores ou tablets, software de apresentação (como PowerPoint ou Prezi).

Este desenvolvimento da aula irá proporcionar aos alunos uma compreensão teórica e prática da arte pós-moderna e contemporânea, ao mesmo tempo em que desenvolve suas habilidades de análise, criação, pesquisa e apresentação.

Retorno

Estimativa de tempo: <15 - 20 minutos>

  • Revisão de Conceitos: Após as atividades práticas, propor um momento para que os alunos reflitam e compartilhem o que aprenderam. Esta parte é crucial para conectar as atividades realizadas com a teoria apresentada. Estimular os alunos a discutir como as obras de arte que analisaram e criaram se relacionam com os movimentos e conceitos da arte pós-moderna e contemporânea que foram discutidos.

  • Avaliação Rápida: Propor que os alunos escrevam em um papel, em um minuto, respostas para as perguntas: Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje? Quais questões ainda não foram respondidas? Esta atividade permitirá que o professor avalie rapidamente o que os alunos aprenderam e quais conceitos podem precisar de revisão ou esclarecimento adicional. Materiais necessários: papel e canetas.

  • Tarefa de Casa: Sugerir uma lista de exercícios sobre o tópico apresentado em sala de aula para que os alunos resolvam em casa. Esses exercícios podem incluir questões de múltipla escolha, perguntas abertas e atividades de correspondência para testar o conhecimento dos alunos sobre os principais movimentos e artistas da arte pós-moderna e contemporânea. Além disso, os alunos podem ser encorajados a visitar um museu ou uma galeria de arte (virtual ou físico) e escrever uma resenha crítica de uma obra de arte pós-moderna ou contemporânea que tenham visto.

Este retorno permitirá avaliar o que os alunos aprenderam na aula, identificar quaisquer dificuldades ou lacunas no conhecimento e reforçar o conteúdo da aula através de exercícios de casa.

Conclusão

Estimativa de tempo: <10 - 15 minutos>

  • Recapitulação: No final da aula, os principais pontos discutidos serão recapitulados. Isso incluirá uma revisão dos principais movimentos e artistas da arte pós-moderna e contemporânea, as características distintivas desta época e a importância do contexto no entendimento da arte.

  • Teoria e Prática: A conexão entre a parte teórica e prática da aula será destacada, reforçando a importância da análise crítica e da criação de arte para a compreensão dos conceitos discutidos. Os alunos serão relembrados de como as atividades práticas realizadas em sala de aula ajudaram a consolidar o conhecimento adquirido.

  • Materiais Extras: Para complementar o aprendizado, serão sugeridos materiais de estudo adicionais, como leituras de textos sobre arte pós-moderna e contemporânea, vídeos de entrevistas com artistas e visitas virtuais a museus e galerias de arte. Esses materiais ajudarão os alunos a aprofundar seus conhecimentos e a preparar-se para a apresentação da próxima aula.

  • Importância da Arte Pós-Moderna e Contemporânea: Por fim, será enfatizada a relevância da arte pós-moderna e contemporânea para a sociedade atual. Será explicado como a arte reflete e questiona as mudanças sociais, políticas e tecnológicas, e como ela pode ampliar nossa compreensão do mundo e estimular o pensamento crítico.

Esta conclusão permitirá consolidar o que foi aprendido na aula, conectar a teoria e a prática, e preparar os alunos para estudos futuros sobre o tema.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies