Entrar

Plano de aula de Pós-Impressionismo e Simbolismo

História da Arte

Original Teachy

Pós-Impressionismo e Simbolismo

Objetivos

Duração estimada: (10 - 15 minutos)

  1. Capacitar os estudantes a entender o contexto histórico, cultural e social que deu origem aos movimentos Pós-Impressionismo e Simbolismo, e como essas circunstâncias influenciaram a expressão artística desses períodos.

  2. Desenvolver nos estudantes a habilidade de análise visual, permitindo-lhes identificar e interpretar os elementos essenciais em obras de arte pós-impressionistas e simbolistas, como cor, forma, composição, uso de luz e a representação de emoções e simbolismos.

  3. Estimular os estudantes a realizar pesquisas independentes sobre artistas e obras relevantes desses movimentos, aprimorando seus conhecimentos e compreensão acerca do estilo individual dos artistas, suas técnicas, temas e inovações.

Objetivos secundários

  1. Incentivar a habilidade de comunicação e argumentação dos estudantes, permitindo que eles expressem suas ideias, interpretações e críticas de maneira clara e coerente, seja por meio de discussões em sala de aula, elaboração de ensaios ou apresentações.

  2. Fomentar a apreciação mais profunda dos estudantes pela arte e sua história, incentivando-os a olhar além de fatos e datas e a interpretar a arte de uma maneira mais crítica e informada.

Introdução

Duração estimada: (15 - 20 minutos)

Para começar a aula, o professor deve relembrar os conceitos fundamentais do Realismo e Impressionismo, enfatizando como esses movimentos buscavam retratar a realidade e a vida cotidiana da maneira mais fiel e objetiva possível, com especial atenção para as mudanças de luz e cor. Esse conhecimento prévio é crucial para entender como o Pós-Impressionismo e o Simbolismo se desviaram dessa abordagem.

Em seguida, o professor pode propor duas situações-problema para chamar a atenção dos alunos para o tema da aula:

  1. "Como um artista pode expressar emoções, ideias ou conceitos abstratos em uma pintura, além de simplesmente retratar a realidade?"
  2. "Como o contexto social, cultural e tecnológico de um período pode influenciar o trabalho dos artistas e a maneira como eles expressam suas visões de mundo?"

O professor deve então contextualizar a importância do Pós-Impressionismo e do Simbolismo, explicando que esses movimentos marcaram uma ruptura com a representação literal da realidade e abriram caminho para a experimentação e a abstração que caracterizam grande parte da arte moderna e contemporânea.

Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades ou histórias sobre os movimentos e seus artistas mais notáveis. Por exemplo, a história de como Vincent van Gogh, um dos mais famosos pós-impressionistas, só vendeu uma pintura durante toda a sua vida, ou como o simbolista Gustav Klimt causou escândalo na sociedade vienense devido ao erotismo e à opulência de suas obras.

Além disso, o professor pode mencionar que muitos dos conceitos e técnicas desses movimentos ainda são relevantes e influentes hoje em dia, com artistas contemporâneos continuando a explorar a expressão de emoções e ideias através da cor, forma e simbolismo.

Desenvolvimento

Duração estimada: (55 - 60 minutos)

Revisão de Conhecimentos Anteriores

Duração estimada: (10 - 15 minutos)

O professor deve iniciar esta etapa relembrando os principais conceitos e características do Realismo e do Impressionismo, e como esses movimentos buscavam retratar a realidade de maneira objetiva. O professor pode fazer perguntas direcionadas para que os alunos se recordem dos pontos-chave desses movimentos, como suas técnicas, temas e artistas principais.

Apresentação Teórica

Duração estimada: (20 - 25 minutos)

Em seguida, o professor deve introduzir a teoria do Pós-Impressionismo e do Simbolismo. Isso pode incluir:

  1. Uma descrição dos principais conceitos e características do Pós-Impressionismo e do Simbolismo, com destaque para a rejeição da representação literal, a ênfase na expressão individual e o uso de cores e formas para transmitir emoção e simbolismo.

  2. Uma discussão sobre o contexto histórico, cultural e social que deu origem a esses movimentos. Isso pode envolver uma explicação das rápidas mudanças que ocorreram no final do século XIX, como a industrialização, o crescimento das cidades, os avanços tecnológicos e as mudanças nas atitudes sociais e culturais.

  3. Uma introdução aos artistas mais notáveis do Pós-Impressionismo e do Simbolismo, como Vincent van Gogh, Paul Gauguin, Édouard Manet, Gustav Klimt e Odilon Redon. O professor deve discutir algumas de suas obras mais significativas e como elas exemplificam os princípios desses movimentos.

Atividade Prática: Análise de Obras de Arte

Duração estimada: (20 - 25 minutos)

O professor deve proporcionar aos alunos a oportunidade de aplicar a teoria na prática através da análise de obras de arte pós-impressionistas e simbolistas.

  1. O professor deve selecionar várias obras de arte relevantes e projetá-las na tela ou distribuir cópias impressas.

  2. Em seguida, os alunos devem ser orientados a analisar cada obra, identificando seus elementos visuais (como cor, forma, composição e uso de luz) e interpretando o que esses elementos podem significar.

  3. Os alunos podem trabalhar individualmente ou em pequenos grupos, e devem ser incentivados a discutir suas interpretações e ideias entre si.

  4. Depois de um tempo determinado, os alunos devem apresentar suas análises para a classe.

Materiais específicos necessários para esta atividade: Projetor (ou cópias impressas das obras de arte), papel e canetas para anotações.

Atividade Prática: Pesquisa Independente

Duração estimada: (5 - 10 minutos)

Para encerrar esta etapa, o professor deve orientar os alunos a realizar uma pesquisa independente sobre um artista pós-impressionista ou simbolista de sua escolha.

Os alunos devem ser encorajados a buscar informações sobre a vida e obra do artista, sua técnica, temas e inovações, e a influência de seu contexto histórico e cultural em seu trabalho.

Esta pesquisa pode ser realizada em casa e os resultados devem ser apresentados na próxima aula.

Materiais específicos necessários para esta atividade: Acesso à internet ou a livros de arte para a pesquisa.

Retorno

Duração estimada: (15 - 20 minutos)

Revisão de Atividades

Duração estimada: (10 - 15 minutos)

Para verificar o que foi aprendido, o professor deve revisar as atividades realizadas durante a aula. Isto pode ser feito através de uma discussão em grupo, onde os alunos compartilham suas análises das obras de arte pós-impressionistas e simbolistas e explicam como elas se conectam com a teoria apresentada.

O professor deve enfatizar a importância da análise visual, da interpretação e da crítica na compreensão da arte. Os alunos devem ser incentivados a refletir sobre como essas habilidades os ajudam a apreciar a arte de uma maneira mais profunda e informada.

Reflexão Individual

Duração estimada: (5 minutos)

Em seguida, para consolidar o aprendizado, os alunos devem fazer uma reflexão individual sobre a aula. O professor deve pedir que eles escrevam em um papel respostas para as seguintes perguntas:

  1. "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?"
  2. "Quais questões ainda não foram respondidas?"

Esta atividade ajuda os alunos a processar a informação e a identificar qualquer lacuna em seu entendimento, que pode ser abordada em aulas futuras.

Tarefa de Casa

Duração estimada: (5 minutos)

Finalmente, o professor deve propor uma lista de exercícios sobre o Pós-Impressionismo e o Simbolismo para os alunos resolverem em casa. Estes exercícios devem envolver a análise de obras de arte adicionais, a pesquisa sobre artistas e a escrita de respostas para questões de interpretação e crítica.

Materiais específicos necessários para esta atividade: Exercícios impressos ou enviados digitalmente, acesso à internet ou a livros de arte para a pesquisa.

Conclusão

Duração estimada: (10 - 15 minutos)

Para concluir a aula, o professor deve resumir e recapitular os pontos principais abordados durante a aula. Isso deve incluir uma revisão dos principais conceitos e características do Pós-Impressionismo e do Simbolismo, uma recapitulação do contexto histórico, cultural e social que deu origem a esses movimentos, e um lembrete dos artistas notáveis do Pós-Impressionismo e do Simbolismo e suas contribuições significativas para a história da arte.

Em seguida, o professor deve explicar como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações. Isso pode envolver uma discussão sobre como a teoria informou a análise visual das obras de arte, como a prática de analisar e interpretar obras de arte ajuda a apreciar a arte de uma maneira mais profunda e informada, e como a compreensão do Pós-Impressionismo e do Simbolismo pode enriquecer o entendimento dos alunos sobre a arte moderna e contemporânea.

O professor deve então sugerir materiais extras para complementar o entendimento dos alunos sobre o Pós-Impressionismo e o Simbolismo. Isso pode incluir livros de arte, documentários, visitas a museus e galerias, e recursos online, como websites de museus e bases de dados de arte.

Por fim, o professor deve destacar a importância do Pós-Impressionismo e do Simbolismo para o dia a dia, explicando que a capacidade de analisar e interpretar obras de arte, entender o contexto em que foram criadas e apreciar a expressão individual dos artistas, são habilidades que podem ser aplicadas em muitos aspectos da vida, desde a apreciação de filmes, música e literatura, até a compreensão da publicidade e da mídia.

A compreensão do Pós-Impressionismo e do Simbolismo também pode ajudar a cultivar uma apreciação mais profunda pela arte e pela cultura, e a desenvolver uma visão de mundo mais crítica e informada.

Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies