Entrar

Plano de aula de Brasil Colônia: União Ibérica e Invasão Holandesa

História

Original Teachy

'EM13CHS204'

Brasil Colônia: União Ibérica e Invasão Holandesa

Objetivos (5 - 10 minutos)

  1. Compreender a União Ibérica: Os alunos devem ser capazes de entender o contexto histórico da União Ibérica, que se refere ao período em que Portugal e Espanha estavam unidos sob um mesmo rei. Esse objetivo inclui a compreensão das causas e consequências deste período para a colonização do Brasil.

  2. Analisar a Invasão Holandesa: Os alunos devem ser capazes de analisar a invasão holandesa no Brasil, destacando as motivações e as principais características desse evento. Isso inclui a compreensão do contexto internacional da época e o impacto da invasão na sociedade e na economia brasileiras.

  3. Desenvolver habilidades de pesquisa e análise: Ao longo da aula, os alunos serão incentivados a pesquisar e analisar informações sobre o tema. Isso envolve a habilidade de buscar fontes confiáveis, selecionar e organizar informações relevantes, e formar argumentos baseados em evidências.

Objetivos Secundários:

  • Estimular o pensamento crítico: Além de desenvolver habilidades de pesquisa e análise, a aula deve incentivar os alunos a questionarem e refletirem sobre o conteúdo apresentado.
  • Promover a participação ativa: Os Objetivos secundários incluem também promover a participação ativa dos alunos na aula, através de discussões, perguntas e respostas, e atividades práticas.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos prévios: O professor deve iniciar a aula relembrando brevemente os conteúdos relacionados que foram estudados anteriormente, como a chegada dos portugueses ao Brasil, o início da colonização e as características do sistema colonial. Esta revisão servirá para situar os alunos no contexto do período em questão e prepará-los para os novos tópicos que serão abordados.

  2. Situações-problema: Em seguida, o professor pode propor duas situações que despertem o interesse dos alunos e os incentivem a refletir sobre o tópico da aula. Por exemplo:

    • "Como vocês acham que a colonização do Brasil teria sido diferente se os holandeses tivessem permanecido por mais tempo e controlado uma área maior do território?"
    • "Como a união entre Portugal e Espanha, durante a União Ibérica, influenciou a colonização do Brasil e as relações com as demais potências europeias da época?"
  3. Contextualização: O professor deve explicar a importância do tópico, mostrando como a União Ibérica e a invasão holandesa tiveram impacto significativo na formação do Brasil como país. Ele pode destacar, por exemplo, a influência da ocupação holandesa na formação de cidades como Recife e Salvador, e as mudanças na economia e na sociedade decorrentes deste evento.

  4. Introdução ao tópico: Para despertar a curiosidade dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades ou histórias relacionadas ao tópico da aula. Por exemplo:

    • "Vocês sabiam que a invasão holandesa no Brasil foi uma das primeiras guerras anticoloniais da história? Ela foi marcada por vários conflitos entre os colonos portugueses e os holandeses, e também por alianças e conflitos com os povos indígenas que viviam aqui."
    • "E vocês acreditariam se eu dissesse que, durante a ocupação holandesa, as mulheres eram mais valorizadas do que durante a época colonial portuguesa? Isso acontecia porque as mulheres holandesas tinham direito à herança, algo que não era comum entre as mulheres portuguesas da época."

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Teoria - União Ibérica (5 - 7 minutos): O professor deve iniciar a exposição teórica explicando o que foi a União Ibérica. Ele deve focar em:

    • Definição: A união dos reinos de Portugal e Espanha sob a mesma coroa, que ocorreu entre 1580 e 1640.
    • Contexto: A crise de sucessão do trono português, com a morte do rei D. Sebastião e a falta de um herdeiro direto. Isso levou à união com a Espanha, que já estava sob o domínio da mesma família real, os Habsburgos.
    • Consequências: O professor deve destacar que, durante esse período, houve um maior controle do Estado sobre a colônia, com a criação dos governos gerais e a proibição do comércio com as demais potências europeias, o que gerou descontentamento entre os colonos.
  2. Teoria - Invasão Holandesa (5 - 7 minutos): Em seguida, o professor deve abordar a invasão holandesa no Brasil. Os tópicos a serem discutidos incluem:

    • Causas e contexto: A disputa entre as potências europeias pelo domínio das colônias e a rivalidade entre Portugal e a Holanda, que culminou na invasão do Nordeste brasileiro pelos holandeses em 1630.
    • Principais eventos: O professor deve destacar a Batalha de Guararapes, a resistência indígena liderada por Poti e a presença de Maurício de Nassau, um governante holandês que promoveu diversas reformas na região.
    • Consequências: A expulsão dos holandeses do Nordeste brasileiro em 1654 e o impacto da invasão na economia e na sociedade da região.
  3. Atividade prática - Debate (10 - 12 minutos): Para consolidar o aprendizado e estimular a participação ativa dos alunos, o professor pode propor um debate sobre a influência da União Ibérica e da invasão holandesa na formação do Brasil. Os alunos podem ser divididos em grupos e cada um deve defender um ponto de vista, baseado nas informações apresentadas na aula e em suas próprias reflexões. O professor deve mediar o debate, garantindo que todos os alunos tenham a oportunidade de falar e incentivando a argumentação baseada em fatos e argumentos lógicos.

  4. Revisão e esclarecimento de dúvidas (5 - 10 minutos): Ao final da atividade, o professor deve revisar os principais pontos discutidos e esclarecer quaisquer dúvidas que os alunos possam ter. Ele deve também reforçar a importância do tema para a compreensão da história do Brasil e do mundo, e para o Desenvolvimento de habilidades de pesquisa, análise e argumentação.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Conexões com o mundo real (5 - 7 minutos): O professor deve propor que os alunos façam conexões entre o que aprenderam na aula e o mundo ao seu redor. Alguns pontos que podem ser discutidos incluem:

    • Influência na formação do Brasil: Os alunos devem ser incentivados a pensar sobre como a União Ibérica e a invasão holandesa influenciaram a formação do Brasil, em termos de cultura, economia, política e sociedade. Por exemplo, eles podem refletir sobre como a presença dos holandeses no Nordeste brasileiro contribuiu para a diversidade cultural dessa região.
    • Relações internacionais: Os alunos podem discutir sobre as relações entre as potências europeias na época da União Ibérica e da invasão holandesa, e como essas relações se refletem nas relações internacionais atuais.
    • Conflitos e resistências: O professor pode propor uma reflexão sobre os conflitos e as resistências que ocorreram durante a invasão holandesa e como esses temas se relacionam com questões atuais, como a luta por direitos e a resistência contra a opressão.
  2. Reflexão individual (3 - 5 minutos): O professor deve propor que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam na aula. Ele pode fazer perguntas como:

    1. "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?"
    2. "Quais questões ainda não foram respondidas?"
    3. "Como você pode aplicar o que aprendeu hoje em outras situações?"
  3. Compartilhamento e discussão (2 - 3 minutos): Após a reflexão individual, o professor deve incentivar os alunos a compartilharem suas reflexões e respostas com a turma. Isso pode ser feito de forma voluntária, com cada aluno tendo a oportunidade de falar por um minuto. O professor deve também participar da discussão, reforçando pontos importantes e esclarecendo quaisquer dúvidas que ainda possam existir.

  4. Encerramento da aula (1 minuto): O professor deve encerrar a aula reforçando a importância do tema para a compreensão da história do Brasil e do mundo, e para o Desenvolvimento de habilidades de pesquisa, análise e argumentação. Ele deve também informar aos alunos sobre o próximo tópico que será estudado e quaisquer tarefas ou leituras que devem ser feitas em preparação para a próxima aula.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Resumo e Recapitulação (2 - 3 minutos): O professor deve fazer um resumo dos principais pontos discutidos durante a aula, relembrando os conceitos de União Ibérica e Invasão Holandesa. Ele deve enfatizar as causas, as consequências e os impactos desses eventos na formação do Brasil. Além disso, o professor deve reforçar os principais argumentos apresentados durante o debate e a importância das reflexões feitas pelos alunos.

  2. Conexão da Teoria à Prática (1 - 2 minutos): O professor deve explicar como a aula conectou a teoria à prática. Ele deve relembrar as atividades práticas realizadas, como o debate, e destacar como elas permitiram aos alunos aplicar os conceitos teóricos discutidos. O professor deve também ressaltar a importância do Desenvolvimento das habilidades de pesquisa, análise e argumentação, e como elas são úteis não apenas para o estudo da história, mas também para outras áreas do conhecimento e para a vida cotidiana.

  3. Materiais Complementares (1 - 2 minutos): O professor deve sugerir materiais complementares para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o tema. Esses materiais podem incluir livros, artigos, documentários, sites educacionais e jogos interativos. O professor deve também orientar os alunos sobre como utilizar esses materiais de forma eficaz, por exemplo, sugerindo que eles façam anotações enquanto leem ou assistem aos vídeos, e que discutam sobre o que aprenderam com seus colegas ou com o professor.

  4. Relevância do Tópico (1 - 2 minutos): Por fim, o professor deve explicar a relevância do tópico para a vida dos alunos. Ele pode destacar, por exemplo, como o conhecimento sobre a história do Brasil ajuda a compreender a sociedade atual e a refletir sobre questões como a diversidade cultural, a desigualdade social e as relações internacionais. O professor deve também reforçar a importância das habilidades desenvolvidas durante a aula, como o pensamento crítico, a capacidade de argumentação e a habilidade de pesquisa, e como elas podem ser úteis em diversas situações, desde a resolução de problemas cotidianos até a tomada de decisões importantes.

Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies