Entrar

Plano de aula de Numerais

Inglês

Original Teachy

'EM13LGG403'

Numerais

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Numerais

Palavras Chavenumerais em inglês, números cardinais, números ordinais, números multiplicativos, conversão de números, atividades práticas, sala de aula invertida, trabalho em equipe, comunicação eficaz, contextos reais e simulados, aplicação do conhecimento, engajamento dos alunos
Materiais Necessáriosconjunto de códigos numéricos em inglês, cartazes ou quadros brancos, cartolinas grandes, projetor e telão, quadros e marcadores, itens para organização de auditório (cadeiras, palco)
Códigos BNCCEM13LGG403: Fazer uso do inglês como língua de comunicação global, levando em conta a multiplicidade e variedade de usos, usuários e funções dessa língua no mundo contemporâneo.
Ano Escolar1º ano do Ensino Médio
DisciplinaInglês
Unidade Temática**Gramática **

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos tem como finalidade estabelecer claramente o que se espera que os alunos aprendam e sejam capazes de realizar ao final da aula. Definir objetivos específicos ajuda a orientar tanto o processo de aprendizagem dos alunos quanto as atividades planejadas para a aula, garantindo que todos os esforços estejam alinhados com metas educacionais claras e mensuráveis.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a reconhecer e utilizar numerais em inglês, distinguindo entre cardinais, ordinais e multiplicativos.

2. Habilitar os alunos a converter números ordinais em números cardinais para diversas aplicações práticas.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a participação ativa dos alunos em atividades práticas para solidificar o aprendizado teórico.

Introdução

Duração: (20 - 25 minutos)

A etapa de Introdução serve para engajar os alunos com o conteúdo que eles estudaram previamente e para aplicar o conhecimento teórico em contextos práticos e realistas. As situações problema propostas incentivam os alunos a pensar criticamente sobre a aplicação dos numerais em situações do mundo real, preparando-os para atividades mais complexas durante a aula. A contextualização ajuda a perceber a relevância do tema no dia a dia e em contextos globais, aumentando o interesse e a motivação dos alunos.

Situações Problema

1. Imagine que você está organizando um torneio de xadrez em uma escola internacional e precisa afixar um cartaz com o horário das partidas. Como seria a escrita dos horários em inglês, considerando os números ordinais para indicar os diferentes rounds?

2. Pense que você está visitando um museu no exterior e precisa descrever a sala onde está a segunda pintura mais antiga da coleção. Como você expressaria 'segunda' em inglês, considerando que é um número ordinal?

Contextualização

A compreensão e uso adequado de numerais em inglês são essenciais em situações cotidianas e acadêmicas. Desde a organização de eventos internacionais até a descrição de posições em competições esportivas ou culturais, os numerais desempenham um papel crucial na comunicação clara e eficaz. Além disso, curiosidades como o uso de números romanos em relógios e prêmios de eventos prestigiosos adicionam uma camada de interesse cultural à aprendizagem deste tópico.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 80 minutos)

A etapa de Desenvolvimento tem como finalidade colocar os alunos em situações práticas e lúdicas que exijam a aplicação do conhecimento prévio sobre numerais em inglês. Através de atividades em grupo, os alunos podem explorar e solidificar seu entendimento sobre números cardinais, ordinais e multiplicativos, além de desenvolver habilidades de trabalho em equipe e comunicação. Essas atividades também visam aumentar o engajamento dos alunos através de contextos divertidos e relevantes, garantindo uma aprendizagem mais efetiva e duradoura.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Missão Matemática Internacional

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Praticar a conversão de números ordinais em cardinais em um contexto lúdico e colaborativo, reforçando o aprendizado prévio e promovendo o trabalho em equipe.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos assumem o papel de agentes secretos em uma missão internacional que envolve decifrar códigos para impedir um ataque cibernético. Os códigos são compostos por números escritos em inglês, e para decifrá-los, os alunos precisarão converter números ordinais em cardinais.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Entregue a cada grupo um conjunto de códigos numéricos escritos em inglês, que incluem números ordinais.

  • Os grupos devem usar o conhecimento prévio sobre numerais para converter os números ordinais em cardinais e decifrar os códigos.

  • Cada código decifrado revelará uma parte da mensagem secreta que ajuda a impedir o ataque.

  • O primeiro grupo a decifrar todos os códigos e completar a mensagem será o vencedor.

Atividade 2 - Olimpíadas de Numerais

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Revisar e solidificar o conhecimento sobre numerais em inglês, estimulando o raciocínio rápido e a cooperação entre os alunos.

- Descrição: Os alunos participarão de uma competição estilo 'quiz show' onde terão que responder a perguntas que envolvem o uso correto de numerais em inglês, incluindo cardinais, ordinais e multiplicativos. O cenário é uma grande olimpíada cultural, onde o conhecimento de inglês é essencial para interação com atletas de diferentes países.

- Instruções:

  • Organize a sala em forma de auditório, com os grupos de alunos sentados em fileiras.

  • Projete perguntas no telão relacionadas aos diferentes tipos de numerais em inglês.

  • Cada grupo deve discutir a resposta e escrevê-la em um quadro branco.

  • Após um tempo determinado, cada grupo apresenta sua resposta.

  • Pontos são atribuídos por respostas corretas e o grupo com mais pontos no final é o vencedor.

Atividade 3 - Construindo um Calendário Mundial

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aplicar o conhecimento sobre numerais em inglês de forma prática e cultural, promovendo a conscientização sobre a diversidade de datas e eventos ao redor do mundo.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos, organizados em grupos, terão a tarefa de criar um calendário mundial, incluindo datas importantes de diferentes países e culturas. Eles utilizarão seus conhecimentos sobre numerais em inglês para escrever as datas de maneira correta, incluindo números ordinais em eventos como feriados e festivais.

- Instruções:

  • Distribua a cada grupo um conjunto de datas e eventos importantes de diferentes países.

  • Os grupos devem usar cartolinas grandes para criar o layout de um calendário, escrevendo as datas em inglês.

  • Cada data deve ser escrita corretamente, incluindo o uso apropriado de números ordinais.

  • Ao final, cada grupo apresenta seu calendário, explicando a importância dos eventos e as curiosidades sobre o uso dos numerais.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é permitir que os alunos reflitam sobre o aprendizado adquirido durante as atividades práticas e compartilhem suas experiências e conhecimentos. Esta discussão ajuda a consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos verbalizem o que entenderam e ouçam as perspectivas de seus colegas, o que pode enriquecer seu entendimento e aplicação dos conceitos de numerais em inglês. Além disso, essa etapa promove habilidades de comunicação e argumentação entre os alunos, essenciais para o uso efetivo da língua inglesa.

Discussão em Grupo

Para iniciar a discussão em grupo, reúna todos os alunos em um círculo e comece com uma breve introdução sobre a importância da aplicação dos numerais em inglês no cotidiano e em contextos internacionais. Em seguida, peça a cada grupo que compartilhe suas experiências durante as atividades, destacando quais desafios encontraram e como os superaram. Encoraje os alunos a discutir as estratégias que utilizaram para converter números ordinais em cardinais e como isso pode ser aplicado em situações reais de comunicação em inglês.

Perguntas Chave

1. Quais foram os principais desafios ao converter números ordinais em cardinais durante as atividades, e como vocês os superaram?

2. Como a habilidade de converter números ordinais em cardinais pode ser útil em situações práticas de comunicação em inglês?

3. Houve alguma situação durante as atividades onde a compreensão dos numerais em inglês mudou a dinâmica ou resolução do problema?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Conclusão serve para consolidar o aprendizado, ajudando os alunos a conectarem os conceitos teóricos com as aplicações práticas vivenciadas durante as atividades. Além disso, esta seção reforça a importância do estudo dos numerais em inglês, mostrando sua relevância no dia a dia e em contextos internacionais. Ao enfatizar a relevância e a aplicabilidade do conteúdo, a Conclusão motiva os alunos a continuarem a explorar e aprimorar suas habilidades numéricas em inglês.

Resumo

Para encerrar, o professor deve resumir os principais pontos abordados na aula, enfatizando a diferença entre números ordinais, cardinais e multiplicativos em inglês. Deve-se recapitular como os alunos aplicaram esses conhecimentos em atividades práticas, como a decifração de códigos e a criação de calendários internacionais, reforçando a importância de cada tipo de numeral em contextos específicos.

Conexão com a Teoria

Explique como a aula de hoje conectou a teoria com a prática, destacando as atividades lúdicas e situacionais que simularam o uso de numerais em contextos reais e simulados, como torneios internacionais e olimpíadas culturais. Destaque também como a conversão de números ordinais em cardinais é uma habilidade fundamental para a comunicação eficaz em inglês.

Fechamento

Por fim, ressalte a relevância do estudo dos numerais em inglês no dia a dia dos alunos, enfatizando como o conhecimento adquirido pode ser aplicado em situações cotidianas e profissionais, especialmente em um mundo globalizado onde o inglês é amplamente utilizado como língua franca. Encoraje os alunos a continuarem praticando e explorando o uso dos numerais em diferentes contextos para solidificar o aprendizado.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies