Objetivos (5 - 7 minutos)
- Fazer com que os alunos compreendam a importância e o uso do dígrafo "ss" na língua portuguesa, destacando que ele só é utilizado no meio das palavras.
- Ensinar os alunos a identificar e a aplicar corretamente o dígrafo "ss" em palavras e frases.
- Desenvolver a habilidade de pronunciar corretamente palavras que contêm o dígrafo "ss", ressaltando que este fornece o som de /s/.
Objetivos Secundários:
- Incentivar a pesquisa e o estudo autônomo sobre o tema, utilizando materiais de apoio fornecidos previamente.
- Desenvolver a habilidade de trabalhar em equipe através de atividades em grupo.
Introdução (10 - 15 minutos)
- O professor deve começar a aula fazendo uma breve revisão sobre o que são dígrafos na língua portuguesa, mencionando alguns exemplos, além do "ss". Isso permitirá que os alunos contextualizem a nova informação que será apresentada. (3 - 5 minutos)
- A seguir, introduzir duas situações-problema para despertar a curiosidade dos alunos:
- Apresentar uma lista de palavras que possuem o som de /s/ no meio, mas que são escritas com "s", "ss", "c" ou "ç", e perguntar qual a regra para usar cada um desses grafemas. Exemplos: "casa", "passo", "laço", "nascer". (3 - 5 minutos)
- Pedir aos alunos que pensem em palavras que começam ou terminam com "ss". Eles provavelmente não conseguirão, o que levará à explicação de que o dígrafo "ss" só ocorre no meio das palavras. (3 - 5 minutos)
- Em seguida, contextualizar a importância de usar o "ss" corretamente. Explicar que a escrita correta é fundamental para a comunicação eficaz e que o uso incorreto do "ss" pode mudar completamente o significado de uma palavra. Por exemplo, "cassa" (do verbo "cassar", que significa anular, tornar sem efeito) e "casa" (residência). (2 - 3 minutos)
- Para despertar o interesse dos alunos, compartilhar algumas curiosidades. Por exemplo, a palavra "cassino" e "casino" têm significados completamente diferentes: a primeira se refere a um local de jogos de azar, enquanto a segunda é uma variação de "casa" em algumas regiões de Portugal. Além disso, podem falar sobre palavras que possuem o dígrafo "ss", mas que frequentemente são escritas de maneira errada, como "necessário" e "acessório". (2 - 4 minutos)
Desenvolvimento (20 - 25 minutos)
- O professor deve começar explicando a regra geral de que o dígrafo "ss" só ocorre no meio das palavras e nunca no início ou no fim, fornecendo o som de /s/. (3 - 5 minutos)
- Em seguida, deve aprofundar o ensino sobre as diferenças entre "s", "ss", "c" e "ç", já introduzidas na fase de introdução. Explicar as regras básicas:
- "S" é usado no início das palavras ou depois de consoante. Exemplos: sopa, rasgo. (2 - 3 minutos)
- "ss" é usado no meio das palavras, entre duas vogais. Exemplos: passo, necessário. (2 - 3 minutos)
- "c" é usado antes das vogais "a", "o" e "u" para dar o som de /s/. Exemplos: cama, cor, cu. (2 - 3 minutos)
- "ç" é usado antes das vogais "a", "o" e "u" para dar o som de /s/, mas nunca no início das palavras. Exemplos: laço, açúcar. (2 - 3 minutos)
- Depois, o professor deve apresentar e explicar algumas exceções à regra geral do uso do "ss", como em "obsessão" e "expressão", onde o "ss" é usado depois de uma consoante. (3 - 5 minutos)
- Em seguida, o professor deve apresentar uma lista de palavras com o dígrafo "ss" e pedir aos alunos que as leiam em voz alta, para que possam praticar a pronúncia correta. Além disso, pedir que os alunos construam frases com essas palavras, a fim de desenvolverem a habilidade de usá-las corretamente no contexto. (3 - 5 minutos)
- Por fim, o professor deve apresentar alguns exercícios de fixação, para que os alunos possam praticar o que aprenderam. Por exemplo, uma lista de palavras para os alunos identificarem se estão escritas corretamente ou não, e um texto curto com palavras faltando, para os alunos preencherem com "s", "ss", "c" ou "ç", conforme o caso. (3 - 5 minutos)
Retorno (10 - 12 minutos)
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O professor deve começar fazendo uma recapitulação do conteúdo que foi aprendido na aula, reforçando a importância e o uso correto do dígrafo "ss" na língua portuguesa. (2 - 3 minutos)
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Em seguida, deve pedir aos alunos que falem sobre o que aprenderam na aula, encorajando-os a compartilhar suas opiniões e dúvidas. Isso permitirá que o professor verifique o entendimento dos alunos sobre o conteúdo e identifique possíveis dificuldades. (2 - 3 minutos)
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Para conectar a teoria com a prática e o mundo real, o professor deve:
- Mostrar aos alunos exemplos de textos do cotidiano (como notícias, mensagens, anúncios, etc.) que contenham palavras com o dígrafo "ss" e pedir que identifiquem e leiam essas palavras. Isso ajudará os alunos a perceberem a presença do dígrafo "ss" em textos reais e a importância de usá-lo corretamente. (2 - 3 minutos)
- Propor um jogo de palavras cruzadas ou caça-palavras com palavras que contêm o dígrafo "ss", para que os alunos possam praticar de forma lúdica o que aprenderam. (2 - 3 minutos)
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Finalmente, o professor deve propor que os alunos reflitam em um minuto sobre respostas para perguntas como:
- Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?
- Quais questões ainda não foram respondidas? Isso permitirá que os alunos internalizem o conteúdo aprendido e que o professor obtenha feedback sobre a efetividade da aula. (1 - 2 minutos)
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O professor deve encerrar a aula reforçando a importância do estudo contínuo e da prática para a aquisição de habilidades na língua portuguesa. Além disso, deve lembrar aos alunos de revisar o material de apoio fornecido e de fazer os exercícios propostos para a próxima aula. (1 - 2 minutos)
Conclusão (3 - 5 minutos)
- O professor deve começar o fechamento da aula fazendo um resumo dos pontos-chave abordados durante a aula. Revisar rapidamente o conceito de dígrafo, a regra geral de uso do "ss", as diferenças entre "s", "ss", "c" e "ç", bem como algumas exceções. (1 - 2 minutos)
- Em seguida, o professor deve reforçar como a aula conectou a teoria à prática. Destacar como a discussão inicial, a apresentação dos conceitos e as atividades práticas ajudaram os alunos a entenderem e a aplicarem corretamente o dígrafo "ss". (1 minuto)
- O professor deve então sugerir materiais para estudo adicional. Isso pode incluir livros de gramática, sites de língua portuguesa, e atividades interativas online. Além disso, o professor deve lembrar aos alunos de revisar o material de apoio fornecido e de fazer os exercícios propostos para a próxima aula. (1 minuto)
- Por fim, o professor deve enfatizar a relevância do dígrafo "ss" na língua portuguesa, explicando como o uso correto do "ss" pode afetar o significado das palavras e a comunicação eficaz. Isso permitirá que os alunos compreendam a importância prática do que aprenderam e os incentivará a continuar estudando e praticando. (1 - 2 minutos)