Entrar

Plano de aula de Tabela periódica: Metal

Química

Original Teachy

'EM13CNT301'

Tabela periódica: Metal

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender a importância dos metais na tabela periódica: Os alunos devem ser capazes de identificar a localização dos metais na tabela periódica e entender a relevância desses elementos na química e na vida cotidiana.

  2. Distinguir entre metais, não-metais e metaloides: Os estudantes devem ser capazes de distinguir os metais dos não-metais e metaloides com base nas propriedades físicas e químicas apresentadas na tabela periódica.

  3. Relacionar as propriedades dos metais com suas posições na tabela periódica: Os alunos devem ser capazes de identificar como as propriedades dos metais variam de acordo com sua posição na tabela periódica, permitindo a previsão de comportamentos químicos.

Objetivos secundários:

  1. Estimular o pensamento crítico: Através da análise das propriedades dos metais, os alunos são incentivados a desenvolver habilidades de pensamento crítico e a compreender a importância do método científico.

  2. Promover a interação em grupo: Atividades práticas e de discussão em grupo ajudam a promover a interação entre os alunos, aprimorando suas habilidades de comunicação e colaboração.

Introdução (10 - 12 minutos)

  1. Revisão de conceitos anteriores: O professor começa a aula relembrando os conceitos básicos de átomos, elementos e a estrutura da tabela periódica. Ele pode fazer perguntas de revisão para verificar a compreensão dos alunos e esclarecer quaisquer dúvidas que possam ter. (3 - 5 minutos)

  2. Situações problema: O professor propõe duas situações problema para instigar o pensamento dos alunos:

    • "Por que o alumínio é usado para fazer latas de refrigerante, enquanto o ferro é usado para fazer pregos e o ouro é usado para fazer joias?"
    • "Por que alguns metais são bons condutores de eletricidade e calor, enquanto outros não?" (2 - 3 minutos)
  3. Contextualização: Em seguida, o professor explica a importância dos metais na sociedade, mencionando exemplos de aplicações na indústria, tecnologia e medicina. Ele também pode mencionar como os metais contribuíram para o Desenvolvimento da humanidade, desde a Idade do Bronze até a era moderna. (2 - 3 minutos)

  4. Ganhar a atenção dos alunos: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre os metais. Por exemplo:

    • "Vocês sabiam que o mercúrio é o único metal que é líquido à temperatura ambiente?"
    • "E que o ouro é tão maleável que um grama pode ser martelado em uma folha que cobrirá mais de um metro quadrado?" (2 - 3 minutos)

O professor deve garantir que todos os alunos estejam engajados e interessados na aula antes de prosseguir para a próxima seção.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade "Criação de Elementos" (10 - 12 minutos):

    • Objetivo: Esta atividade tem como objetivo principal a compreensão das propriedades dos metais e suas posições na tabela periódica.

    • Descrição: Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 4 pessoas. Cada grupo receberá uma folha de papel grande e colorido (representando a tabela periódica). Eles também receberão cartões com as propriedades físicas e químicas dos metais (ex: sólido à temperatura ambiente, condutor de eletricidade, brilhante, etc.) e cartões com os nomes dos metais.

    • Passo a passo: Os alunos terão que organizar os cartões de propriedades nas posições corretas da tabela, de acordo com o metal correspondente. Isso ajudará a reforçar a ideia de que as propriedades dos metais variam de acordo com sua posição na tabela periódica. Além disso, os alunos terão que justificar suas escolhas, explicando por que determinada propriedade corresponde a um determinado metal. O professor deve circular pela sala, auxiliando os grupos conforme necessário e esclarecendo dúvidas.

  2. Atividade "Jogo dos Metais" (10 - 12 minutos):

    • Objetivo: Esta atividade tem como objetivo principal a distinção entre metais, não-metais e metaloides.

    • Descrição: Ainda em grupos, os alunos receberão um conjunto de cartões com nomes de elementos. Os alunos deverão classificar os elementos em três categorias: metais, não-metais e metaloides.

    • Passo a passo: Os alunos terão que trabalhar juntos para lembrar as propriedades dos metais (da atividade anterior) e aplicá-las para classificar os elementos. Eles podem usar suas tabelas periódicas como referência. O professor deve andar pela sala, observando o progresso dos grupos e fornecendo orientação conforme necessário.

  3. Atividade "Aplicações dos Metais no Cotidiano" (5 - 7 minutos):

    • Objetivo: Esta atividade tem como objetivo aprofundar a compreensão dos alunos sobre as aplicações dos metais no dia a dia.

    • Descrição: Cada grupo terá que escolher um metal e pesquisar sobre suas várias aplicações no cotidiano. Eles terão que criar um pequeno cartaz ou apresentação digital (usando tablets ou laptops) para compartilhar suas descobertas com a classe.

    • Passo a passo: Os alunos terão que pesquisar rapidamente na internet (usando dispositivos eletrônicos da escola ou seus próprios telefones) e criar um breve resumo das aplicações do metal escolhido. O professor deve orientar os alunos a focar em aplicações que podem ser facilmente relacionadas com o cotidiano dos alunos, como o uso de ferro em pregos e aços, cobre em fios elétricos, ouro em joias, etc. Os grupos terão que apresentar suas descobertas para a classe no final da atividade.

O professor deve garantir que todos os alunos estejam engajados nas atividades e que todos tenham a oportunidade de participar ativamente. Ele deve circular pela sala, fornecendo orientação e esclarecendo dúvidas conforme necessário.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em grupo (3 - 4 minutos): O professor deve incentivar cada grupo a compartilhar suas soluções ou conclusões das atividades feitas. Um representante de cada grupo deve ser convidado a apresentar brevemente o que discutiram ou descobriram, promovendo um diálogo aberto e respeitoso. O professor deve facilitar a discussão, garantindo que todos os alunos tenham a chance de falar e que as respostas estejam corretamente fundamentadas. Alguns pontos a serem discutidos podem ser:

    • As propriedades dos metais e como elas variam de acordo com a posição na tabela periódica.
    • A distinção entre metais, não-metais e metaloides e as propriedades que os diferenciam.
    • As aplicações dos metais no cotidiano e a importância desses elementos para a sociedade.
  2. Conexão com a teoria (2 - 3 minutos): Após as apresentações dos grupos, o professor deve retomar os conceitos teóricos apresentados no início da aula e conectar com as descobertas feitas durante as atividades. O professor pode perguntar aos alunos:

    • "Como as atividades que fizemos hoje ajudaram a entender melhor os metais na tabela periódica?"
    • "Vocês conseguem identificar como as propriedades dos metais influenciam suas aplicações no cotidiano?"
  3. Reflexão individual (2 - 3 minutos): O professor deve propor que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam durante a aula. Alguns pontos para reflexão podem ser:

    • "Qual foi o conceito mais importante que aprendi hoje?"
    • "Quais questões ainda não foram respondidas?"
  4. Feedback e esclarecimento de dúvidas (1 minuto): Os alunos devem ser incentivados a compartilhar suas reflexões com o professor ou com a turma, se sentirem confortáveis. O professor deve aproveitar esse momento para esclarecer quaisquer dúvidas remanescentes e para dar feedback sobre a participação e o desempenho dos alunos durante a aula.

O Retorno é uma etapa crítica do plano de aula, pois permite que o professor avalie a compreensão dos alunos sobre os conceitos abordados e identifique quaisquer áreas que possam precisar de revisão ou reforço em aulas futuras. Além disso, ao incentivar a reflexão e a discussão, o professor está ajudando os alunos a consolidar seu aprendizado e a desenvolver habilidades de pensamento crítico.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos (2 - 3 minutos): O professor deve recapitular os principais pontos discutidos durante a aula. Isso inclui a definição de metais, a localização dos metais na tabela periódica, as propriedades dos metais e como elas variam, e as diferenças entre metais, não-metais e metaloides. O professor pode usar a tabela periódica projetada na parede ou uma versão digital em um tablet ou laptop para auxiliar na revisão.

  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos): O professor deve enfatizar como a aula combinou a teoria (apresentação dos conceitos iniciais), a prática (atividades em grupo) e as aplicações (discussão sobre as aplicações dos metais no cotidiano). O professor pode reiterar as situações problema discutidas no início da aula e como as atividades realizadas ajudaram a resolvê-las.

  3. Materiais Extras (1 minuto): O professor pode sugerir materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seu conhecimento sobre o tópico. Isso pode incluir leituras recomendadas, vídeos online, sites interativos de química, ou aplicativos de aprendizado. O professor pode fornecer uma lista de recursos impressa ou enviá-la por e-mail para que os alunos possam acessá-los em casa.

  4. Importância do Tópico (1 - 2 minutos): Para concluir, o professor deve destacar a importância do tópico para a vida cotidiana dos alunos. Ele pode mencionar exemplos de como os metais são usados no dia a dia, desde utensílios de cozinha até aparelhos eletrônicos. O professor também pode enfatizar como a compreensão das propriedades dos metais pode ser útil em diversas áreas, como engenharia, medicina e ciência dos materiais.

A Conclusão é uma etapa vital para consolidar o aprendizado dos alunos, reforçar a relevância do tópico e incentivá-los a continuar explorando o assunto por conta própria. O professor deve garantir que todos os alunos tenham entendido os conceitos principais antes de encerrar a aula e estar disponível para esclarecer quaisquer dúvidas adicionais.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies