Objetivos
<15 - 20 minutos>
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Introduzir aos alunos o conceito central de sustentabilidade, incluindo o tripé de sustentabilidade (econômico, social e ambiental) e explicar como esses elementos se interconectam no mundo real.
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Desenvolver a habilidade de pensamento crítico dos alunos, incentivando-os a questionar e problematizar as estruturas existentes que contribuem para a insustentabilidade.
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Incentivar a tomada de decisão baseada em evidências, apresentando aos alunos o papel da análise de dados e da pesquisa científica na formulação de estratégias de sustentabilidade.
Objetivos secundários:
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Estimular uma discussão em sala de aula sobre a importância do trabalho em equipe e da colaboração na busca por um futuro mais sustentável.
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Promover uma reflexão sobre a necessidade de empatia e responsabilidade social para a construção de um mundo mais justo e sustentável.
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Introduzir a ideia de que a sustentabilidade requer um pensamento estratégico e de longo prazo, bem como a capacidade de adaptação à mudança.
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Começar a explorar a interdisciplinaridade dos desafios da sustentabilidade, destacando a relevância de várias disciplinas, desde biologia e engenharia até economia e direito.
Introdução
<20 - 25 minutos>
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Iniciar a aula relembrando os conceitos discutidos na aula anterior sobre "Sustentabilidade e Ética", enfatizando como a ética se relaciona com a discussão de sustentabilidade. Lembrar aos alunos sobre a responsabilidade que cada indivíduo tem em relação ao meio ambiente e ao futuro do planeta.
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Propor duas situações-problema para instigar o pensamento crítico dos alunos. A primeira pode ser sobre a relação entre o consumo excessivo e a degradação ambiental. A segunda pode ser sobre a desigualdade social e como ela se relaciona com a sustentabilidade.
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Contextualizar a importância da sustentabilidade, mostrando exemplos reais de como a falta de práticas sustentáveis tem afetado o mundo, como as mudanças climáticas, a perda de biodiversidade e a poluição. Além disso, mostrar exemplos positivos de ações que buscam um futuro mais sustentável.
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Para introduzir de forma divertida e envolvente o tema da aula, contar a história do surgimento do termo "sustentabilidade", que vem do latim sustentare (sustentar; defender; favorecer, apoiar; conservar, cuidar). Em seguida, compartilhar uma curiosidade sobre como o conceito de sustentabilidade tem evoluído ao longo do tempo, desde a Revolução Industrial até a atualidade, onde o termo ganha mais relevância diante dos desafios ambientais que enfrentamos.
Desenvolvimento
<30 - 35 minutos>
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Revisar os conceitos de sustentabilidade aprendidos na aula anterior e discutir como eles se relacionam com a ética. Por exemplo, o professor pode perguntar aos alunos como eles acham que a ética se relaciona com as práticas sustentáveis e como a falta de ética pode contribuir para a insustentabilidade.
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Apresentar a teoria dos três pilares da sustentabilidade (social, ambiental e econômico) e discutir como eles se interconectam. Explicar que a sustentabilidade só pode ser alcançada quando esses três pilares são equilibrados.
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Explicar o conceito de pensamento crítico e como ele é essencial para a sustentabilidade. Por exemplo, o professor pode discutir como o pensamento crítico pode ajudar a questionar e problematizar as estruturas existentes que contribuem para a insustentabilidade.
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Introduzir a importância da tomada de decisão baseada em evidências na sustentabilidade. Explicar como a análise de dados e a pesquisa científica podem ajudar a embasar as decisões sobre sustentabilidade.
Atividades práticas:
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<Jogo do Futuro Sustentável> (15 - 20 minutos)
- Materiais: Cartões com diferentes cenários de sustentabilidade (por exemplo, "Você descobre uma nova tecnologia que pode reduzir a emissão de carbono", "Você é eleito prefeito de uma cidade e tem a oportunidade de implementar políticas de sustentabilidade", etc.)
- Instruções: Dividir a classe em grupos e distribuir os cartões com cenários. Cada grupo deve discutir como eles lidariam com o cenário apresentado e apresentar suas soluções para a classe. O objetivo é que os alunos usem o pensamento crítico, a tomada de decisão baseada em evidências e a colaboração para resolver os problemas apresentados.
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<Análise de Casos Reais> (10 - 15 minutos)
- Materiais: Estudos de caso sobre empresas ou comunidades que implementaram práticas sustentáveis.
- Instruções: Cada aluno deve escolher um estudo de caso e analisá-lo. Eles devem identificar quais práticas sustentáveis foram implementadas e como elas contribuíram para a sustentabilidade. Em seguida, os alunos devem apresentar suas análises para a classe. O objetivo é que os alunos aprendam a tomar decisões baseadas em evidências e a comunicar efetivamente suas ideias.
Retorno
<20 - 25 minutos>
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Após a conclusão das atividades práticas, o professor deve promover uma discussão em sala de aula para verificar o que foi aprendido. É importante questionar os alunos sobre como as atividades se conectam com a teoria apresentada no início da aula. Nesse momento, o professor pode fazer perguntas como: "Quais foram as principais dificuldades enfrentadas ao tentar resolver os problemas apresentados nos cenários?" ou "Como vocês aplicaram os conceitos de sustentabilidade na análise dos estudos de caso?".
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Em seguida, propor um exercício de reflexão rápida, onde os alunos terão um minuto para escrever em um papel respostas para as seguintes perguntas:
- Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?
- Quais questões ainda não foram respondidas?
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O professor deve recolher as respostas e fazer uma breve análise em tempo real. Isso permitirá que o professor entenda quais conceitos foram bem compreendidos e quais precisam ser reforçados na próxima aula.
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Para concluir a aula, o professor deve sugerir uma lista de exercícios sobre o tópico apresentado em sala de aula para que os alunos resolvam em casa. Esses exercícios devem ser desenhados para reforçar os conceitos aprendidos na aula e ajudar os alunos a consolidar seu entendimento sobre sustentabilidade e futuro.
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Finalmente, o professor deve encorajar os alunos a continuar a reflexão sobre a sustentabilidade em casa, incentivando-os a observar e questionar as práticas sustentáveis (ou insustentáveis) em suas vidas cotidianas.
Conclusão
<10 - 15 minutos>
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Resumir brevemente os principais assuntos abordados durante a aula, reiterando a importância do entendimento do conceito de sustentabilidade e seus três pilares (social, ambiental e econômico), a relevância do pensamento crítico e da tomada de decisão baseada em evidências para a sustentabilidade, e o papel crucial do trabalho em equipe e da colaboração em busca de um futuro sustentável.
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Explicar como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações. Destacar como as atividades práticas, como o Jogo do Futuro Sustentável e a Análise de Casos Reais, permitiram aos alunos aplicar os conceitos teóricos de sustentabilidade em situações reais, reforçando a conexão entre a teoria e a prática.
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Sugerir materiais extras para aprofundar os conhecimentos dos alunos sobre o tema da aula. Esses materiais podem incluir livros, documentários, sites e artigos científicos sobre sustentabilidade. Encorajar os alunos a explorar esses recursos para ampliar seu entendimento sobre o assunto.
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Por fim, discutir a importância do assunto apresentado para o dia a dia dos alunos, destacando como a compreensão do conceito de sustentabilidade e a habilidade de aplicar o pensamento crítico e a tomada de decisão baseada em evidências podem ajudá-los a se tornarem agentes de mudança em suas comunidades. Enfatizar que cada pequena ação conta e que todos nós temos um papel a desempenhar na construção de um futuro mais sustentável.