Entrar

Plano de aula de Arte: Barroca Moderna

Artes

Original Teachy

'EM13LGG604'

Arte: Barroca Moderna

Objetivos (5 - 10 minutos)

  1. Compreender o contexto histórico e cultural que deu origem à arte barroca na Europa e sua expansão para a América.

  2. Identificar os principais elementos e características da arte barroca, com ênfase na representação cristã.

  3. Analisar obras de arte barrocas, reconhecendo seus aspectos estéticos e simbólicos.

Objetivos Secundários:

  1. Promover a apreciação crítica das obras de arte barrocas, estimulando a formação de opinião e o debate entre os alunos.

  2. Incitar a pesquisa e a exploração autônoma do tema, incentivando o hábito do estudo individual e colaborativo.

  3. Desenvolver habilidades de comunicação e argumentação, através da discussão e análise em grupo das obras de arte barrocas.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Relembrando conceitos anteriores (2 - 3 minutos): O professor inicia a aula relembrando conceitos básicos de história da arte, enfatizando a evolução das formas e estilos artísticos ao longo do tempo. A transição da arte renascentista para a barroca é destacada, mostrando como a mudança nos cenários político e religioso da época influenciou a expressão artística.

  2. Situações-problema (4 - 5 minutos): Para despertar o interesse dos alunos, o professor apresenta duas situações-problema:

    • Como a arte pode refletir e influenciar a sociedade e a cultura de uma época?

    • Como a arte barroca funcionou como uma ferramenta de propaganda religiosa durante a Contrarreforma?

    Os alunos são convidados a refletir e discutir brevemente sobre essas questões.

  3. Contextualização da importância do tema (2 - 3 minutos): O professor contextualiza a importância da arte barroca, explicando como esse movimento artístico refletiu as tensões políticas e religiosas da época, com a Igreja Católica utilizando a arte como uma forma de reafirmar sua autoridade e influência. Além disso, os alunos são informados de como a arte barroca influenciou futuros movimentos artísticos e continua a influenciar a arte contemporânea.

  4. Introdução ao tópico (4 - 5 minutos): O professor introduz o tópico da aula, mostrando imagens de obras de arte barrocas famosas, como a "Êxtase de Santa Teresa" de Bernini e a "Conversão de São Paulo" de Caravaggio. Além disso, duas curiosidades são compartilhadas para despertar a curiosidade dos alunos:

    • A palavra "barroco" vem do termo português "pérola barroca", que se refere a uma pérola irregular ou de forma estranha. Isso reflete o caráter dramático e extravagante da arte barroca.

    • A arte barroca foi a primeira a ser usada em um contexto de propaganda em larga escala, com a Igreja Católica patrocinando artistas para criar obras que reforçassem os ensinamentos e a autoridade da Igreja.

Após a introdução, os alunos devem ter uma compreensão básica do que é a arte barroca, sua origem, importância e características principais.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Análise de Obras Barrocas (10 - 12 minutos): O professor divide a turma em grupos de no máximo 5 pessoas e cada grupo recebe uma reprodução em papel de uma obra de arte barroca diferente. Cada grupo deve, então, analisar a obra que lhes foi atribuída, identificando elementos barrocos e simbolismos cristãos presentes. Além disso, os alunos devem também tentar inferir como a obra poderia ter sido usada como ferramenta de propaganda religiosa. Após a análise, cada grupo deve apresentar suas conclusões para a turma, promovendo um debate e a troca de ideias.

  2. Criação de uma Obra Barroca Moderna (10 - 12 minutos): Nesta atividade lúdica, cada grupo recebe materiais artísticos diversos (papéis coloridos, canetinhas, lápis de cor, cola, tesoura, etc.). Os alunos são desafiados a criar uma "obra barroca moderna", utilizando os elementos e características da arte barroca aprendidos na aula, mas com um toque moderno e pessoal. Esta tarefa permite que os alunos expressem sua criatividade, enquanto aplicam o conhecimento adquirido sobre a arte barroca. Ao final, cada grupo deve apresentar sua obra para a turma, explicando seu processo criativo e como incorporaram os elementos barrocos.

  3. Discussão Final (5 - 10 minutos): Após as apresentações, os alunos são incentivados a discutir as semelhanças e diferenças entre as obras barrocas originais e as modernas criadas por eles. O professor deve conduzir a discussão, fazendo perguntas que estimulem a reflexão e a análise crítica. Alguns pontos de discussão interessantes podem ser: como a arte reflete a sociedade e a cultura de uma época? Como a arte pode ser usada como ferramenta de propaganda? Como os elementos barrocos foram reinterpretados pelos alunos em suas obras modernas?

Ao final do desenvolvimento, os alunos devem ter uma compreensão mais aprofundada da arte barroca, sua importância, características e influências. Além disso, eles terão a oportunidade de aplicar seu conhecimento de uma maneira divertida e criativa, através da criação de suas próprias obras de arte barrocas modernas.

Encerramento (5 - 10 minutos)

  1. Resumo e Reflexão (3 - 5 minutos): O professor deve fazer um resumo das principais aprendizagens da aula, enfatizando a arte barroca como uma representação cristã na idade moderna e como um movimento artístico europeu que se espalhou pela América. O professor também deve ressaltar a importância de analisar a arte dentro de seu contexto histórico e cultural para entender completamente seu significado e impacto.

  2. Feedback dos Alunos (2 - 3 minutos): O professor deve solicitar feedback dos alunos sobre a aula. Isso pode ser feito através de uma rodada rápida de comentários ou através de um questionário curto entregue aos alunos. O feedback dos alunos é importante para que o professor possa refinar suas estratégias de ensino e melhorar as futuras aulas.

  3. Tarefa de Casa (2 - 3 minutos): Por fim, o professor deve anunciar a tarefa de casa, que pode ser uma pesquisa mais aprofundada sobre uma obra de arte barroca de sua escolha ou a escrita de um pequeno ensaio refletindo sobre a arte barroca e sua influência na arte moderna.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Compartilhamento de Soluções e Conclusões (5 - 7 minutos): Cada grupo terá até 3 minutos para compartilhar suas soluções ou conclusões das atividades realizadas. Isto inclui a análise das obras de arte barroca e a criação da obra barroca moderna. Durante as apresentações, os alunos devem explicar suas observações sobre os elementos barrocos e a simbologia cristã na obra analisada, bem como o processo criativo por trás da obra moderna que criaram. O professor deve encorajar os demais alunos a fazerem perguntas e comentários após cada apresentação, promovendo assim uma discussão interativa.

  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos): Após as apresentações, o professor deve fazer uma reflexão em grupo sobre como as atividades se conectam com a teoria apresentada no início da aula. O professor pode perguntar aos alunos como eles utilizaram o conhecimento teórico na análise das obras de arte barroca e na criação da obra moderna. Além disso, o professor pode reforçar os conceitos mais importantes, como a função da arte barroca como propaganda religiosa e sua influência na arte moderna.

  3. Reflexão Individual (2 - 3 minutos): Para encerrar, o professor propõe que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam. Eles devem pensar sobre o conceito mais importante que aprenderam e quais perguntas ainda possuem. Esta reflexão permite que os alunos assimilem o conhecimento adquirido e identifiquem as áreas que precisam de mais estudos.

  4. Compartilhamento das Reflexões (2 - 3 minutos): Depois da reflexão individual, os alunos são convidados a compartilhar suas respostas com o restante da turma. Eles podem falar sobre o que consideram o conceito mais importante da aula e quais dúvidas ainda possuem. Este compartilhamento permite que o professor saiba quais pontos precisam ser reforçados em aulas futuras e fornece aos alunos a oportunidade de aprender com as reflexões de seus colegas.

Ao final do retorno, os alunos devem ter uma compreensão clara do que aprenderam durante a aula e quais áreas precisam ser aprofundadas. Além disso, o professor terá um feedback valioso para planejar as próximas aulas.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos (2 - 3 minutos): O professor deve fazer uma recapitulação dos principais pontos abordados durante a aula. Isso inclui o contexto histórico e cultural da arte barroca, a função da arte como propaganda religiosa durante a Contrarreforma, as características e elementos da arte barroca, e a análise de obras de arte barrocas. O professor pode usar esse momento para esclarecer quaisquer mal-entendidos e para reforçar os conceitos mais importantes.

  2. Conexão da Teoria com a Prática (2 - 3 minutos): O professor deve explicar como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações. Por exemplo, a análise de obras de arte barrocas permitiu que os alunos aplicassem o conhecimento teórico de forma prática. Além disso, a criação de uma obra barroca moderna permitiu que os alunos explorassem a aplicação da arte barroca em um contexto moderno.

  3. Materiais Extras (1 - 2 minutos): O professor deve sugerir materiais extras para complementar o entendimento dos alunos sobre a arte barroca. Isso pode incluir livros, artigos, documentários, visitas a museus virtuais, etc. O professor pode fornecer uma lista de recursos com links e referências para que os alunos possam explorar o assunto de forma mais aprofundada.

  4. Importância do Assunto (1 - 2 minutos): Por fim, o professor deve explicar a importância da arte barroca para o dia a dia, tendo em vista suas aplicações. Por exemplo, a compreensão da arte barroca pode enriquecer a apreciação dos alunos por arte e arquitetura, pode ajudá-los a entender melhor a história da Europa e da América, e pode inspirá-los a explorar sua própria criatividade e expressão artística. Além disso, estudar a arte barroca pode fornecer aos alunos insights sobre como a arte reflete e influencia a sociedade e a cultura.

Ao final da conclusão, os alunos devem ter uma compreensão clara e abrangente da arte barroca e de sua relevância, tanto no contexto histórico quanto no cotidiano. Além disso, eles devem ter uma variedade de recursos à sua disposição para aprofundar seu conhecimento e apreciação da arte barroca.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies