Entrar

Plano de aula de Renascimento Moderno

Artes

Original Teachy

'EM13LGG604'

Renascimento Moderno

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreensão do Renascimento como um marco histórico-cultural: O professor deve garantir que os alunos entendam o contexto histórico e social em que o Renascimento ocorreu, e sua importância como um ponto de virada na história da arte.

  2. Identificação das características artísticas renascentistas: Os alunos devem ser capazes de identificar e descrever as principais características da arte renascentista, tanto em termos de estilo visual quanto de temas e ideais que inspiraram os artistas.

  3. Análise de obras de arte renascentista: Os alunos devem ser capazes de analisar uma obra de arte renascentista, compreendendo como os elementos visuais e temáticos se unem para expressar as ideias e valores do Renascimento.

Objetivos secundários:

  • Promover a apreciação da arte renascentista: Além de entender a arte renascentista, os alunos devem desenvolver um apreço por ela, reconhecendo seu impacto duradouro na arte e na cultura ocidental.

  • Estimular a conexão entre arte e história: Através do estudo do Renascimento, os alunos devem ser incentivados a ver a arte como uma expressão cultural que reflete e influencia o mundo à sua volta.

Introdução (10 - 12 minutos)

  1. Revisão de conceitos prévios: O professor deve iniciar a aula relembrando brevemente os conceitos de arte medieval, que foi o período imediatamente anterior ao Renascimento. Isso inclui a ênfase na arte religiosa, o uso de simbolismo e a falta de perspectiva realista. Isso servirá como uma base para contrastar com as novas ideias e técnicas que surgiram durante o Renascimento.

  2. Situações-problema: Em seguida, o professor pode propor duas situações que estimulem o pensamento crítico dos alunos e os preparem para o conteúdo da aula.

    • A primeira poderia ser: "Imagine que você é um artista trabalhando na Europa no século XV. Como você acha que a sua arte seria diferente da arte que estava sendo produzida durante a Idade Média?"
    • A segunda situação-problema poderia ser: "Como você acha que a invenção da impressão e a disseminação de livros afetaram a arte durante o Renascimento?"
  3. Contextualização: O professor deve, então, destacar a importância do Renascimento como um ponto de virada na história da arte e da humanidade. Ele pode mencionar como a ênfase na observação da natureza, a invenção da perspectiva e a valorização do indivíduo influenciaram não apenas a arte, mas também a ciência, a filosofia e a política.

  4. Ganho de atenção: Para captar a atenção dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades ou histórias interessantes sobre o Renascimento. Por exemplo:

    • A história do David de Michelangelo, uma das esculturas mais famosas do Renascimento, que levou quatro anos para ser esculpida e exigiu que Michelangelo subisse em andaimes para trabalhar em cada detalhe.
    • A história de Leonardo da Vinci, um dos artistas mais famosos do Renascimento, que também era um inventor, cientista e engenheiro talentoso. O professor pode mencionar algumas de suas invenções ou estudos famosos, como a Mona Lisa e a Última Ceia.

Ao final da Introdução, os alunos devem ter uma compreensão básica do Renascimento, estar engajados no tópico e estar prontos para aprofundar o seu estudo.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade "Criação Renascentista" (10 - 15 minutos):

    • Preparação: O professor deve preparar antecipadamente uma seleção de imagens de obras de arte renascentistas, incluindo pinturas, esculturas e arquitetura. As imagens devem ser exibidas em cartazes ou em slides digitais.
    • Execução: Os alunos, divididos em pequenos grupos, devem escolher uma das imagens e recriá-la usando os materiais fornecidos. Os materiais podem incluir lápis de cor, giz de cera, tinta, papelão, argila, papel, etc. Eles devem tentar imitar o estilo, a técnica e os temas da obra original.
    • Discussão: Após a Conclusão da atividade, cada grupo deve apresentar sua obra e discutir as dificuldades e aprendizados encontrados durante o processo. O professor deve facilitar a discussão, destacando as características renascentistas presentes em cada obra.
  2. Atividade "Investigação Renascentista" (10 - 15 minutos):

    • Preparação: O professor deve montar uma série de estações de trabalho, cada uma com uma obra de arte renascentista diferente, juntamente com informações sobre o artista, o contexto histórico e os elementos artísticos presentes na obra.
    • Execução: Os alunos, ainda em seus grupos, devem circular pelas estações, escolhendo uma obra de arte para investigar mais a fundo. Eles devem ler as informações fornecidas, observar a obra de perto e discutir entre si. O professor deve circular pela sala, respondendo a perguntas e fornecendo orientação, conforme necessário.
    • Finalização: Após um tempo determinado, cada grupo deve apresentar brevemente a obra que investigou, compartilhando suas descobertas e impressões. O professor deve facilitar a discussão, fazendo perguntas para estimular o pensamento crítico e aprofundar a compreensão dos alunos.

Ambas as atividades são projetadas para serem altamente envolventes e promover uma compreensão profunda do Renascimento. A atividade "Criação Renascentista" permite que os alunos experimentem a arte renascentista em primeira mão, enquanto a atividade "Investigação Renascentista" os desafia a investigar, analisar e discutir obras de arte em um contexto histórico e cultural.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos): O professor deve reunir todos os alunos e promover uma discussão em grupo. Cada grupo deve ter a oportunidade de compartilhar as soluções ou conclusões que chegaram em suas atividades. O professor deve garantir que todos os grupos tenham a chance de falar e que todas as contribuições sejam valorizadas. Esta é uma oportunidade para os alunos aprenderem uns com os outros e para o professor avaliar o entendimento da turma sobre o tópico.

  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos): Após a discussão, o professor deve fazer uma revisão das principais características do Renascimento, destacando como elas foram aplicadas nas atividades. Por exemplo, o professor pode comentar sobre a utilização da perspectiva, a representação do corpo humano, a temática humanista, entre outros. O objetivo é conectar a prática com a teoria, reforçando o aprendizado e esclarecendo possíveis dúvidas que possam ter surgido durante as atividades.

  3. Reflexão Individual (2 - 3 minutos): Para concluir a aula, o professor deve propor que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam. Eles devem pensar sobre:

    1. O conceito mais importante que aprenderam hoje: O professor deve encorajar os alunos a expressar esse conceito em suas próprias palavras, para verificar se eles realmente entenderam o que foi ensinado.
    2. As dúvidas que ainda possuem: Esta é uma oportunidade para os alunos expressarem quaisquer dúvidas ou questões que ainda não foram respondidas. O professor deve anotar essas dúvidas e abordá-las na próxima aula ou em um momento adequado.
    3. Como eles podem aplicar o que aprenderam: O professor deve incentivar os alunos a pensar sobre como o que aprenderam pode ser aplicado em outros contextos. Por exemplo, eles podem considerar como a apreciação da arte renascentista pode enriquecer suas visitas a museus ou como a análise de obras de arte pode melhorar suas habilidades de pensamento crítico.

A etapa de Retorno é crucial para consolidar o aprendizado, esclarecer dúvidas e incentivar os alunos a se tornarem aprendizes autônomos. Ao final desta etapa, os alunos devem ter uma compreensão clara do Renascimento e de suas contribuições para a arte e a cultura ocidental.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Revisão do Conteúdo (1 - 2 minutos): O professor deve revisar brevemente os principais pontos abordados durante a aula. Isso inclui o contexto histórico do Renascimento, as características da arte renascentista e a importância de artistas renascentistas como Leonardo da Vinci e Michelangelo. O professor pode usar um quadro branco ou flipchart para esquematizar esses pontos, facilitando a visualização e a compreensão dos alunos.

  2. Conexão da Teoria com a Prática (1 - 2 minutos): Em seguida, o professor deve destacar como a aula conectou a teoria com a prática. Ele pode mencionar as atividades "Criação Renascentista" e "Investigação Renascentista", explicando como elas permitiram aos alunos experimentar a arte renascentista de forma prática e interativa. O professor também pode reforçar como essas atividades ajudaram os alunos a entender as características da arte renascentista de uma maneira mais profunda e significativa.

  3. Materiais Complementares (1 - 2 minutos): O professor deve sugerir alguns materiais de estudo adicionais para os alunos que desejam aprofundar seu conhecimento sobre o Renascimento. Isso pode incluir livros, documentários, websites de museus e galerias de arte que apresentam coleções de arte renascentista. O professor também pode recomendar visitas a museus locais que possuam obras renascentistas. Esses recursos ajudarão os alunos a expandir seu entendimento do Renascimento e a apreciar ainda mais sua influência duradoura na arte e na cultura.

  4. Importância do Renascimento (1 minuto): Por fim, o professor deve ressaltar a importância do Renascimento para a arte e a cultura ocidental. Ele pode mencionar como as ideias e as técnicas desenvolvidas durante o Renascimento continuam a influenciar a arte moderna, a ciência e a sociedade. O professor também pode enfatizar como a valorização do indivíduo e da razão durante o Renascimento ajudou a moldar a visão de mundo moderna.

  5. Encerramento (1 minuto): O professor deve encerrar a aula agradecendo a participação e o empenho dos alunos. Ele pode reforçar a importância de continuar explorando e apreciando a arte renascentista e de aplicar as habilidades de análise e pensamento crítico desenvolvidas durante a aula. O professor pode então dar um breve vislumbre do próximo tópico a ser abordado na disciplina de Artes, despertando a curiosidade e o interesse dos alunos.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies