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Plano de aula de Corpo Humano: Sentidos

Biologia

Original Teachy

'EM13CNT306'

Corpo Humano: Sentidos

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Corpo Humano: Sentidos

Palavras ChaveSentidos, Corpo Humano, Visão, Audição, Olfato, Tato, Paladar, Órgãos Sensoriais, Sistema Nervoso, Atividades Interativas, Problemas Práticos, Aplicação Teórica, Discussão em Grupo, Aprendizagem Engajada
Materiais NecessáriosMateriais para construção de estações interativas (como tecidos, caixas, objetos com texturas variadas, etc.), Materiais para testar os sentidos (como venda, tampões de ouvido, substâncias para cheirar, etc.), Computador e projetor para apresentações, Papel e canetas para anotações e desenhos, Materiais para montagem de cenários (papel cartão, fitas adesivas, etc.), Acesso a artigos ou livros sobre o sistema sensorial
Códigos BNCCEM13CNT306: Avaliar os riscos envolvidos em atividades cotidianas, aplicando conhecimentos das Ciências da Natureza, para justificar o uso de equipamentos e recursos, bem como comportamentos de segurança, visando à integridade física, individual e coletiva, e socioambiental, podendo fazer uso de dispositivos e aplicativos digitais que viabilizem a estruturação de simulações de tais riscos.
Ano Escolar2º ano do Ensino Médio
DisciplinaBiologia
Unidade TemáticaVida e Evolução

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é crucial para estabelecer as metas de aprendizagem da aula. Ao definir claramente o que se espera que os alunos sejam capazes de fazer ao final da sessão, permite-se uma melhor orientação e foco tanto dos estudantes quanto do professor. Esta seção também serve para alinhar as expectativas e garantir que todos os envolvidos estejam cientes dos pontos chave que serão explorados e aprofundados durante as atividades práticas.

Objetivos principais:

1. Reconhecer e descrever os cinco sentidos do corpo humano (visão, audição, olfato, tato e paladar), identificando os órgãos e tecidos envolvidos em cada um.

2. Compreender como os estímulos sensoriais são interpretados e processados pelo sistema nervoso.

Objetivos secundários:

  1. Estimular o pensamento crítico e a capacidade de relacionar os sentidos com situações do cotidiano, através de exemplos práticos e aplicações reais.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A etapa de Introdução serve para ativar o conhecimento prévio dos alunos, utilizando situações-problema que os façam pensar criticamente sobre a aplicação prática dos sentidos. Além disso, ao contextualizar a importância dos sentidos com exemplos do cotidiano e curiosidades, pretende-se aumentar o interesse e a relevância do estudo dos sentidos, incentivando uma aprendizagem mais engajada e significativa.

Situações Problema

1. Considere o seguinte cenário: um cozinheiro está preparando uma refeição para um jantar especial. Ele precisa garantir que os pratos sejam não apenas saborosos, mas também visualmente atraentes. Como os sentidos de visão, olfato e paladar podem influenciar a percepção da refeição pelos convidados?

2. Imagine que um grupo de cientistas está tentando desenvolver uma nova tecnologia de realidade virtual. Eles querem que a experiência seja o mais imersiva possível, incluindo sons, cheiros e texturas. Como a combinação dos sentidos de audição, olfato e tato pode melhorar a experiência dos usuários?

Contextualização

Os sentidos são as ferramentas que nosso corpo utiliza para interagir com o mundo ao nosso redor. Desde a simples ação de sentir a textura de um tecido até a complexa interpretação de uma sinfonia, eles permitem que entendamos e nos adaptemos ao ambiente. Curiosidades como o fato de que o olfato é o único sentido que não passa pelo tálamo antes de chegar ao córtex cerebral ou que a língua pode diferenciar entre mais de 10.000 sabores ajudam a perceber a riqueza e complexidade desses sistemas sensoriais.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 80 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para que os alunos apliquem de forma prática e criativa os conhecimentos adquiridos sobre os cinco sentidos. Através de atividades lúdicas e interativas, eles podem explorar a complexidade e a importância dos sentidos de uma maneira que seja memorável e significativa. Esta abordagem não só solidifica o aprendizado teórico como também desenvolve habilidades de colaboração, pensamento crítico e resolução de problemas.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Viagem Sensorial ao Museu das Curiosidades

> Duração: (70 - 75 minutos)

- Objetivo: Desenvolver uma compreensão mais profunda de um dos cinco sentidos por meio da construção de uma experiência interativa que envolve todos os sentidos.

- Descrição: Os alunos são divididos em grupos de até 5 pessoas e cada grupo representa uma equipe de curadores de um museu fictício. Eles devem criar uma exposição interativa que explique um dos cinco sentidos de forma lúdica e educativa. Cada grupo escolhe um sentido para explorar e desenvolve estações interativas que envolvam os outros sentidos na experiência, por exemplo, criar uma sala escura para explorar a audição ou um jardim de cheiros para o olfato.

- Instruções:

  • Forme grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo escolhe um dos cinco sentidos para explorar.

  • Os alunos têm 60 minutos para planejar e construir uma estação interativa que represente o sentido escolhido.

  • As estações devem ser capazes de envolver todos os sentidos de forma criativa. Por exemplo, uma estação para o olfato pode incluir amostras de diversos odores e materiais texturizados para tocar.

  • Ao final da atividade, cada grupo apresenta sua estação para a classe, explicando como ela interage com os sentidos e o que aprendeu sobre o sentido escolhido.

Atividade 2 - O Mistério dos Sentidos Desaparecidos

> Duração: (70 - 75 minutos)

- Objetivo: Aplicar o conhecimento sobre os cinco sentidos em um cenário de resolução de problemas, desenvolvendo habilidades de investigação e apresentação.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos se tornam detetives que precisam solucionar um mistério envolvendo a perda de um dos cinco sentidos de um personagem fictício. Cada grupo recebe um 'kit de detetive' com pistas que envolvem testes sensoriais e teorias a serem comprovadas. Eles devem usar o conhecimento sobre os sentidos para resolver o mistério e apresentar suas descobertas para a classe.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua os 'kits de detetive' para cada grupo, que incluem pistas e materiais para testes sensoriais.

  • Os alunos têm 60 minutos para realizar os testes, coletar dados e formular teorias sobre qual sentido está comprometido e por quê.

  • Cada grupo prepara uma apresentação do seu caso, incluindo a explicação dos testes realizados e as conclusões sobre o sentido afetado.

Atividade 3 - Construtores de Sentidos

> Duração: (70 - 75 minutos)

- Objetivo: Utilizar o conhecimento sobre os cinco sentidos para projetar uma atração que intensifique a experiência sensorial de pessoas com deficiências, promovendo a inclusão e a conscientização.

- Descrição: Os alunos assumem o papel de engenheiros de um parque temático que deve ser projetado para pessoas com deficiências sensoriais. Eles devem criar uma área do parque que permita que visitantes sem o uso de um ou mais sentidos possam experimentar os outros de maneira intensificada. O grupo deve desenhar e explicar em detalhes as atrações, considerando a segurança, o entretenimento e a acessibilidade.

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos de até 5.

  • Cada grupo escolhe um ou mais sentidos para focar em seu projeto.

  • Os alunos têm 60 minutos para projetar uma atração que intensifique os sentidos não afetados, considerando a segurança e a acessibilidade.

  • Cada grupo apresenta seu projeto para a classe, explicando o conceito, a tecnologia envolvida e como a atração ajuda na compreensão e diversão dos visitantes.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos articulem o que aprenderam e ouçam diferentes perspectivas e abordagens dos colegas. A discussão em grupo ajuda a solidificar o conhecimento prático adquirido durante as atividades, além de promover habilidades de comunicação e argumentação. Este retorno coletivo também serve para avaliar a compreensão dos alunos sobre os sentidos e sua capacidade de aplicar essas informações em cenários práticos e teóricos.

Discussão em Grupo

Inicie a discussão em grupo relembrando os alunos dos objetivos da aula, incentivando-os a refletir sobre como os sentidos são interligados e influenciam as experiências cotidianas. Peça a cada grupo que compartilhe as descobertas e os projetos desenvolvidos durante as atividades. Utilize perguntas abertas para facilitar a conversa e encorajar todos os alunos a participarem ativamente. Destaque a importância de entender os sentidos não apenas de forma isolada, mas como um sistema integrado que enriquece nossa interação com o mundo.

Perguntas Chave

1. Quais foram os maiores desafios ao tentar intensificar a experiência de um sentido enquanto compensava a falta de outro?

2. Como a integração de múltiplos sentidos em uma experiência pode alterar a percepção de um único estímulo?

3. De que maneira o conhecimento adquirido sobre os sentidos pode ser aplicado para melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiências sensoriais?

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A etapa de Conclusão tem como finalidade consolidar o conhecimento adquirido durante a aula, ajudando os alunos a conectar as atividades práticas com a teoria estudada. Além disso, serve para reforçar a importância dos sentidos no cotidiano e em aplicações práticas, estimulando os alunos a refletirem sobre como o que aprenderam pode ser aplicado em diferentes contextos profissionais, pessoais e sociais. Esta reflexão ajuda a garantir uma aprendizagem mais profunda e duradoura.

Resumo

Para encerrar, o professor deve resumir os principais pontos abordados durante a aula, reiterando a importância dos cinco sentidos, os órgãos envolvidos, e como estes são percebidos e processados pelo corpo humano. Deve-se enfatizar também as atividades práticas realizadas, como a construção das estações interativas e a resolução dos mistérios sensoriais, que ajudaram a solidificar o conhecimento teórico através de aplicações práticas e criativas.

Conexão com a Teoria

Durante a aula, os alunos puderam observar a conexão entre teoria e prática ao aplicar o conhecimento sobre os sentidos em contextos reais, como em situações cotidianas simuladas e na criação de projetos de parque temático para pessoas com deficiências sensoriais. Essas atividades demonstraram como o entendimento teórico dos sentidos é essencial para a aplicação prática em diversas áreas, incluindo design, saúde e entretenimento.

Fechamento

A compreensão dos sentidos é fundamental não apenas para o estudo da biologia, mas também para a vida diária. Através dos sentidos, percebemos o mundo ao nosso redor, o que influencia nossas decisões, comportamentos e interações sociais. Portanto, entender como os sentidos funcionam e como podem ser estimulados ou adaptados é crucial para uma melhor qualidade de vida e para a inovação em diversas áreas.

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