Plano de Aula | Metodologia Técnica | Verbos: Particípio
Palavras Chave | Verbos no particípio, Espanhol, Ensino Médio, Habilidades práticas, Mercado de trabalho, Comunicação escrita, Tempos compostos, Atividades maker, Reflexão, Mini desafios |
Materiais Necessários | Quadro branco e marcadores, Computadores ou tablets, Acesso à internet, Vídeo que ilustre bem a aplicação prática., Folhas de papel, Canetas, Cenário fictício para o projeto de e-mail, Listas de exercícios de fixação |
Códigos BNCC | EM13LGG402: Empregar, nas interações sociais, a variedade e o estilo de língua adequados à situação comunicativa, ao(s) interlocutor(es) e ao gênero do discurso, respeitando os usos das línguas por esse(s) interlocutor(es) e sem preconceito linguístico. |
Ano Escolar | 2º ano do Ensino Médio |
Disciplina | Espanhol |
Unidade Temática | **Gramática ** |
Objetivos
Duração: 10 - 15 minutos
Esta etapa tem a finalidade de introduzir os alunos ao conceito de verbos na forma do particípio, destacando a importância de entender e aplicar corretamente essa forma verbal. Desenvolver essa habilidade é crucial tanto para a comunicação cotidiana quanto para contextos profissionais, onde a precisão e clareza na escrita são essenciais. A conexão com o mercado de trabalho se dá ao preparar os alunos para utilizarem o espanhol de maneira eficaz em situações práticas e profissionais, como na redação de e-mails, relatórios e outras formas de comunicação escrita.
Objetivos principais:
1. Identificar e escrever verbos na forma do particípio em espanhol.
2. Utilizar corretamente os verbos no particípio em frases contextuais.
Objetivos secundários:
- Reconhecer a importância do particípio no uso cotidiano e profissional do espanhol.
Introdução
Duração: 10 - 15 minutos
Esta etapa tem a finalidade de introduzir os alunos ao conceito de verbos na forma do particípio, destacando a importância de entender e aplicar corretamente essa forma verbal. Desenvolver essa habilidade é crucial tanto para a comunicação cotidiana quanto para contextos profissionais, onde a precisão e clareza na escrita são essenciais. A conexão com o mercado de trabalho se dá ao preparar os alunos para utilizarem o espanhol de maneira eficaz em situações práticas e profissionais, como na redação de e-mails, relatórios e outras formas de comunicação escrita.
Contextualização
Os verbos na forma do particípio são fundamentais para a construção de frases no passado e na formação de tempos compostos em espanhol. Por exemplo, ao dizer 'He comido' (Eu comi), o verbo 'comido' está na forma do particípio. Compreender esta forma verbal não só melhora a comunicação no dia a dia, mas também é essencial em contextos profissionais, como na elaboração de relatórios ou na redação de e-mails formais.
Curiosidades e Conexão com o Mercado
Curiosidade: Muitos verbos irregulares em espanhol têm particípios únicos, como 'escrito' (de 'escribir') e 'visto' (de 'ver'). No mercado de trabalho, saber utilizar corretamente o particípio pode ser crucial para a clareza e a precisão na comunicação escrita, especialmente em profissões que demandam escrita frequente, como jornalismo, tradução e funções administrativas. Além disso, a habilidade de manipular essas formas verbais pode destacar um candidato durante um processo seletivo, demonstrando um domínio mais profundo da língua espanhola.
Atividade Inicial
Pergunta Provocadora: 'Como você descreveria uma atividade que você já completou, usando o particípio em espanhol?'. Vídeo Curto: Exiba um vídeo de 2 minutos que explique de forma dinâmica o uso do particípio em espanhol, utilizando exemplos do cotidiano e profissionais. Sugerir um vídeo que ilustre bem a aplicação prática.
Desenvolvimento
Duração: 50 - 60 minutos
A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado dos alunos através de atividades práticas e reflexivas que reforçam o uso dos verbos no particípio em espanhol. Ao aplicar os conhecimentos de maneira contextualizada e realista, os alunos desenvolvem habilidades que serão úteis tanto em situações cotidianas quanto no mercado de trabalho.
Tópicos a Abordar
- Formação dos verbos no particípio regular e irregular.
- Uso do particípio em tempos compostos (pretérito perfeito, pretérito mais-que-perfeito, etc.).
- Aplicação do particípio em contextos cotidianos e profissionais.
Reflexões Sobre o Tema
Oriente os alunos a refletirem sobre como a correta utilização dos verbos no particípio pode melhorar a clareza e a precisão na comunicação escrita em espanhol. Incentive-os a pensar sobre situações em que uma boa comunicação escrita é crucial, como ao redigir um e-mail profissional ou um relatório. Pergunte como eles podem aplicar o que aprenderam em suas futuras carreiras e interações cotidianas.
Mini Desafio
Projeto de E-mail Profissional
Os alunos irão aplicar os conhecimentos sobre verbos no particípio para redigir um e-mail profissional em espanhol. O e-mail deverá ser uma resposta a uma solicitação de um cliente fictício, explicando tarefas já realizadas e próximas etapas.
Instruções
- Divida a turma em grupos de 3 a 4 alunos.
- Distribua um cenário fictício onde um cliente solicitou uma atualização sobre um projeto específico.
- Peça aos alunos que redijam um e-mail de resposta, utilizando pelo menos cinco verbos no particípio.
- Oriente os alunos a serem claros e precisos, garantindo que o e-mail seja profissional e bem estruturado.
- Circule pela sala, oferecendo apoio e esclarecendo dúvidas.
Objetivo: Praticar a utilização de verbos no particípio em um contexto profissional, desenvolvendo habilidades de comunicação escrita em espanhol.
Duração: 30 - 35 minutos
Exercícios de Fixação e Avaliação
- Crie uma lista de 10 frases em espanhol com verbos no particípio faltando. Peça aos alunos para completarem as frases com o particípio correto.
- Proponha uma atividade de tradução onde os alunos devem traduzir frases do português para o espanhol, garantindo o uso correto do particípio.
- Solicite que os alunos escrevam uma breve redação (5-7 frases) descrevendo uma atividade que já completaram, utilizando verbos no particípio.
Conclusão
Duração: (10 - 15 minutos)
A finalidade desta etapa é assegurar que os alunos compreendam a importância dos conteúdos aprendidos, integrando teoria e prática de maneira contextualizada. Ao promover uma reflexão final, o professor garante que os alunos internalizem o conhecimento e reconheçam sua aplicação prática, preparando-os melhor para o uso do espanhol em situações reais e profissionais.
Discussão
Promova uma discussão com os alunos sobre a importância dos verbos no particípio, refletindo sobre como a aula conectou a teoria com a prática e suas aplicações no mercado de trabalho. Pergunte aos alunos como eles se sentiram ao redigir o e-mail profissional e quais desafios encontraram. Incentive-os a compartilhar exemplos de como podem usar essa habilidade em suas futuras carreiras, destacando a relevância do conhecimento adquirido.
Resumo
Resuma os principais conteúdos apresentados na aula, destacando a formação dos verbos no particípio regular e irregular, o uso do particípio em tempos compostos, e a aplicação prática em contextos cotidianos e profissionais. Relembre os alunos das atividades realizadas, como a pergunta provocadora, o vídeo explicativo, o projeto de e-mail profissional e os exercícios de fixação.
Fechamento
Explique aos alunos como a aula foi estruturada para conectar teoria, prática e aplicações reais, enfatizando a importância do particípio na comunicação escrita em espanhol. Destaque que, ao dominar essa habilidade, eles estão melhor preparados para situações cotidianas e profissionais, onde a clareza e precisão na escrita são essenciais. Conclua reforçando a relevância do tema para o dia a dia e para o mercado de trabalho.