Entrar

Plano de aula de Filosofia Moderna e Contemporânea

Filosofia

Original Teachy

'EM13CHS104'

Filosofia Moderna e Contemporânea

Objetivos (5 - 10 minutos)

  • Objetivo Principal 1: Apresentar aos alunos o conceito e o contexto histórico da Filosofia Moderna e Contemporânea, destacando seu surgimento, evolução e principais características.

  • Objetivo Principal 2: Introduzir e explicar os principais pensadores e movimentos filosóficos modernos e contemporâneos, incentivando a compreensão de suas contribuições para a filosofia e a sociedade.

  • Objetivo Principal 3: Desenvolver a habilidade dos alunos de analisar e discutir ideias filosóficas modernas e contemporâneas, utilizando o pensamento crítico para extrair significado e relevância dessas ideias para o mundo atual.

  • Objetivos Secundários:

    1. Incentivar a participação ativa dos alunos nas discussões em sala de aula, fomentando um ambiente de aprendizagem colaborativo.
    2. Promover a utilização de recursos digitais (como vídeos, podcasts e artigos online) para complementar o aprendizado e a compreensão dos alunos sobre a filosofia moderna e contemporânea.
    3. Estimular a aplicação das ideias filosóficas modernas e contemporâneas à vida cotidiana dos alunos, incentivando a reflexão sobre questões contemporâneas.

Introdução (10 - 15 minutos)

  • Para iniciar a aula, o professor deve fazer um breve resumo dos conteúdos de filosofia estudados até o momento, destacando os principais pensadores e correntes filosóficas anteriores à filosofia moderna e contemporânea. Este resumo servirá para contextualizar os alunos e facilitar o entendimento do novo conteúdo.

  • Em seguida, o professor deve introduzir duas situações-problema que estimulem a reflexão dos alunos e sirvam de base para o desenvolvimento da teoria:

    1. "Como a filosofia moderna influenciou a visão de mundo que temos hoje? Pense em aspectos como a valorização do indivíduo, a crença no progresso e a confiança na razão."
    2. "Como as ideias dos filósofos contemporâneos estão refletidas na sociedade atual? Tente identificar exemplos em áreas como política, arte, ética e ciência."
  • O professor deve contextualizar a importância do assunto, explicando que a filosofia moderna e contemporânea marcam uma ruptura com as ideias medievais e inauguram uma nova forma de pensar, que privilegia a razão, o questionamento e a liberdade do indivíduo. Além disso, deve ressaltar como os pensadores modernos e contemporâneos influenciaram e continuam influenciando a forma como entendemos o mundo e a nós mesmos.

  • Para ganhar a atenção dos alunos, o professor pode apresentar algumas curiosidades e histórias relacionadas ao tema:

    1. "Vocês sabiam que René Descartes, considerado o pai da filosofia moderna, era também um brilhante matemático? Ele é o criador da geometria analítica, que combina álgebra e geometria e é fundamental para a matemática moderna."
    2. "E que tal a história de Friedrich Nietzsche, um dos mais controversos filósofos contemporâneos? Nietzsche ficou famoso por sua crítica à moralidade tradicional e por sua declaração 'Deus está morto', que reflete a perda de fé na religião e a ascensão do pensamento secular na sociedade moderna."

    Essas histórias podem ajudar a despertar o interesse dos alunos e a mostrar a relevância do assunto para outras áreas do conhecimento.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  • Atividade 1: "Jogo de cartas dos filósofos"

    1. O professor deve preparar um conjunto de cartas, cada uma representando um filósofo moderno ou contemporâneo (por exemplo, René Descartes, Immanuel Kant, Friedrich Nietzsche, Jean-Paul Sartre, etc.). Cada carta deve incluir uma breve descrição do filósofo, suas principais ideias e contribuições para a filosofia.

    2. Os alunos serão divididos em pequenos grupos e cada grupo receberá um conjunto de cartas.

    3. O objetivo do jogo é que cada grupo organize suas cartas na ordem cronológica de vida dos filósofos e identifique as conexões entre as ideias dos diferentes pensadores.

    4. O professor deve circular pela sala, auxiliando os grupos com dúvidas e incentivando a discussão.

    5. Ao final do jogo, cada grupo deve apresentar suas conclusões para a classe. O professor deve aproveitar este momento para corrigir possíveis erros e aprofundar a discussão sobre as ideias dos filósofos.

  • Atividade 2: "Criação de um podcast sobre filosofia moderna e contemporânea"

    1. Ainda em grupos, os alunos terão a tarefa de criar um episódio de podcast sobre um filósofo moderno ou contemporâneo de sua escolha.

    2. O episódio deve incluir uma introdução ao filósofo, uma discussão de suas principais ideias e uma análise de como essas ideias se refletem no mundo atual.

    3. O professor deve fornecer recursos para a gravação do podcast (como microfones e software de edição de áudio) e orientar os alunos sobre como estruturar e gravar o episódio.

    4. Os podcasts serão apresentados na próxima aula e os melhores episódios podem ser compartilhados com a comunidade escolar.

  • Atividade 3: "Debate sobre a relevância da filosofia moderna e contemporânea"

    1. Para encerrar a aula, o professor deve organizar um debate em sala de aula sobre a relevância da filosofia moderna e contemporânea para a sociedade atual.

    2. O professor pode começar com algumas perguntas para incentivar a discussão, como: "Como as ideias dos filósofos modernos e contemporâneos influenciam nossa visão de mundo hoje?" ou "Como a filosofia moderna e contemporânea pode nos ajudar a entender e resolver problemas sociais contemporâneos?"

    3. O professor deve moderar o debate, garantindo que todos os alunos tenham a oportunidade de participar e que a discussão permaneça respeitosa e produtiva.

Essas atividades visam promover a compreensão dos alunos sobre a filosofia moderna e contemporânea, desenvolver suas habilidades de pensamento crítico e incentivar a participação ativa e a colaboração em sala de aula. Além disso, elas permitem que os alunos explorem o assunto de uma maneira divertida e envolvente, tornando o aprendizado mais significativo e memorável.

Retorno (10 - 15 minutos)

  • Atividade 1: "Reflexão sobre o Jogo de Cartas dos Filósofos"

    1. O professor deve promover uma discussão em grupo com todos os alunos sobre as conclusões encontradas por cada grupo no Jogo de Cartas dos Filósofos.

    2. O professor deve fazer perguntas abertas para facilitar a reflexão dos alunos, como: "Quais conexões entre os filósofos vocês encontraram mais interessantes e por quê?" ou "Quais filósofos foram mais desafiadores para colocar na ordem cronológica e por quê?".

    3. O professor deve conectar as respostas dos alunos com a teoria, apontando como a ordem cronológica dos filósofos e suas conexões ajudam a entender a evolução do pensamento filosófico moderno e contemporâneo.

  • Atividade 2: "Feedback sobre a Criação do Podcast"

    1. O professor deve pedir aos alunos que compartilhem suas experiências na criação do podcast, perguntando: "Quais foram os desafios que vocês encontraram ao tentar explicar as ideias do filósofo escolhido?" e "Como a criação do podcast ajudou a aprofundar seu entendimento sobre o filósofo e suas ideias?".

    2. O professor deve destacar a importância da comunicação clara e eficaz na filosofia, ressaltando que a capacidade de explicar ideias complexas de maneira compreensível é uma habilidade valiosa, não apenas para a filosofia, mas para muitas áreas da vida.

  • Atividade 3: "Conclusões do Debate"

    1. O professor deve fechar o debate perguntando aos alunos: "Quais foram as principais conclusões do debate? Como as ideias discutidas se relacionam com a teoria da filosofia moderna e contemporânea?".

    2. O professor deve ressaltar que a filosofia não é apenas sobre aprender ideias antigas, mas também sobre aplicá-las para entender e questionar o mundo atual.

  • Final da Aula: "Reflexão Individual"

    1. Para encerrar a aula, o professor deve propor que os alunos reflitam por um minuto sobre as respostas para as perguntas: "Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?" e "Quais questões ainda não foram respondidas?".

    2. O professor pode pedir a alguns alunos que compartilhem suas reflexões com a classe, criando uma oportunidade para esclarecer dúvidas finais e reforçar os principais pontos de aprendizado.

Esta etapa de retorno é essencial para consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo que eles reflitam sobre a teoria, as atividades práticas e suas próprias experiências de aprendizado. Além disso, ela proporciona ao professor um feedback valioso sobre a eficácia de suas estratégias de ensino e sobre o entendimento e o progresso dos alunos.

Conclusão (5-10 minutos)

  • Revisão dos Conceitos-Chave: O professor deve começar a conclusão relembrando os principais conceitos e ideias discutidos durante a aula. Isso inclui a definição de filosofia moderna e contemporânea, os principais filósofos e movimentos dessa época, e as principais contribuições desses pensadores para a filosofia e a sociedade. (2-3 minutos)

  • Conexão entre Teoria e Prática: Em seguida, o professor deve explicar como as atividades realizadas durante a aula (o Jogo de Cartas dos Filósofos, a criação do podcast e o debate) ajudaram a conectar a teoria com a prática. Ele deve destacar como essas atividades permitiram aos alunos explorar as ideias dos filósofos de uma maneira ativa e envolvente, além de desenvolver habilidades importantes, como pensamento crítico, colaboração e comunicação. (2-3 minutos)

  • Materiais Extras: O professor deve sugerir materiais adicionais para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre a filosofia moderna e contemporânea. Esses recursos podem incluir livros, artigos, vídeos, podcasts e sites relevantes. Ele deve incentivá-los a usar esses materiais como um complemento ao conteúdo estudado em sala de aula e como uma maneira de aprofundar seus próprios interesses e questionamentos. (1-2 minutos)

  • Importância do Assunto: Por fim, o professor deve enfatizar a relevância da filosofia moderna e contemporânea para o dia a dia dos alunos. Ele deve explicar como as ideias desses filósofos influenciam a forma como pensamos sobre questões importantes, como ética, política, arte e ciência. Além disso, ele deve ressaltar como a filosofia nos ajuda a desenvolver uma visão crítica e reflexiva do mundo, o que é fundamental para a nossa vida como cidadãos informados e ativos. (2-3 minutos)

Esta conclusão serve para consolidar o aprendizado dos alunos, reforçar os principais pontos da aula e estimular o estudo autônomo. Além disso, ela ajuda a mostrar a relevância do conteúdo, incentivando os alunos a ver a filosofia não apenas como uma matéria escolar, mas como uma ferramenta valiosa para entender e questionar o mundo ao seu redor.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies