Entrar

Plano de aula de Coesão Gramatical

Português

Original Teachy

'EM13LGG104'

Coesão Gramatical

Objetivos (5 - 7 minutos)

Objetivos Principais:

  1. Compreender o conceito de coesão gramatical e sua importância na construção do sentido nos textos.
  2. Identificar e aplicar os diferentes mecanismos de coesão gramatical (referenciação, substituição, elipse e conexão) na escrita e na leitura de textos.

Objetivos Secundários:

  1. Promover a habilidade de análise e interpretação de textos, a partir do reconhecimento dos mecanismos de coesão gramatical utilizados.
  2. Desenvolver a competência de produção de textos coesos e coerentes, por meio da prática de exercícios de aplicação dos mecanismos de coesão gramatical.

Objetivos Terciários:

  1. Estimular a reflexão crítica sobre a importância da coesão gramatical para a eficácia da comunicação escrita.
  2. Fomentar a autonomia do aluno na busca por conhecimento e esclarecimento de dúvidas, através do uso de recursos digitais e bibliográficos.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de Conteúdos Anteriores (3 - 5 minutos): O professor deve iniciar a aula relembrando conceitos importantes que foram abordados em aulas anteriores, como a estrutura e organização textual, a função das palavras e a importância do contexto na compreensão de um texto. Essa revisão é fundamental para que os alunos possam compreender e aplicar de forma efetiva os conceitos de coesão gramatical.

  2. Situações-Problema (3 - 5 minutos): O professor pode apresentar aos alunos duas situações-problema que envolvam a falta de coesão gramatical. Por exemplo, um texto em que as sentenças não estejam bem conectadas e outro em que as palavras não sejam bem referenciadas. O professor pode perguntar aos alunos o que eles acham desses textos e se conseguem identificar a falta de coesão. Essas situações servem para despertar o interesse dos alunos pelo tema e para que percebam a importância da coesão gramatical na escrita e leitura de textos.

  3. Contextualização (2 - 3 minutos): O professor deve explicar aos alunos a importância da coesão gramatical no dia a dia, tanto na escrita de textos formais (como redações e relatórios) quanto informais (como mensagens de texto e e-mails), e também na leitura e compreensão de textos diversos. O professor pode exemplificar como a falta de coesão gramatical pode levar a mal-entendidos na comunicação escrita.

  4. Introdução do Tópico (2 - 3 minutos): Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode introduzir o tópico da coesão gramatical contando uma curiosidade ou história relacionada. Por exemplo, pode mencionar como a coesão gramatical é fundamental em textos jurídicos, onde a falta de clareza pode levar a interpretações erradas e a consequências sérias. Outra possibilidade é contar a história de um escritor famoso que era conhecido por sua habilidade em utilizar a coesão gramatical para criar textos ricos e envolventes.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade de Storyline (10 - 12 minutos):

    • O professor deve dividir a turma em grupos de 4 a 5 alunos e entregar a cada grupo uma folha de papel grande e canetas coloridas.
    • Cada grupo receberá uma história curta, mas com várias lacunas. Cada lacuna representa um ponto em que os alunos devem aplicar um mecanismo de coesão gramatical (referenciação, substituição, elipse e conexão).
    • A tarefa dos grupos é preencher as lacunas de forma a tornar a história coesa e compreensível. Eles devem usar as canetas coloridas para indicar qual mecanismo de coesão foi utilizado em cada ponto.
    • O professor deve circular pela sala, observando e orientando os grupos conforme necessário.
    • No final da atividade, cada grupo deve apresentar sua história para a turma, explicando os mecanismos de coesão que utilizaram.
  2. Atividade de Caça ao Tesouro (10 - 12 minutos):

    • Ainda em grupos, os alunos receberão um conjunto de textos curtos e variados (carta, notícia, poema, trecho de livro, etc.) que foram propositalmente escritos com erros de coesão gramatical.
    • O objetivo da atividade é que os alunos identifiquem e corrijam os erros, aplicando os mecanismos de coesão gramatical aprendidos.
    • Para tornar a atividade mais lúdica, o professor pode propor que a turma que corrigir todos os textos no menor tempo seja a vencedora.
    • Ao final da atividade, o professor deve revisar com a turma as correções feitas, esclarecendo dúvidas e reforçando os conceitos de coesão gramatical.
  3. Discussão em Grupo (3 - 5 minutos):

    • Após as atividades, o professor deve promover uma discussão em grupo para que os alunos compartilhem suas percepções e aprendizados.
    • O professor pode fazer perguntas direcionadas para estimular a reflexão dos alunos, como: "Qual mecanismo de coesão vocês acharam mais desafiador de aplicar?" ou "Vocês conseguem identificar agora a importância da coesão gramatical na comunicação escrita?".
    • Essa discussão é uma oportunidade para o professor esclarecer dúvidas remanescentes e reforçar os conceitos aprendidos.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Revisão em Grupo (3 - 5 minutos):

    • O professor deve chamar cada grupo para apresentar brevemente as soluções encontradas durante as atividades de Storyline e Caça ao Tesouro.
    • Durante as apresentações, o professor deve incentivar os outros grupos a fazerem perguntas ou comentários, promovendo assim uma troca de ideias entre os alunos.
    • O professor deve fazer intervenções pontuais, ressaltando os pontos que foram bem trabalhados e corrigindo eventuais equívocos, sempre reforçando a importância da coesão gramatical para a compreensão e produção de textos.
  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos):

    • Após as apresentações, o professor deve fazer uma revisão dos conceitos teóricos apresentados no início da aula, conectando-os com as atividades práticas realizadas pelos alunos.
    • O professor pode, por exemplo, destacar como a atividade de Storyline permitiu aos alunos entenderem na prática a importância de referenciar corretamente as palavras e frases no texto para garantir a coesão.
    • Da mesma forma, o professor pode ressaltar como a atividade de Caça ao Tesouro ajudou os alunos a perceberem a necessidade de substituir palavras já mencionadas no texto por pronomes, evitando repetições desnecessárias.
  3. Reflexão Final (2 - 3 minutos):

    • Para finalizar, o professor deve propor que os alunos reflitam individualmente por um minuto sobre as seguintes perguntas:
      1. Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?
      2. Quais questões ainda não foram respondidas?
    • Após o tempo de reflexão, o professor pode pedir a alguns alunos que compartilhem suas respostas com a turma.
    • O professor deve anotar as questões não respondidas, que servirão como ponto de partida para a próxima aula ou para aprofundamento individual dos alunos.
  4. Feedback e Encerramento (1 minuto):

    • O professor deve agradecer a participação de todos, ressaltar os pontos positivos da aula e dar um breve feedback sobre o desempenho da turma.
    • Por fim, o professor deve lembrar aos alunos de revisarem os conteúdos estudados em casa e de estarem preparados para a próxima aula.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo e Recapitulação (2 - 3 minutos):

    • O professor deve iniciar a Conclusão da aula fazendo um resumo dos principais pontos abordados, reforçando a definição de coesão gramatical e os diferentes mecanismos utilizados para sua aplicação (referenciação, substituição, elipse e conexão).
    • É importante que o professor enfatize a importância desses mecanismos na construção do sentido nos textos e na eficácia da comunicação escrita.
  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos):

    • Em seguida, o professor deve explicar como a aula conectou a teoria (com a apresentação inicial dos conceitos de coesão gramatical), a prática (com as atividades de Storyline e Caça ao Tesouro) e as aplicações (com a discussão sobre a importância da coesão gramatical no dia a dia e a correção dos textos).
    • O professor pode ressaltar como as atividades práticas permitiram aos alunos aplicar e compreender de forma efetiva os conceitos teóricos apresentados.
  3. Materiais Extras (1 minuto):

    • O professor deve sugerir alguns materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre coesão gramatical. Isso pode incluir livros, sites, vídeos e exercícios online.
    • O professor pode, por exemplo, indicar um livro de gramática que aborde o tema de forma mais detalhada, um site com exercícios interativos de coesão gramatical, e um vídeo explicativo no YouTube.
  4. Importância do Assunto (1 minuto):

    • Para concluir, o professor deve reforçar a importância do assunto abordado para a vida dos alunos.
    • O professor pode mencionar como a habilidade de aplicar a coesão gramatical de forma correta e eficiente é fundamental em diversas situações do cotidiano, desde a escrita de um e-mail até a produção de um trabalho acadêmico.
    • Além disso, o professor pode enfatizar como a compreensão e o uso adequado da coesão gramatical contribuem para a clareza e a eficácia da comunicação escrita, uma habilidade essencial em qualquer profissão.
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies