Objetivos (5 - 10 minutos)
-
Compreensão do Conceito:
- Definir e identificar o uso de conectivos, com foco nas conjunções e preposições.
- Entender a função dos conectivos na estruturação de frases, períodos e textos.
- Diferenciar o uso das conjunções e preposições em diferentes contextos.
-
Prática de Identificação e Utilização:
- Identificar e classificar conjunções e preposições em frases, períodos e textos.
- Praticar o uso correto de conjunções e preposições na criação de frases e textos.
- Aplicar o conhecimento adquirido na produção de textos, demonstrando o uso apropriado de conjunções e preposições.
-
Desenvolvimento de Habilidades de Leitura e Escrita:
- Aperfeiçoar a habilidade de leitura através da identificação de conjunções e preposições em textos diversos.
- Reforçar a habilidade de escrita ao incorporar o uso de conjunções e preposições em suas próprias produções textuais.
Introdução (10 - 15 minutos)
-
Revisão de Conteúdos Prévios:
- O professor inicia a aula relembrando os conceitos de classes de palavras, enfatizando a necessidade de compreender as funções das palavras na construção de frases e textos. (3 - 5 minutos)
-
Situações-Problema:
- O professor apresenta duas situações distintas que envolvem o uso de conectivos, mas que têm impacto direto na compreensão e expressão escrita:
- A primeira situação é a leitura de um texto sem o uso de conectivos, destacando a dificuldade em entender a sequência lógica das ideias.
- A segunda situação é a escrita de uma frase sem o uso de conectivos, percebendo a falta de fluidez e coesão. (3 - 5 minutos)
- O professor apresenta duas situações distintas que envolvem o uso de conectivos, mas que têm impacto direto na compreensão e expressão escrita:
-
Contextualização da Importância do Assunto:
- O professor explica que o uso adequado de conectivos, especialmente as conjunções e preposições, é fundamental para a coesão e coerência textuais.
- Cita exemplos práticos, como a necessidade de usar conjunções para conectar ideias em um texto argumentativo, ou de preposições para indicar relações de lugar, tempo, modo, entre outras. (3 - 5 minutos)
-
Introdução do Tópico:
- O professor introduz o tópico de maneira atraente, contando uma história curiosa ou anedota que ilustre a importância dos conectivos na comunicação eficaz.
- Por exemplo, pode mencionar como um erro no uso de uma conjunção em um contrato resultou em uma interpretação errônea e consequências legais. (2 - 3 minutos)
Desenvolvimento (20 - 25 minutos)
-
Atividade de Role-Playing: "O Tribunal da Conjunção"
- O professor divide a turma em grupos de 5 a 6 alunos e atribui a cada grupo um cenário diferente que requer o uso apropriado de conjunções.
- Os cenários podem incluir:
- Um debate entre personagens de um livro.
- Uma conversa entre amigos sobre um problema escolar.
- Um diálogo em uma cena de um filme.
- Cada grupo deve reescrever o diálogo, desta vez, incluindo o uso correto de conjunções para conectar as ideias dos personagens de forma coerente.
- O professor circula pela sala, orientando e esclarecendo dúvidas. (10 - 12 minutos)
-
Atividade de Criação de História: "O Mistério das Preposições Perdidas"
- Após a atividade anterior, o professor introduz a atividade de criação de histórias.
- Cada grupo recebe uma imagem (pode ser uma cena de um filme, uma fotografia, uma ilustração) e deve criar uma história curta, de no máximo 10 frases, que inclua o uso adequado de preposições.
- O professor sugere que a história seja um mistério, incentivando os alunos a serem criativos na construção do enredo.
- Os grupos têm 10 minutos para criar e escrever suas histórias. O professor circula pela sala, dando feedback e auxiliando quando necessário. (10 - 12 minutos)
-
Atividade de Revisão em Grupo: "O Jogo dos Conectivos"
- Para finalizar a etapa de Desenvolvimento, o professor propõe um jogo de revisão em grupo.
- O jogo consiste em um tabuleiro com espaços marcados com diferentes conjunções e preposições.
- Cada grupo recebe um conjunto de cartas com frases que incluem o uso de conectivos.
- O objetivo do jogo é que o grupo leia a frase em voz alta e decida em qual espaço do tabuleiro a carta deve ser colocada, de acordo com o conectivo utilizado.
- O grupo que conseguir preencher o maior número de espaços do tabuleiro corretamente é o vencedor. (5 - 7 minutos)
Retorno (10 - 15 minutos)
-
Discussão em Grupo (5 - 7 minutos)
- O professor reúne todos os alunos para uma discussão em grupo, onde cada equipe compartilha suas soluções ou conclusões das atividades propostas.
- Cada grupo tem até 3 minutos para apresentar suas histórias ou diálogos, destacando o uso apropriado de conjunções e preposições.
- Durante as apresentações, o professor incentiva todos os alunos a prestar atenção e a fazer perguntas ou comentários construtivos.
-
Conexão com a Teoria (3 - 5 minutos)
- O professor aproveita as apresentações para fazer a conexão com a teoria, destacando os exemplos de uso de conjunções e preposições e como eles contribuíram para a coerência e coesão dos textos.
- O professor também pode pedir aos alunos que identifiquem, nas apresentações dos outros grupos, os diferentes usos de conectivos e como eles impactaram na compreensão e fluidez dos textos.
-
Reflexão Individual (2 - 3 minutos)
- Para finalizar a aula, o professor propõe que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam.
- O professor faz perguntas, como:
- Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?
- Quais questões ainda não foram respondidas?
- Como você pode aplicar o que aprendeu hoje em suas atividades de leitura e escrita?
- Os alunos têm um minuto para pensar sobre as perguntas e, em seguida, são convidados a compartilhar suas respostas com a turma.
-
Feedback e Encerramento (1 - 2 minutos)
- O professor agradece a participação de todos, elogia o esforço e o progresso dos alunos e fornece feedback sobre a aula.
- Finalmente, o professor faz um breve resumo do conteúdo abordado e anuncia o tema da próxima aula, criando expectativa e motivando os alunos para a próxima etapa do aprendizado.
Conclusão (5 - 10 minutos)
-
Recapitulação (2 - 3 minutos)
- O professor inicia a Conclusão relembrando os pontos-chave da aula, recapitulando os conceitos de conectivos, com foco em conjunções e preposições, e sua importância para a coesão e coerência textuais.
- Reforça as atividades realizadas, destacando como elas contribuíram para a compreensão e aplicação dos conectivos na prática.
-
Conexão da Teoria com a Prática (1 - 2 minutos)
- O professor destaca como a teoria apresentada foi aplicada nas atividades práticas.
- Por exemplo, o uso de conjunções na reescrita dos diálogos e o uso de preposições na criação das histórias, demonstrando de forma concreta o papel dos conectivos na estruturação de frases e textos.
-
Materiais Complementares (1 - 2 minutos)
- O professor sugere alguns materiais de leitura ou estudo para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto.
- Estes podem incluir livros didáticos, sites educacionais, vídeos explicativos, entre outros.
-
Importância do Assunto (1 - 3 minutos)
- Para encerrar a aula, o professor ressalta a importância do uso correto de conectivos no cotidiano, especialmente na comunicação escrita.
- Explica como a habilidade de utilizar adequadamente conjunções e preposições pode facilitar a compreensão de textos, tornar a escrita mais fluente e coesa, e contribuir para uma comunicação mais eficaz.
- O professor pode citar exemplos práticos, tais como a importância dos conectivos na redação de textos escolares, na elaboração de relatórios de trabalho, na compreensão de textos acadêmicos, entre outros.
-
Encerramento (1 - 2 minutos)
- Por fim, o professor agradece a participação ativa dos alunos, reforça a importância do estudo contínuo e da prática na consolidação do aprendizado, e se despede, deixando os alunos motivados e preparados para a próxima aula.