Entrar

Plano de aula de Literatura Romântica

Português

Original Teachy

'EM13LGG302'

Literatura Romântica

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender o contexto histórico da literatura romântica: Os alunos devem ser capazes de identificar e descrever as características principais do período histórico em que a literatura romântica se desenvolveu. Isso inclui a Revolução Industrial, o Iluminismo, a Revolução Francesa e a Independência do Brasil.

  2. Analisar as características da literatura romântica: Os alunos devem ser capazes de identificar e explicar as principais características da literatura romântica, como o subjetivismo, a valorização do sentimento, a idealização, a natureza como inspiração, entre outros.

  3. Aplicar o conhecimento adquirido na interpretação de textos literários românticos: Os alunos devem ser capazes de ler e interpretar textos literários românticos, aplicando o conhecimento adquirido sobre o contexto histórico e as características do movimento.

    Objetivos secundários:

    • Estimular a leitura e a análise crítica: O ensino da literatura romântica deve servir como uma oportunidade para estimular nos alunos o hábito da leitura e a capacidade de analisar criticamente os textos.

    • Desenvolver a habilidade de argumentação: Ao discutir as características e o impacto da literatura romântica, os alunos devem ser capazes de desenvolver argumentos sólidos e coerentes.

    • Promover a apreciação pela literatura: Ao estudar um movimento literário tão importante como o Romantismo, os alunos devem ser incentivados a apreciar a literatura e a arte em geral.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos relacionados: O professor deve começar retomando rapidamente os conteúdos previamente estudados que são relevantes para a aula, como o Iluminismo, a Revolução Industrial, a Revolução Francesa e a Independência do Brasil. Isso ajudará a situar os alunos no contexto histórico em que a literatura romântica surgiu e se desenvolveu.

  2. Situações-problema: O professor pode propor duas situações que servirão como gatilho para o Desenvolvimento do conteúdo.

    • A primeira situação pode ser a apresentação de um poema romântico famoso, como "A Morte do Poeta" de Álvares de Azevedo, e perguntar aos alunos como eles interpretam o poema e qual a ideia central que eles extraem dele.

    • A segunda situação pode ser a apresentação de um trecho de um romance romântico, como "Senhora" de José de Alencar, e perguntar aos alunos como eles descreveriam o estilo de escrita e quais as características românticas presentes no trecho.

  3. Contextualização: O professor deve explicar a importância da literatura romântica, não apenas como um movimento artístico, mas também como um reflexo do contexto histórico e social em que foi produzida. Além disso, o professor pode destacar como a literatura romântica influenciou e continua a influenciar a literatura e a cultura em geral.

  4. Introdução do tópico: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades e histórias sobre a literatura romântica.

    • Por exemplo, pode mencionar que o movimento romântico foi marcado por um forte sentimento de nacionalismo, com os escritores buscando valorizar a cultura e a história de seus países.

    • Outra curiosidade interessante é que o Romantismo foi um movimento literário que, apesar de ter surgido na Europa, teve um impacto significativo na América Latina, especialmente no Brasil, onde foi durante muito tempo o principal movimento literário.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade: "Viagem ao tempo romântico" (10 - 12 minutos)

    • Propósito: Esta atividade tem como objetivo fazer com que os alunos vivenciem um pouco do contexto histórico e cultural do Romantismo, de forma divertida e interativa.

    • Descrição: O professor divide a turma em pequenos grupos e atribui a cada grupo uma tarefa de pesquisa sobre um aspecto específico do Romantismo. Por exemplo, um grupo pode pesquisar sobre a vida e a obra de um escritor romântico famoso, outro grupo pode pesquisar sobre a influência da Revolução Industrial na literatura romântica, e assim por diante.

    • Os alunos terão um tempo determinado para realizar a pesquisa usando seus dispositivos móveis ou computadores fornecidos pela escola. Após a pesquisa, cada grupo deve preparar uma breve apresentação para compartilhar o que descobriu com o resto da turma.

    • Durante as apresentações, o professor deve incentivar os alunos a fazerem conexões entre o que aprenderam sobre o contexto histórico e as características da literatura romântica, e o texto literário que eles analisaram na atividade de Introdução.

  2. Atividade: "O autor romântico" (10 - 12 minutos)

    • Propósito: Esta atividade tem como objetivo desenvolver a habilidade de argumentação e a compreensão das características da literatura romântica.

    • Descrição: O professor divide a turma em pequenos grupos e atribui a cada grupo a tarefa de criar um perfil de um escritor romântico fictício. O perfil deve incluir informações sobre a vida do autor, suas influências, suas principais obras e as características românticas presentes em suas obras.

    • Os alunos podem usar a internet para pesquisar sobre os escritores românticos reais e se inspirar em suas vidas e obras para criar seu autor fictício. Além disso, eles devem se referir às anotações que fizeram durante a leitura e a interpretação do texto literário romântico na atividade de Introdução.

    • Após a criação dos perfis, cada grupo deve apresentar seu autor fictício para o resto da turma, defendendo a ideia de que ele é um exemplo perfeito do que significa ser um autor romântico.

  3. Atividade: "Crie seu poema romântico" (5 - 7 minutos)

    • Propósito: Esta atividade tem como objetivo permitir que os alunos apliquem de forma prática o que aprenderam sobre as características da literatura romântica.

    • Descrição: O professor propõe que os alunos, individualmente, criem um pequeno poema romântico, seguindo as características que eles identificaram durante a aula. O professor deve fornecer um modelo de estrutura poética, como um soneto, para orientar os alunos.

    • O tempo para a criação do poema deve ser limitado. Após a finalização, os alunos devem trocar seus poemas com um colega, que irá ler e interpretar o poema, identificando as características românticas presentes.

    • Por fim, alguns alunos serão convidados a compartilhar seus poemas e a explicar as características românticas que inseriram em suas criações. O professor deve incentivar a participação de todos e valorizar o esforço e a criatividade dos alunos.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em grupo (3 - 5 minutos): O professor deve promover uma discussão em grupo para que os alunos compartilhem as soluções ou conclusões encontradas em cada uma das atividades realizadas. Durante a discussão, o professor deve guiar a conversa de forma a conectar as experiências individuais com o conhecimento teórico apresentado. Isso permitirá que os alunos percebam a relevância e aplicabilidade do conteúdo aprendido.

    • Para a atividade "Viagem ao tempo romântico", cada grupo deve apresentar brevemente o que pesquisou e como isso se relaciona com o contexto histórico e cultural do Romantismo. O professor pode fazer perguntas para estimular a reflexão, como: "Como a Revolução Industrial influenciou a literatura romântica?" ou "Como a vida e obra do escritor que vocês pesquisaram refletem as características do Romantismo?".

    • Para a atividade "O autor romântico", cada grupo deve apresentar o perfil do escritor que criaram e argumentar por que ele é um exemplo de autor romântico. O professor pode pedir para que outros grupos questionem e rebatam os argumentos apresentados, promovendo um debate.

    • Para a atividade "Crie seu poema romântico", os alunos que se sentirem confortáveis podem compartilhar seus poemas com a turma, explicando as características do Romantismo que incluíram em suas criações. O professor pode elogiar e comentar positivamente sobre os poemas, incentivando a expressão criativa.

  2. Conexão com a teoria (2 - 3 minutos): Após a discussão em grupo, o professor deve revisitar os conceitos teóricos apresentados no início da aula e fazer a conexão com as atividades práticas realizadas. O professor pode perguntar: "Como as características do Romantismo que vocês identificaram nos textos e nas pesquisas se refletiram em suas criações literárias?" ou "De que maneira a atividade de criação do autor fictício ajudou a entender melhor as características da literatura romântica?".

  3. Reflexão individual (2 - 3 minutos): Para finalizar a aula, o professor deve propor que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam. O professor pode fazer perguntas como:

    1. "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?"
    2. "Quais questões ainda não foram respondidas?"
    3. "Como você pode aplicar o que aprendeu hoje em outras situações, como na leitura de outros textos literários ou na análise de outras formas de arte?".

    O professor pode pedir para que alguns alunos compartilhem suas respostas, promovendo uma reflexão coletiva. Além disso, o professor deve estar aberto para receber feedback dos alunos sobre a aula, o que pode ajudar a melhorar a qualidade do ensino.

  4. Tarefa de casa (opcional): Se houver tempo, o professor pode propor uma tarefa de casa relacionada ao tema da aula para reforçar o aprendizado. Por exemplo, os alunos podem ser incentivados a ler um poema ou um trecho de um romance romântico e identificar as características do Romantismo presentes. Ou ainda, os alunos podem ser desafiados a escrever um pequeno ensaio sobre a influência do contexto histórico no surgimento e Desenvolvimento da literatura romântica."# Conclusão (5 - 7 minutos)

  5. Resumo do Conteúdo (1 - 2 minutos): O professor deve fazer um resumo dos principais pontos abordados durante a aula. Isso inclui o contexto histórico em que a literatura romântica surgiu, as características do movimento, e a interpretação de textos literários românticos. O professor pode usar um quadro branco ou slides para destacar os principais pontos e fazer conexões entre eles.

  6. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos): O professor deve explicar como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações. Por exemplo, o professor pode mencionar como a atividade "Viagem ao tempo romântico" permitiu que os alunos aplicassem a teoria sobre o contexto histórico do Romantismo de uma forma prática e significativa. Da mesma forma, o professor pode destacar como a atividade "Crie seu poema romântico" permitiu que os alunos aplicassem as características do Romantismo na criação de suas próprias obras.

  7. Materiais Extras (1 - 2 minutos): O professor deve sugerir alguns materiais de estudo extras para os alunos que desejam aprofundar seu conhecimento sobre a literatura romântica. Isso pode incluir links para sites com mais informações sobre o Romantismo, recomendações de livros ou poemas românticos para leitura adicional, ou até mesmo vídeos ou documentários sobre o tema. O professor pode compartilhar esses recursos através de um ambiente virtual de aprendizagem, e encorajar os alunos a explorá-los no seu próprio ritmo.

  8. Importância do Assunto (1 - 2 minutos): Por fim, o professor deve resumir a importância do estudo da literatura romântica. O professor pode explicar como o Romantismo foi um movimento literário que influenciou não apenas a literatura, mas também a arte, a música, e a sociedade como um todo. Além disso, o professor pode destacar como o estudo do Romantismo pode ajudar os alunos a desenvolver habilidades importantes, como a capacidade de ler e interpretar textos complexos, a habilidade de argumentação, e a apreciação pela arte e pela cultura.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies