Entrar

Plano de aula de Conectivos: Conjunção e Preposição

Português

Original Teachy

'EM13LGG104'

Conectivos: Conjunção e Preposição

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Conectivos: Conjunção e Preposição

Palavras Chaveconjunções, preposições, conectivos, coerência textual, atividades práticas, aplicação do conhecimento, comunicação eficaz, redação, interpretação de textos, sala de aula invertida, discussão em grupo, reflexão crítica
Materiais Necessárioscartas com palavras (conjunções, preposições ou neutras), papéis em branco grandes, marcadores coloridos, textos curtos com erros de omissão de conectivos
Códigos BNCCEM13LGG104: Utilizar as diferentes linguagens, levando em conta seus funcionamentos, para a compreensão e produção de textos e discursos em diversos campos de atuação social.
Ano Escolar2º ano do Ensino Médio
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaGramática

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de objetivos é crucial para estabelecer o foco da aula e garantir que tanto o professor quanto os alunos tenham clareza sobre o que se espera alcançar. Nesta seção, os principais objetivos são delineados para orientar as atividades de aprendizado em sala, assegurando que os alunos possam aplicar o conhecimento prévio sobre conjunções e preposições de maneira prática e contextualizada. Ao final da aula, espera-se que os alunos sejam capazes de não apenas reconhecer esses elementos, mas também de usá-los de forma eficaz na construção e interpretação de textos.

Objetivos principais:

1. Identificar e diferenciar as principais conjunções e preposições utilizadas como conectivos em um texto.

2. Compreender a função de cada conjunção e preposição na conexão de ideias e informações em frases e textos.

Objetivos secundários:

  1. Estimular a participação ativa dos alunos através de discussões e análises de exemplos práticos.
  2. Fomentar o pensamento crítico ao explorar como a escolha e o uso de conectivos afetam a clareza e a coerência textual.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A introdução serve para ativar o conhecimento prévio dos alunos sobre conjunções e preposições, além de contextualizar a importância desses elementos na comunicação eficaz. Através das situações-problema, os alunos são desafiados a aplicar seu entendimento em contextos práticos, preparando o terreno para discussões mais aprofundadas em sala. A contextualização busca mostrar a relevância do tema no cotidiano e na produção de textos de alta qualidade, motivando os alunos a se engajarem com o conteúdo de maneira mais significativa.

Situações Problema

1. Peça aos alunos que identifiquem e corrijam os erros de conectividade em uma série de frases apresentadas no quadro, como por exemplo: 'Eu prefiro estudar para a prova do que sair com meus amigos.'

2. Apresente um pequeno texto no qual algumas conjunções e preposições foram intencionalmente omitidas e peça aos alunos para reescrever o texto adicionando os conectivos adequados para que as ideias fiquem mais claras e bem conectadas.

Contextualização

Explique a importância dos conectivos no dia a dia e em situações formais, como na escrita de ensaios e relatórios. Por exemplo, mostre como uma alteração simples, como substituir 'mas' por 'e', pode mudar significativamente o sentido de uma frase. Além disso, relate como autores renomados utilizam de forma criativa os conectivos para criar efeitos de sentido e nuances em textos literários.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de maneira prática e interativa os conceitos de conjunções e preposições aprendidos previamente. Através de atividades lúdicas e contextualizadas, eles terão a oportunidade de explorar a funcionalidade dos conectivos, desenvolvendo habilidades de análise e síntese textual, além de promover a cooperação e a criatividade em grupo. Esta seção é crucial para solidificar o conhecimento e garantir uma compreensão profunda e aplicada do tema.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Conectivos em Cena: O Drama da Coerência

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver a habilidade de usar conectivos de forma criativa e entender sua função na coesão textual.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas. Cada grupo receberá um conjunto de cartas com palavras que podem ser conjunções, preposições ou nenhum dos dois. Eles deverão, então, criar uma pequena peça teatral de 3 minutos que conte uma história utilizando essas cartas para construir diálogos. O desafio é incluir as palavras de forma que a história seja coerente e envolvente, mostrando a importância dos conectivos na ligação de ideias.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua as cartas contendo palavras que podem ser conjunções, preposições ou neutras.

  • Cada grupo deve escolher aleatoriamente 10 cartas e usar todas na construção de um pequeno diálogo.

  • Os alunos devem criar uma peça teatral curta, de no máximo 3 minutos, que utilize os diálogos construídos com as cartas.

  • Após a preparação, cada grupo apresenta sua peça para a classe.

  • Ao final de cada apresentação, os outros grupos devem tentar identificar quais palavras eram conectivos e discutir a eficácia deles na coesão do texto.

Atividade 2 - Mapa dos Conectivos

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Visualizar e compreender as diferentes funções dos conectivos em um contexto temático específico.

- Descrição: Os alunos, em grupos, receberão um grande papel em branco e marcadores coloridos. Cada grupo escolherá um tema e deverá mapear as relações entre as ideias utilizando diferentes cores para representar conjunções e preposições. Por exemplo, em um mapa sobre 'Viagens', 'porque' pode ser usado para conectar motivos, enquanto 'através de' pode mostrar meios de transporte. O objetivo é criar um mapa visual que demonstre a diversidade e importância dos conectivos em diferentes contextos.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5.

  • Forneça a cada grupo um grande papel em branco e marcadores coloridos.

  • Os grupos escolhem um tema (como 'Família', 'Escola', 'Tecnologia', etc.).

  • Eles devem discutir e listar ideias relacionadas ao tema, utilizando conectivos para formar frases.

  • Cada conectivo deve ser marcado com uma cor específica, e as setas devem indicar a direção da conexão.

  • Após a finalização, cada grupo apresenta seu mapa para a classe, explicando as escolhas de conectivos e cores.

Atividade 3 - Investigação Gramatical: O Caso dos Conectivos Desaparecidos

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aprimorar a capacidade de identificar e corrigir o uso de conectivos em textos, além de entender seu papel na clareza textual.

- Descrição: Os alunos, em grupos, receberão um texto curto que contém erros intencionais de omissão de conectivos. Eles deverão identificar os erros, inserir os conectivos corretos e explicar como a inclusão deles melhora a clareza e coesão do texto. Cada grupo apresentará suas descobertas para a classe, justificando suas escolhas.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5.

  • Distribua um texto curto com erros de omissão de conectivos para cada grupo.

  • Os alunos identificam os erros, inserem os conectivos corretos e discutem as mudanças feitas.

  • Cada grupo prepara uma breve apresentação para a classe, explicando os erros encontrados e as correções feitas.

  • As apresentações são seguidas por uma discussão em classe sobre os impactos dos conectivos na compreensão de um texto.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é permitir que os alunos reflitam sobre o aprendizado prático e teórico adquirido durante as atividades em grupo. A discussão ajuda a consolidar o conhecimento, permitindo que os alunos articulem o que entenderam e o que ainda pode ser confuso. Além disso, esta etapa visa reforçar a importância dos conectivos na estruturação de textos e na clareza da comunicação, preparando os alunos para aplicar essas habilidades em contextos futuros de escrita e leitura.

Discussão em Grupo

Concluídas as atividades, organize uma discussão em grupo com todos os alunos. Inicie a sessão com uma breve recapitulação das atividades realizadas, destacando a importância dos conectivos na construção textual. Encoraje cada grupo a compartilhar suas experiências, destacando os desafios encontrados e as descobertas feitas. Incentive os alunos a discutir como a aplicação dos conectivos modificou a clareza e a coesão dos textos criados e analisados. Use perguntas abertas para promover uma reflexão aprofundada e uma troca rica de ideias entre os grupos.

Perguntas Chave

1. Quais foram os principais desafios ao usar conectivos na construção dos textos ou mapas?

2. Como a escolha de diferentes conectivos altera o sentido e a estrutura de uma frase ou texto?

3. De que maneira o conhecimento sobre conjunções e preposições pode ajudar na redação de textos mais claros e coesos?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos, assegurando que possam conectar o conteúdo teórico com as práticas realizadas durante a aula. Além disso, visa destacar a importância dos conectivos na comunicação eficaz, preparando os alunos para aplicar essas habilidades em suas futuras atividades acadêmicas e profissionais. A conclusão serve como um momento de reflexão e de reafirmação do aprendizado, garantindo que os alunos possam valorizar e utilizar o conhecimento adquirido.

Resumo

Para encerrar, é essencial recapitular que os conectivos, tanto conjunções quanto preposições, desempenham um papel fundamental na organização e na clareza textual. Durante a aula, exploramos exemplos práticos e teóricos que demonstraram como esses elementos conectam ideias e estruturam frases e parágrafos, essenciais para a coesão do texto.

Conexão com a Teoria

A aula de hoje foi estruturada de modo a integrar a teoria com a prática, permitindo que os alunos aplicassem o conhecimento prévio em atividades dinâmicas e contextualizadas. Essa abordagem não só facilita a compreensão, mas também demonstra a relevância dos conectivos em diversas situações comunicativas no dia a dia e em contextos acadêmicos e profissionais.

Fechamento

Compreender e saber utilizar conjunções e preposições eficazmente é uma habilidade que transcende a sala de aula, sendo crucial em tarefas cotidianas como redigir e interpretar textos, preparar apresentações, entre outros. O domínio desses elementos não apenas enriquece a comunicação escrita, mas também a verbal, tornando-se uma competência essencial para o sucesso acadêmico e profissional.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies