Entrar

Plano de aula de Literatura Romântica

Português

Original Teachy

'EM13LGG302'

Literatura Romântica

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Literatura Romântica

Palavras ChaveLiteratura Romântica, Romantismo Brasileiro, Principais escritores, Características das fases, Atividades interativas, Leitura dramática, Debate, Mapa mental, Subjetividade, Idealização do amor, Nacionalismo, Críticas sociais, Aprendizado prático, Contextualização histórica, Engajamento estudantil
Materiais NecessáriosComputador com acesso à internet, Projetor, Cartolinas, Canetas coloridas, Recursos digitais para criação de mapas mentais, Espaço para debates
Códigos BNCCEM13LGG302: Posicionar-se criticamente diante de diversas visões de mundo presentes nos discursos em diferentes linguagens, levando em conta seus contextos de produção e de circulação.
Ano Escolar2º ano do Ensino Médio
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaLiteratura

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é crucial para direcionar o foco dos alunos e do professor para as metas de aprendizado da aula. Ao estabelecer claramente o que se espera alcançar, os alunos podem melhor se preparar e participar ativamente das atividades propostas. Esta seção serve também para alinhar as expectativas e garantir que todos os envolvidos estejam cientes dos conteúdos que serão explorados e das competências que serão desenvolvidas.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a diferenciar as características das três fases românticas no Brasil, identificando as diferenças entre elas e as peculiaridades de cada período.

2. Desenvolver a habilidade de reconhecer os principais escritores do movimento romântico no Brasil e compreender sua contribuição literária e cultural.

Objetivos secundários:

  1. Estimular a análise crítica e a discussão sobre a influência do contexto histórico e social nas obras românticas.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A etapa de Introdução serve para engajar os alunos com o tema da aula, utilizando situações problema que incentivam a reflexão e a aplicação dos conhecimentos prévios. Além disso, a contextualização busca conectar o conteúdo estudado em casa com o mundo real, mostrando a importância e a influência do romantismo na sociedade e na cultura atual. Essa abordagem ajuda a criar um ambiente de aprendizado ativo e significativo para os alunos.

Situações Problema

1. Imagine que você é um escritor brasileiro do século XIX. Como você usaria elementos da natureza e do amor para expressar suas emoções e críticas sociais?

2. Se você pudesse viajar no tempo e entrevistar um dos principais escritores do romantismo brasileiro, que perguntas faria para entender melhor suas obras e o contexto em que foram escritas?

Contextualização

O romantismo é um movimento cultural que influenciou não apenas a literatura, mas também a música, pintura e até mesmo a política e o comportamento social. No Brasil, o romantismo surge em um momento de transição entre o período colonial e o império, refletindo as preocupações e os anseios de uma sociedade em transformação. Muitas das obras românticas ainda são lidas e estudadas hoje, mostrando a relevância contínua deste movimento na cultura brasileira.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 80 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem e expandam o conhecimento adquirido em casa sobre o romantismo brasileiro através de atividades práticas e interativas. Ao trabalhar em grupos, os alunos são incentivados a colaborar, discutir e apresentar suas descobertas, promovendo uma compreensão mais profunda e crítica do material. Cada atividade proposta visa consolidar os conceitos de forma criativa e engajadora, garantindo que os alunos possam não só reconhecer, mas também explorar as diferentes facetas do romantismo de maneira significativa.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Viagem Literária pelo Romantismo Brasileiro

> Duração: (70 - 80 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de pesquisa, apresentação e aprofundar o conhecimento sobre os principais autores do romantismo brasileiro.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas e cada grupo representará um dos principais escritores do romantismo brasileiro. Eles deverão criar uma apresentação que inclua biografia, principais obras, características literárias do período romântico e uma leitura dramática de um trecho de uma obra.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Atribua a cada grupo um escritor do romantismo brasileiro, como Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu ou outros.

  • Os grupos deverão pesquisar a biografia do autor, suas principais obras e as características literárias do romantismo brasileiro.

  • Cada grupo preparará uma apresentação que inclua esses elementos e uma leitura dramática de um trecho de uma obra.

  • Os grupos terão 60 minutos para preparar a apresentação e 40 minutos para a execução e discussão em sala.

Atividade 2 - Mapeando o Sentimento Romântico

> Duração: (70 - 80 minutos)

- Objetivo: Visualizar e compreender de forma interativa as características do romantismo brasileiro, promovendo a interatividade e o engajamento com o conteúdo.

- Descrição: Os alunos, em grupos, irão criar um mapa mental que represente as principais características do romantismo brasileiro, incluindo aspectos como subjetividade, idealização do amor e natureza, nacionalismo e outros. O mapa deve ser interativo, permitindo que outras turmas e até mesmo visitantes interajam com ele.

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos de até 5 membros.

  • Cada grupo receberá um aspecto do romantismo brasileiro para mapear no mapa mental (subjetividade, idealização do amor, natureza, nacionalismo, etc.).

  • Os grupos utilizarão materiais como cartolinas, canetas coloridas e recursos digitais para criar o mapa.

  • O mapa deve ser interativo, permitindo que outros alunos e visitantes possam adicionar comentários ou informações.

  • Tempo total de 80 minutos para criação e apresentação dos mapas.

Atividade 3 - Duelo de Poetas

> Duração: (70 - 80 minutos)

- Objetivo: Aprofundar o entendimento sobre as críticas sociais e ideias presentes nas obras dos poetas românticos, promovendo o desenvolvimento de habilidades argumentativas e de debate.

- Descrição: Esta atividade propõe um debate entre os grupos, onde cada um defenderá as ideias de um dos principais poetas do romantismo, como Castro Alves, Fagundes Varela, ou outros. O debate se concentrará nas ideias e críticas sociais presentes nas obras, com base nos conhecimentos adquiridos previamente.

- Instruções:

  • Divida a sala em grupos de até 5 alunos, onde cada grupo representará um poeta diferente do romantismo brasileiro.

  • Cada grupo deverá preparar argumentos que defendam as ideias e críticas sociais presentes nas obras do poeta que estão representando.

  • Organize um espaço de debate, onde cada grupo terá um tempo para apresentar seus argumentos e responder aos questionamentos dos outros grupos.

  • Ao final, permita que os alunos votem no grupo que melhor defendeu seu poeta.

  • Tempo total de 80 minutos para preparação e realização do debate.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos articulem o que aprenderam, questionem e aprendam uns com os outros. A discussão em grupo ajuda a reforçar a compreensão dos temas abordados, promove a reflexão crítica e permite que os alunos vejam diferentes perspectivas e interpretações do romantismo brasileiro. Esta etapa também serve para avaliar o entendimento dos alunos e a eficácia das atividades realizadas.

Discussão em Grupo

Para iniciar a discussão em grupo, o professor pode pedir que cada grupo compartilhe as descobertas mais surpreendentes que fizeram durante as atividades e como essas descobertas ajudaram a entender melhor o romantismo brasileiro. Pode-se também sugerir que discutam as diferenças e semelhanças entre os autores e as fases do romantismo, além de como as características do movimento foram representadas nas apresentações e debates.

Perguntas Chave

1. Quais foram as principais características do romantismo brasileiro que vocês identificaram durante as atividades e como elas se refletem nas obras dos autores estudados?

2. Como a leitura dramática de trechos das obras ajudou a compreender melhor os temas e o estilo dos autores do romantismo?

3. De que maneira as discussões e debates sobre as críticas sociais e ideias presentes nas obras modificaram ou reforçaram a visão que vocês tinham sobre o romantismo brasileiro?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Conclusão tem como principal finalidade garantir que os alunos consolidem o conhecimento adquirido, conectando os pontos-chave da aula com aplicações práticas e contextualizações relevantes. Além disso, busca enfatizar a importância do estudo do romantismo brasileiro, tanto do ponto de vista literário quanto social, reforçando o impacto que este movimento teve e ainda tem na compreensão da cultura e da identidade brasileira.

Resumo

Para encerrar, o professor deve recapitular os principais pontos abordados durante a aula, como as características das três fases românticas no Brasil, a identificação dos principais escritores e suas contribuições literárias. É essencial reforçar o conhecimento adquirido pelos alunos sobre a subjetividade, a idealização do amor, a natureza e o nacionalismo presentes nas obras românticas.

Conexão com a Teoria

Durante a aula, os alunos puderam vivenciar a teoria estudada em casa por meio de atividades práticas e interativas, como apresentações, debates e a criação de mapas mentais. Essas atividades não apenas ajudaram na compreensão teórica, mas também permitiram que os alunos aplicassem os conceitos em contextos que simulam situações reais, fortalecendo o aprendizado e a conexão com o conteúdo.

Fechamento

Por fim, é crucial destacar a importância do estudo do romantismo brasileiro. As reflexões e críticas sociais presentes nas obras estudadas continuam relevantes na atualidade, evidenciando a atemporalidade e a influência duradoura deste movimento literário na cultura e na sociedade brasileira. Compreender essas obras não é apenas uma jornada pelo passado, mas um meio de enriquecer a compreensão de nós mesmos e do nosso mundo.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies