Plano de Aula | Metodologia Ativa | Literatura Romântica
Palavras Chave | Literatura Romântica, Romantismo Brasileiro, Principais escritores, Características das fases, Atividades interativas, Leitura dramática, Debate, Mapa mental, Subjetividade, Idealização do amor, Nacionalismo, Críticas sociais, Aprendizado prático, Contextualização histórica, Engajamento estudantil |
Materiais Necessários | Computador com acesso à internet, Projetor, Cartolinas, Canetas coloridas, Recursos digitais para criação de mapas mentais, Espaço para debates |
Códigos BNCC | EM13LGG302: Posicionar-se criticamente diante de diversas visões de mundo presentes nos discursos em diferentes linguagens, levando em conta seus contextos de produção e de circulação. |
Ano Escolar | 2º ano do Ensino Médio |
Disciplina | Português |
Unidade Temática | Literatura |
Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.
Objetivos
Duração: (5 - 10 minutos)
A etapa de Objetivos é crucial para direcionar o foco dos alunos e do professor para as metas de aprendizado da aula. Ao estabelecer claramente o que se espera alcançar, os alunos podem melhor se preparar e participar ativamente das atividades propostas. Esta seção serve também para alinhar as expectativas e garantir que todos os envolvidos estejam cientes dos conteúdos que serão explorados e das competências que serão desenvolvidas.
Objetivos principais:
1. Capacitar os alunos a diferenciar as características das três fases românticas no Brasil, identificando as diferenças entre elas e as peculiaridades de cada período.
2. Desenvolver a habilidade de reconhecer os principais escritores do movimento romântico no Brasil e compreender sua contribuição literária e cultural.
Objetivos secundários:
- Estimular a análise crítica e a discussão sobre a influência do contexto histórico e social nas obras românticas.
Introdução
Duração: (15 - 20 minutos)
A etapa de Introdução serve para engajar os alunos com o tema da aula, utilizando situações problema que incentivam a reflexão e a aplicação dos conhecimentos prévios. Além disso, a contextualização busca conectar o conteúdo estudado em casa com o mundo real, mostrando a importância e a influência do romantismo na sociedade e na cultura atual. Essa abordagem ajuda a criar um ambiente de aprendizado ativo e significativo para os alunos.
Situações Problema
1. Imagine que você é um escritor brasileiro do século XIX. Como você usaria elementos da natureza e do amor para expressar suas emoções e críticas sociais?
2. Se você pudesse viajar no tempo e entrevistar um dos principais escritores do romantismo brasileiro, que perguntas faria para entender melhor suas obras e o contexto em que foram escritas?
Contextualização
O romantismo é um movimento cultural que influenciou não apenas a literatura, mas também a música, pintura e até mesmo a política e o comportamento social. No Brasil, o romantismo surge em um momento de transição entre o período colonial e o império, refletindo as preocupações e os anseios de uma sociedade em transformação. Muitas das obras românticas ainda são lidas e estudadas hoje, mostrando a relevância contínua deste movimento na cultura brasileira.
Desenvolvimento
Duração: (75 - 80 minutos)
A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem e expandam o conhecimento adquirido em casa sobre o romantismo brasileiro através de atividades práticas e interativas. Ao trabalhar em grupos, os alunos são incentivados a colaborar, discutir e apresentar suas descobertas, promovendo uma compreensão mais profunda e crítica do material. Cada atividade proposta visa consolidar os conceitos de forma criativa e engajadora, garantindo que os alunos possam não só reconhecer, mas também explorar as diferentes facetas do romantismo de maneira significativa.
Sugestões de Atividades
Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas
Atividade 1 - Viagem Literária pelo Romantismo Brasileiro
> Duração: (70 - 80 minutos)
- Objetivo: Desenvolver habilidades de pesquisa, apresentação e aprofundar o conhecimento sobre os principais autores do romantismo brasileiro.
- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas e cada grupo representará um dos principais escritores do romantismo brasileiro. Eles deverão criar uma apresentação que inclua biografia, principais obras, características literárias do período romântico e uma leitura dramática de um trecho de uma obra.
- Instruções:
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Divida a classe em grupos de até 5 alunos.
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Atribua a cada grupo um escritor do romantismo brasileiro, como Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu ou outros.
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Os grupos deverão pesquisar a biografia do autor, suas principais obras e as características literárias do romantismo brasileiro.
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Cada grupo preparará uma apresentação que inclua esses elementos e uma leitura dramática de um trecho de uma obra.
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Os grupos terão 60 minutos para preparar a apresentação e 40 minutos para a execução e discussão em sala.
Atividade 2 - Mapeando o Sentimento Romântico
> Duração: (70 - 80 minutos)
- Objetivo: Visualizar e compreender de forma interativa as características do romantismo brasileiro, promovendo a interatividade e o engajamento com o conteúdo.
- Descrição: Os alunos, em grupos, irão criar um mapa mental que represente as principais características do romantismo brasileiro, incluindo aspectos como subjetividade, idealização do amor e natureza, nacionalismo e outros. O mapa deve ser interativo, permitindo que outras turmas e até mesmo visitantes interajam com ele.
- Instruções:
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Organize os alunos em grupos de até 5 membros.
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Cada grupo receberá um aspecto do romantismo brasileiro para mapear no mapa mental (subjetividade, idealização do amor, natureza, nacionalismo, etc.).
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Os grupos utilizarão materiais como cartolinas, canetas coloridas e recursos digitais para criar o mapa.
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O mapa deve ser interativo, permitindo que outros alunos e visitantes possam adicionar comentários ou informações.
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Tempo total de 80 minutos para criação e apresentação dos mapas.
Atividade 3 - Duelo de Poetas
> Duração: (70 - 80 minutos)
- Objetivo: Aprofundar o entendimento sobre as críticas sociais e ideias presentes nas obras dos poetas românticos, promovendo o desenvolvimento de habilidades argumentativas e de debate.
- Descrição: Esta atividade propõe um debate entre os grupos, onde cada um defenderá as ideias de um dos principais poetas do romantismo, como Castro Alves, Fagundes Varela, ou outros. O debate se concentrará nas ideias e críticas sociais presentes nas obras, com base nos conhecimentos adquiridos previamente.
- Instruções:
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Divida a sala em grupos de até 5 alunos, onde cada grupo representará um poeta diferente do romantismo brasileiro.
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Cada grupo deverá preparar argumentos que defendam as ideias e críticas sociais presentes nas obras do poeta que estão representando.
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Organize um espaço de debate, onde cada grupo terá um tempo para apresentar seus argumentos e responder aos questionamentos dos outros grupos.
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Ao final, permita que os alunos votem no grupo que melhor defendeu seu poeta.
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Tempo total de 80 minutos para preparação e realização do debate.
Retorno
Duração: (15 - 20 minutos)
A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos articulem o que aprenderam, questionem e aprendam uns com os outros. A discussão em grupo ajuda a reforçar a compreensão dos temas abordados, promove a reflexão crítica e permite que os alunos vejam diferentes perspectivas e interpretações do romantismo brasileiro. Esta etapa também serve para avaliar o entendimento dos alunos e a eficácia das atividades realizadas.
Discussão em Grupo
Para iniciar a discussão em grupo, o professor pode pedir que cada grupo compartilhe as descobertas mais surpreendentes que fizeram durante as atividades e como essas descobertas ajudaram a entender melhor o romantismo brasileiro. Pode-se também sugerir que discutam as diferenças e semelhanças entre os autores e as fases do romantismo, além de como as características do movimento foram representadas nas apresentações e debates.
Perguntas Chave
1. Quais foram as principais características do romantismo brasileiro que vocês identificaram durante as atividades e como elas se refletem nas obras dos autores estudados?
2. Como a leitura dramática de trechos das obras ajudou a compreender melhor os temas e o estilo dos autores do romantismo?
3. De que maneira as discussões e debates sobre as críticas sociais e ideias presentes nas obras modificaram ou reforçaram a visão que vocês tinham sobre o romantismo brasileiro?
Conclusão
Duração: (5 - 10 minutos)
A etapa de Conclusão tem como principal finalidade garantir que os alunos consolidem o conhecimento adquirido, conectando os pontos-chave da aula com aplicações práticas e contextualizações relevantes. Além disso, busca enfatizar a importância do estudo do romantismo brasileiro, tanto do ponto de vista literário quanto social, reforçando o impacto que este movimento teve e ainda tem na compreensão da cultura e da identidade brasileira.
Resumo
Para encerrar, o professor deve recapitular os principais pontos abordados durante a aula, como as características das três fases românticas no Brasil, a identificação dos principais escritores e suas contribuições literárias. É essencial reforçar o conhecimento adquirido pelos alunos sobre a subjetividade, a idealização do amor, a natureza e o nacionalismo presentes nas obras românticas.
Conexão com a Teoria
Durante a aula, os alunos puderam vivenciar a teoria estudada em casa por meio de atividades práticas e interativas, como apresentações, debates e a criação de mapas mentais. Essas atividades não apenas ajudaram na compreensão teórica, mas também permitiram que os alunos aplicassem os conceitos em contextos que simulam situações reais, fortalecendo o aprendizado e a conexão com o conteúdo.
Fechamento
Por fim, é crucial destacar a importância do estudo do romantismo brasileiro. As reflexões e críticas sociais presentes nas obras estudadas continuam relevantes na atualidade, evidenciando a atemporalidade e a influência duradoura deste movimento literário na cultura e na sociedade brasileira. Compreender essas obras não é apenas uma jornada pelo passado, mas um meio de enriquecer a compreensão de nós mesmos e do nosso mundo.