Entrar

Plano de aula de Regência Verbal

Português

Original Teachy

'EM13LGG402'

Regência Verbal

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender a regência verbal como fenômeno linguístico: O professor deve explicar que a regência verbal é a relação de dependência que se estabelece entre os verbos e seus complementos. Os alunos devem ser capazes de entender que essa relação não é aleatória, mas sim regida por regras gramaticais.

  2. Identificar verbos transitivos e intransitivos: O professor deve ensinar os alunos a identificar se um verbo é transitivo (necessita de um complemento) ou intransitivo (não necessita de um complemento). Isso é essencial para entender a regência verbal.

  3. Reconhecer a diferença entre complemento direto e indireto: O professor deve esclarecer a diferença entre complemento direto (recebe a ação do verbo sem a necessidade de preposição) e complemento indireto (recebe a ação do verbo com a necessidade de preposição).

Objetivos secundários:

  • Aplicar o conhecimento adquirido em exercícios práticos: Os alunos devem ser capazes de aplicar o que aprenderam sobre regência verbal na resolução de exercícios práticos.

  • Desenvolver habilidades de pensamento crítico: Ao analisar as relações de regência verbal, os alunos podem desenvolver habilidades de pensamento crítico, como a capacidade de analisar, sintetizar e avaliar informações.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos anteriores: O professor deve começar a aula relembrando os conceitos de verbo, objeto direto e indireto, e a diferença entre verbos transitivos e intransitivos. Isso é fundamental para que os alunos possam compreender o novo conteúdo sobre regência verbal. O professor pode fazer essa revisão de forma interativa, solicitando que os alunos deem exemplos e expliquem os conceitos.

  2. Situações-problema: O professor deve apresentar duas situações que exigem o uso correto da regência verbal. Por exemplo, pode-se apresentar a seguinte frase: "Maria obedeceu o pai." e perguntar aos alunos se a frase está correta e por quê. Outra situação pode ser: "Ela assistiu o filme." e perguntar se a frase está correta e se não, como ela deve ser corretamente escrita.

  3. Contextualização: O professor deve mostrar aos alunos a importância da regência verbal no dia a dia. Por exemplo, pode-se destacar que o uso correto da regência verbal é essencial para a produção de textos escritos de qualidade, seja na escola, no trabalho ou em outras situações sociais. Além disso, pode-se mencionar que o desvio das regras de regência verbal pode levar a mal-entendidos na comunicação.

  4. Introdução do tópico: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode apresentar algumas curiosidades sobre a regência verbal. Por exemplo, pode-se mencionar que, em algumas línguas, como o latim, a regência verbal é ainda mais complexa do que em português. Outra curiosidade é que, embora a regência verbal seja uma regra gramatical, ela pode variar em diferentes contextos sociais e regionais, o que pode ser um desafio para os falantes não nativos.

  5. Ganhar a atenção dos alunos: Para captar a atenção dos alunos, o professor pode propor um desafio: "Quantos verbos você consegue pensar em 1 minuto? Agora, quantos desses são transitivos e quantos são intransitivos?". Além disso, o professor pode compartilhar uma piada relacionada à regência verbal: "Por que o verbo não queria ser transitivo? Porque ele preferia ser intransitivo!". Essas atividades lúdicas podem ajudar a tornar o conteúdo mais interessante e memorável.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade de Caça ao Tesouro (10 - 12 minutos): Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo receberá uma lista de frases misturadas, algumas com a regência verbal correta e outras com erros. A tarefa do grupo será identificar as frases corretas e os erros de regência verbal.

    • Preparação do Material: O professor deve preparar previamente as listas de frases. Cada lista deve conter no mínimo 10 frases. As frases devem ser variadas em termos de complexidade e devem incluir verbos transitivos e intransitivos. O professor também deve preparar cartões ou etiquetas coloridas para que os alunos possam marcar as frases corretas e as erradas.

    • Execução da Atividade: O professor deve distribuir as listas de frases e as etiquetas coloridas para cada grupo. Os grupos devem trabalhar juntos para identificar as frases corretas e erradas. Eles devem marcar as frases corretas com uma etiqueta de uma cor e as erradas com uma etiqueta de outra cor.

    • Discussão e Correção: Depois que todos os grupos terminarem a atividade, o professor deve pedir que cada grupo compartilhe suas conclusões. O professor deve corrigir as frases erradas e explicar o porquê do erro.

  2. Jogo da Memória (10 - 12 minutos): Nesta atividade, os alunos continuarão trabalhando em grupos. O professor fornecerá a cada grupo um jogo da memória personalizado. As cartas do jogo da memória terão verbos em uma carta e o complemento em outra. O desafio será fazer o maior número possível de pares corretos de verbos e complementos, respeitando a regência verbal.

    • Preparação do Material: O professor deve preparar as cartas do jogo da memória. Cada carta deve ter um verbo ou um complemento. O professor deve garantir que haja um número igual de cartas de verbos e de complementos. As cartas devem ser distribuídas aleatoriamente no tabuleiro do jogo da memória.

    • Execução da Atividade: Cada grupo deve jogar o jogo da memória, tentando fazer o maior número possível de pares corretos. Quando um par correto for feito, o grupo deve explicar a regência verbal usada. Se o par for incorreto, o grupo deve tentar novamente.

    • Discussão e Correção: Após o tempo determinado, o professor deve pedir que cada grupo compartilhe as regras de regência verbal usadas para fazer os pares corretos. O professor deve corrigir qualquer erro e reforçar as regras de regência verbal.

Estas atividades lúdicas e interativas ajudarão os alunos a compreender e aplicar o conceito de regência verbal de maneira prática e divertida. Além disso, o trabalho em grupo promove a colaboração e a discussão entre os alunos, o que pode aprimorar ainda mais a compreensão do conteúdo.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos): O professor deve solicitar que cada grupo compartilhe suas conclusões e soluções das atividades realizadas. Cada grupo terá até 3 minutos para apresentar. Durante as apresentações, o professor deve incentivar os alunos a explicarem o raciocínio por trás de suas respostas, o que ajudará a verificar se os alunos entenderam corretamente o conceito de regência verbal.

  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos): Após as apresentações dos grupos, o professor deve fazer uma síntese das principais ideias apresentadas, reforçando os conceitos teóricos de regência verbal. O professor pode, por exemplo, destacar as regras de regência verbal que foram mais difíceis para os alunos, ou chamar a atenção para exemplos interessantes ou inusitados de regência verbal que foram mencionados pelos grupos.

  3. Esclarecimento de Dúvidas (2 - 3 minutos): O professor deve aproveitar este momento para esclarecer quaisquer dúvidas que tenham surgido durante as apresentações dos grupos. O professor pode, por exemplo, explicar novamente uma regra de regência verbal que tenha gerado confusão, ou fornecer mais exemplos para ilustrar um ponto difícil.

  4. Reflexão Final (1 minuto): O professor deve encerrar a aula pedindo aos alunos que reflitam, por um minuto, em silêncio, sobre as seguintes perguntas:

    1. Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?
    2. Quais questões ainda não foram respondidas?

    Esta etapa final é importante para ajudar os alunos a consolidar o que aprenderam e identificar quaisquer lacunas em seu entendimento. Além disso, as respostas às perguntas de reflexão podem fornecer ao professor um feedback valioso sobre a eficácia da aula e as necessidades de aprendizagem dos alunos.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos (2 - 3 minutos): O professor deve fazer um breve resumo dos conceitos principais abordados na aula. Isso inclui a definição de regência verbal, a diferença entre verbos transitivos e intransitivos, e a distinção entre complemento direto e indireto. O professor pode utilizar o quadro-negro ou slides para destacar as informações mais importantes.

  2. Conexão da Teoria com a Prática (1 - 2 minutos): O professor deve reforçar como a teoria da regência verbal apresentada na aula foi aplicada nas atividades práticas. Deve-se destacar como os exercícios de caça ao tesouro e jogo da memória permitiram aos alunos a oportunidade de analisar e aplicar as regras de regência verbal de maneira concreta e significativa.

  3. Materiais Complementares (1 - 2 minutos): O professor deve sugerir materiais adicionais para os alunos aprofundarem seu entendimento sobre regência verbal. Isso pode incluir livros de gramática, sites educativos, vídeos explicativos, e exercícios online. O professor pode, por exemplo, recomendar o uso do "Gramática Online" ou do "Portal da Língua Portuguesa", que oferecem uma variedade de recursos interativos e exercícios sobre regência verbal.

  4. Importância do Assunto (1 minuto): Por fim, o professor deve ressaltar a importância da regência verbal no cotidiano. Deve-se enfatizar que o uso correto da regência verbal é essencial para a produção de textos escritos coesos e compreensíveis. Além disso, o professor pode mencionar que a habilidade de reconhecer e aplicar a regência verbal pode melhorar a comunicação oral, ajudando a evitar mal-entendidos e a expressar ideias de maneira mais clara e precisa.

  5. Encerramento (30 segundos): Para encerrar, o professor deve agradecer a participação dos alunos, reforçar a importância do estudo contínuo e desejar a todos uma boa semana de estudos.

Este momento de Conclusão é crucial para consolidar o aprendizado dos alunos, reforçar a relevância do conteúdo estudado, e motivar os alunos a continuarem aprendendo sobre o assunto.

Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies