Entrar

Plano de aula de Arte: Contemporânea

Artes

Original Teachy

'EM13LGG202'

Arte: Contemporânea

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Entender o conceito de arte contemporânea: Os alunos devem ser capazes de compreender o que é a arte contemporânea, como ela se difere de outros movimentos artísticos e quais são suas características principais. Isso inclui a apreciação da diversidade de formas, mídias e técnicas utilizadas na arte contemporânea.

  2. Analisar obras de arte contemporâneas: Os alunos devem desenvolver habilidades críticas para analisar e interpretar obras de arte contemporâneas. Isso envolve a compreensão das intenções do artista, os elementos formais e simbólicos presentes na obra, e como a obra se relaciona com o contexto histórico e cultural.

  3. Aplicar o conhecimento adquirido para criar suas próprias obras de arte contemporâneas: Os alunos devem ser capazes de expressar suas ideias e emoções através da arte contemporânea. Eles devem aprender a usar diferentes materiais e técnicas para criar suas obras, e a refletir sobre suas escolhas artísticas.

Objetivos Secundários:

  • Fomentar o pensamento crítico e a expressão pessoal: Além de aprender sobre a arte contemporânea, os alunos devem ser incentivados a pensar criticamente sobre as obras que estudam e a expressar suas próprias ideias e emoções através da arte.

  • Promover a apreciação e o respeito pela diversidade artística: Ao estudar a arte contemporânea, os alunos devem ser expostos a uma ampla variedade de estilos, técnicas e temas, o que pode ajudar a promover a apreciação e o respeito pela diversidade artística.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos anteriores: O professor deve começar a aula relembrando os conceitos básicos de arte, incluindo definições de arte, diferentes tipos de arte (pintura, escultura, fotografia, etc.) e movimentos artísticos anteriores. Isso irá preparar os alunos para entender a evolução da arte até a contemporaneidade. (2 - 3 minutos)

  2. Situação-problema 1: O impacto da tecnologia na arte: O professor pode perguntar aos alunos como eles acham que a tecnologia pode influenciar a arte. Ele pode, por exemplo, mencionar o uso de computadores e programas de design na criação de arte contemporânea. (2 - 3 minutos)

  3. Situação-problema 2: A relevância da arte contemporânea: O professor pode então perguntar aos alunos por que eles acham que a arte contemporânea é relevante. Ele pode mencionar como a arte contemporânea reflete e comenta sobre questões sociais, políticas e culturais atuais. (2 - 3 minutos)

  4. Contextualização: O professor deve explicar que a arte contemporânea está ao nosso redor, nas galerias de arte, museus, ruas e até mesmo nas mídias sociais. Ela é uma forma de expressão poderosa que pode nos ajudar a entender e a comunicar ideias e emoções. (1 - 2 minutos)

  5. Ganhar a atenção dos alunos: O professor pode então compartilhar algumas curiosidades sobre a arte contemporânea, como o fato de que uma banana pregada em uma parede com fita adesiva foi vendida por $120.000 em uma feira de arte contemporânea, ou que a artista Yoko Ono é considerada uma das pioneiras da arte contemporânea de instalação. Isso pode ajudar a despertar o interesse dos alunos pelo assunto. (2 - 3 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade 1: "Artistas contemporâneos em ação" (10 - 12 minutos)

    • Divisão dos grupos: O professor deve dividir a turma em grupos de 4 a 5 alunos. Cada grupo receberá uma folha grande de papel e um conjunto de materiais de arte variados (lápis de cor, canetas, tintas, pincéis, retalhos de tecido, jornais, etc.).

    • Descrição da atividade: Cada grupo terá que criar uma obra de arte contemporânea coletiva. Eles serão incentivados a usar a imaginação e a expressar suas ideias de maneira livre e criativa.

    • Orientações: O professor deve orientar os alunos a discutirem e planejarem sua obra de arte, considerando o uso de diferentes materiais e técnicas. Eles devem também refletir sobre o que querem expressar através da arte.

    • Execução da atividade: Os alunos terão o tempo determinado para criar sua obra de arte. O professor deve circular pela sala, auxiliando os grupos quando necessário e estimulando a discussão sobre as escolhas artísticas feitas.

  2. Atividade 2: "Analisando a arte contemporânea" (10 - 12 minutos)

    • Divisão dos grupos: Os grupos permanecerão os mesmos da atividade anterior.

    • Descrição da atividade: Cada grupo receberá uma imagem de uma obra de arte contemporânea (previamente selecionada pelo professor). Eles terão que analisar a obra, identificando e discutindo os elementos formais (como cor, linha, espaço, forma, textura) e conceituais (como tema, mensagem, contexto) presentes.

    • Orientações: O professor deve orientar os alunos a observarem a obra com atenção, a discutirem suas impressões iniciais e a formularem perguntas sobre a obra. Eles devem também considerar como a obra se relaciona com o contexto histórico e cultural.

    • Execução da atividade: Os alunos terão o tempo determinado para analisar a obra de arte. O professor deve circular pela sala, ouvindo as discussões dos grupos e fornecendo feedback e orientação quando necessário.

  3. Atividade 3: "Expressando-se através da arte contemporânea" (5 - 8 minutos)

    • Divisão dos grupos: Os grupos permanecerão os mesmos da atividade anterior.

    • Descrição da atividade: Cada grupo receberá um tema (por exemplo: "a natureza", "a cidade", "os sentimentos") e terá que criar uma pequena obra de arte contemporânea inspirada nesse tema.

    • Orientações: O professor deve orientar os alunos a refletirem sobre como expressar o tema escolhido de maneira original e significativa. Eles devem considerar o uso de materiais e técnicas variadas.

    • Execução da atividade: Os alunos terão o tempo determinado para criar sua obra de arte. O professor deve circular pela sala, observando e orientando os alunos conforme necessário.

Essas atividades lúdicas e práticas ajudarão os alunos a compreenderem melhor a arte contemporânea, a desenvolverem habilidades de análise e interpretação e a expressarem suas próprias ideias e emoções através da arte.

Retorno (10 - 12 minutos)

  1. Discussão em grupo (4 - 5 minutos): Após a Conclusão das atividades, o professor deve promover uma discussão em grupo. Cada grupo terá até 3 minutos para apresentar suas obras de arte, compartilhando o processo criativo, as escolhas artísticas feitas e as mensagens que tentaram expressar. O professor deve incentivar os outros grupos a fazerem perguntas e a oferecerem feedbacks construtivos.

  2. Conexão com a teoria (2 - 3 minutos): O professor deve então conectar as discussões em grupo com a teoria aprendida na aula. Ele deve destacar como as obras de arte criadas pelos alunos refletem as características da arte contemporânea discutidas anteriormente, como a diversidade de formas, mídias e técnicas utilizadas, e a expressão de ideias e emoções pessoais.

  3. Reflexão individual (2 - 3 minutos): O professor deve pedir aos alunos que, em silêncio, reflitam sobre o que aprenderam durante a aula. Ele pode fazer perguntas como:

    1. "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?"
    2. "Quais questões ainda não foram respondidas?"
    3. "Como você se sentiu ao criar suas próprias obras de arte contemporâneas?"
  4. Compartilhamento das reflexões (2 - 3 minutos): O professor deve então dar a oportunidade para os alunos compartilharem suas reflexões. Ele deve enfatizar que não há respostas certas ou erradas, e que o objetivo é que os alunos se tornem conscientes de seu próprio processo de aprendizagem. Os alunos podem compartilhar suas reflexões oralmente, ou podem ser incentivados a anotá-las para referência futura.

  5. Feedback e encerramento (1 minuto): Por fim, o professor deve agradecer aos alunos pela participação e feedback, e deve encerrar a aula destacando os principais pontos aprendidos. Ele deve também informar sobre o que será abordado na próxima aula, se for o caso.

O Retorno é uma etapa crucial do plano de aula, pois permite ao professor avaliar o progresso dos alunos, reforçar os conceitos aprendidos e identificar quaisquer lacunas no entendimento que possam precisar ser abordadas em aulas futuras.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo da aula (2 - 3 minutos): Para concluir a aula, o professor deve fazer um breve resumo dos principais pontos abordados. Ele deve recapitular a definição de arte contemporânea, as características desse movimento artístico, a importância da análise crítica das obras de arte e o processo de criação de arte contemporânea. Isso ajudará a reforçar os conceitos aprendidos e a fixá-los na memória dos alunos.

  2. Conexão entre teoria, prática e aplicações (1 minuto): O professor deve então enfatizar como a aula conectou a teoria (o estudo da arte contemporânea), a prática (a criação de obras de arte contemporâneas) e as aplicações (a análise e interpretação de obras de arte contemporâneas). Ele deve ressaltar que a arte não é apenas uma forma de expressão, mas também uma maneira de entender o mundo e de se comunicar com os outros.

  3. Materiais extras (1 - 2 minutos): O professor deve sugerir alguns materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seu conhecimento sobre a arte contemporânea. Isso pode incluir livros, documentários, exposições virtuais, sites de galerias de arte e artistas contemporâneos. Ele pode, por exemplo, sugerir que os alunos pesquisem sobre artistas contemporâneos famosos, como Banksy, Damien Hirst e Yayoi Kusama.

  4. Relevância do assunto (1 minuto): Por fim, o professor deve explicar a importância da arte contemporânea no mundo atual. Ele pode mencionar como a arte contemporânea reflete e comenta sobre questões sociais, políticas e culturais atuais, e como ela pode nos ajudar a entender melhor e a questionar o mundo em que vivemos. Ele deve ressaltar que, embora a arte contemporânea possa parecer estranha ou difícil de entender em um primeiro momento, ela é uma forma valiosa de expressão e de conhecimento que merece ser apreciada e explorada.

Essa Conclusão ajudará a consolidar o aprendizado dos alunos, a motivá-los a continuar estudando o assunto e a desenvolver uma apreciação e um respeito pela arte contemporânea.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies