Entrar

Plano de aula de Arte: Contemporânea

Artes

Original Teachy

'EM13LGG202'

Arte: Contemporânea

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Arte: Contemporânea

Palavras Chavearte contemporânea, expressão cultural, crítica social, movimentos artísticos, atividades práticas, reinterpretação de obras, tecnologia na arte, performance artística, arte urbana, realidade aumentada, reflexão crítica, aplicação de conhecimentos, debate e discussão, pensamento crítico, criatividade
Materiais Necessáriosmateriais recicláveis, tablets, computadores, softwares de realidade aumentada, espaço para apresentações, acessórios para performances (figurinos, adereços)
Códigos BNCCEM13LGG202: Analisar interesses, relações de poder e perspectivas de mundo nos discursos das diversas práticas de linguagem (artísticas, corporais e verbais), compreendendo criticamente o modo como circulam, constituem-se e (re)produzem significação e ideologias.; EM13LGG105: Analisar e experimentar diversos processos de remidiação de produções multissemióticas, multimídia e transmídia, desenvolvendo diferentes modos de participação e intervenção social.; EM13LGG204: Dialogar e produzir entendimento mútuo, nas diversas linguagens (artísticas, corporais e verbais), com vistas ao interesse comum pautado em princípios e valores de equidade assentados na democracia e nos Direitos Humanos.
Ano Escolar3º ano do Ensino Médio
DisciplinaArtes
Unidade TemáticaHistória da Arte

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é essencial para estabelecer um direcionamento claro para a aula, garantindo que tanto o professor como os alunos tenham uma compreensão precisa do que se espera alcançar. Ao definir objetivos específicos, facilita-se a avaliação do aprendizado e a aplicação prática do conteúdo estudado, além de motivar os alunos a utilizarem o tempo em sala de aula de forma produtiva e focada.

Objetivos principais:

1. Analisar e discutir os principais movimentos artísticos contemporâneos, explorando como estes se manifestam como expressões culturais e veículos de crítica social.

2. Aplicar o conhecimento adquirido sobre a arte contemporânea em atividades práticas que estimulem a reflexão e a criação artística.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de análise crítica e argumentação através da interpretação de obras de arte contemporânea.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A introdução serve para engajar os alunos e fazer conexões entre o conhecimento prévio e o conteúdo que será explorado em sala. Através das situações problema, os alunos são incentivados a pensar criticamente sobre como os artistas contemporâneos abordam questões sociais e culturais em suas obras, preparando o terreno para uma discussão mais profunda. A contextualização ajuda a situar a importância da arte contemporânea no mundo real, mostrando sua relevância e vitalidade, e prepara os alunos para as atividades práticas que seguirão.

Situações Problema

1. Imagine que um museu de arte contemporânea está organizando uma exposição para discutir a influência dos meios de comunicação na percepção da realidade. Como você acha que artistas contemporâneos poderiam abordar esse tema através de suas obras? Discuta utilizando exemplos de artistas estudados.

2. Considere que uma galeria de arte urbana deseja promover uma intervenção artística para chamar atenção para questões ambientais. Quais elementos artísticos você acredita que poderiam ser utilizados nessa intervenção e por quê? Utilize sua compreensão sobre o papel da arte contemporânea na crítica social para embasar suas respostas.

Contextualização

A arte contemporânea não se limita a quadros emoldurados em galerias. Ela se manifesta em instalações interativas, performances, vídeos e até mesmo em espaços urbanos, questionando e refletindo sobre os desafios e as realidades do mundo moderno. Por exemplo, o artista chileno Alfredo Jaar usa instalações para destacar questões políticas e sociais, enquanto o artista e ativista Ai Weiwei emprega a arte para criticar o governo de seu país. Esses exemplos mostram como a arte contemporânea é uma voz ativa na sociedade, influenciando e sendo influenciada pelos eventos e problemas atuais.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de maneira prática e criativa os conceitos estudados sobre a arte contemporânea como veículo de expressão cultural e crítica social. Através das atividades propostas, os alunos terão a oportunidade de explorar, discutir e recriar obras de arte, utilizando materiais diversos e tecnologia para expressar suas próprias interpretações e críticas. Essa abordagem não só reforça o aprendizado como também estimula a inovação, o pensamento crítico e a colaboração entre os alunos.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Recriando o Contemporâneo

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de criatividade, pensamento crítico e expressão artística, além de aprofundar o entendimento sobre a interseção entre arte e crítica social.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão desafiados a recriar uma obra de arte contemporânea em um novo contexto, utilizando materiais recicláveis e tecnologia disponível na sala de aula, como tablets e computadores. A proposta é que eles repensem a obra original para expressar uma crítica social ou cultural de sua escolha.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo escolherá uma obra de arte contemporânea estudada anteriormente.

  • Os alunos deverão analisar a obra, identificar seus principais elementos e a mensagem que ela transmite.

  • Utilizando materiais recicláveis e tecnologia disponível na sala, os alunos deverão reinterpretar a obra, modificando elementos para expressar uma nova mensagem ou crítica.

  • Ao final, cada grupo apresentará sua recriação e explicará as escolhas feitas, comparando-a com a obra original.

Atividade 2 - Passeio Virtual pela Arte Urbana

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Estimular a compreensão e apreciação da arte urbana contemporânea e suas mensagens, além de promover o uso crítico da tecnologia como ferramenta educativa.

- Descrição: Os alunos irão explorar a arte urbana contemporânea por meio de um passeio virtual interativo. Utilizando softwares de realidade aumentada e tablets, eles serão guiados por diversas cidades do mundo para observar murais e intervenções artísticas que abordam questões sociais e culturais.

- Instruções:

  • Organize a sala em estações de trabalho, cada uma com um tablet e acesso a um software de realidade aumentada.

  • Apresente aos alunos um breve histórico da arte urbana e suas funções como forma de crítica social e expressão cultural.

  • Os alunos, em grupos de até 5, navegarão virtualmente por diferentes cidades, observando e discutindo as intervenções artísticas que encontrarem.

  • Cada grupo escolherá uma obra observada para analisar e apresentar para a classe, discutindo como ela aborda questões contemporâneas.

  • Realize uma discussão final sobre as diferentes abordagens encontradas e o impacto da arte urbana nas comunidades.

Atividade 3 - Debate de Performance

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de expressão artística e crítica, além de promover a empatia e o entendimento sobre questões sociais através da arte.

- Descrição: Os alunos irão planejar e realizar performances artísticas que reflitam sobre um tema social ou político atual, escolhido pelo grupo. Esta atividade envolve o desenvolvimento de roteiros, figurinos e a execução da performance, seguido de um debate sobre as mensagens transmitidas.

- Instruções:

  • Inicie com uma discussão sobre o papel da performance na arte contemporânea e como ela pode ser usada para expressar ideias e críticas sociais.

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas e peça que cada grupo escolha um tema social ou político para basear sua performance.

  • Os alunos deverão desenvolver um roteiro que inclua diálogos, movimentos e possíveis interações com a plateia.

  • Após a preparação, cada grupo apresentará sua performance para a classe.

  • Conclua com um debate aberto, onde cada grupo explicará o pensamento por trás de sua performance e receberá feedback dos colegas.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado prático e teórico obtido durante a aula, permitindo que os alunos articulem e reflitam sobre suas experiências e resultados. Esta discussão ajuda a desenvolver habilidades de comunicação, argumentação e autocrítica, além de promover uma compreensão mais profunda sobre o papel da arte contemporânea como ferramenta de crítica social e expressão cultural.

Discussão em Grupo

Para iniciar a discussão em grupo, o professor deve reunir todos os alunos e pedir que formem círculos com seus respectivos grupos. O professor inicia a discussão com uma breve introdução, incentivando os alunos a compartilhar suas experiências e aprendizados das atividades realizadas. É importante que cada grupo tenha a oportunidade de apresentar o resultado de suas atividades e discutir o processo criativo e as mensagens críticas incorporadas em suas obras. O professor deve moderar a discussão, garantindo que todos os alunos tenham a chance de falar e que as contribuições sejam respeitadas e valorizadas.

Perguntas Chave

1. Quais foram os principais desafios ao reinterpretar as obras de arte contemporânea para expressar uma nova mensagem crítica?

2. Como a tecnologia e os materiais recicláveis utilizados influenciaram a sua expressão artística?

3. De que maneira a sua performance ou intervenção artística pode impactar a percepção das questões sociais discutidas?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade da etapa de Conclusão é assegurar que os alunos tenham uma compreensão clara e consolidada dos conteúdos abordados durante a aula, percebendo a conexão entre teoria e prática. Além disso, busca-se reforçar a relevância da arte contemporânea como ferramenta de crítica e expressão, destacando seu papel na formação de pensamento crítico e na promoção de diálogos sociais. Esta etapa também serve para avaliar o alcance dos objetivos de aprendizagem, garantindo que cada aluno possa articular o que foi aprendido e como aplicar esses conhecimentos em contextos futuros.

Resumo

Nesta etapa final, o professor deve resumir e recapitular os principais pontos abordados durante a aula, destacando as características da arte contemporânea, suas manifestações, e como ela se posiciona como uma forma de expressão cultural e crítica social. Deve-se enfatizar as atividades práticas realizadas, como a recriação de obras, o passeio virtual pela arte urbana, e as performances desenvolvidas, para consolidar o entendimento dos alunos.

Conexão com a Teoria

A aula de hoje foi estruturada para conectar teoria e prática de maneira integrada. Inicialmente, a teoria foi explorada através da discussão sobre os movimentos artísticos contemporâneos e seu impacto cultural e social. Essa base teórica foi então aplicada em atividades práticas que permitiram aos alunos vivenciar o processo de criação artística e a expressão de críticas sociais, demonstrando como a teoria estudada se materializa em práticas reais e significativas.

Fechamento

Para concluir, é essencial destacar a importância da arte contemporânea na sociedade atual. Ao ser uma forma de expressão que dialoga diretamente com questões contemporâneas, a arte não só enriquece o debate cultural e social, mas também promove a reflexão e a conscientização sobre temas relevantes. Os alunos, ao participarem ativamente das atividades propostas, puderam experimentar essa relevância e o potencial transformador da arte em suas vidas e comunidades.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies