Objetivos (5 - 7 minutos)
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Compreensão do contexto histórico-literário: Os alunos devem ser capazes de identificar e compreender o contexto histórico e literário que deu origem ao Romantismo e ao Realismo Contemporâneo. Isso inclui o reconhecimento das principais características destes movimentos, os eventos históricos que influenciaram sua formação e os autores e obras mais representativas de cada um.
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Análise comparativa entre o Romantismo e o Realismo Contemporâneo: Os alunos devem ser capazes de comparar e contrastar os movimentos do Romantismo e do Realismo Contemporâneo, identificando as semelhanças e diferenças nas suas propostas estéticas e ideológicas. Isso envolve a análise de textos literários e de outras formas de expressão artística, como pinturas e músicas, que sejam representativas desses movimentos.
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Desenvolvimento de uma perspectiva crítica: Por fim, os alunos devem ser capazes de desenvolver uma perspectiva crítica sobre o Romantismo e o Realismo Contemporâneo, refletindo sobre o impacto desses movimentos na sociedade da época e na formação da cultura contemporânea. Isso implica em discutir questões como a representação da realidade, a valorização da subjetividade e a crítica à sociedade burguesa.
Estes Objetivos serão alcançados através de atividades interativas e lúdicas que incentivam a participação ativa dos alunos no processo de aprendizado.
Introdução (10 - 15 minutos)
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Revisão de conteúdos prévios: O professor inicia a aula relembrando brevemente os conceitos de movimento artístico e contexto histórico que foram estudados anteriormente. Isso é essencial para que os alunos possam entender e contextualizar o Romantismo e o Realismo Contemporâneo. (2 - 3 minutos)
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Situações-problema: O professor apresenta duas situações que envolvem os conceitos a serem estudados. A primeira envolve a análise de um poema que mistura características do Romantismo e do Realismo Contemporâneo, desafiando os alunos a identificar e explicar essas características. A segunda situação é a comparação de duas obras de arte, uma do período romântico e outra do realismo contemporâneo, e a discussão sobre como as ideias e sentimentos expressos nas obras refletem o contexto histórico em que foram criadas. (3 - 5 minutos)
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Contextualização: O professor destaca a importância do estudo do Romantismo e do Realismo Contemporâneo para a compreensão da literatura e da arte ocidental, pois estes foram movimentos que influenciaram profundamente a forma como entendemos e produzimos arte até os dias de hoje. Além disso, o professor pode mencionar como as ideias e sentimentos expressos nestes movimentos ainda se fazem presentes em nossa cultura e sociedade. (2 - 3 minutos)
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Ganhar a atenção dos alunos: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar curiosidades sobre o Romantismo e o Realismo Contemporâneo. Por exemplo, pode mencionar que o Romantismo foi um movimento que começou na literatura e só depois se estendeu às outras artes, enquanto o Realismo Contemporâneo foi um movimento que surgiu como uma reação ao Romantismo, buscando uma representação mais fiel da realidade. Além disso, o professor pode apresentar alguns dos principais autores e obras destes movimentos, como "Os Sofrimentos do Jovem Werther" de Goethe, que foi um dos primeiros romances românticos, e "O Cortiço" de Aluísio Azevedo, que é uma das principais obras do Realismo Contemporâneo no Brasil. (3 - 4 minutos)
Desenvolvimento (20 - 25 minutos)
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Atividade 1 - Jogo de Tabuleiro "Caminhos da Arte": Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e cada grupo receberá um jogo de tabuleiro temático. O jogo terá como objetivo principal levar os jogadores a conhecerem e compreenderem o Romantismo e o Realismo Contemporâneo. O tabuleiro será dividido em casas que representam diferentes aspectos dos movimentos, como "Contexto Histórico", "Características", "Obras e Autores", e "Impacto na Sociedade". Cada casa terá uma tarefa ou desafio relacionado ao aspecto representado, que os jogadores deverão cumprir para avançar no jogo. As tarefas podem incluir desde a leitura e interpretação de trechos de obras literárias, até a análise de pinturas e composições musicais. Ao final do jogo, o grupo que chegar primeiro ao final do tabuleiro será o vencedor, mas todos os participantes terão que ter cumprido todas as tarefas para serem considerados vencedores. Durante o jogo, o professor irá circular entre os grupos, auxiliando e esclarecendo dúvidas. (10 - 12 minutos)
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Atividade 2 - Criação de uma Paródia Romântica e Realista Contemporânea: Após a Conclusão do jogo, os alunos serão desafiados a criar uma paródia de uma música atual, transformando-a em uma obra que reflita as características do Romantismo e do Realismo Contemporâneo. Para isso, os alunos deverão escolher uma música que conhecem bem, e reescrever a letra, mantendo a melodia, mas incorporando elementos típicos destes movimentos, como o sentimentalismo e a valorização da realidade. Os alunos serão incentivados a usar a criatividade e a originalidade, podendo fazer referências a autores e obras destes movimentos, por exemplo. Ao final, cada grupo irá apresentar sua paródia para a turma, e todos irão votar na melhor. (8 - 10 minutos)
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Atividade 3 - Discussão em Grupo: Após as apresentações, o professor irá conduzir uma discussão em grupo sobre as atividades realizadas. O objetivo é que os alunos possam refletir sobre o que aprenderam e como aplicaram esse conhecimento nas atividades. O professor irá guiar a discussão, fazendo perguntas que estimulem os alunos a pensarem criticamente sobre os movimentos, suas características e impactos. (2 - 3 minutos)
Retorno (8 - 10 minutos)
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Discussão em Grupo - Parte 2: O professor retoma a discussão em grupo, focando agora nas soluções ou conclusões encontradas pelos alunos durante a atividade. Isso permite que os alunos compartilhem suas percepções e entendimentos, enriquecendo o aprendizado coletivo. O professor pode fazer perguntas como:
- "Quais foram as principais dificuldades encontradas na atividade de criação da paródia e como vocês as superaram?"
- "Como vocês acham que a análise das obras e autores do Romantismo e do Realismo Contemporâneo contribuiu para a criação da paródia?"
- "Quais foram as principais semelhanças e diferenças que vocês perceberam entre o Romantismo e o Realismo Contemporâneo ao longo das atividades?" O objetivo é que os alunos possam refletir e expressar de maneira clara e coesa o que aprenderam e como aplicaram o conhecimento adquirido. (3 - 5 minutos)
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Conexão com a Teoria: O professor, a partir das discussões e das atividades realizadas, irá fazer a conexão com a teoria estudada. Ele pode destacar como os conceitos teóricos foram aplicados na prática, reforçando a importância do estudo teórico para a compreensão e apreciação das obras literárias e artísticas. Além disso, o professor pode retomar os principais pontos discutidos, reforçando os conceitos mais importantes. (2 - 3 minutos)
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Reflexão Individual: Para finalizar, o professor propõe que os alunos façam uma reflexão individual sobre a aula. Ele pode fazer perguntas como:
- "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?"
- "Quais questões ainda não foram respondidas?"
- "Como você pode aplicar o que aprendeu hoje em outras situações ou disciplinas?" O professor dá um minuto para que os alunos reflitam e depois abre um espaço para que aqueles que desejarem possam compartilhar suas respostas. (2 - 3 minutos)
Conclusão (5 - 7 minutos)
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Resumo dos Conteúdos: O professor recapitula os principais pontos discutidos durante a aula, reforçando as características do Romantismo e do Realismo Contemporâneo, os eventos históricos que os influenciaram, os autores e obras mais representativas, e as principais ideias e sentimentos expressos em suas obras. Ele também destaca as principais conclusões e percepções que os alunos obtiveram a partir das atividades realizadas. (2 - 3 minutos)
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Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações: O professor reforça como a aula conseguiu conectar teoria e prática, através das atividades lúdicas e interativas propostas. Ele destaca como a análise de obras e autores do Romantismo e do Realismo Contemporâneo contribuiu para a criação das paródias, e como essas atividades permitiram aos alunos aplicar de maneira prática os conceitos teóricos estudados. Além disso, o professor pode mencionar como o estudo desses movimentos pode ter aplicações em outras disciplinas, como história e literatura, e na compreensão e apreciação da cultura contemporânea. (1 - 2 minutos)
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Materiais Complementares: O professor sugere alguns materiais de estudo complementares para os alunos que desejarem aprofundar seus conhecimentos sobre o Romantismo e o Realismo Contemporâneo. Esses materiais podem incluir livros, documentários, filmes e sites de referência. O professor pode, por exemplo, sugerir a leitura de outras obras de autores românticos e realistas contemporâneos, a assistência a filmes baseados em obras desses movimentos, ou a visita a museus virtuais que possuam coleções de arte desses períodos. (1 - 2 minutos)
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Importância do Assunto: Por fim, o professor ressalta a importância do estudo do Romantismo e do Realismo Contemporâneo para a formação dos alunos. Ele pode mencionar como esses movimentos influenciaram e continuam influenciando a forma como nos expressamos e percebemos o mundo, e como a compreensão de suas ideias e sentimentos pode ser útil para a análise crítica de nossa sociedade e cultura. Além disso, o professor pode destacar como a habilidade de analisar e interpretar obras de arte pode ser útil em diversas situações, desde a leitura de um livro ou a apreciação de uma pintura, até a compreensão de uma notícia ou a resolução de um problema. (1 - 2 minutos)