Entrar

Plano de aula de Gêneros Textuais

Espanhol

Original Teachy

'EM13LGG101'

Gêneros Textuais

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Gêneros Textuais

Palavras ChaveGêneros Textuais, Espanhol, Ensino Médio, Metodologia Digital, Atividades Práticas, Redes Sociais, Contextualização, Aprendizado Ativo, Interatividade, Criatividade
Materiais NecessáriosCelulares, Internet, Computadores ou Tablets, Contas no Instagram ou TikTok, Acesso ao Canva ou Google Slides, Kahoot ou Quizizz, Materiais de apresentação (projetor, tela, etc.), Recursos Visuais (imagens, vídeos), Hyperlinks, Quiz ou Enigmas
Códigos BNCCEM13LGG101: Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos,nas diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos.
Ano Escolar3º ano do Ensino Médio
DisciplinaEspanhol
Unidade Temática**Gramática **

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é introduzir os alunos ao tema dos gêneros textuais, estabelecendo uma base sólida para que possam identificar e diferenciar os tipos de textos em espanhol de forma autônoma e crítica. Isso permitirá um entendimento mais profundo das especificidades de cada gênero textual, preparando-os para as atividades práticas da aula.

Objetivos principais:

1. Reconhecer os principais gêneros textuais escritos em espanhol, observando suas características específicas.

2. Compreender a proposta comunicativa de diferentes gêneros textuais e sua aplicação no contexto moderno.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades críticas para analisar textos de diferentes gêneros.
  2. Fomentar a capacidade de contextualizar e aplicar o conhecimento sobre gêneros textuais na vida cotidiana.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é introduzir os alunos ao tema dos gêneros textuais, estabelecendo uma base sólida para que possam identificar e diferenciar os tipos de textos em espanhol de forma autônoma e crítica. Isso permitirá um entendimento mais profundo das especificidades de cada gênero textual, preparando-os para as atividades práticas da aula.

Aquecendo

Para aquecer os alunos e introduzir o tema da aula, explique que os gêneros textuais são diferentes formas de comunicação escrita que variam de acordo com sua finalidade, estrutura e linguagem. Depois, peça aos alunos que utilizem seus celulares para buscar um fato interessante sobre um dos gêneros textuais em espanhol, como poemas, notícias, cartas formais, entre outros. Eles terão alguns minutos para encontrar e compartilhar suas descobertas com a turma.

Reflexões Iniciais

1. Quais são os gêneros textuais mais comuns que vocês encontraram na pesquisa?

2. Alguém poderia compartilhar um fato interessante sobre um gênero textual específico?

3. Como vocês acham que a estrutura de um gênero textual influencia sua mensagem?

4. Quais gêneros textuais vocês acreditam que são mais usados no dia a dia? Por quê?

5. Vocês conseguem identificar exemplos de gêneros textuais típicos nas redes sociais? Quais?

Desenvolvimento

Duração: 70 - 80 minutos

A finalidade desta etapa é proporcionar aos alunos uma experiência prática e imersiva, onde eles podem aplicar os conhecimentos pré-estudados sobre gêneros textuais em atividades modernas e contextualizadas. Isso ajudará a consolidar o entendimento dos gêneros textuais de maneira divertida e relevante, aumentando o engajamento e a motivação para aprender.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 -  Reality Show dos Gêneros 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Demonstrar a capacidade de identificar e aplicar as características dos gêneros textuais em um contexto moderno e digital.

- Descrição: Os alunos serão divididos em grupos e criarão um 'reality show' fictício no Instagram ou TikTok. Cada grupo deve escolher um gênero textual (como notícia, poema, carta formal, etc.) e desenvolver uma série de postagens ou vídeos que representem esse gênero de maneira criativa e contextualizada com a vida moderna.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de no máximo 5 pessoas.

  • Cada grupo deve escolher aleatoriamente um dos gêneros textuais propostos.

  • Utilizando seus celulares, os alunos devem criar uma conta fictícia no Instagram ou TikTok destinada ao 'reality show'.

  • Os grupos devem planejar uma série de pelo menos 5 postagens/vídeos que representem o gênero textual escolhido, incluindo elementos visuais, hashtags relevantes e descrições.

  • Os alunos devem contextualizar cada postagem/vídeo dentro de um tema moderno que seja relevante para a vida deles.

  • Encorage os alunos a interagir com as postagens de outros grupos, fazendo perguntas ou comentários que demonstrem o entendimento dos gêneros textuais.

  • Após o tempo de criação, cada grupo deve apresentar suas postagens/vídeos para a turma, explicando como cada uma se relaciona com o gênero textual escolhido.

Atividade 2 -  Jornal Digital Interativo 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Fomentar a criatividade e habilidade de pesquisa dos alunos, ao mesmo tempo em que desenvolvem uma compreensão mais profunda dos gêneros textuais em um formato interativo.

- Descrição: Os alunos irão criar um jornal digital interativo utilizando uma plataforma como o Canva ou Google Slides. Cada grupo será responsável por uma seção específica do jornal (notícias, colunas de opinião, anúncios, etc.), e deve elaborar conteúdo que represente fielmente o gênero textual de sua seção.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de no máximo 5 pessoas.

  • Cada grupo deve escolher ou ser designado para uma seção específica do jornal.

  • Usando computadores ou tablets, os alunos devem acessar o Canva ou Google Slides para criar suas páginas de jornal.

  • Os grupos devem pesquisar e criar conteúdos que representem seu gênero textual, incorporando imagens, vídeos e hyperlinks que enriqueçam a experiência do leitor.

  • Cada grupo deve garantir que sua seção do jornal tenha pelo menos 1 artigo principal, 2 artigos secundários e 1 elemento interativo (como um quiz ou enigma relacionado ao tema).

  • Após a criação, cada grupo deve apresentar sua seção à turma, explicando como os textos e elementos visuais refletem o gênero textual.

Atividade 3 -  Gamificação dos Gêneros 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Transformar o aprendizado sobre gêneros textuais em uma atividade lúdica e interativa, promovendo a colaboração e a competição saudável entre os alunos.

- Descrição: Os alunos irão criar um jogo digital simples utilizando plataformas como o Kahoot ou Quizizz, que desafia os colegas a identificar diferentes gêneros textuais e suas características. Cada grupo será responsável pela criação de perguntas e desafios relacionados a um gênero específico.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de no máximo 5 pessoas.

  • Cada grupo deve escolher ou ser designado para um gênero textual específico.

  • Usando computadores ou celulares, os alunos devem acessar o Kahoot ou Quizizz para criar seu jogo.

  • Os grupos devem elaborar uma série de pelo menos 10 perguntas ou desafios que ajudem a identificar e diferenciar seu gênero textual dos outros.

  • Os alunos devem incluir imagens, trechos de textos e opções de múltipla escolha para tornar o jogo mais dinâmico e engajador.

  • Após a criação, cada grupo deve apresentar seu jogo para a turma. Todos os alunos podem participar jogando e respondendo às perguntas em seus dispositivos móveis.

  • O professor pode oferecer pontos ou prêmios simbólicos para os grupos que se destacarem, incentivando um ambiente competitivo e educativo.

Retorno

Duração: 15 - 20 minutos

Finalidade  A finalidade desta etapa é permitir que os alunos reflitam sobre suas experiências e consolidem seu aprendizado através da troca de impressões e feedbacks construtivos. A discussão em grupo e o feedback 360° promovem uma compreensão mais profunda dos gêneros textuais e incentivam a colaboração, além de fornecer insights valiosos para aprimoramento futuro.

Discussão em Grupo

️ Discussão em Grupo ️ Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, onde os grupos compartilham o que aprenderam ao realizar a experiência e suas conclusões. Sugira o seguinte roteiro para introduzir a discussão:

  1. Peça aos alunos que compartilhem suas experiências de criação durante as atividades digitais.
  2. Pergunte como cada grupo escolheu representar o gênero textual designado e quais desafios encontraram.
  3. Incentive os alunos a refletirem sobre como a utilização de ferramentas digitais impactou a compreensão dos gêneros textuais.
  4. Solicite sugestões de melhorias e novas ideias para futuras atividades similares.

Reflexões

1. Quais foram as principais características do gênero textual que vocês escolheram representar? 2. Como as ferramentas digitais ajudaram ou dificultaram a representação do gênero textual? 3. O que vocês aprenderam sobre a aplicação moderna de gêneros textuais através das redes sociais e plataformas digitais?

Feedback 360°

Feedback 360°  Instrua a turma a realizar uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno deve receber feedback dos outros membros do grupo. Oriente a turma para que o feedback seja construtivo, respeitoso e focado em três aspectos principais:

  1. O que o colega fez bem durante a atividade.
  2. O que poderia ser melhorado na participação do colega.
  3. Uma sugestão prática para futuras atividades. Encoraje os alunos a valorizar o esforço e a criatividade dos colegas, promovendo um ambiente de aprendizado positivo e colaborativo.

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

Finalidade  A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado dos alunos, conectando os conhecimentos adquiridos ao longo da aula com suas vidas cotidianas de forma prática e relevante. Essa conclusão fecha o ciclo do aprendizado, destacando a importância dos gêneros textuais e incentivando os alunos a aplicar o que aprenderam fora da sala de aula.

Resumo

Resumo Divertido  Hoje nos aventuramos pelos diferentes gêneros textuais em espanhol! Exploramos como poemas, notícias, cartas formais e muito mais ganham vida em plataformas modernas como Instagram, TikTok, Canva e até em jogos digitais como Kahoot. Cada grupo mostrou criatividade ao representar seu gênero textual, tornando o aprendizado dinâmico e contextualizado com o mundo atual. Foi como misturar uma explosão de conhecimento com toques de criatividade digital! 

No Mundo

No Mundo Moderno  Os gêneros textuais estão presentes em toda parte, desde um simples tweet até uma notícia importante no jornal online. Ao utilizar ferramentas digitais modernas, entendemos como essas formas de comunicação se adaptam e permanecem relevantes. As redes sociais e plataformas digitais são o palco perfeito para observar a evolução e a aplicação prática desses gêneros no nosso dia a dia. 

Na Prática

Aplicações no Dia a Dia  Compreender os gêneros textuais nos torna leitores e comunicadores mais eficientes. Seja escrevendo um e-mail formal, postando uma opinião nas redes sociais ou lendo uma notícia, saber identificar e utilizar corretamente cada gênero facilita nossa interação e comunicação no mundo atual.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies