Entrar

Plano de aula de Verbos: Voz Passiva

Espanhol

Original Teachy

'EM13LGG402'

Verbos: Voz Passiva

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Verbos: Voz Passiva

Palavras ChaveVoz Passiva em Espanhol, Atividades Práticas, Comunicação Efetiva, Escrita Colaborativa, Análise de Textos, Debates, Produção de Notícias, Criação de Roteiros, Aplicação Contextual
Materiais NecessáriosNotas de aula prévias sobre voz passiva em espanhol, Quadro branco e marcadores, Projetor para apresentações, Computadores ou tablets (opcional), Papéis e canetas, Acesso à internet para pesquisa de notícias atuais (opcional)
Códigos BNCCEM13LGG402: Empregar, nas interações sociais, a variedade e o estilo de língua adequados à situação comunicativa, ao(s) interlocutor(es) e ao gênero do discurso, respeitando os usos das línguas por esse(s) interlocutor(es) e sem preconceito linguístico.
Ano Escolar3º ano do Ensino Médio
DisciplinaEspanhol
Unidade Temática**Gramática **

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de objetivos é crucial para direcionar o foco dos alunos e do professor, assegurando que todos compreendam claramente o que é esperado ao final da aula. Estabelecer objetivos claros e precisos ajuda a maximizar o tempo de aprendizado em sala, permitindo que os alunos apliquem os conhecimentos prévios de forma eficaz e que o professor possa direcionar as atividades de forma a atingir as competências desejadas. Além disso, essa clareza ajuda a criar um ambiente de aprendizado mais engajado e participativo.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a escrever e compreender sentenças na voz passiva em espanhol, identificando claramente a estrutura e a aplicação contextual.

2. Desenvolver a habilidade de identificar e analisar sentenças passivas em textos diversos, ampliando a competência em leitura crítica.

Objetivos secundários:

  1. Fomentar a participação ativa dos alunos em discussões e atividades práticas para reforçar o aprendizado colaborativo.
  2. Incentivar a aplicação dos conceitos de voz passiva em situações reais de comunicação, como na produção de textos ou diálogos.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A introdução tem como finalidade engajar os alunos com o tema da voz passiva, utilizando situações problema que os façam pensar e aplicar seus conhecimentos prévios de maneira prática e relevante. Além disso, ao contextualizar a importância da voz passiva em situações reais e variadas, como em entrevistas ou notícias, os alunos são motivados a perceber a utilidade imediata do que estão aprendendo. Este engajamento inicial é fundamental para preparar os alunos para as atividades práticas que seguirão e para garantir uma compreensão sólida do conceito de voz passiva.

Situações Problema

1. Imagine que você está em uma entrevista de emprego e precisa descrever suas qualificações usando a voz passiva em espanhol. Como você formularia suas respostas para enfatizar suas habilidades sem se colocar diretamente como o sujeito da frase?

2. Pense que você está assistindo a um noticiário em espanhol que relata uma descoberta científica importante. Os cientistas preferem usar a voz passiva para dar destaque ao objeto do estudo. Como isso seria feito nas notícias que você está assistindo?

Contextualização

A voz passiva é uma estrutura gramatical essencial em muitas línguas, incluindo o espanhol, e é frequentemente usada em contextos onde o foco é o objeto da ação, não o sujeito que a realiza. Por exemplo, em notícias, relatórios científicos e discursos formais, a voz passiva é empregada para dar mais importância à ação ou ao objeto sobre o qual se está falando. Além disso, entender a voz passiva pode ajudar na compreensão de textos mais complexos e na produção de escrita mais variada e sofisticada.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 80 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para imergir os alunos em situações práticas onde possam aplicar e aprofundar seu entendimento sobre a voz passiva em espanhol. Através de atividades lúdicas e colaborativas, os alunos terão a oportunidade de explorar a voz passiva em diversos contextos, desde a escrita de notícias até a participação em debates e a criação de roteiros para filmes. Essas atividades visam consolidar o conhecimento prévio dos alunos, promover a interação social e desenvolver habilidades comunicativas críticas, enquanto exploram a flexibilidade e a riqueza da língua espanhola.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - ¡Noticias Pasivas!

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Praticar a escrita e compreensão da voz passiva em contextos de comunicação formal e informar sobre eventos atuais.

- Descrição: Os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas e cada grupo assumirá o papel de repórteres de um grande jornal espanhol. Eles deverão criar manchetes e notícias sobre eventos atuais (ou fictícios) utilizando a voz passiva em espanhol. As notícias devem conter pelo menos uma manchete, uma introdução e um desenvolvimento, todos escritos na voz passiva. As notícias podem ser sobre política, ciência, entretenimento, etc.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Escolha um tema para a notícia (ex: descoberta de um novo planeta, renúncia de um político, avanço tecnológico).

  • Cada grupo deve escrever uma manchete e um pequeno texto introdutório na voz passiva, seguido por um desenvolvimento mais detalhado.

  • Os grupos apresentarão suas notícias para a classe, explicando por que escolheram a voz passiva e como isso afeta a informação.

  • Realize uma discussão em classe sobre as diferentes notícias apresentadas, destacando o uso da voz passiva e seu impacto na percepção da informação.

Atividade 2 - El Gran Debate Pasivo

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de argumentação e persuasão utilizando a voz passiva, além de praticar a escuta ativa e a resposta crítica.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão organizados em dois grupos que representarão diferentes pontos de vista em um debate, utilizando predominantemente a voz passiva em espanhol. O tema do debate pode ser decidido pelo professor, como por exemplo, 'O uso de redes sociais deve ser restrito por lei'.

- Instruções:

  • Divida a classe em dois grandes grupos com posições opostas sobre o tema do debate.

  • Cada grupo preparará argumentos e declarações na voz passiva para suportar sua posição.

  • Realize o debate em sala, alternando entre os grupos para apresentarem seus argumentos.

  • Ao final do debate, promova uma votação para decidir qual grupo apresentou os argumentos mais convincentes, sem considerar a preferência pessoal.

  • Conduza uma discussão final sobre o uso da voz passiva no contexto de persuasão e argumentação.

Atividade 3 - Cine Pasivo

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Estimular a criatividade na aplicação da voz passiva e desenvolver a habilidade de escrita para diferentes contextos de uso.

- Descrição: Os alunos, em grupos, criarão um roteiro para uma cena de um filme em que a voz passiva seja o foco principal. O professor pode sugerir um cenário inicial (como uma entrevista policial, uma entrega de prêmios, um desastre natural), e os alunos deverão desenvolver o diálogo dos personagens utilizando predominantemente a voz passiva.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Apresente o cenário inicial para o filme e discuta brevemente como a voz passiva poderia ser usada para enfatizar diferentes aspectos da cena.

  • Cada grupo escreverá um roteiro curto, focando no uso da voz passiva para criar tensão, mistério, ou outra emoção desejada.

  • Os grupos apresentarão suas cenas para a classe, e os demais alunos deverão identificar o uso da voz passiva no diálogo.

  • Realize uma análise coletiva das cenas, discutindo a eficácia do uso da voz passiva na construção do drama.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa de retorno é consolidar o aprendizado adquirido através das atividades práticas, permitindo que os alunos articulem e reflitam sobre como aplicaram a voz passiva em diferentes contextos. A discussão em grupo ajuda a solidificar o conhecimento, permitindo que os alunos aprendam uns com os outros e com as experiências de cada grupo. Além disso, essa etapa proporciona uma oportunidade para o professor avaliar a compreensão dos alunos sobre o tópico e esclarecer quaisquer dúvidas remanescentes.

Discussão em Grupo

Após a conclusão das atividades, reúna todos os alunos para uma discussão em grupo. Esta discussão deve ser estruturada de forma a permitir que cada grupo compartilhe suas experiências, desafios enfrentados e o que aprenderam com as atividades práticas. Inicie a discussão com uma breve introdução, explicando a importância de refletir sobre o que foi aprendido e como esses conhecimentos podem ser aplicados em contextos reais. Encoraje os alunos a discutir não apenas os resultados, mas também o processo de aprendizado e como a voz passiva pode ser usada de maneira eficaz em diferentes situações de comunicação.

Perguntas Chave

1. Quais foram os principais desafios ao usar a voz passiva nas atividades propostas?

2. Como a voz passiva altera a percepção da informação em diferentes contextos (notícias, debates, diálogos de filmes)?

3. Que situações do dia a dia vocês podem imaginar em que a voz passiva seria usada de forma eficaz para comunicar uma mensagem?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de conclusão é projetada para consolidar o aprendizado dos alunos, ajudando-os a sintetizar as informações recebidas e a entender a relevância prática do que foi estudado. Esta fase também serve para reforçar a conexão entre teoria e prática, demonstrando como os conceitos teóricos foram aplicados em situações reais durante a aula. Em última análise, a conclusão visa garantir que os alunos saiam da aula com uma compreensão clara e uma valorização do tópico de estudo.

Resumo

Na conclusão da aula sobre a voz passiva em espanhol, o professor deve resumir os pontos chave abordados, incluindo a estrutura da voz passiva, sua aplicabilidade em diferentes contextos como notícias, debates e diálogos de filmes, e os impactos na percepção da informação. É importante reforçar como a voz passiva pode ser usada para focar na ação ou no objeto da ação, em vez do sujeito que realiza a ação.

Conexão com a Teoria

O professor deve explicar como a aula conectou a teoria com a prática, destacando o uso de atividades práticas, como a criação de manchetes e notícias, debates e roteiros de filme, para solidificar o entendimento teórico da voz passiva. Deve-se enfatizar como essa abordagem prática ajudou os alunos a internalizar o conceito de voz passiva e a aplicá-lo em situações reais de comunicação.

Fechamento

Por fim, o professor deve discutir a importância da voz passiva no dia a dia, não apenas em contextos acadêmicos, mas também em situações práticas de comunicação, como na redação de textos formais, na realização de apresentações e no entendimento de discursos públicos. Destacar a aplicabilidade do aprendizado em situações reais ajuda a motivar os alunos e a perceber a relevância do estudo da voz passiva para a comunicação eficaz.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies