Entrar

Plano de aula de Vocabulário: Partes da Casa, Objetos e Materiais

Espanhol

Original Teachy

'EM13LGG402'

Vocabulário: Partes da Casa, Objetos e Materiais

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Desenvolver a compreensão de vocabulário relacionado às partes da casa, objetos e materiais em espanhol: O objetivo principal é que os alunos possam identificar e se familiarizar com o vocabulário essencial para descrever as partes da casa, os objetos e os materiais em espanhol.

  2. Aprimorar a habilidade de criação de frases utilizando o vocabulário aprendido: Além do reconhecimento do vocabulário, os alunos devem ser capazes de formar frases coerentes e corretas em espanhol, utilizando o vocabulário adquirido.

  3. Promover a prática da pronúncia correta em espanhol: O foco não deve ser apenas no significado das palavras, mas também na maneira correta de pronunciá-las. Os alunos devem ser incentivados a praticar a pronúncia durante toda a aula.

Objetivos secundários:

  • Estimular o Desenvolvimento da fluência oral em espanhol: Através das atividades propostas, os alunos terão a oportunidade de praticar a fala em espanhol, o que contribuirá para o Desenvolvimento da fluência oral.

  • Fomentar a interação em sala de aula: As atividades em grupo irão promover a colaboração entre os alunos, incentivando a comunicação e a interação em sala de aula.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos anteriores: O professor deve começar relembrando os alunos sobre os tópicos já estudados que são relevantes para a aula atual. Deve-se revisar o vocabulário básico em espanhol, estruturas de frases simples e a pronúncia correta. Essa revisão pode ser feita através de perguntas e respostas interativas para envolver os alunos na revisão. (3 - 5 minutos)

  2. Apresentação de situações-problema: O professor pode então apresentar duas situações-problema que irão servir como base para o Desenvolvimento da aula. A primeira pode ser a descrição de uma casa em espanhol, onde os alunos terão que identificar as partes da casa, os objetos e os materiais mencionados. A segunda situação-problema pode ser a descrição de uma situação cotidiana envolvendo a utilização de objetos em uma casa, onde os alunos terão que identificar os objetos e os materiais mencionados. (2 - 3 minutos)

  3. Contextualização da importância do tópico: O professor deve então explicar a importância do tópico da aula, destacando como a compreensão e o uso correto do vocabulário relacionado às partes da casa, objetos e materiais são essenciais para a comunicação em espanhol. Pode-se mencionar situações cotidianas, como a necessidade de descrever a própria casa, pedir ou dar instruções sobre o uso de objetos domésticos, entre outros. (2 - 3 minutos)

  4. Ganhar a atenção dos alunos: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre a arquitetura, a decoração ou a cultura de países de língua espanhola. Uma curiosidade interessante pode ser, por exemplo, a diferença entre os nomes de algumas partes da casa em espanhol, dependendo do país. Outra curiosidade pode ser a origem de alguns objetos comuns em uma casa, como a televisão, a geladeira, etc. (3 - 4 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Jogo de Tabuleiro "La Casa de los Sueños" (10 - 12 minutos): O professor deve dividir a turma em grupos de 3 a 5 alunos e entregar a cada grupo um tabuleiro de jogo de tabuleiro previamente preparado. Neste jogo, os alunos devem percorrer o tabuleiro, que representa uma casa, através de um dado. Cada espaço do tabuleiro é marcado com uma imagem de uma parte da casa, um objeto ou um material. Ao cair em um espaço, o grupo deve formar uma frase em espanhol descrevendo o que a imagem representa. O professor deve fornecer um conjunto de cartas com palavras e frases em espanhol que os alunos podem usar para formar suas frases. O jogo continua até que um grupo chegue ao final do tabuleiro. O professor deve circular pela sala, auxiliando os grupos e corrigindo a pronúncia e a estrutura das frases conforme necessário.

    • Preparação: O professor deve preparar previamente o tabuleiro de jogo, as cartas de palavras e frases em espanhol e os marcadores para cada grupo. Além disso, o professor deve revisar as regras do jogo e a estrutura das frases que os alunos devem formar.
  2. Atividade de Criação de Diálogos (8 - 10 minutos): Após o jogo de tabuleiro, os alunos devem ser divididos em novos grupos. Cada grupo receberá uma série de imagens que representam diferentes partes de uma casa, objetos e materiais. O desafio é que cada grupo crie um diálogo curto em espanhol que ocorra na casa representada pelas imagens. O diálogo deve incluir a descrição das partes da casa, o uso dos objetos e a menção dos materiais. O professor deve circular pela sala, auxiliando os grupos, corrigindo a pronúncia e a estrutura das frases conforme necessário.

    • Preparação: O professor deve preparar previamente as imagens que serão usadas na atividade. Além disso, o professor deve revisar a estrutura dos diálogos e a utilização do vocabulário.
  3. Apresentação dos Diálogos (2 - 3 minutos): Após a criação dos diálogos, cada grupo deve apresentar o seu para a turma. Durante as apresentações, os outros alunos devem prestar atenção, pois após cada apresentação, o professor fará perguntas sobre o diálogo apresentado para verificar a compreensão dos alunos e reforçar o vocabulário aprendido.

    • Preparação: O professor deve preparar uma lista de perguntas sobre as partes da casa, os objetos e os materiais que os alunos devem usar durante as apresentações e deve revisar a estrutura dos diálogos.
  4. Discussão em Grupo (2 - 3 minutos): Após as apresentações, o professor deve promover uma discussão em grupo sobre as dificuldades encontradas pelos alunos, as estratégias utilizadas para superar essas dificuldades e as lições aprendidas durante as atividades. O objetivo é que os alunos reflitam sobre o seu próprio processo de aprendizagem e compartilhem suas experiências com os colegas.

    • Preparação: O professor deve preparar algumas perguntas para orientar a discussão e deve revisar as estratégias que os alunos podem ter utilizado durante as atividades.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos): O professor deve promover uma discussão em grupo sobre as soluções encontradas pelos alunos durante as atividades. Isso pode ser feito através de perguntas como: Qual foi a estratégia utilizada pelo grupo para formar as frases em espanhol? Como o grupo decidiu quais partes da casa, objetos e materiais seriam incluídos no diálogo? Quais foram as principais dificuldades encontradas? Como o grupo conseguiu superar essas dificuldades? O objetivo é que os alunos reflitam sobre o seu próprio processo de aprendizagem e compartilhem suas experiências com os colegas.

    • Preparação: O professor deve preparar algumas perguntas para orientar a discussão e deve revisar as estratégias que os alunos podem ter utilizado durante as atividades.
  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos): Após a discussão em grupo, o professor deve fazer a conexão entre as atividades realizadas e a teoria apresentada no início da aula. Isso pode ser feito através de perguntas como: Como as atividades de hoje ajudaram a reforçar o vocabulário aprendido? Como as atividades de hoje contribuíram para a melhoria da habilidade de formar frases em espanhol? Como as atividades de hoje promoveram a prática da pronúncia correta em espanhol?

    • Preparação: O professor deve revisar a teoria apresentada no início da aula e deve preparar algumas perguntas para facilitar a conexão entre a teoria e as atividades realizadas.
  3. Reflexão Individual (2 - 3 minutos): O professor deve então propor que os alunos reflitam individualmente sobre o que foi aprendido. O professor pode fazer perguntas como: Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje? Quais questões ainda não foram respondidas? O que você faria de forma diferente se tivesse que repetir as atividades de hoje?

    • Preparação: O professor deve preparar as perguntas de reflexão e deve lembrar aos alunos que a reflexão individual é uma parte importante do processo de aprendizagem.
  4. Feedback do Professor (1 minuto): Finalmente, o professor deve fornecer feedback aos alunos sobre o seu desempenho durante as atividades, destacando os pontos fortes e apontando áreas que precisam de melhoria. O professor deve também esclarecer quaisquer dúvidas remanescentes e reforçar os conceitos mais importantes aprendidos durante a aula.

    • Preparação: O professor deve revisar as atividades realizadas e preparar o feedback a ser fornecido aos alunos.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos (2 - 3 minutos): O professor deve recapitular os pontos-chave da aula, relembrando o vocabulário aprendido, as estruturas de frases utilizadas e a importância da pronúncia correta. O professor pode fazer isso através de um resumo oral, ou pode pedir aos alunos que compartilhem o que consideram ser os pontos mais importantes aprendidos durante a aula. Esta é uma oportunidade para reforçar o aprendizado e esclarecer quaisquer dúvidas que possam ter surgido.

    • Preparação: O professor deve revisar o conteúdo da aula e preparar um resumo dos pontos-chave a serem abordados.
  2. Conexão entre Teoria e Prática (1 - 2 minutos): O professor deve explicar como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações, destacando como as atividades práticas ajudaram a reforçar a teoria apresentada. O professor pode, por exemplo, mencionar como o jogo de tabuleiro ajudou a consolidar o vocabulário e a estrutura das frases, e como a atividade de criação de diálogos permitiu que os alunos aplicassem esse vocabulário e estrutura de forma significativa.

    • Preparação: O professor deve revisar a conexão entre a teoria e a prática e preparar uma explicação clara sobre como a aula conectou esses dois aspectos.
  3. Materiais Complementares (1 minuto): O professor deve sugerir materiais complementares para os alunos que desejam aprofundar seu conhecimento sobre o tema. Estes podem incluir sites de aprendizado de línguas que oferecem exercícios interativos, vídeos educativos, podcasts em espanhol, entre outros. O professor pode, por exemplo, recomendar um site que tenha um jogo online de construção de uma casa, onde os alunos devem usar o vocabulário aprendido para descrever as partes da casa e os objetos que vão incluir.

    • Preparação: O professor deve preparar uma lista de materiais complementares e explicar brevemente como esses materiais podem ajudar os alunos a aprofundar seu conhecimento sobre o tema.
  4. Importância do Assunto para o Dia a Dia (1 minuto): Por fim, o professor deve enfatizar a importância do vocabulário aprendido para o dia a dia. Deve-se destacar como a capacidade de descrever a casa, os objetos e os materiais em espanhol pode ser útil em várias situações, desde conversas cotidianas até viagens para países de língua espanhola.

    • Preparação: O professor deve revisar a importância do assunto e preparar uma explicação clara sobre como o vocabulário aprendido pode ser útil no dia a dia dos alunos.
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies