Entrar

Plano de aula de Atualidade: Conflitos

Geografia

Original Teachy

'EM13CHS106'

Atualidade: Conflitos

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender o conceito de conflito: O professor deve levar os alunos a entenderem o conceito de conflito no contexto da Geografia, focando em como ele se manifesta em diferentes escalas, desde conflitos locais até conflitos globais.

  2. Analisar a atualidade dos conflitos: Os alunos devem aprender a identificar e analisar os conflitos atuais que ocorrem em diferentes partes do mundo, levando em consideração as causas, as consequências e as possíveis soluções.

  3. Relacionar a Geografia com os conflitos atuais: O professor deve auxiliar os alunos a relacionar o estudo da Geografia com a compreensão dos conflitos atuais, mostrando como fatores geográficos podem influenciar o surgimento e a resolução de conflitos.

Objetivos Secundários

  1. Desenvolver habilidades de pesquisa: Durante a aula, os alunos serão incentivados a realizar pesquisas sobre conflitos atuais, a fim de aprofundar seu entendimento e desenvolver habilidades de pesquisa.

  2. Estimular o pensamento crítico: Ao analisar os conflitos atuais, os alunos serão incentivados a pensar criticamente sobre as informações que encontrarem, avaliando diferentes perspectivas e considerando possíveis viéses.

  3. Promover o debate e a discussão: O professor deve incentivar os alunos a participarem de discussões em sala de aula, promovendo o debate e a troca de ideias sobre os conflitos estudados.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de Conteúdos Anteriores: O professor deve começar a aula relembrando conceitos anteriores que são fundamentais para o entendimento do tópico da aula. Isso inclui conceitos de geografia política, como fronteiras, soberania e geopolítica. Além disso, o professor pode revisar brevemente conceitos de conflito, como causas, tipos e consequências, para garantir que os alunos estão preparados para o novo conteúdo. (3 - 5 minutos)

  2. Situações Problema: Em seguida, o professor deve apresentar duas situações que envolvam conflitos atuais. Uma pode ser um conflito local, como a disputa por terras indígenas no Brasil, e outra pode ser um conflito global, como a crise na Ucrânia. O objetivo é despertar o interesse dos alunos e incentivá-los a pensar sobre o tópico da aula. (3 - 5 minutos)

    1. Exemplo 1: "Imagine que vocês são membros de uma tribo indígena que está lutando para manter a posse de sua terra ancestral. Quais seriam as suas principais preocupações? Como vocês poderiam resolver esse conflito de forma pacífica?"

    2. Exemplo 2: "Vocês são diplomatas de um país europeu e foram enviados para mediar a crise na Ucrânia. Quais seriam as principais dificuldades que vocês enfrentariam? Como vocês poderiam ajudar a resolver o conflito?"

  3. Contextualização: O professor deve então explicar a importância do estudo dos conflitos atuais na Geografia. Ele pode discutir como os conflitos podem moldar as fronteiras, a geopolítica e as relações internacionais. Além disso, pode-se mencionar como a compreensão dos conflitos atuais pode ajudar a prever e a evitar futuros conflitos. (2 - 3 minutos)

  4. Introdução do Tópico: Por fim, o professor deve introduzir o tópico da aula, explicando que os alunos irão aprender a analisar e a compreender os conflitos atuais do ponto de vista da Geografia. Ele pode mencionar que os conflitos estudados serão variados, incluindo conflitos territoriais, étnicos, religiosos, entre outros. Além disso, pode-se mencionar que os alunos terão a oportunidade de pesquisar e discutir conflitos de seu interesse. (2 - 3 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Teoria - Conceito de Conflito (5 - 7 minutos): O professor deve começar a parte teórica da aula explicando o conceito de conflito e suas diferentes manifestações na sociedade. Ele deve destacar que conflitos podem ocorrer em diferentes escalas, desde conflitos locais entre indivíduos ou grupos até conflitos globais entre nações. O professor pode apresentar exemplos de conflitos recentes para ilustrar esses diferentes níveis de conflito. Além disso, deve-se discutir as principais causas de conflito, que podem variar desde questões de território e recursos até diferenças culturais e ideológicas. (3 - 5 minutos)

  2. Teoria - Geografia e Conflitos (5 - 7 minutos): O professor deve então explicar como a Geografia pode influenciar o surgimento e a resolução de conflitos. Isso pode incluir fatores geográficos como a localização, o clima, a topografia e a distribuição de recursos. O professor pode apresentar exemplos de conflitos em que a Geografia desempenhou um papel importante, como a disputa entre Israel e Palestina sobre a terra. Ele deve enfatizar que a Geografia não causa conflitos, mas pode criar condições que favoreçam ou dificultem a resolução de conflitos. (3 - 5 minutos)

  3. Atividade Prática - Análise de Conflitos (7 - 10 minutos): O professor deve então dividir a turma em grupos e fornecer a cada grupo um conflito atual para analisar. Os conflitos podem variar em escala e natureza, e os alunos devem ser incentivados a escolher conflitos que lhes interessem. O professor deve orientar os alunos a analisar o conflito considerando as causas, as consequências e as possíveis soluções, e a identificar os fatores geográficos que podem estar influenciando o conflito. Após a análise, cada grupo deve apresentar suas conclusões para a turma, promovendo assim a discussão e o debate. (7 - 10 minutos)

  4. Atividade Prática - Pesquisa de Conflitos (3 - 5 minutos): Se houver tempo, o professor pode pedir aos alunos que pesquisem mais sobre o conflito que escolheram. Eles devem procurar por notícias recentes, artigos acadêmicos e outros recursos que possam ajudá-los a entender melhor o conflito. Os alunos devem ser incentivados a pensar criticamente sobre as informações que encontrarem, considerando diferentes perspectivas e possíveis viéses. O professor pode fornecer uma lista de perguntas para guiar a pesquisa, como "Quais são as principais causas do conflito?" e "Quais são as principais dificuldades para a resolução do conflito?". (3 - 5 minutos)

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos): O professor deve pedir que cada grupo compartilhe as conclusões de suas análises e pesquisas sobre os conflitos que estudaram. Cada grupo terá um tempo máximo de 3 minutos para apresentar. Durante as apresentações, o professor deve incentivar os outros alunos a fazerem perguntas e a expressarem suas opiniões. Isso pode ajudar a promover um ambiente de aprendizado colaborativo e aprofundar a compreensão dos alunos sobre os conflitos estudados.

  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos): Após as apresentações, o professor deve fazer uma breve revisão dos conceitos teóricos discutidos na aula e mostrar como eles se aplicam aos conflitos analisados pelos alunos. Por exemplo, o professor pode destacar como a Geografia influenciou a ocorrência e a resolução dos conflitos, ou como as causas e as consequências dos conflitos se relacionam com a teoria do conflito discutida.

  3. Reflexão Individual (2 - 3 minutos): Por fim, o professor deve propor que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam na aula. Ele pode fazer perguntas como: "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?" e "Quais questões ainda não foram respondidas?". Os alunos devem ter um minuto para pensar em suas respostas. Após o tempo de reflexão, o professor pode pedir que alguns alunos compartilhem suas respostas com a turma. Isso pode ajudar a consolidar o aprendizado e a identificar quaisquer áreas que possam precisar de reforço em aulas futuras.

  4. Feedback do Professor (1 minuto): O professor deve, então, fornecer um feedback geral sobre a participação da turma e sobre os pontos fortes e fracos das discussões. Ele deve elogiar os esforços dos alunos e encorajá-los a continuar aprofundando seu entendimento sobre os conflitos atuais. Além disso, o professor pode sugerir tarefas de casa ou leituras adicionais que possam ajudar os alunos a expandir seu conhecimento sobre o tópico.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos (2 - 3 minutos): O professor deve começar a Conclusão relembrando os principais pontos abordados durante a aula. Isso inclui o conceito de conflito, a análise dos conflitos atuais e a relação entre Geografia e conflitos. O professor pode fazer um rápido resumo de cada tópico, garantindo que os alunos tenham compreendido e retido as informações mais importantes.

  2. Conexão entre Teoria e Prática (1 - 2 minutos): Em seguida, o professor deve destacar como a aula conseguiu conectar a teoria, a prática e a aplicação. Ele pode citar exemplos dos conflitos analisados pelos alunos e como eles foram capazes de aplicar os conceitos teóricos discutidos na aula para entender e analisar esses conflitos. O professor deve enfatizar que a compreensão dos conflitos atuais é um excelente exemplo de como a Geografia pode ser aplicada para entender questões complexas do mundo real.

  3. Materiais Complementares (1 - 2 minutos): O professor deve então sugerir materiais de estudo adicionais para os alunos. Isso pode incluir livros, artigos, documentários, sites e outras fontes de informação sobre conflitos atuais. O professor pode, por exemplo, sugerir que os alunos assistam a um documentário sobre um dos conflitos analisados em sala de aula, ou que leiam um artigo de um jornal internacional sobre um conflito recente. Esses materiais podem ajudar os alunos a aprofundar seu entendimento sobre o tópico e a desenvolver suas habilidades de pesquisa e análise.

  4. Importância do Assunto (1 minuto): Por fim, o professor deve explicar a importância do assunto da aula para a vida cotidiana dos alunos. Ele pode discutir como a compreensão dos conflitos atuais pode ajudar os alunos a entender melhor o mundo em que vivem e a se tornarem cidadãos mais informados e engajados. Além disso, o professor pode mencionar como as habilidades desenvolvidas durante a aula, como a capacidade de análise crítica e de pesquisa, podem ser úteis em muitas outras áreas da vida dos alunos.

Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies