Plano de Aula | Metodologia Teachy | Classificação das indústrias: Revisão
Palavras Chave | Classificação das indústrias, Geografia, Ensino Médio, Metodologia Digital, Atividades Interativas, Indústria Influenciadora, Gamificação, Narrativas Interativas, Redes Sociais, Processos Industriais, Impactos Econômicos, Trabalho em Equipe, Pensamento Crítico, Criatividade, Aprendizado Colaborativo |
Materiais Necessários | Celulares ou dispositivos móveis com acesso à internet, Computadores ou tablets, Ferramenta de criação de perfis no Instagram, Ferramentas de criação de jogos (Kahoot, Quizizz), Ferramenta de criação de narrativas interativas (Twine), Projetor ou TV para apresentação dos trabalhos, Papéis e canetas para anotações, Acesso às redes sociais |
Códigos BNCC | EM13CHS106: Utilizar as linguagens cartográfica, gráfica e iconográfica, diferentes gêneros textuais e tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais, incluindo as escolares, para se comunicar, acessar e difundir informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.; EM13CHS306: Contextualizar, comparar e avaliar os impactos de diferentes modelos socioeconômicos no uso dos recursos naturais e na promoção da sustentabilidade econômica e socioambiental do planeta (como a adoção dos sistemas da agrobiodiversidade e agroflorestal por diferentes comunidades, entre outros). |
Ano Escolar | 3º ano do Ensino Médio |
Disciplina | Geografia |
Unidade Temática | Geografia Humana |
Objetivos
Duração: 10 - 15 minutos
A finalidade desta etapa é fornecer aos alunos uma visão clara sobre os objetivos da aula, alinhando suas expectativas ao conteúdo a ser explorado. Isso permite que os alunos compreendam a relevância do tema e saibam exatamente quais habilidades e conhecimentos serão adquiridos durante a aula.
Objetivos principais:
1. Identificar as diferentes classificações das indústrias, destacando suas principais características.
2. Analisar os impactos das diversas indústrias na evolução dos processos industriais ao longo da história.
Introdução
Duração: 10 - 15 minutos
A finalidade desta etapa é despertar o interesse dos alunos e introduzir o tema de forma interativa, utilizando dispositivos digitais que fazem parte do cotidiano dos alunos. Este aquecimento visa criar um ambiente de aprendizado colaborativo e engajante, onde os alunos já começam a aula compartilhando informações e reflexões sobre o tema estudado.
Aquecendo
Para dar início à aula, explique brevemente aos alunos que a classificação das indústrias é fundamental para entender como diferentes setores econômicos operam e influenciam o desenvolvimento econômico e social das regiões. Em seguida, peça aos alunos que utilizem seus celulares para buscar um fato interessante sobre uma das classificações das indústrias. Isso pode incluir curiosidades sobre a indústria de tecnologia, indústria de base, indústria de transformação, entre outras. Incentive-os a compartilhar esses fatos com a turma, promovendo uma troca inicial de conhecimentos.
Reflexões Iniciais
1. Quais são as principais classificações das indústrias que vocês conhecem?
2. Por que é importante classificar as indústrias de acordo com suas características?
3. Como diferentes indústrias impactam o desenvolvimento econômico e social das regiões?
4. Que transformações recentes nas indústrias podem estar ligadas ao crescimento tecnológico?
5. Como as redes sociais e as tecnologias digitais influenciam o funcionamento das indústrias hoje em dia?
Desenvolvimento
Duração: 70 - 80 minutos
A finalidade desta etapa é proporcionar uma experiência de aprendizado ativa e colaborativa, onde os alunos utilizam tecnologias modernas para explorar e apresentar suas compreensões sobre as classificações das indústrias. As atividades propostas promovem a criatividade, o trabalho em equipe e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.
Sugestões de Atividades
Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas
Atividade 1 - Indústria Influenciadora
> Duração: 60 - 70 minutos
- Objetivo: Desenvolver a capacidade de analisar e explicar as atividades e impactos das indústrias de forma criativa e contextualizada com o uso das redes sociais.
- Descrição: Os alunos irão criar perfis fictícios de influenciadores digitais no Instagram, representando diferentes tipos de indústrias. Cada grupo deve produzir conteúdo para uma série de postagens que descrevam as atividades, impactos e novidades de suas indústrias, utilizando imagens, vídeos curtos e textos.
- Instruções:
-
Divida a turma em grupos de até 5 alunos.
-
Cada grupo deve escolher um tipo de indústria (por exemplo, indústria de base, transformação, tecnologia, etc.).
-
Os alunos devem criar um perfil fictício no Instagram para representar sua indústria.
-
Cada grupo deve criar ao menos 5 postagens com conteúdo multimídia (imagens, vídeos, textos), explicando as atividades da indústria, suas inovações, impactos econômicos e sociais, e possíveis transformações recentes.
-
Os alunos devem utilizar hashtags populares e incentivar a interação com os seguidores.
-
Após a criação das postagens, cada grupo deve apresentar seu perfil para a turma, destacando os pontos mais importantes e as estratégias utilizadas.
Atividade 2 - Gamificação Industrial
> Duração: 60 - 70 minutos
- Objetivo: Reforçar o entendimento sobre as classificações das indústrias através de uma atividade interativa e gamificada, promovendo o trabalho em equipe e o pensamento crítico.
- Descrição: Os alunos irão criar um jogo online utilizando ferramentas de criação de jogos, como o Kahoot ou Quizizz, sobre as classificações das indústrias. O jogo deve incluir perguntas e desafios relacionados às características, atividades e impactos das diferentes indústrias.
- Instruções:
-
Divida a turma em grupos de até 5 alunos.
-
Explique que cada grupo deve desenvolver um jogo utilizando ferramentas como Kahoot ou Quizizz.
-
Os grupos devem criar perguntas e respostas baseadas nas classificações das indústrias, incluindo aspectos históricos, econômicos e sociais.
-
Os alunos devem incorporar elementos de jogo, como pontuação, tempo para resposta e desafios para tornar o jogo mais dinâmico e interessante.
-
Cada grupo deve jogar o jogo de outro grupo, proporcionando feedback e discussão sobre o conteúdo.
-
No final, analise os jogos criados e discuta com a turma as principais lições aprendidas.
Atividade 3 - Histórias de Indústria
> Duração: 60 - 70 minutos
- Objetivo: Estimular a criatividade e a compreensão das indústrias através da criação de narrativas interativas, promovendo a empatia e o pensamento crítico sobre as escolhas e impactos das indústrias.
- Descrição: Os alunos irão criar uma narrativa interativa em formato de 'escolha sua própria aventura' utilizando ferramentas como Twine. A história deve envolver um personagem fictício que navega por diferentes indústrias, enfrentando desafios e fazendo escolhas que irão influenciar seu caminho.
- Instruções:
-
Divida a turma em grupos de até 5 alunos.
-
Cada grupo deve escolher diferentes tipos de indústrias para incluir em sua narrativa.
-
Os alunos devem usar a ferramenta Twine para criar uma narrativa interativa, onde o leitor pode fazer escolhas que afetam o desenrolar da história.
-
A história deve envolver um personagem que navega por diferentes indústrias, enfrentando desafios e aproveitando oportunidades.
-
Os grupos devem apresentar suas histórias para a turma, explicando o processo de criação e as escolhas feitas.
-
Os alunos podem testar as histórias uns dos outros e discutir sobre os aprendizados.
Retorno
Duração: 10 - 15 minutos
A finalidade desta etapa é consolidar os aprendizados adquiridos durante a aula, promovendo uma reflexão crítica e colaborativa. Através da discussão em grupo e do feedback 360°, os alunos têm a oportunidade de avaliar suas próprias experiências, identificar áreas de crescimento e reconhecer as contribuições de seus colegas. Isso fortalece o espírito de equipe e o desenvolvimento de habilidades interpessoais, fundamentais para o desenvolvimento acadêmico e profissional.
Discussão em Grupo
[Discussão em Grupo] Promova uma discussão em grupo onde todos os alunos compartilhem suas experiências e conclusões ao realizar as atividades. Utilize o seguinte roteiro para introduzir a discussão:
- Introdução: Relembre brevemente as atividades realizadas (Indústria Influenciadora , Gamificação Industrial , Histórias de Indústria ).
- Compartilhamento: Peça a cada grupo que compartilhe suas principais descobertas, desafios enfrentados e estratégias adotadas.
- Desdobramentos: Incentive os alunos a discutirem como a atividade ajudou no entendimento das classificações das indústrias e seus impactos.
- Conexões com o Mundo Real: Pergunte aos alunos se conseguem identificar conexões entre o que aprenderam e o mundo fora da escola, especialmente em relação às tendências digitais e tecnológicas.
Reflexões
1. Como a criação de perfis ou jogos influenciou o seu entendimento sobre as diferentes classificações das indústrias? 2. Quais foram os principais desafios enfrentados durante as atividades e como vocês os superaram? 3. De que maneira a utilização das redes sociais e ferramentas digitais facilitou ou dificultou a compreensão dos impactos das indústrias?
Feedback 360°
[Feedback 360°] Após a discussão em grupo, instrua os alunos a participar de uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno deve receber feedback dos membros do grupo em que trabalhou. Oriente os alunos a oferecerem feedback construtivo e respeitoso, focando em três aspectos principais:
- Pontos Fortes: Destaque as contribuições positivas de cada membro durante a atividade.
- Áreas para Melhoria: Sugira aspectos que podem ser aprimorados em futuras colaborações.
- Reflexão Pessoal: Incentive os alunos a refletirem sobre o próprio desempenho e a definirem objetivos para melhorias.
Conclusão
Duração: 10 - 15 minutos
Finalidade: Esta etapa tem como finalidade consolidar os aprendizados de forma reflexiva e divertida, conectando o conteúdo com a realidade dos alunos. Resumir de maneira interativa e relacionar com o mundo atual facilita a internalização do conhecimento e destaca a importância prática do tema estudado.
Resumo
Resumo Lúdico: Hoje, nossa excursão pelas indústrias foi como uma viagem nas redes sociais! Exploramos diferentes indústrias criando perfis influenciadores no Instagram, desafiamos nossos conhecimentos com jogos online e montamos histórias interativas. Desde indústrias de base até as de tecnologia, cada uma foi transformada em conteúdo digital dinâmico e envolvente, refletindo a complexidade e os impactos de cada setor na nossa sociedade. ✨
No Mundo
Conexão com o Mundo Atual: Em um mundo onde o digital reina, compreender as indústrias através dessas lentes oferece um insight valioso sobre como elas se adaptam e evoluem. As mídias sociais, a gamificação e as narrativas interativas são ferramentas que não só facilitam o aprendizado, mas também espelham as estratégias modernas que essas indústrias utilizam para se manterem relevantes e inovadoras.
Na Prática
Aplicações no Dia a Dia: Entender a classificação das indústrias nos ajuda a perceber como cada setor influencia o nosso cotidiano, desde o smartphone que utilizamos até os produtos que consumimos. Esse conhecimento é crucial para tomar decisões informadas, tanto na esfera pessoal quanto profissional, e para nos preparar para um mercado de trabalho em constante mudança.