Objetivos (5 - 7 minutos)
-
Compreensão do Contexto Histórico: O professor deve garantir que os alunos tenham uma compreensão clara do contexto histórico no qual o governo de João Goulart se insere. Isso inclui o período da Quarta República, a crise política e econômica que antecedeu seu governo, e as expectativas e desafios enfrentados por Goulart ao assumir a presidência.
-
Análise do Governo de João Goulart: O professor deve capacitar os alunos a analisar criticamente o governo de João Goulart, identificando seus principais desafios, realizações e as controvérsias que o cercaram. Isso envolve uma revisão das principais políticas implementadas durante seu governo, como o Plano Trienal e as Reformas de Base.
-
Conexões com o Presente: O professor deve encorajar os alunos a fazer conexões entre o governo de João Goulart e o Brasil contemporâneo. Isso inclui a análise das consequências a longo prazo de suas políticas e a reflexão sobre como a memória do governo de Goulart influencia a política brasileira atual.
Objetivos Secundários:
-
Desenvolvimento de Habilidades de Pesquisa e Análise: Além de fornecer um entendimento claro do governo de Goulart, o professor deve promover o Desenvolvimento de habilidades de pesquisa e análise nos alunos, incentivando-os a buscar informações adicionais e a avaliar criticamente várias fontes.
-
Fomento do Pensamento Crítico e da Argumentação: Ao discutir o governo de Goulart, o professor deve estimular o pensamento crítico e a argumentação dos alunos, incentivando-os a formar suas próprias opiniões e a expressá-las de maneira respeitosa e fundamentada.
Introdução (10 - 15 minutos)
-
Revisão de Conteúdos Anteriores: O professor deve começar a aula fazendo uma breve revisão dos principais tópicos relacionados à Quarta República, antecedendo o governo de João Goulart. Isso pode incluir uma revisão dos principais eventos políticos e econômicos, bem como das figuras-chave desse período. Esta revisão pode ser feita através de perguntas direcionadas aos alunos para avaliar o conhecimento prévio e prepará-los para o novo conteúdo.
-
Apresentação de Situações-Problema: Após a revisão, o professor pode apresentar duas situações-problema para despertar o interesse dos alunos e prepará-los para o tópico da aula. As situações podem ser:
-
"Imaginem que vocês são assessores de João Goulart. Quais seriam as três principais questões que vocês identificariam como desafios para o governo dele?"
-
"Pesquisem e pensem sobre a seguinte questão: 'Como o governo de João Goulart influenciou a política e a sociedade brasileira contemporânea?'"
-
-
Contextualização: O professor deve então contextualizar a importância do estudo do governo de João Goulart, destacando como suas políticas e ações afetaram profundamente o Brasil, moldando a política e a sociedade até os dias de hoje. Pode-se mencionar, por exemplo, a continuidade de debates e conflitos políticos e sociais iniciados durante seu governo.
-
Ganho de Atenção: Para ganhar a atenção dos alunos, o professor pode compartilhar duas curiosidades ou histórias relacionadas ao governo de João Goulart:
-
"Vocês sabiam que João Goulart foi o primeiro presidente brasileiro a renunciar ao cargo? Isso aconteceu em 1964, em meio a uma grave crise política e social."
-
"Outra curiosidade é que Goulart foi o último presidente brasileiro a usar barba no cargo. Sua barba tornou-se um símbolo de resistência política e social, e muitos de seus apoiadores passaram a usar barba em solidariedade a ele."
-
O professor deve garantir que a Introdução seja interativa, incentivando os alunos a participarem da discussão e a fazerem perguntas. Isso ajuda a criar um ambiente de aprendizado ativo e envolvente.
Desenvolvimento (20 - 25 minutos)
-
Explicação do Governo de João Goulart (7-10 minutos): O professor deve começar a desenvolver o conteúdo da aula explicando os principais aspectos do governo de João Goulart. Isso inclui:
-
Assunção ao Poder: O professor deve explicar as circunstâncias em que Goulart assumiu a presidência, após a renúncia de Jânio Quadros. Deve-se destacar a controvérsia em torno de sua posse, devido à oposição de setores conservadores da sociedade e das Forças Armadas.
-
Principais Políticas: O professor deve apresentar as principais políticas implementadas por Goulart, como o Plano Trienal e as Reformas de Base. Deve-se explicar os Objetivos dessas políticas e como elas foram recebidas pela sociedade e pelos setores políticos.
-
Crise e Queda do Governo: O professor deve explicar a crise política que levou à queda de Goulart, incluindo a polarização política, os conflitos sociais e a intervenção militar. Deve-se também discutir a visão de Goulart sobre sua queda e suas consequências para o Brasil.
-
-
Análise de Fontes Primárias e Secundárias (7-10 minutos): O professor deve então orientar os alunos a analisar algumas fontes primárias e secundárias relacionadas ao governo de Goulart. Isso pode incluir discursos de Goulart, artigos de jornal, entrevistas e análises históricas.
-
Análise de Discursos: Os alunos podem ser orientados a analisar discursos de Goulart, identificando os principais temas e argumentos, e refletindo sobre como esses discursos contribuíram para a percepção pública de seu governo.
-
Comparação de Fontes: Os alunos podem ser orientados a comparar diferentes fontes, identificando diferenças e semelhanças em suas representações do governo de Goulart. Isso pode ajudar a desenvolver habilidades de pensamento crítico e análise histórica.
-
-
Discussão em Grupo (5-7 minutos): Para consolidar o aprendizado, o professor pode organizar uma discussão em grupo sobre o governo de Goulart. Os alunos podem ser divididos em grupos e orientados a discutir questões como:
-
"Quais foram as principais realizações do governo de Goulart?"
-
"Quais foram os principais desafios enfrentados por Goulart e como ele os superou (ou não)?"
-
"Quais foram as principais consequências do governo de Goulart para o Brasil contemporâneo?"
-
O professor deve circular pela sala durante a discussão, monitorando as conversas e fornecendo orientação conforme necessário. Ao final da discussão, cada grupo deve ser convidado a compartilhar suas conclusões com a classe.
Este Desenvolvimento da aula promove a participação ativa dos alunos, permitindo-lhes explorar o conteúdo de maneira mais profunda e desenvolver habilidades de pesquisa, análise e argumentação. Além disso, a discussão em grupo ajuda a desenvolver habilidades de colaboração e comunicação.
Retorno (8 - 10 minutos)
-
Síntese e Reflexão (3 - 5 minutos): O professor deve começar esta etapa fazendo uma síntese dos principais pontos discutidos durante a aula. Ele deve relembrar os alunos sobre os principais eventos do governo de João Goulart, suas políticas, a crise que levou à sua queda, e as consequências de seu governo para o Brasil contemporâneo. Esta recapitulação deve ser feita de forma a conectar todas as partes do conteúdo, ajudando os alunos a ver a imagem geral e a entender as relações de causa e efeito.
-
Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos): O professor deve então ajudar os alunos a conectar o conteúdo da aula com a teoria. Ele pode fazer isso, por exemplo, pedindo aos alunos para identificar como as teorias políticas discutidas em aulas anteriores se aplicam ao governo de Goulart. Além disso, o professor pode perguntar aos alunos para identificar como as políticas de Goulart foram influenciadas pelo contexto histórico em que ele governou.
-
Aplicação Prática (2 - 3 minutos): Em seguida, o professor deve incentivar os alunos a pensar sobre como o que aprenderam pode ser aplicado na prática. Ele pode fazer isso, por exemplo, pedindo aos alunos para identificar semelhanças entre os desafios enfrentados pelo governo de Goulart e os desafios enfrentados pelos governos contemporâneos. Além disso, o professor pode pedir aos alunos para refletir sobre como a memória do governo de Goulart influencia a política e a sociedade brasileira hoje.
-
Reflexão Individual (1 minuto): Para concluir o Retorno, o professor deve pedir aos alunos para refletir individualmente sobre o que aprenderam na aula. Ele pode fazer isso pedindo aos alunos para escreverem em um pedaço de papel ou em seus cadernos uma breve resposta para as seguintes perguntas:
-
"Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?"
-
"Quais questões você ainda tem sobre o governo de Goulart?"
Essas respostas podem ser usadas pelo professor para avaliar a eficácia da aula e para identificar áreas que podem precisar de mais atenção em aulas futuras.
-
Esta etapa de Retorno é crucial para consolidar o aprendizado dos alunos e para garantir que eles sejam capazes de aplicar o que aprenderam em situações futuras. Além disso, a reflexão individual ajuda os alunos a se tornarem mais conscientes de seu próprio processo de aprendizado, o que pode melhorar sua capacidade de aprender de forma autônoma e eficaz.
Conclusão (5 - 7 minutos)
-
Resumo do Conteúdo (2 - 3 minutos): O professor deve começar a Conclusão da aula resumindo os principais pontos discutidos durante a aula. Isso inclui um resumo do contexto histórico da Quarta República, a ascensão e queda de João Goulart, suas principais políticas e as consequências de seu governo para o Brasil contemporâneo.
-
Conexão da Teoria com a Prática (1 - 2 minutos): O professor deve então destacar como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações. Ele pode relembrar os exemplos utilizados durante a aula para ilustrar conceitos teóricos e discutir como a análise do governo de Goulart pode ajudar os alunos a entender melhor a política e a sociedade brasileira atual.
-
Materiais Complementares (1 minuto): O professor deve sugerir materiais complementares para os alunos que desejam aprofundar seu entendimento sobre o governo de Goulart. Isso pode incluir livros, artigos, documentários e sites de instituições de pesquisa e arquivos históricos. O professor pode também indicar questões de pesquisa que os alunos podem explorar em trabalhos futuros.
-
Relevância do Assunto (1 - 2 minutos): Por fim, o professor deve reforçar a importância do estudo do governo de Goulart. Ele pode destacar como as políticas implementadas por Goulart continuam a influenciar a política e a sociedade brasileira, e como a compreensão desse período da história pode ajudar os alunos a entender melhor o Brasil contemporâneo. O professor pode também enfatizar a importância do pensamento crítico e da análise de fontes primárias e secundárias, habilidades que foram desenvolvidas durante a aula e que são fundamentais para a formação de cidadãos informados e engajados.
A Conclusão da aula é uma oportunidade para o professor consolidar o aprendizado dos alunos, reforçando os conceitos-chave e destacando a relevância do tópico para suas vidas. Além disso, ao sugerir materiais complementares, o professor está incentivando os alunos a buscar conhecimento de forma autônoma, o que pode ajudar a promover o amor pelo aprendizado ao longo da vida.