Entrar

Plano de aula de Frase: Oração e Período

Português

Original Teachy

'EM13LGG402'

Frase: Oração e Período

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender a estrutura de uma frase:

    • Identificar o sujeito e o predicado em diferentes tipos de frases.
    • Reconhecer os diferentes tipos de sujeito e predicado (simples, composto, oculto, indeterminado, etc.).
    • Diferenciar uma frase nominal de uma frase verbal.
  2. Identificar uma oração:

    • Definir o que é uma oração.
    • Reconhecer as características de uma oração (verbo, sujeito, predicado).
    • Distinguir entre uma oração e uma frase.
  3. Compreender o conceito de período:

    • Definir o que é um período.
    • Identificar as características de um período (pode ter uma ou mais orações).
    • Diferenciar um período de uma oração.

Objetivos Secundários:

  • Desenvolver a habilidade de analisar e reconhecer a estrutura de uma frase, oração e período em textos.
  • Praticar a aplicação dos conceitos aprendidos em exercícios e atividades práticas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos através de discussões e questionamentos.

O professor deve introduzir cada objetivo de forma clara e direta, garantindo que os alunos compreendam o que será abordado na aula.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos anteriores:

    • O professor deve iniciar a aula relembrando os conceitos de sujeito e predicado, que foram estudados em aulas anteriores. O professor pode fazer perguntas diretas aos alunos para verificar a compreensão desses conceitos.
    • Em seguida, deve-se revisar o conceito de frase, destacando que a frase é um conjunto de palavras que expressa um pensamento completo.
  2. Situações-problema:

    • Para introduzir o tópico da aula, o professor pode propor duas situações-problema:
      1. "Como podemos distinguir uma oração de uma frase? E um período de uma oração?"
      2. "Podemos ter mais de uma oração em uma frase? E em um período?"
    • O professor deve encorajar os alunos a pensarem sobre essas questões e a compartilharem suas ideias.
  3. Contextualização:

    • O professor deve explicar aos alunos a importância de entender a estrutura de uma frase, oração e período na construção do sentido de um texto.
    • O professor pode dar exemplos de como a falta de compreensão desses conceitos pode levar a interpretações errôneas de textos. Por exemplo, a confusão entre uma frase nominal e uma frase verbal pode levar a uma interpretação incorreta do que o autor quer dizer.
  4. Ganhar a atenção dos alunos:

    • O professor pode iniciar a aula com uma curiosidade: "Vocês sabiam que a menor frase em português é composta por apenas duas palavras? E que a maior frase já registrada no Guinness World Records tem mais de 3 milhões de palavras?".
    • Em seguida, pode apresentar uma situação do cotidiano para demonstrar a aplicação prática do conteúdo: "Imaginem que vocês estão lendo um livro e encontram uma frase que não conseguem entender. Saber identificar se essa frase é uma oração ou faz parte de um período pode ajudar a esclarecer o sentido do texto.".

O professor deve garantir que a Introdução seja interativa e estimulante, usando exemplos do dia a dia e curiosidades para captar a atenção dos alunos. Além disso, é importante que o professor esteja aberto para ouvir as ideias e perguntas dos alunos, promovendo uma atmosfera de aprendizado colaborativo.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Teoria: Oração e Período (10 - 12 minutos)

    1.1. Definição de Oração:

    • O professor deve explicar que uma oração é a menor unidade de sentido em uma língua. É composta por um verbo (núcleo do predicado) e, geralmente, por um sujeito (núcleo do sujeito) que realiza ou sofre a ação expressa pelo verbo.
    • Deve-se ressaltar que uma oração pode ser uma frase completa ou fazer parte de um período.

    1.2. Definição de Período:

    • O professor deve definir o período como uma sequência de duas ou mais orações, que se relacionam entre si para formar um sentido completo.
    • Deve-se enfatizar que, em um período, as orações podem ser coordenadas (quando têm a mesma importância) ou subordinadas (quando uma depende da outra).

    1.3. Diferenças entre Oração e Período:

    • O professor deve explicar que a principal diferença entre uma oração e um período é o número de orações que o compõem. Enquanto uma oração é uma unidade de sentido por si só, um período é uma sequência de orações que se relacionam para formar um sentido completo.
  2. Prática: Identificando Orações e Períodos (5 - 7 minutos)

    2.1. Análise de Exemplos:

    • O professor deve apresentar aos alunos alguns exemplos de textos curtos (como frases, provérbios, versos de músicas, trechos de poesias, etc.) e pedir para que eles identifiquem as orações e períodos presentes em cada um.
    • O professor deve corrigir as respostas dos alunos e explicar, se necessário, o motivo pelo qual uma sequência de palavras é uma oração ou um período.

    2.2. Criação de Exemplos:

    • O professor deve propor que os alunos criem seus próprios exemplos de frases, orações e períodos. Isso ajudará a fixar o conteúdo e a verificar se os alunos compreenderam os conceitos.
  3. Teoria: Estrutura de uma Frase (5 - 6 minutos)

    3.1. Definição de Frase:

    • O professor deve reforçar que uma frase é um conjunto de palavras que expressa um pensamento completo.
    • Deve-se lembrar que, para ser uma frase, é necessário que haja uma unidade de sentido, ou seja, que as palavras se relacionem entre si para formar um sentido coerente.

    3.2. Estrutura de uma Frase:

    • O professor deve explicar que uma frase é composta por um sujeito (quem realiza a ação) e um predicado (ação que é realizada pelo sujeito).
    • Deve-se ressaltar que o sujeito pode ser simples (formado por um único núcleo) ou composto (formado por mais de um núcleo), e o predicado pode ser simples (formado por um único verbo) ou composto (formado por mais de um verbo).
    • Além disso, deve-se explicar que, em algumas frases, o sujeito pode estar oculto (quando é possível identificá-lo pelo contexto) ou indeterminado (quando não é possível identificar quem realiza a ação).
  4. Prática: Identificando Sujeito e Predicado (5 - 7 minutos)

    4.1. Análise de Exemplos:

    • O professor deve apresentar aos alunos algumas frases e pedir para que eles identifiquem o sujeito e o predicado de cada uma.
    • O professor deve corrigir as respostas dos alunos e explicar, se necessário, o motivo pelo qual uma palavra ou grupo de palavras é o sujeito ou o predicado.

    4.2. Criação de Exemplos:

    • O professor deve propor que os alunos criem suas próprias frases, com diferentes tipos de sujeito (simples, composto, oculto, indeterminado) e predicado (simples, composto). Isso ajudará a fixar o conteúdo e a verificar se os alunos compreenderam os conceitos.

O professor deve garantir que o Desenvolvimento da aula seja interativo e participativo, promovendo a troca de ideias e a discussão entre os alunos. Além disso, é importante que o professor esteja atento para esclarecer as dúvidas dos alunos e para corrigir possíveis erros de compreensão.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Revisão dos Conceitos Chave (3 - 4 minutos)

    1.1. O professor deve começar revisando os conceitos de sujeito, predicado, frase, oração e período. 1.2. Deve-se relembrar as definições e características de cada um desses elementos, e a diferença entre eles. 1.3. O professor pode utilizar exemplos práticos para ilustrar cada conceito, garantindo a compreensão dos alunos.

  2. Conexão com o Mundo Real (2 - 3 minutos)

    2.1. O professor deve propor uma discussão sobre a importância de entender a estrutura de uma frase, oração e período no dia a dia. 2.2. Pode-se falar sobre como esse conhecimento auxilia na interpretação de textos, na produção de textos mais claros e coesos e na comunicação de forma geral. 2.3. O professor pode ainda destacar a relevância desses conceitos em situações práticas, como na leitura de um livro, na interpretação de uma notícia, na produção de um texto argumentativo, entre outros.

  3. Reflexão sobre o Aprendizado (2 - 3 minutos)

    3.1. O professor deve propor que os alunos reflitam sobre o que aprenderam na aula. 3.2. Pode-se fazer questionamentos como: "Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?" e "Quais questões ainda não foram respondidas?". 3.3. O professor deve incentivar os alunos a expressarem suas opiniões e dúvidas, criando um ambiente propício para o aprendizado contínuo.

  4. Feedback e Avaliação (1 minuto)

    4.1. O professor deve aproveitar o final da aula para dar um feedback geral sobre a participação dos alunos e a compreensão do conteúdo. 4.2. Deve-se também esclarecer como a aula se conecta com os Objetivos de aprendizado da disciplina e como esses Objetivos serão avaliados.

O Retorno é uma parte crucial da aula, pois permite que os alunos consolidem o que aprenderam, façam conexões com o mundo real e reflitam sobre seu processo de aprendizado. O professor deve garantir que esta etapa seja realizada de forma atenciosa e respeitosa, valorizando as contribuições dos alunos e esclarecendo suas dúvidas.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos (2 - 3 minutos)

    • O professor deve começar a Conclusão resumindo os principais pontos abordados durante a aula. Isso inclui a definição de frase, oração e período, a estrutura de uma frase (sujeito e predicado), e a diferença entre uma oração e um período.
    • Deve-se enfatizar a importância de identificar e compreender esses elementos na leitura e na produção de textos, e como eles contribuem para a construção do sentido.
  2. Conexão Teoria-Prática (1 - 2 minutos)

    • O professor deve explicar como a aula conectou a teoria com a prática. Isso pode incluir a análise de exemplos de frases, orações e períodos, a criação de exemplos pelos alunos, e a discussão sobre a aplicação desses conceitos no dia a dia.
    • Deve-se ressaltar que o objetivo da aula não é apenas entender a teoria, mas também ser capaz de aplicá-la em situações reais.
  3. Materiais Extras (1 minuto)

    • O professor pode sugerir alguns materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o tópico. Isso pode incluir livros, vídeos, sites e exercícios online.
    • O professor deve incentivar os alunos a explorarem esses materiais por conta própria, reforçando que a aprendizagem não se limita ao que é ensinado em sala de aula.
  4. Importância do Assunto (1 minuto)

    • Para concluir, o professor deve reforçar a importância do entendimento da estrutura de uma frase, oração e período.
    • Deve-se ressaltar que esses conceitos são fundamentais para a compreensão e a produção de textos, e que são habilidades essenciais para o dia a dia, seja na escola, no trabalho ou na vida pessoal.
    • O professor pode finalizar a aula incentivando os alunos a observarem e analisarem a estrutura das frases, orações e períodos nos textos que leem, como forma de praticar e aprimorar essas habilidades.

A Conclusão é uma etapa importante para consolidar o aprendizado dos alunos e para encerrar a aula de forma clara e coesa. O professor deve garantir que esta etapa seja realizada de forma objetiva e eficaz, reforçando os principais conceitos, fazendo conexões com a prática e ressaltando a relevância do assunto para o dia a dia.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies