Entrar

Plano de aula de Frase: Oração e Período

Português

Original Teachy

'EM13LGG402'

Frase: Oração e Período

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender e identificar o conceito de frase, oração e período:

    • Os alunos devem ser capazes de diferenciar o que é uma frase, uma oração e um período, reconhecendo suas estruturas e características.
    • Devem entender que uma frase pode ser um período ou uma oração, mas nem todo período é uma oração.
  2. Identificar e analisar os componentes de uma oração:

    • Os alunos devem aprender a identificar os elementos que compõem uma oração, como o sujeito e o predicado.
    • Devem ser capazes de analisar e reconhecer a função de cada um desses componentes na estrutura da oração.
  3. Reconhecer e analisar a estrutura de um período:

    • Os alunos devem ser capazes de identificar a estrutura de um período, composto por uma ou mais orações.
    • Devem entender que, em um período, as orações podem ser coordenadas, subordinadas ou independentes.

Objetivos secundários:

  • Desenvolver a habilidade de análise e síntese de textos:

    • Ao compreender a estrutura das frases, orações e períodos, os alunos poderão analisar e sintetizar textos de maneira mais eficiente.
  • Promover a escrita correta e coerente:

    • Ao entender a estrutura das frases, orações e períodos, os alunos poderão escrever textos de forma mais correta e coerente.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdo relacionado:

    • O professor deve começar a aula relembrando os conceitos fundamentais de gramática, como a definição de palavras, sujeito e predicado. Isto é crucial para o entendimento do tópico atual. (3 - 5 minutos)
  2. Apresentação de situações-problema:

    • O professor pode propor duas situações-problema para instigar os alunos:
      • Primeiro, pode ser apresentada uma sequência de palavras e pedir aos alunos para identificarem se aquilo é uma frase, uma oração ou um período.
      • Em seguida, pode ser apresentado um pequeno texto e os alunos devem identificar as orações e os períodos presentes. (3 - 5 minutos)
  3. Contextualização da importância do assunto:

    • O professor deve explicar que o conhecimento sobre frases, orações e períodos é fundamental não apenas para a escrita correta, mas também para a interpretação de textos.
    • Deve ser destacado que a habilidade de identificar e analisar frases, orações e períodos contribui para a compreensão de como as ideias são estruturadas em um texto. (2 - 3 minutos)
  4. Apresentação do tópico de maneira instigante:

    • O professor pode compartilhar duas curiosidades:
      • A primeira é que o menor período possível é uma oração, que por sua vez é composta por sujeito e predicado.
      • A segunda é que, em algumas línguas, como o chinês e o vietnamita, não existe a distinção entre frases e orações. (2 - 3 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade de Classificação (10 - 12 minutos)

    • O professor deve dividir a turma em pequenos grupos e entregar a cada um deles cartões coloridos. Cada cor de cartão representa um componente de uma frase, oração ou período (por exemplo, azul para sujeito, vermelho para predicado, verde para conjunções, etc.).
    • O professor, então, deve ler uma série de frases, orações e períodos em voz alta e os alunos, em seus respectivos grupos, devem categorizar os componentes das frases de acordo com a cor do cartão correspondente.
    • Após a atividade, cada grupo deve compartilhar suas respostas e justificar suas escolhas. O professor deve corrigir e esclarecer quaisquer dúvidas que possam surgir.
  2. Atividade de Montagem de Período (10 - 12 minutos)

    • O professor deve fornecer a cada grupo uma série de cartões com palavras e frases. As palavras e frases devem ser organizadas de forma que os alunos possam montar seus próprios períodos.
    • Os alunos, em seus respectivos grupos, devem montar o maior número de períodos possível, garantindo que cada período contenha pelo menos uma oração completa.
    • Após a atividade, cada grupo deve compartilhar alguns de seus períodos com a turma. O professor deve corrigir e explicar a estrutura de cada período apresentado.
  3. Atividade de Análise de Texto (5 - 7 minutos)

    • O professor deve apresentar um pequeno texto para a turma. O texto deve conter várias frases e orações.
    • Os alunos, agora trabalhando individualmente, devem identificar as frases e orações no texto e escrevê-las em seus cadernos.
    • Após a atividade, o professor deve pedir aos alunos que compartilhem suas respostas. O professor deve corrigir e explicar as respostas, destacando as diferenças entre frases e orações e como elas se combinam para formar um texto coeso.

Retorno (10 - 12 minutos)

  1. Discussão em Grupo (5 - 6 minutos)

    • O professor deve reunir todos os alunos e permitir que cada grupo compartilhe suas soluções ou conclusões das atividades de classificação e montagem de período.
    • Cada grupo deve ter até 3 minutos para apresentar, e durante esse tempo o professor deve encorajar os outros alunos a fazerem perguntas, comentários ou expressar suas próprias interpretações.
    • O professor deve moderar a discussão, esclarecendo quaisquer conceitos mal compreendidos e destacando os pontos fortes de cada grupo.
  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos)

    • Após todas as apresentações, o professor deve fazer uma síntese das principais ideias discutidas, conectando-as de volta à teoria apresentada no início da aula.
    • O professor deve destacar como as atividades práticas ajudaram a ilustrar e reforçar os conceitos teóricos, e como eles podem ser aplicados na análise e produção de textos.
  3. Reflexão Individual (2 - 3 minutos)

    • Para encerrar a aula, o professor deve propor que os alunos reflitam por um minuto sobre as seguintes perguntas:
      1. Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?
      2. Quais questões ainda não foram respondidas?
    • Após o minuto de reflexão, o professor pode pedir a alguns alunos que compartilhem suas respostas com a turma.
    • O professor deve anotar as perguntas não respondidas para serem abordadas na próxima aula, e deve reforçar os conceitos mais importantes aprendidos na aula de hoje.
  4. Feedback e Encerramento (1 minuto)

    • Finalmente, o professor deve agradecer aos alunos pela participação e esforço, e deve reforçar a importância do assunto estudado para a vida cotidiana, especialmente para a escrita e leitura.
    • O professor deve também encorajar os alunos a continuarem estudando e praticando os conceitos aprendidos, e a procurarem o professor ou colegas de classe caso tenham mais dúvidas ou dificuldades.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Revisão dos Conteúdos (2 - 3 minutos)

    • O professor deve resumir os principais pontos discutidos durante a aula, reafirmando a definição de frase, oração e período, bem como a distinção entre eles.
    • Ele deve lembrar os alunos sobre a estrutura de uma oração (sujeito + predicado) e que um período pode ser uma oração ou uma combinação de orações.
    • O professor deve destacar novamente a importância de compreender e identificar esses componentes na leitura e na escrita.
  2. Conexão entre Teoria e Prática (1 - 2 minutos)

    • O professor deve explicar como as atividades práticas realizadas durante a aula ajudaram a solidificar o entendimento teórico dos alunos.
    • Ele deve destacar como a classificação de palavras e a montagem de períodos permitiram aos alunos aplicar o conhecimento teórico de uma maneira prática e significativa.
  3. Materiais Complementares (1 minuto)

    • O professor deve sugerir materiais adicionais para os alunos estudarem em casa, a fim de aprofundarem seus conhecimentos sobre frases, orações e períodos.
    • Esses materiais podem incluir vídeos educativos, sites de gramática, exercícios online e livros didáticos.
  4. Importância do Assunto (1 minuto)

    • Por fim, o professor deve ressaltar a relevância do tópico abordado para o dia a dia dos alunos.
    • Ele deve enfatizar que a habilidade de identificar e analisar frases, orações e períodos é fundamental para a leitura fluente e a escrita correta.
    • O professor pode fornecer exemplos de como essas habilidades são usadas em diferentes contextos, como na interpretação de textos, na produção de redações e na comunicação eficaz.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies