Entrar

Plano de aula de Verbos: Modos, Tempos, Vozes, Formas Nominais e Locuções

Português

Original Teachy

'EM13LGG103'

Verbos: Modos, Tempos, Vozes, Formas Nominais e Locuções

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreensão do conceito de verbos: Os alunos devem ser capazes de identificar, definir e diferenciar os verbos dos demais tipos de palavras na língua portuguesa. Isso inclui entender que os verbos são palavras que expressam ação, estado ou fenômeno da natureza.

  2. Identificação dos modos verbais: Os alunos devem aprender a identificar e classificar os verbos de acordo com os diferentes modos: indicativo, subjuntivo e imperativo. Deve-se explicar que cada modo verbal indica uma atitude do falante em relação ao fato expresso pelo verbo.

  3. Compreensão dos tempos verbais: Os alunos devem ser capazes de identificar e classificar os verbos de acordo com os diferentes tempos: presente, pretérito e futuro. Deve-se enfatizar que cada tempo verbal situa a ação, o estado ou o fenômeno da natureza em relação ao momento da fala.

  4. Identificação das vozes verbais: Os alunos devem aprender a identificar e classificar os verbos de acordo com as diferentes vozes: ativa, passiva e reflexiva. Deve-se explicar que cada voz verbal indica a relação entre o sujeito e a ação expressa pelo verbo.

  5. Compreensão das formas nominais e locuções verbais: Os alunos devem ser capazes de identificar e diferenciar as formas nominais (infinitivo, gerúndio e particípio) e as locuções verbais. Deve-se esclarecer que as formas nominais são aquelas que podem ser usadas como nomes e que as locuções verbais são expressões formadas por um verbo auxiliar e um verbo principal.

    Objetivos secundários:

    • Prática de identificação: Além de compreender a teoria, os alunos devem ser capazes de aplicar o conhecimento adquirido na prática, identificando verbos e suas diferentes características em textos e frases.

    • Desenvolvimento de habilidades de escrita: Ao trabalhar com a identificação e classificação de verbos, os alunos também estarão desenvolvendo suas habilidades de escrita, o que é essencial para o estudo da língua portuguesa.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos anteriores: O professor deve iniciar a aula relembrando os conceitos básicos sobre a estrutura da frase, incluindo o sujeito e o predicado. Isso é fundamental para que os alunos possam compreender corretamente o papel dos verbos na construção das sentenças.

  2. Situações-problema:

    • Situação 1: O professor pode apresentar uma frase como "O menino correu na praia". Perguntar aos alunos qual a ação que está sendo expressa e quem é o responsável por essa ação.
    • Situação 2: Em outra frase, como "A casa foi construída pelo pai". Perguntar aos alunos qual a ação que está sendo expressa, quem é o responsável por essa ação e qual é a atitude do falante em relação a essa ação.
  3. Contextualização: O professor deve explicar que os verbos são fundamentais para a construção de qualquer tipo de texto, desde uma simples frase até um complexo texto literário. Além disso, deve ressaltar que o domínio dos verbos é essencial para a compreensão e produção de textos coerentes e coesos.

  4. Ganhar a atenção dos alunos:

    • Curiosidade 1: O professor pode contar uma curiosidade sobre a língua portuguesa, explicando que ela é uma das poucas línguas do mundo que possui uma forma verbal exclusiva para expressar o futuro.
    • Curiosidade 2: Outra curiosidade interessante é que os verbos são a classe de palavras que mais se flexionam na língua portuguesa, podendo variar de acordo com o modo, tempo, pessoa, número e voz.
  5. Apresentação do tópico: Por fim, o professor deve introduzir o tópico da aula, explicando que irão estudar em detalhes os verbos, suas diferentes formas e como eles se relacionam com o sujeito e o predicado nas frases.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Apresentação da teoria (10 - 12 minutos): 1.1. Conceito de verbo: O professor deve iniciar explicando o que é um verbo, ressaltando que ele é uma palavra que indica ação, estado ou fenômeno da natureza. Deve-se exemplificar com algumas palavras, como "correr", "ser" e "chover". 1.2. Identificação dos modos verbais: Em seguida, deve-se apresentar e explicar os três modos verbais: indicativo, subjuntivo e imperativo. O professor deve informar que o modo indica a atitude do falante em relação à ação expressa pelo verbo. Para cada modo, deve ser dado pelo menos um exemplo. Por exemplo: "Eu corro" (modo indicativo), "Que eu corra" (modo subjuntivo), "Corra!" (modo imperativo). 1.3. Compreensão dos tempos verbais: O professor deve apresentar e explicar os três tempos verbais: presente, pretérito e futuro. Deve-se enfatizar que o tempo verbal situa a ação, o estado ou o fenômeno da natureza em relação ao momento da fala. Para cada tempo, deve ser dado pelo menos um exemplo. Por exemplo: "Eu corro" (tempo presente), "Eu corri" (tempo pretérito), "Eu correrei" (tempo futuro). 1.4. Identificação das vozes verbais: O professor deve apresentar e explicar as três vozes verbais: ativa, passiva e reflexiva. Deve-se explicar que a voz verbal indica a relação entre o sujeito e a ação expressa pelo verbo. Para cada voz, deve ser dado pelo menos um exemplo. Por exemplo: "Eu corro" (voz ativa), "Eu sou corrido" (voz passiva), "Eu me corro" (voz reflexiva). 1.5. Compreensão das formas nominais e locuções verbais: O professor deve apresentar e explicar as formas nominais (infinitivo, gerúndio e particípio) e as locuções verbais. Deve-se esclarecer que as formas nominais são aquelas que podem ser usadas como nomes e que as locuções verbais são expressões formadas por um verbo auxiliar e um verbo principal. Para cada forma nominal e locução verbal, deve ser dado pelo menos um exemplo. Por exemplo: "correr" (infinitivo), "correndo" (gerúndio), "corrido" (particípio), "vai correr" (locução verbal).

  2. Atividades práticas (10 - 13 minutos): 2.1. Exercícios de identificação: O professor deve propor alguns exercícios de identificação de verbos, modos, tempos, vozes, formas nominais e locuções verbais. Os alunos devem tentar resolver os exercícios individualmente, e depois as respostas devem ser discutidas em grupo. 2.2. Criação de frases: O professor deve pedir aos alunos que criem frases utilizando verbos nos diferentes modos, tempos, vozes, formas nominais e locuções verbais. Isso ajudará a fixar o conteúdo de forma mais prática e lúdica. 2.3. Correção em grupo: Após a criação das frases, o professor deve selecionar algumas delas para serem corrigidas em grupo. Isso permitirá que os alunos aprendam com os erros e dúvidas dos colegas, além de promover a interação e a colaboração entre eles.

  3. Revisão da teoria (5 - 7 minutos): 3.1. Recapitulação: O professor deve recapitular os principais pontos da teoria, reforçando a definição de verbo e a identificação dos diferentes modos, tempos, vozes, formas nominais e locuções verbais. 3.2. Conexão com a prática: O professor deve explicar como a teoria se aplica na prática, utilizando os exemplos dos exercícios e das frases criadas pelos alunos. 3.3. Esclarecimento de dúvidas: O professor deve abrir um espaço para os alunos esclarecerem eventuais dúvidas que ainda possam ter sobre o conteúdo.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Revisão e Resumo (3 - 5 minutos): 1.1. O professor deve revisar os principais pontos da aula, relembrando a definição de verbos e a identificação dos modos, tempos, vozes, formas nominais e locuções verbais. 1.2. Além disso, o professor deve recapitular as atividades práticas realizadas, reforçando a importância de aplicar o conhecimento teórico na prática. 1.3. O professor pode, então, pedir aos alunos que resumam o que aprenderam. Isso pode ser feito de forma oral, solicitando que cada aluno compartilhe um conceito ou regra que tenha aprendido, ou de forma escrita, pedindo que eles escrevam um pequeno parágrafo sobre o tema da aula.

  2. Conexão com o Mundo Real (2 - 3 minutos): 2.1. O professor deve explicar como o conhecimento adquirido na aula se aplica no mundo real. Isso pode ser feito através de exemplos práticos, como a leitura e interpretação de textos, a produção de textos escritos, ou mesmo em situações do dia a dia, como a comunicação oral. 2.2. O professor pode também mencionar profissões ou carreiras em que o domínio dos verbos é particularmente importante, como a de escritor, jornalista, professor, entre outras.

  3. Reflexão Individual (1 - 2 minutos): 3.1. O professor deve propor que os alunos reflitam por um minuto sobre o que aprenderam na aula. Deve-se encorajá-los a pensar sobre as seguintes perguntas: 3.1.1. Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje? 3.1.2. Quais questões ainda não foram respondidas? 3.2. Após a reflexão, aqueles que se sentirem à vontade podem compartilhar suas respostas com a turma. O professor deve estar aberto para ouvir as dúvidas e as dificuldades dos alunos, de forma a poder esclarecê-las ou abordá-las em aulas futuras.

  4. Feedback e Encerramento (1 minuto): 4.1. O professor deve agradecer a participação dos alunos e encorajá-los a continuar estudando e praticando o que aprenderam. 4.2. O professor pode, ainda, pedir um feedback rápido sobre a aula, perguntando se os alunos gostaram do conteúdo e se sentiram que aprenderam. Isso pode ser útil para ajustar e melhorar o planejamento das aulas futuras.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo e Recapitulação (2 - 3 minutos): 1.1. O professor deve começar a Conclusão da aula fazendo um breve resumo dos principais pontos discutidos. Isso inclui a definição de verbos, a identificação dos modos, tempos, vozes, formas nominais e locuções verbais, e a prática de identificação e classificação de verbos em textos e frases. 1.2. O professor deve enfatizar a importância do domínio dos verbos para a compreensão e produção de textos coesos e coerentes, e para a comunicação oral eficaz.

  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos): 2.1. O professor deve explicar como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações. Isso pode ser feito ressaltando a relevância das atividades práticas para a compreensão e aplicação dos conceitos teóricos, e demonstrando como o domínio dos verbos se aplica em diferentes situações do dia a dia e em diversas profissões.

  3. Materiais Extras (1 minuto): 3.1. O professor deve sugerir alguns materiais extras para os alunos que desejam aprofundar o estudo sobre verbos. Isso pode incluir livros de gramática, sites educacionais, vídeos explicativos, exercícios online, entre outros. O professor pode, por exemplo, recomendar a leitura de um capítulo específico de um livro de gramática, ou sugerir que os alunos pratiquem a identificação de verbos em textos de diferentes gêneros.

  4. Importância do Assunto (1 - 2 minutos): 4.1. Por fim, o professor deve ressaltar a importância do assunto estudado para a vida dos alunos. Deve-se explicar, por exemplo, que o domínio dos verbos é essencial para a produção de textos escritos de qualidade, para a compreensão de textos orais e escritos, e para a comunicação oral eficaz. 4.2. Além disso, deve-se destacar que o conhecimento sobre os verbos é fundamental para o estudo da língua portuguesa, e pode ser útil em diversas profissões que envolvem a comunicação, como a de jornalista, escritor, professor, entre outras.

  5. Encerramento (1 minuto): 5.1. O professor deve agradecer a participação dos alunos, encorajá-los a continuar estudando e praticando, e reforçar que estará disponível para esclarecer quaisquer dúvidas que possam surgir. O professor pode também aproveitar para dar uma breve prévia do conteúdo que será abordado na próxima aula.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies