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Plano de aula de Verbos: Tempos Compostos, Verbos Primitivos e Derivados e Conjugação de Verbos Irregulares

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Original Teachy

'EM13LGG103'

Verbos: Tempos Compostos, Verbos Primitivos e Derivados e Conjugação de Verbos Irregulares

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreensão de Verbos em Tempos Compostos: Os alunos devem ser capazes de identificar e entender a estrutura dos verbos em tempos compostos, bem como a diferença entre os tempos verbais simples e compostos.

  2. Diferenciação entre Verbos Primitivos e Derivados: Os alunos devem ser capazes de distinguir entre verbos primitivos e derivados, identificando a raiz do verbo e como ela é alterada na formação de verbos derivados.

  3. Conjugação de Verbos Irregulares: Os alunos devem ser capazes de identificar e conjugar corretamente verbos irregulares, compreendendo as mudanças que ocorrem na forma verbal em diferentes tempos e modos.

Objetivos secundários:

  • Aplicação em Contextos Reais: Os alunos devem conseguir aplicar o conhecimento adquirido sobre verbos em situações de escrita e comunicação oral, demonstrando a utilidade prática do aprendizado.

  • Desenvolvimento da Autonomia: Os alunos devem ser incentivados a buscar ativamente o conhecimento, através de pesquisas prévias e discussões em sala de aula, promovendo o Desenvolvimento da autonomia e do pensamento crítico.

Introdução (10 - 12 minutos)

  1. Revisão de Conteúdos Anteriores: O professor deve começar a aula revisando brevemente os conceitos de verbos, tempos verbais e a diferença entre verbos regulares e irregulares. Esta revisão pode incluir exemplos de cada tipo de verbo para reforçar a compreensão dos alunos. (3 - 5 minutos)

  2. Situações-Problema:

    • O professor pode propor uma situação em que os alunos precisem escrever um texto narrativo no passado, mas não saibam como conjugar os verbos corretamente. (2 - 3 minutos)
    • Em seguida, o professor pode apresentar uma situação em que os alunos precisem escrever um texto acadêmico ou formal, que exija o uso de verbos em tempos compostos. (2 - 3 minutos)
  3. Contextualização: O professor deve explicar que o conhecimento sobre verbos e sua conjugação é essencial para a comunicação eficaz, tanto na escrita quanto na fala. Além disso, pode destacar a importância do uso correto dos tempos verbais em diferentes tipos de textos e contextos, como na redação de um currículo, na escrita de um e-mail formal ou na narração de um evento passado. (2 - 3 minutos)

  4. Ganhar a Atenção dos Alunos:

    • O professor pode compartilhar curiosidades sobre a língua portuguesa, como o fato de ela ser uma das línguas com maior número de verbos irregulares. (1 - 2 minutos)
    • Em seguida, pode apresentar um desafio aos alunos: tentar conjugar um verbo irregular que eles achem difícil, como "ser" ou "ter", em diferentes tempos e modos verbais. (1 - 2 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade "Caça ao Tesouro dos Verbos" (10 - 12 minutos):

    • O professor deve dividir a turma em grupos de no máximo 5 alunos e fornecer a cada grupo um envelope contendo cartões com verbos (alguns regulares e outros irregulares) e suas respectivas conjugações em diferentes tempos e modos verbais.
    • Os alunos, em seus grupos, devem trabalhar juntos para classificar os verbos em primitivos e derivados, identificar os verbos irregulares e conjugar todos os verbos corretamente.
    • Para tornar a atividade mais dinâmica, o professor pode estabelecer um tempo limite e oferecer um pequeno prêmio para o grupo que terminar primeiro e com o menor número de erros.
    • Durante a atividade, o professor deve circular pela sala, observando o trabalho dos grupos e esclarecendo quaisquer dúvidas que possam surgir.
  2. Atividade "Verbos em Ação" (10 - 12 minutos):

    • Ainda em seus grupos, os alunos devem criar pequenas cenas ou diálogos que envolvam o uso de verbos em tempos compostos.
    • Eles podem, por exemplo, simular uma entrevista de emprego, uma conversa entre amigos, um noticiário ou até mesmo um jogo de futebol, onde precisarão usar verbos em diferentes tempos para descrever ações que já aconteceram, estão acontecendo ou vão acontecer.
    • Após a criação das cenas, cada grupo deve apresentá-las para o restante da turma, que deverá identificar e anotar os verbos em tempos compostos usados.
    • Esta atividade tem como objetivo não só reforçar o uso dos verbos em tempos compostos, mas também promover a comunicação oral, a criatividade e o trabalho em equipe.
  3. Discussão e Reflexão (3 - 5 minutos):

    • Após a Conclusão das atividades, o professor deve promover uma discussão em sala de aula, onde os alunos terão a oportunidade de compartilhar suas dificuldades, descobertas e aprendizados durante as atividades.
    • O professor deve aproveitar esta discussão para esclarecer quaisquer dúvidas que ainda possam existir e para reforçar os conceitos mais importantes sobre verbos em tempos compostos, verbos primitivos e derivados e conjugaçõa de verbos irregulares.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos):

    • O professor deve promover uma discussão em grupo com todos os alunos, onde cada grupo terá a chance de compartilhar as soluções ou conclusões encontradas durante as atividades.
    • O professor deve incentivar os alunos a explicarem como chegaram às suas respostas, permitindo que eles articulem o pensamento por trás de suas ações.
    • Durante esta discussão, o professor deve esclarecer quaisquer mal-entendidos ou erros que possam ter surgido e reforçar os conceitos corretos.
  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos):

    • Após a discussão, o professor deve fazer a conexão entre a prática e a teoria, ressaltando como as atividades realizadas ilustram os conceitos teóricos sobre verbos em tempos compostos, verbos primitivos e derivados e conjugação de verbos irregulares.
    • O professor pode, por exemplo, revisar alguns dos verbos apresentados nas atividades e explicar novamente por que eles são classificados como primitivos ou derivados, ou como suas conjugações mudam em diferentes tempos e modos verbais.
  3. Reflexão Individual (2 - 3 minutos):

    • Para finalizar a aula, o professor deve propor que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam.
    • O professor pode fazer perguntas como: "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?", "Quais questões ainda não foram respondidas?" e "Como você pretende aplicar o que aprendeu na prática?".
    • Os alunos devem ter um minuto para pensar sobre essas perguntas e, em seguida, terão a oportunidade de compartilhar suas respostas com a turma, se desejarem.
  4. Feedback e Encerramento (1 - 2 minutos):

    • Com base nas reflexões dos alunos e na discussão em sala de aula, o professor deve fornecer um feedback geral sobre a aula, destacando os pontos fortes e as áreas que precisam de mais prática ou revisão.
    • O professor deve encerrar a aula reforçando a importância dos verbos na língua portuguesa e incentivando os alunos a continuar praticando e explorando o assunto em casa.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo da Aula (2 - 3 minutos):

    • O professor deve recapitular os principais pontos discutidos durante a aula, reforçando os conceitos de verbos em tempos compostos, verbos primitivos e derivados, e a conjugação de verbos irregulares.
    • Pode-se fazer um checklist dos Objetivos da aula, verificando se cada um deles foi alcançado.
    • O professor deve encorajar os alunos a fazerem anotações finais, destacando os pontos que acharam mais importantes ou que ainda têm dúvidas.
  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos):

    • O professor deve explicar novamente como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações.
    • Pode-se enfatizar que, através das atividades práticas, os alunos tiveram a oportunidade de aplicar os conceitos teóricos de uma maneira divertida e significativa.
    • Além disso, o professor deve reforçar a importância do conhecimento sobre verbos na comunicação eficaz, tanto na escrita quanto na fala.
  3. Materiais Extras (1 - 2 minutos):

    • O professor deve sugerir materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto.
    • Isso pode incluir livros de gramática, sites educacionais, vídeos explicativos, exercícios online, entre outros.
    • O professor pode, por exemplo, sugerir que os alunos assistam a um vídeo sobre a conjugação de verbos irregulares, ou que pratiquem a identificação de verbos primitivos e derivados em um exercício online.
  4. Importância do Assunto no Dia a Dia (1 minuto):

    • Para encerrar a aula, o professor deve reforçar a relevância do assunto apresentado para o dia a dia dos alunos.
    • Pode-se destacar que o conhecimento sobre verbos é fundamental para a comunicação eficaz em português, seja na escrita de textos, na leitura de livros e artigos, ou na fala do dia a dia.
    • Além disso, pode-se mencionar que a habilidade de conjugar verbos corretamente é especialmente importante em situações formais, como na escrita de um currículo, na redação de uma carta de apresentação, ou na comunicação com professores e colegas em um ambiente acadêmico.
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