Entrar

Plano de aula de Introdução a Química Orgânica: Postulados de Kekulé

Química

Original Teachy

'EM13CNT302'

Introdução a Química Orgânica: Postulados de Kekulé

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Entender o contexto histórico e a importância dos postulados de Kekulé para a Química Orgânica, e como eles contribuíram para a formação de compostos orgânicos.
  2. Identificar os postulados de Kekulé e compreender como esses postulados foram fundamentais para a estruturação e previsão de reações químicas.
  3. Aplicar os postulados de Kekulé na resolução de problemas simples, como a construção de estruturas moleculares e a previsão de possíveis reações.

Objetivos Secundários:

  1. Desenvolver habilidades de pesquisa e estudo autônomo, incentivando os alunos a buscar informações além do conteúdo apresentado em sala de aula.
  2. Estimular o pensamento crítico e a capacidade de argumentação dos alunos, promovendo discussões sobre a evolução dos conceitos científicos ao longo do tempo.
  3. Fomentar o interesse dos alunos pela Química, demonstrando a aplicabilidade dos conceitos teóricos na prática do dia a dia.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conceitos prévios (3 - 5 minutos): O professor deve começar a aula fazendo uma rápida revisão de conceitos prévios que são fundamentais para o entendimento do tópico da aula. Isso inclui a recapitulação do que são átomos, ligações químicas, e a diferença entre compostos orgânicos e inorgânicos. Esta revisão pode ser feita através de perguntas direcionadas aos alunos para ativar o conhecimento prévio.

  2. Situações-problema (3 - 5 minutos): Em seguida, o professor deve apresentar duas situações-problema que vão despertar o interesse dos alunos e prepará-los para o tópico da aula. Por exemplo, pode-se perguntar: "Como os cientistas eram capazes de prever a estrutura de uma molécula antes de poderem vê-la?" e "Por que é importante entender a estrutura de uma molécula na Química Orgânica?".

  3. Contextualização (2 - 3 minutos): O professor deve então contextualizar a importância do assunto, explicando como a Química Orgânica está presente em nosso dia a dia, desde a produção de medicamentos até a fabricação de plásticos. Pode-se mencionar exemplos de descobertas científicas que foram possíveis graças ao entendimento da estrutura das moléculas, como a síntese da aspirina.

  4. Introdução ao tópico (2 - 4 minutos): Para ganhar a atenção dos alunos, o professor pode introduzir o tópico contando duas curiosidades:

    • Curiosidade 1: "Você sabia que a Química Orgânica, que estuda os compostos do carbono, foi inicialmente chamada de Química Vital, pois acreditava-se que apenas organismos vivos eram capazes de produzir essas substâncias complexas?".

    • Curiosidade 2: "E que o sonho do cientista alemão Friedrich August Kekulé era descobrir a estrutura do benzeno, um composto orgânico muito importante na indústria química? Ele teve um insight sobre a estrutura do benzeno enquanto dormia e sonhava com uma cobra mordendo a própria cauda, o que o levou a propor a estrutura em anel que conhecemos hoje.".

O professor deve então anunciar o tópico da aula - "Introdução a Química Orgânica: Postulados de Kekulé" - e iniciar a explanação do conteúdo.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade "Montando Moléculas" (10 - 12 minutos): O professor deve dividir a turma em grupos de até 5 alunos. Cada grupo receberá um conjunto de cartões com representações de átomos de carbono e hidrogênio, além de ligas de diferentes cores. O objetivo da atividade é que os alunos, utilizando os postulados de Kekulé, montem as estruturas moleculares de compostos orgânicos simples, como o metano (CH4), eteno (C2H4) e etino (C2H2).

    • Passo 1: Os alunos devem revisar os postulados de Kekulé e as ligações químicas, discutindo em grupo como eles podem ser aplicados para montar as moléculas.
    • Passo 2: Os alunos devem pegar os cartões e começar a montagem das moléculas, lembrando-se de respeitar a valência dos átomos e a geometria das ligações.
    • Passo 3: Após a montagem, cada grupo deve apresentar suas moléculas para a turma, explicando como aplicaram os postulados de Kekulé.
  2. Atividade "Desvendando o Benzeno" (10 - 13 minutos): Ainda em grupos, os alunos receberão um desafio um pouco mais complexo: a construção da estrutura do benzeno (C6H6).

    • Passo 1: O professor deve introduzir o conceito de ressonância, explicando como ele foi fundamental para a compreensão da estrutura do benzeno e como os postulados de Kekulé se relacionam com esse fenômeno.
    • Passo 2: Os alunos, utilizando os cartões e as ligações coloridas, devem tentar construir a estrutura do benzeno. Eles devem perceber que a estrutura planar proposta por Kekulé não é suficiente para explicar todas as propriedades do benzeno, e que é necessário considerar a ressonância entre as formas com ligações simples e duplas.
    • Passo 3: Cada grupo deve apresentar suas propostas para a estrutura do benzeno e suas considerações sobre a ressonância. O professor deve então corrigir e explicar a estrutura correta, reforçando a importância do pensamento crítico e da experimentação na ciência.
  3. Discussão e Reflexão (5 - 7 minutos): Após a Conclusão das atividades, o professor deve promover uma discussão em sala de aula para que os alunos possam compartilhar suas experiências e dificuldades. O professor deve fazer perguntas que estimulem os alunos a refletir sobre o que aprenderam, como "Por que a estrutura do benzeno é tão importante na Química Orgânica?" e "Como os postulados de Kekulé nos ajudam a entender e prever as reações químicas?". O professor deve também esclarecer quaisquer dúvidas que possam ter surgido durante as atividades.

Retorno (10 - 12 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 5 minutos): O professor deve promover uma discussão em grupo com todos os alunos para que possam compartilhar as soluções ou conclusões encontradas por cada grupo nas atividades "Montando Moléculas" e "Desvendando o Benzeno". Cada grupo terá até 3 minutos para apresentar suas conclusões, destacando como aplicaram os postulados de Kekulé e a ressonância na construção das moléculas. O professor deve estimular a participação de todos, fazendo perguntas para garantir a compreensão do conceito e a aplicação correta dos postulados.

  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos): Após as apresentações, o professor deve fazer a conexão entre as atividades práticas e a teoria dos postulados de Kekulé. Deve-se destacar como a estrutura do benzeno, por exemplo, foi originalmente proposta por Kekulé e posteriormente confirmada experimentalmente. O professor pode também mencionar outras contribuições de Kekulé para a Química Orgânica, como a ideia de que o carbono pode formar cadeias e o conceito de isomeria.

  3. Reflexão Individual (3 - 4 minutos): O professor deve propor que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam na aula. Para isso, o professor deve fazer perguntas como:

    1. "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?"
    2. "Quais questões ainda não foram respondidas?"
    3. "Como você pode aplicar o que aprendeu hoje em situações do dia a dia?"

    Os alunos devem anotar suas respostas, que serão utilizadas para orientar a revisão do conteúdo na próxima aula.

  4. Feedback (2 - 3 minutos): Por fim, o professor deve pedir feedback aos alunos sobre a dinâmica da aula, o entendimento do conteúdo e a clareza das explicações. O professor pode fazer perguntas como:

    1. "A atividade 'Montando Moléculas' ajudou a entender os postulados de Kekulé? Como poderíamos melhorá-la?"
    2. "A atividade 'Desvendando o Benzeno' foi desafiadora? O que você aprendeu com ela?"
    3. "Você sentiu falta de algum conteúdo na aula de hoje?"

O feedback dos alunos é extremamente valioso para aprimorar o planejamento das aulas futuras e garantir que o conteúdo seja compreendido de forma eficaz.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo do Conteúdo (2 - 3 minutos): O professor deve iniciar a Conclusão recapitulando os principais pontos abordados durante a aula. Isso inclui a importância dos postulados de Kekulé na Química Orgânica, a estrutura do benzeno e como a ressonância e os postulados de Kekulé foram utilizados para prever e entender as reações químicas. O professor deve ressaltar como a aula conectou a teoria, a prática e a história da ciência, reforçando a relevância do pensamento crítico e da experimentação na ciência.

  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos): O professor deve então explicar como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações. Deve-se destacar como as atividades "Montando Moléculas" e "Desvendando o Benzeno" permitiram aos alunos aplicar os postulados de Kekulé e a ressonância na construção de estruturas moleculares. O professor pode mencionar exemplos de aplicações práticas dos conceitos aprendidos, como a síntese de medicamentos e a produção de plásticos.

  3. Materiais Extras (1 - 2 minutos): O professor deve sugerir materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o tópico da aula. Isso pode incluir livros, artigos, vídeos e sites de Química que abordam os postulados de Kekulé e a Química Orgânica de maneira mais detalhada. O professor pode também sugerir exercícios extras para os alunos que desejam praticar a construção de estruturas moleculares e a previsão de reações químicas.

  4. Relevância do Assunto (1 minuto): Por fim, o professor deve ressaltar a importância do assunto para o dia a dia dos alunos. Deve-se explicar como o entendimento da estrutura das moléculas e das reações químicas é fundamental para diversas aplicações práticas, desde a produção de medicamentos até a fabricação de materiais de uso cotidiano. O professor pode encerrar a aula reforçando a ideia de que a Química Orgânica, além de um campo fascinante de estudo, é uma ciência que tem um impacto direto na vida de todos.

Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies