Entrar

Plano de aula de Estilo Arquitetônico: Barroco

Urbanismo

Original Teachy

Estilo Arquitetônico: Barroco

Objetivos

Duração Estimada: (15 - 20 minutos)

Objetivos Principais

  1. Apresentar o estilo arquitetônico barroco, suas principais características e influências na arte, na cultura e no Urbanismo.
  2. Contextualizar historicamente o surgimento e desenvolvimento do estilo Barroco, considerando as condições políticas, econômicas e religiosas da época.
  3. Fomentar a habilidade de identificar e analisar obras arquitetônicas representativas do estilo barroco.

Objetivos Secundários

  1. Estimular a comparação do estilo barroco com outros estilos arquitetônicos, como o Renascimento e a arquitetura gótica.
  2. Incentivar o conhecimento sobre arquitetos influentes do período barroco, como Bernini e Borromini, e seus contemporâneos.
  3. Desenvolver a apreciação estética e sensibilidade para a grandiosidade e beleza da arquitetura barroca.
  4. Promover a compreensão da influência do estilo barroco em diferentes formas de arte, como pintura, escultura e música.

Introdução

Duração Estimada: (10 - 15 minutos)

Para iniciar a aula, o professor deve primeiro revisar o conteúdo da aula anterior sobre o "Estilo Arquitetônico: Renascentista". Isto é essencial pois o Barroco surgiu como uma reação ao Renascimento e, portanto, a compreensão de ambos os estilos em relação um ao outro é fundamental.

Em seguida, o professor deve sugerir duas situações problemáticas para chamar a atenção dos alunos para o tópico da aula:

  1. "Imagine que você está projetando um teatro. Como você poderia incorporar elementos barrocos para criar uma experiência teatral mais dramática e envolvente para o público?"
  2. "Você foi contratado para restaurar uma igreja barroca. Como você identificaria os elementos-chave do estilo barroco na arquitetura existente e como garantiria que qualquer adição ou modificação permanecesse fiel à estética original?"

Depois, o professor deve destacar a importância do Barroco no mundo real, explicando como o estilo influenciou não apenas a arquitetura, mas também outras formas de arte como pintura, escultura e música. Além disso, pode mencionar como o Barroco é um estilo que ainda é usado e adaptado em designs modernos.

Para introduzir o tópico de forma interessante, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre o Barroco:

  1. "Você sabia que a palavra 'barroco' vem do termo português 'barroco' que significa 'pérola irregular'? Este nome foi dado porque o estilo foi inicialmente considerado estranho e exagerado comparado ao equilíbrio e harmonia do Renascimento."
  2. "Uma das características mais notáveis do Barroco é o uso do 'chiaroscuro', uma técnica que utiliza luz e sombra para dar um efeito tridimensional às obras. Isso foi usado de forma dramática na pintura e na arquitetura para criar uma sensação de profundidade e movimento."

Com essas atividades, os alunos serão introduzidos ao mundo do Barroco, estabelecendo um terreno sólido para a exploração mais aprofundada do estilo nos segmentos seguintes da aula.

Desenvolvimento

Duração Estimada: (50 - 60 minutos)

Revisão de Conhecimentos Anteriores

Duração Estimada: (5 - 10 minutos)

O professor deve revisar brevemente os conceitos de arquitetura do Renascimento, focando em como este estilo enfatiza a simetria, a proporção e a geometria, contrastando fortemente com a extravagância e o movimento do Barroco. Esta revisão serve como uma base para a comparação posterior dos dois estilos.

Apresentação da Teoria

Duração Estimada: (15 - 20 minutos)

O professor deve apresentar a teoria do estilo Barroco, abordando os seguintes tópicos:

  1. Definição: Explicar que o Barroco é um estilo artístico que surgiu no final do século XVI, na Itália, e se espalhou pela Europa, marcado por muito drama, emoção, grandiosidade e detalhes ornamentais.

  2. Características Chave: Descrever as características principais do Barroco, como o uso do chiaroscuro, a dramaticidade, as formas ondulantes, a complexidade espacial e a abundância de detalhes e decorações.

  3. Contexto Histórico e Cultural: Explicar as condições políticas, econômicas e religiosas que levaram ao surgimento do Barroco.

  4. Arquitetos Influentes: Introduzir arquitetos importantes do período, como Bernini e Borromini, e discutir alguns de seus trabalhos mais notáveis.

Atividades Práticas

Duração Estimada: (20 - 30 minutos)

Atividade 1: Análise de Obras Arquitetônicas Barrocas

O professor deverá fornecer imagens de edifícios Barrocos famosos, como a Basílica de São Pedro no Vaticano, a Igreja de São Inácio em Roma ou o Palácio de Versalhes na França. Os alunos devem analisar as imagens, identificar e discutir as características barrocas presentes.

Materiais necessários: Slides ou impressões de imagens de edifícios barrocos, canetas e papel para anotações.

Atividade 2: Comparação de Estilos Arquitetônicos

Os alunos, divididos em grupos, receberão imagens de edifícios de diferentes estilos arquitetônicos (Barroco, Renascentista, Gótico). Eles devem identificar o estilo de cada edifício e discutir as características que levaram a essa identificação. Depois, cada grupo apresentará suas descobertas para a classe.

Materiais necessários: Slides ou impressões de imagens de edifícios de diferentes estilos arquitetônicos, canetas e papel para anotações.

Ao final, o professor deve reforçar que a compreensão do Barroco não é apenas sobre a identificação de características, mas também sobre a apreciação da beleza e da emoção que o estilo procura evocar.

Retorno

Duração Estimada: (15 - 20 minutos)

Verificação do Aprendizado

Duração Estimada: (5 - 10 minutos)

Depois de concluir as atividades práticas, o professor deve revisar as descobertas dos alunos para garantir que eles compreenderam as características-chave do Barroco e podem diferenciá-lo de outros estilos arquitetônicos. Os alunos devem explicar suas escolhas e raciocínio, enquanto o professor fornece feedback e esclarece qualquer confusão.

Reflexão Individual

Duração Estimada: (5 - 10 minutos)

Em seguida, os alunos devem fazer uma reflexão individual sobre o que aprenderam na aula. O professor deve pedir aos alunos para escreverem respostas para as seguintes perguntas em um papel:

  1. Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?
  2. Quais questões ainda não foram respondidas?

O professor deve revisar as respostas para avaliar a compreensão dos alunos e identificar áreas que precisam de mais trabalho na próxima aula.

Trabalho de Casa

Duração Estimada: (5 minutos)

Finalmente, o professor deve distribuir uma lista de exercícios sobre o tópico apresentado em sala de aula para que os alunos resolvam em casa. Estes exercícios devem incluir a identificação e análise de obras arquitetônicas barrocas, a comparação do Barroco com outros estilos arquitetônicos, e perguntas sobre arquitetos influentes e o contexto histórico e cultural do Barroco.

Esta etapa final do plano de aula é crucial para consolidar o aprendizado e preparar os alunos para a próxima aula, que aprofundará ainda mais o conhecimento do estilo Barroco.

Conclusão

Duração Estimada: (10 - 15 minutos)

Para concluir a aula, o professor deve recapitular os principais pontos abordados sobre o estilo arquitetônico Barroco. Isso inclui suas características-chave como dramaticidade, uso de luz e sombra (chiaroscuro), abundância de detalhes e decorações, formas ondulantes e complexidade espacial.

O professor deve então resumir o contexto histórico e cultural que levou ao surgimento do Barroco e destacar as contribuições dos arquitetos influentes do período, como Bernini e Borromini.

Em seguida, o professor pode destacar como a aula conectou a teoria do Barroco com a prática, através da análise de obras arquitetônicas barrocas e da comparação do Barroco com outros estilos arquitetônicos.

O professor pode então sugerir materiais adicionais para os alunos explorarem em seu próprio tempo. Isso pode incluir livros, documentários, exposições virtuais ou visitas a edifícios barrocos na cidade ou região.

Por fim, o professor deve enfatizar a importância do estilo Barroco no mundo real. O Barroco não é apenas um estilo arquitetônico do passado, mas também um estilo que continua a influenciar a arte, a arquitetura e o design até os dias atuais. Portanto, entender o Barroco pode ajudar os alunos a apreciar melhor a arte e a arquitetura ao seu redor, além de inspirar seus próprios trabalhos de design no futuro.

Com isso, a aula sobre o estilo arquitetônico Barroco é concluída, deixando os alunos com uma compreensão sólida do tema e inspiração para explorar mais por conta própria.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies