Objetivos
(10 - 15 minutos)
-
Fornecer uma visão geral de Urbanismo e Turismo, descrevendo os conceitos e sua importância na estrutura e configuração das cidades contemporâneas.
-
Identificar os principais aspectos sociológicos, econômicos, ambientais e culturais de um espaço urbano e discutir como esses aspectos são influenciados e moldados pelo turismo.
-
Apresentar as principais habilidades necessárias para o entendimento e a prática do Urbanismo e Turismo, incluindo: compreensão de urbanismo e turismo, planejamento urbano, desenvolvimento sustentável, conhecimento da legislação, gestão de turismo, análise de impacto social e ambiental, uso de tecnologia e inovação, comunicação e negociação, e habilidades de pesquisa.
Objetivos Secundários
-
Estimular o pensamento crítico dos alunos, incentivando-os a considerar como os conceitos de Urbanismo e Turismo se aplicam em suas próprias comunidades e a identificar oportunidades para a aplicação do conhecimento adquirido.
-
Fomentar a discussão em sala de aula, incentivando os alunos a compartilhar suas ideias e opiniões sobre os tópicos abordados.
Introdução
(15 - 20 minutos)
-
Revisão de Conteúdos Antigos: O professor deve começar a aula revisando os conceitos aprendidos na aula anterior sobre "Urbanismo e Inclusão Social". Isto pode incluir uma rápida recapitulação dos principais pontos ou um pequeno teste de revisão para avaliar a retenção de conhecimento dos alunos.
-
Situações Problema: Apresentar aos alunos duas situações problema que ilustrem a inter-relação entre Urbanismo e Turismo. Por exemplo, a primeira pode ser sobre como a construção de um novo hotel em uma área urbana pode impactar a vida dos residentes locais e a segunda pode ser sobre como um festival de música popular pode atrair turistas e afetar a economia local.
-
Contextualização: O professor deve então contextualizar a importância do Urbanismo e Turismo, lembrando aos alunos que esses conceitos não são apenas teoria, mas são práticas que afetam a vida de pessoas reais todos os dias. Isso pode ser feito através da discussão de estudos de caso reais de cidades que foram significativamente moldadas pelo turismo.
-
Ganhar a Atenção dos Alunos: Para despertar o interesse dos alunos no assunto, o professor pode compartilhar curiosidades ou fatos interessantes sobre Urbanismo e Turismo. Por exemplo, mencionar que a cidade de Paris, famosa por seus pontos turísticos, também é conhecida por suas estratégias de urbanismo bem-sucedidas. Ou compartilhar o fato de que o turismo é uma das maiores indústrias do mundo, contribuindo com trilhões de dólares para a economia global todos os anos.
Desenvolvimento
(40 - 50 minutos)
-
Revisão de Conhecimentos Anteriores:
- O professor deve revisar conceitos básicos de urbanismo e turismo que foram abordados em aulas anteriores. Falar sobre as diferenças entre turismo rural e urbano, as várias formas de turismo (cultural, de negócios, etc.) e os principais modelos de urbanismo.
-
Teoria sobre Urbanismo e Turismo:
- O professor deve explicar a inter-relação entre o urbanismo e o turismo. Como o turismo pode influenciar a estrutura e o desenvolvimento de uma cidade, e como o planejamento urbano pode afetar a indústria do turismo.
- O professor deve discutir sobre os impactos positivos e negativos do turismo na vida urbana, destacando a importância do planejamento e da gestão para minimizar os impactos negativos e maximizar os positivos.
- É importante discutir sobre os conceitos de turismo sustentável e desenvolvimento urbano sustentável, e como eles se relacionam.
-
Atividades Práticas:
- Atividade 1: Análise de Caso: O professor pode apresentar um estudo de caso de uma cidade que foi significativamente afetada pelo turismo. Os alunos devem ser encorajados a analisar o caso, identificar os impactos positivos e negativos do turismo na cidade, e discutir possíveis estratégias de planejamento e gestão que poderiam ter sido implementadas.
- Atividade 2: Planejamento de uma Cidade Turística: Os alunos são divididos em grupos e cada grupo recebe um mapa de uma cidade fictícia. Eles devem planejar o desenvolvimento da cidade para atrair turistas, levando em consideração o impacto na vida dos residentes locais, o meio ambiente, e o patrimônio cultural. Eles devem também considerar aspectos como a localização de infraestruturas turísticas, a gestão de recursos, e a legislação relevante.
-
Materiais Necessários:
- Computador com acesso à internet para pesquisa.
- Mapas de cidades fictícias para a atividade de planejamento.
- Material para apresentação dos planos (pode ser papel, cartolina, ou software de apresentação).
Retorno
(15 - 20 minutos)
-
Revisão de Atividades: O professor deve revisar as atividades realizadas em sala de aula, destacando os principais pontos de aprendizado. Para a atividade de análise de caso, o professor pode discutir as diferentes estratégias de planejamento e gestão identificadas pelos alunos e como elas se aplicam aos conceitos teóricos discutidos. Para a atividade de planejamento de uma cidade turística, o professor pode revisar os planos desenvolvidos pelos grupos, falando sobre a viabilidade das ideias propostas, os possíveis impactos na cidade e os desafios que podem surgir.
-
Feedback dos Alunos: O professor deve pedir aos alunos que escrevam em um papel, em um minuto, respostas para as seguintes perguntas:
- Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?
- Quais questões ainda não foram respondidas?
-
Lista de Exercícios: Ao final da aula, o professor deve fornecer uma lista de exercícios sobre o tópico apresentado para os alunos resolverem em casa. Esses exercícios podem incluir perguntas teóricas sobre urbanismo e turismo, questões de múltipla escolha sobre as diferentes formas de turismo, e problemas de estudo de caso que exigem a aplicação dos conceitos de planejamento e gestão.
-
Encerramento: Para encerrar a aula, o professor pode reafirmar a importância do urbanismo e do turismo na configuração das cidades contemporâneas e incentivar os alunos a continuar pesquisando e aprendendo sobre o assunto. O professor pode também compartilhar recursos adicionais para estudo, como livros, artigos ou sites relevantes.
Conclusão
(10 - 15 minutos)
-
Recapitulação: O professor deve recapitular os conceitos chave e aprendizados da aula, ressaltando a inter-relação entre Urbanismo e Turismo e como eles influenciam a estrutura e desenvolvimento das cidades contemporâneas. Isso incluirá a revisão das habilidades e conhecimentos necessários na área, como planejamento urbano, desenvolvimento sustentável, legislação, gestão de turismo, análise de impacto social e ambiental, uso de tecnologia e inovação, comunicação e negociação, e habilidades de pesquisa.
-
Conexão da Teoria à Prática: O professor deve ressaltar como a aula conectou a teoria à prática, referindo-se às atividades de análise de caso e planejamento de uma cidade turística. A importância de aplicar os conceitos teóricos na prática para um melhor entendimento e habilidade em lidar com situações reais deve ser enfatizada.
-
Materiais Complementares: O professor deve sugerir materiais adicionais para estudo, como livros, artigos, documentários e websites que os alunos possam usar para aprofundar seu conhecimento sobre Urbanismo e Turismo. Isso pode incluir materiais que proporcionem um aprofundamento em áreas específicas, como turismo sustentável, planejamento urbano estratégico, ou gestão de turismo.
-
Importância da Aplicação: Por fim, o professor deve reafirmar a relevância do assunto na vida cotidiana. Isso pode envolver discussões sobre como o turismo afeta a economia local, como o planejamento urbano influencia a qualidade de vida dos residentes, ou como a gestão sustentável pode ajudar a preservar o patrimônio cultural e natural. O professor pode também incentivar os alunos a observar e refletir sobre a relação entre Urbanismo e Turismo em suas próprias comunidades.