Entrar

Plano de aula de Bioquímica: Proteínas

Biologia

Original Teachy

'EM13CNT303'

Bioquímica: Proteínas

Plano de Aula | Metodologia Técnica | Bioquímica: Proteínas

Palavras ChaveProteínas, Aminoácidos, Estrutura das Proteínas, Funções das Proteínas, Síntese Proteica, Biotecnologia, Saúde, Construção de Modelos, Atividade Experimental, Mercado de Trabalho
Materiais NecessáriosVídeo sobre produção de insulina recombinante, Esferas de isopor de diferentes cores, Palitos de dente, Arames, Argila
Códigos BNCCEM13CNT303: Interpretar textos de divulgação científica que tratem de temáticas das Ciências da Natureza, disponíveis em diferentes mídias, considerando a apresentação dos dados, tanto na forma de textos como em equações, gráficos e/ou tabelas, a consistência dos argumentos e a coerência das conclusões, visando construir estratégias de seleção de fontes confiáveis de informações.
Ano Escolar2º ano do Ensino Médio
DisciplinaBiologia
Unidade TemáticaEstrutura e Função dos Organismos

Objetivos

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa é garantir que os alunos compreendam os conceitos fundamentais sobre proteínas, suas funções e a formação a partir dos aminoácidos. Isso é crucial para o desenvolvimento de habilidades práticas que serão aplicadas em atividades experimentais e em contextos do mercado de trabalho. A etapa conecta a teoria à prática, preparando os alunos para futuras oportunidades profissionais e acadêmicas.

Objetivos principais:

1. Entender o que são proteínas e suas funções no corpo humano.

2. Compreender como as proteínas são formadas a partir dos aminoácidos.

Objetivos secundários:

  1. Reconhecer a importância das proteínas no mercado de trabalho, especialmente em áreas como saúde e biotecnologia.

Introdução

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa é garantir que os alunos compreendam os conceitos fundamentais sobre proteínas, suas funções e a formação a partir dos aminoácidos. Isso é crucial para o desenvolvimento de habilidades práticas que serão aplicadas em atividades experimentais e em contextos do mercado de trabalho. A etapa conecta a teoria à prática, preparando os alunos para futuras oportunidades profissionais e acadêmicas.

Contextualização

As proteínas são moléculas essenciais para a vida, desempenhando papéis cruciais em praticamente todos os processos biológicos. Elas são responsáveis por funções vitais como a catalisação de reações metabólicas, o transporte de moléculas, a resposta imunológica e a estruturação celular. Sem proteínas, os organismos vivos não poderiam sobreviver. Entender como essas moléculas complexas são formadas e funcionam é fundamental para diversas áreas da ciência e da saúde, incluindo a biotecnologia, a medicina e a farmacologia.

Curiosidades e Conexão com o Mercado

Você sabia que as proteínas são usadas na fabricação de medicamentos, nos testes de diagnóstico e até na produção de alimentos? Por exemplo, a insulina, um hormônio utilizado no tratamento da diabetes, é uma proteína produzida através da engenharia genética. Empresas de biotecnologia investem milhões de dólares na pesquisa e desenvolvimento de novas proteínas terapêuticas. Além disso, o mercado de suplementos alimentares, que inclui proteínas em pó, é uma indústria multibilionária que cresce a cada ano.

Atividade Inicial

Para despertar o interesse dos alunos, exiba um vídeo curto (3 a 5 minutos) que mostre a produção de insulina recombinante em uma fábrica de biotecnologia. Após o vídeo, faça a seguinte pergunta provocadora: 'Como a compreensão das proteínas pode impactar diretamente a saúde e a qualidade de vida das pessoas?'

Desenvolvimento

Duração: 55 a 60 minutos

A finalidade desta etapa é proporcionar uma experiência prática e interativa que solidifique o conhecimento teórico sobre proteínas. Ao construir modelos físicos, os alunos desenvolvem habilidades táteis e visuais que facilitam a compreensão das estruturas e funções das proteínas. Além disso, os exercícios de fixação e avaliação permitem ao professor medir a compreensão dos alunos e reforçar os conceitos aprendidos.

Tópicos a Abordar

  1. Estrutura das proteínas: primária, secundária, terciária e quaternária
  2. Funções das proteínas: enzimas, transporte, suporte estrutural, sinalização celular, etc.
  3. Aminoácidos: tipos e papel na formação das proteínas
  4. Síntese proteica: transcrição e tradução

Reflexões Sobre o Tema

Oriente os alunos a refletirem sobre o impacto das proteínas no corpo humano e na biotecnologia. Pergunte-lhes como a compreensão profunda das proteínas pode contribuir para avanços na medicina e na indústria alimentícia. Incentive-os a pensar sobre como as proteínas podem ser manipuladas para criar novos tratamentos e produtos, e o que isso significa para o futuro da saúde e da alimentação.

Mini Desafio

Construção de um Modelo de Proteína

Os alunos irão construir modelos físicos de proteínas usando materiais simples como esferas de isopor e palitos de dente para representar aminoácidos e ligações peptídicas. Esta atividade permitirá que os alunos visualizem as estruturas primária, secundária, terciária e quaternária das proteínas.

Instruções

  1. Divida os alunos em grupos de 3 a 4.
  2. Distribua os materiais: esferas de isopor de diferentes cores (para representar diferentes aminoácidos), palitos de dente, arames e argila.
  3. Explique que cada cor de esfera representa um tipo diferente de aminoácido.
  4. Peça aos alunos para começarem com a estrutura primária, ligando as esferas com os palitos de dente para formar uma cadeia polipeptídica.
  5. Em seguida, demonstre como formar hélices alfa e folhas beta para representar a estrutura secundária.
  6. Oriente os alunos a usarem arame para moldar a estrutura terciária, dobrando a cadeia polipeptídica sobre si mesma.
  7. Para a estrutura quaternária, caso haja tempo, peça que juntem várias cadeias polipeptídicas utilizando argila para formar uma proteína funcional.
  8. Ao final, peça que cada grupo apresente seu modelo e explique as estruturas representadas.

Objetivo: Permitir que os alunos compreendam visual e fisicamente as diferentes estruturas das proteínas, facilitando a conexão entre a teoria e a prática.

Duração: 35 a 40 minutos

Exercícios de Fixação e Avaliação

  1. Descreva as quatro estruturas das proteínas e dê um exemplo de cada uma.
  2. Explique como os aminoácidos se ligam para formar uma proteína.
  3. Discuta a importância das proteínas enzimáticas para o metabolismo humano.
  4. Explique a diferença entre transcrição e tradução no processo de síntese proteica.

Conclusão

Duração: 15 a 20 minutos

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado, garantindo que os alunos compreendam a importância do conhecimento adquirido sobre proteínas e suas aplicações práticas. Este momento de reflexão e discussão permite que os alunos internalizem os conceitos e reconheçam a relevância do tema tanto academicamente quanto profissionalmente.

Discussão

Promova uma discussão aberta, incentivando os alunos a refletirem sobre como a compreensão das proteínas pode ser aplicada em diferentes áreas, como medicina, biotecnologia e indústria alimentícia. Pergunte aos alunos como a atividade prática de construção de modelos ajudou a entender melhor as estruturas das proteínas e suas funções no corpo humano. Incentive-os a compartilhar suas opiniões sobre a importância das proteínas na saúde e na qualidade de vida.

Resumo

Recapitule os principais pontos abordados na aula: definição de proteínas, estrutura primária, secundária, terciária e quaternária, funções das proteínas e síntese proteica. Reforce como os aminoácidos se ligam para formar proteínas e a importância das proteínas enzimáticas para o metabolismo humano.

Fechamento

Explique como a aula conectou a teoria à prática por meio da construção dos modelos de proteínas e como essa atividade é relevante para o mercado de trabalho, especialmente em áreas como saúde e biotecnologia. Enfatize a importância do conhecimento sobre proteínas para o desenvolvimento de novos tratamentos e produtos, e como isso impacta diretamente o dia a dia das pessoas.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies