Entrar

Questão sobre Ferramentas e Equipamentos Científicos

Experimentos científicos

Originais Teachy

Ferramentas e Equipamentos Científicos

Difícil

(Originais Teachy 2023) - Questão Difícil de Experimentos científicos

Durante uma aula prática de Química no laboratório da escola, um grupo de estudantes está investigando a reatividade de diferentes elementos metálicos com outra substância desconhecida. Para realizar a experimentação com segurança e precisão, eles utilizam vários equipamentos do laboratório, incluindo balanças analíticas, pipetas graduadas, béqueres e, por fim, um microscópio para analisar a estrutura do composto formado. Ao término do experimento, o grupo deve elaborar um relatório detalhando as etapas de execução, os equipamentos utilizados e as observações feitas. Considerando a importância de descrever corretamente os instrumentos utilizados e a necessidade de identificar as características do composto formado, qual seria a sequência correta de equipamentos e procedimentos a ser relatada no contexto do experimento realizado pelos estudantes?
a.
Os estudantes devem relatar primeiramente a análise das amostras sob o microscópio, seguida pela coleta de amostras do composto formado, reação dos metais com a substância desconhecida, adição de elementos metálicos a béqueres, preparação da solução com pipetas graduadas e, por fim, pesagem dos metais com balanças analíticas.
b.
A sequência correta de equipamentos e procedimentos a ser relatada é: adição de elementos metálicos a béqueres, coleta de amostras do composto formado, preparação da solução com pipetas graduadas, análise das amostras sob o microscópio, reação dos metais com a substância desconhecida e, por último, pesagem dos metais com balanças analíticas.
c.
No relatório, a ordem correta dos procedimentos relatados deve ser a seguinte: preparação da solução com pipetas graduadas, reação dos metais com a substância desconhecida, adição de elementos metálicos a béqueres, pesagem dos metais com balanças analíticas, coleta de amostras do composto formado, preparação e análise das amostras sob o microscópio.
d.
A sequência correta para o relatório é: pesagem dos metais com balanças analíticas, adição de elementos metálicos a béqueres, preparação da solução com pipetas graduadas, reação dos metais com a substância desconhecida, coleta de amostras do composto formado, e finalmente, preparação e análise das amostras sob o microscópio.
e.
A sequência correta de equipamentos e procedimentos a ser relatada no contexto do experimento realizado pelos estudantes é: preparação da solução com pipetas graduadas, adição de elementos metálicos a béqueres, pesagem dos metais com balanças analíticas, reação dos metais com a substância desconhecida, coleta de amostras do composto formado, preparação e análise das amostras sob o microscópio.

Gabarito:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur id consequat justo. Cras pellentesque urna ante, eget gravida quam pretium ut. Praesent aliquam nibh faucibus ligula placerat, eget pulvinar velit gravida. Nam sollicitudin pretium elit a feugiat. Vestibulum pharetra, sem quis tempor volutpat, magna diam tincidunt enim, in ullamcorper tellus nibh vitae turpis. In egestas convallis ultrices.
Emoji eyes

Gabarito

Você precisa ser um professor cadastrado para ver o gabarito

Emoji eyes
Iara Tip

DICA DA IARA

Está montando uma prova ou lista de exercícios?

Na plataforma da Teachy é possível gerar esses materiais automaticamente, sem perder horas buscando por questões 😉

Quem viu essa questão também gostou de...
Questão icon

Questão

Dificuldade Difícil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Durante uma aula de laboratório, os alunos do 1º ano do ensino médio foram desafiados a realizar um experimento para testar a capacidade de diferentes materiais de conduzir eletricidade. Para isso, utilizaram uma montagem com uma bateria, um interruptor, fios condutores e uma variedade de materiais, incluindo metais, plásticos e tecidos. Eles observaram que, quando o interruptor era fechado, uma lâmpada que estava no circuito se acendia em alguns casos e em outros não. A tarefa dos alunos era identificar se os materiais testados eram condutores ou isolantes de eletricidade, baseando-se na resposta do circuito. Após completar o experimento com vários materiais, eles precisavam justificar suas conclusões utilizando o conhecimento adquirido em sala de aula sobre a teoria de condução elétrica e as propriedades dos materiais.

Experimento: Condução de eletricidade

Questão icon

Questão

Dificuldade Fácil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Em um experimento escolar, um estudante montou um circuito simples contendo uma bateria de 9V, um resistor de 100 ohms e um LED. O LED possui uma queda de tensão de 2V e opera com uma corrente de 20 mA. A tarefa do aluno é calcular a corrente total do circuito e a potência dissipada pelo resistor. Considerando que um LED é um diodo, o qual permite a passagem de corrente em um único sentido, e que a bateria e o LED estão em série com o resistor, como o estudante deve proceder para realizar os cálculos necessários sem prejudicar o funcionamento do LED?

Experimento: Circuito Elétrico

Questão icon

Questão

Dificuldade Fácil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Durante uma aula prática de química, um estudante observa a difusão de corante em um copo de água. Inicialmente, o corante é pingado em um ponto específico na água clara e, ao longo do tempo, o estudante observa que a cor se espalha uniformemente por todo o copo. Baseado nesse experimento simples, como o estudante poderia explicar o fenômeno da difusão que está acontecendo no copo de água? Ele deve considerar a movimentação das moléculas de corante e a variação de concentração para elaborar sua explicação.

Experimento: Difusão em Líquidos

Questão icon

Questão

Dificuldade Difícil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Durante um experimento para determinar o pH de soluções, um aluno do 1º ano do ensino médio fez o seguinte procedimento: ele utilizou um indicador ácido-base que muda de cor em diferentes valores de pH. Primeiro, ele adicionou gotas do indicador em uma solução e observou a cor que se formou. Em seguida, comparou essa cor com uma tabela de cores associadas a valores de pH. Com base nas leituras de pH feitas, ele registrou a acidez das soluções e tentou justificar suas observações anteriores. Analisando as etapas do procedimento e as informações fornecidas, qual a avaliação correta que pode ser feita sobre o experimento realizado pelo aluno e quais conclusões errôneas ele poderia ter tirado a partir dos resultados obtidos?

Experimento: pH de soluções

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies