Plano de Aula | Metodologia Teachy | Transformações na Paisagem
Palavras Chave | Transformações na Paisagem, Geografia, Processos Naturais, Atividades Humanas, Urbanização, Erosão, História, Paisagens Naturais, Paisagens Antrópicas, Redes Sociais, Tecnologia Digital, Engajamento, Metodologia Ativa, Gamificação, Colaboração, Educação Ambiental |
Materiais Necessários | Celulares com acesso à internet, Conta compartilhada em redes sociais (Instagram/TikTok), Ferramentas de edição básica (aplicativos de edição de vídeo e imagem), Computadores ou Tablets, Acesso ao Google Earth, Acesso ao Canva, Conta no Kahoot!, Projetor ou TV para apresentação |
Códigos BNCC | EF03GE04: Explicar como os processos naturais e históricos atuam na produção e na mudança das paisagens naturais e antrópicas nos seus lugares de vivência, comparando-os a outros lugares. |
Ano Escolar | 3º ano do Ensino Fundamental |
Disciplina | Geografia |
Unidade Temática | Geografia Humana |
Objetivos
Duração: 10 - 15 minutos
A finalidade desta etapa é preparar os alunos para uma compreensão aprofundada dos fatores que causam mudanças nas paisagens. Ao enfatizar processos naturais e históricos, os alunos serão capazes de distinguir entre mudanças naturais e antrópicas, desenvolvendo uma visão crítica sobre o impacto humano no meio ambiente.
Objetivos principais:
1. Explicar como os processos naturais, tais como erosão, sedimentação e mudanças climáticas, influenciam na modificação das paisagens naturais.
2. Identificar os impactos das atividades humanas, como urbanização, agricultura e construção de infraestrutura, na transformação das paisagens ao longo do tempo.
3. Relacionar eventos históricos significativos com mudanças observáveis nas paisagens de sua região.
Objetivos secundários:
- Promover a conscientização sobre a importância da preservação ambiental nas transformações paisagísticas.
- Estimular o uso de ferramentas digitais para explorar e documentar mudanças nas paisagens locais.
Introdução
Duração: 15 - 20 minutos
Finalidade: A finalidade desta etapa é ativar o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema e engajá-los desde o início da aula utilizando ferramentas digitais. Ao discutir suas descobertas e responder às perguntas chave, os alunos começarão a pensar criticamente sobre as transformações das paisagens e serão motivados a participar ativamente das atividades propostas.
Aquecendo
Aquecimento: Comece a aula falando sobre como as paisagens que vemos ao nosso redor estão em constante transformação, seja por processos naturais como a erosão, ou por atividades humanas como a construção de cidades. Em seguida, instrua os alunos a usarem seus celulares para buscar um fato interessante sobre as transformações das paisagens. Peça-lhes que compartilhem esse fato com a turma. Isso irá conectar imediatamente os alunos ao tema de forma prática e digital.
Reflexões Iniciais
1. 樂 Perguntas Chave:
2. Quais são os principais processos naturais que podem mudar uma paisagem?
3. Como as atividades humanas podem transformar uma paisagem natural em uma urbana?
4. Vocês conseguem identificar alguma mudança na paisagem de onde vivem que aconteceu devido a um evento histórico?
5. Como a tecnologia e as redes sociais podem ajudar a documentar e entender essas transformações?
Desenvolvimento
Duração: 75 - 85 minutos
A finalidade desta etapa é proporcionar aos alunos a oportunidade de aplicar e aprofundar seus conhecimentos sobre as transformações nas paisagens de maneira prática e digital. As atividades propostas favorecem o trabalho em equipe, o uso criativo das tecnologias e a conexão com a realidade contemporânea dos alunos, tornando o aprendizado mais significativo e engajador.
Sugestões de Atividades
Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas
Atividade 1 - Influenciadores da Paisagem
> Duração: 60 - 70 minutos
- Objetivo: Incentivar os alunos a utilizar ferramentas digitais para documentar e compartilhar o conhecimento sobre as transformações das paisagens, conectando o aprendizado ao contexto digital atual e às dinâmicas modernas de comunicação.
- Descrição: Nesta atividade, os alunos irão se transformar em influenciadores digitais que produzem conteúdo para redes sociais sobre mudanças nas paisagens ao longo do tempo. Cada grupo criará uma série de stories no Instagram ou TikTok, destacando as transformações históricas e naturais de uma paisagem específica da sua cidade ou região.
- Instruções:
-
Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.
-
Distribua para cada grupo um celular ou permita que utilizem os próprios celulares com acesso às redes sociais.
-
Os alunos devem escolher uma paisagem local conhecida e pesquisar sua história e as mudanças que ocorreram ao longo do tempo.
-
Cada grupo deve criar um roteiro para uma série de stories ou um vídeo curto no TikTok, que inclua fatos históricos, processos naturais e os impactos das atividades humanas na paisagem escolhida.
-
Orientar os alunos sobre como utilizar ferramentas de edição básica para adicionar texto, música e outros elementos visuais aos stories ou vídeo.
-
Os alunos devem postar o conteúdo em uma conta compartilhada criada para a turma e, posteriormente, apresentar para a classe.
Atividade 2 - Jornalistas do Tempo ️
> Duração: 60 - 70 minutos
- Objetivo: Desenvolver habilidades de pesquisa e apresentação visual, além de promover a compreensão das mudanças nas paisagens através de uma abordagem jornalística e investigativa.
- Descrição: Os alunos irão assumir o papel de jornalistas ambientais e criar um jornal digital sobre a história e as transformações de uma paisagem específica. Utilizando ferramentas como Google Earth e Canva, os alunos explorarão visualmente e documentarão as mudanças na paisagem através dos tempos.
- Instruções:
-
Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.
-
Cada grupo deverá escolher uma paisagem local ou uma região específica de interesse.
-
Utilizando o Google Earth, os alunos deverão explorar visualmente a área escolhida, observando mudanças significativas ao longo dos anos.
-
Os alunos devem compilar informações e imagens históricas e atuais sobre a paisagem.
-
Utilizando o Canva, cada grupo irá criar um jornal digital, incluindo artigos, imagens, infográficos e entrevistas fictícias com 'personagens' que representem diferentes épocas da transformação da paisagem.
-
Os alunos deverão compartilhar o jornal digital com a turma e explicar os principais processos e eventos que contribuíram para as mudanças observadas.
Atividade 3 - Gamificação das Paisagens
> Duração: 60 - 70 minutos
- Objetivo: Transformar o processo de aprendizagem em uma experiência lúdica e interativa, utilizando a gamificação para reforçar o conhecimento sobre as transformações das paisagens e promover a colaboração e o engajamento entre os alunos.
- Descrição: Os alunos vão criar um jogo digital baseado em quiz utilizando a ferramenta Kahoot! para testar os conhecimentos sobre as transformações das paisagens. Cada grupo irá desenvolver perguntas e respostas que abordem processos naturais, intervenções humanas e eventos históricos que influenciaram as paisagens da região.
- Instruções:
-
Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.
-
Cada grupo deverá pesquisar e reunir informações sobre os processos de transformação das paisagens naturais e antrópicas na sua região.
-
Utilizando a ferramenta online Kahoot!, cada grupo deverá criar um quiz com perguntas de múltipla escolha sobre os tópicos estudados.
-
Os alunos devem incluir imagens e vídeos nos quizzes para tornar a experiência mais interativa e visualmente atraente.
-
Uma vez que todos os grupos tenham finalizado seus quizzes, os alunos irão jogar os quizzes criados pelos colegas, testando seus conhecimentos e aprendendo de forma lúdica.
-
Após a realização dos quizzes, os grupos devem discutir as perguntas mais desafiadoras e as respostas corretas, reforçando o aprendizado.
Retorno
Duração: (20 - 30 minutos)
Finalidade: A finalidade desta etapa é fomentar a reflexão e o compartilhamento de conhecimentos adquiridos, além de promover a comunicação eficaz e o pensamento crítico. O feedback 360° busca melhorar as habilidades de colaboração e fortalecer o espírito de equipe, essencial para o aprendizado em grupo.
Discussão em Grupo
️ Discussão em Grupo: Promova uma discussão em grupo com todos os alunos para que eles compartilhem o que aprenderam ao realizar as atividades e suas conclusões. Utilize o seguinte roteiro para introduzir a discussão:
Introdução: Explique que a discussão em grupo é uma oportunidade para cada grupo compartilhar o que pesquisou e produziu, além de ouvir as experiências dos colegas. Compartilhamento: Peça para que cada grupo apresente brevemente seus stories, jornais digitais ou quizzes desenvolvidos, destacando os principais pontos aprendidos sobre as transformações nas paisagens. Interação: Incentive os alunos a fazer perguntas uns aos outros sobre as apresentações. Pergunte aos alunos sobre as dificuldades que encontraram e como as superaram. Conclusão: Ressalte a importância da colaboração e do uso das ferramentas digitais para entender e documentar a mudança nas paisagens.
Reflexões
1. Perguntas para Reflexão: O que vocês aprenderam sobre como os processos naturais e históricos transformam as paisagens? 2. Como podemos usar a tecnologia e as redes sociais para conscientizar outras pessoas sobre as mudanças nas paisagens? 3. Quais foram as maiores descobertas ou surpresas que vocês tiveram ao pesquisar sobre a paisagem escolhida?
Feedback 360°
Feedback 360°: Após a discussão, instrua os alunos a realizarem uma etapa de feedback 360°, onde cada um deve receber feedback dos outros membros do grupo em que trabalhou. Oriente a turma a seguir estas etapas:
Feedback Positivo: Cada aluno deve destacar algo positivo que um colega fez durante a atividade, valorizando contribuições específicas. Oportunidades de Melhoria: Cada aluno pode sugerir uma área de melhoria de forma construtiva e respeitosa. Agradecimento: Encoraje os alunos a agradecerem uns aos outros pela colaboração e pelo esforço durante a atividade.
Conclusão
Duração: 5 - 10 minutos
Finalidade: A finalidade desta etapa é consolidar os conhecimentos adquiridos, conectá-los com o mundo moderno e destacar a importância prática do tema para o dia a dia dos alunos. Ao finalizar a aula com um resumo engajante e contextualizado, reforçamos a relevância do aprendizado e incentivamos a aplicação prática do conhecimento.
Resumo
Resumo da Aula: Em nossa aventura digital pelas paisagens, exploramos como processos naturais como a erosão e a sedimentação moldam nosso mundo. Também desvendamos o papel das atividades humanas, como a urbanização, na transformação das paisagens. Por fim, mergulhamos na história para entender como eventos históricos significativos impactaram nossas paisagens locais. Tudo isso foi documentado de maneira super interativa e criativa com ferramentas digitais!
No Mundo
No Mundo: Esta aula se conecta diretamente com a dinâmica moderna ao utilizar tecnologias digitais e redes sociais, realidades presentes no cotidiano dos alunos. Ao documentar e compartilhar suas descobertas em plataformas como TikTok, Instagram e Google Earth, os alunos vivenciam como a tecnologia pode ser uma poderosa aliada na educação e na conscientização ambiental.
Na Prática
Aplicações: Compreender as transformações nas paisagens é essencial para valorizar e preservar nosso ambiente. Esse conhecimento nos ajuda a tomar decisões mais conscientes e a agir de forma responsável em relação ao nosso entorno, impactando positivamente nossa comunidade e o mundo.